O MEU PLANTEL

Olhando globalmente para às soluções existentes no plantel benfiquista, e havendo necessariamente que fazer escolhas e proceder a alguns retoques, eu optaria por o ajustar do seguinte modo:

GUARDA-REDES: Quim, Moreira e Moretto
DEFESAS: Maxi Pereira, Luisão, Sidnei, Shaffer, Patric, David Luíz, Miguel Vítor e Jorge Ribeiro
MÉDIOS: (número 6 a contratar), Ramires, Aimar, Di Maria, Yebda, Ruben Amorim, Carlos Martins e Urreta
AVANÇADOS: Cardozo, Saviola, Nuno Gomes, Mantorras e Makukula
24 jogadores, ou seja, dois para cada posição, mais Moretto e Mantorras. Passemos à justificação das situações particulares:
SEPSI: Atendendo a que tem mercado em Espanha (o Málaga pretende comprar o seu passe), que não é nenhuma estrela, e disse há poucas semanas que não queria voltar ao Benfica, optaria por manter Jorge Ribeiro no plantel, uma vez que é português, formado no clube, internacional A, e polivalente, ganhando algum dinheiro com a venda do romeno.
FÁBIO COENTRÃO: Tem talento, mas creio que necessita de mais um ano de rodagem, preferencialmente num clube com ambições europeias (V.Guimarães ?, Nacional ?). No Benfica é provável que não jogue, e corra riscos de se despistar definitivamente.
FELLIPE BASTOS: Está ainda mais verde que Coentrão, e necessita claramente de jogar. O Belenenses pretende-o por empréstimo. Seria uma boa solução, até como forma de reanimar as relações com o clube do Restelo.
BALBOA: Tem mercado em Espanha (não pelos 4 milhões que custou, como é evidente), e não creio que tenha muito espaço num sistema de jogo que não o favorece, e num plantel que tem Ramires, Ruben Amorim e Urreta para a sua posição. Se fosse possível encaixar uns trocos com ele, não haveria que hesitar.
NÉLSON OLIVEIRA E RODERICK MIRANDA: Têm ainda mais um ano de juniores, pelo que podem ser apostas a qualquer momento. Ao longo da época teriam oportunidade de integrar treinos e estágios e, se necessário, poderiam ser convocados. Mas continuariam a jogar na equipa de juniores.
JOÃO PEREIRA: Já não tem a mesma possibilidade dos colegas acima referidos. Deveria ser emprestado a uma equipa mais modesta (Liga de Honra?), em que pudesse jogar com frequência.


GUARDA-REDES: Já afirmei várias vezes que o Benfica tem o melhor lote de guarda-redes da Liga. Todos têm qualidade, e só precisam de confiança. Contratar um novo Bossio, ou um novo Butt será deitar dinheiro ao mar.
NÚMERO SEIS: É a carência mais gritante de um plantel que viu sair Katsouranis, sem que se tenha pensado num substituto à sua altura. Pensou-se que seria Ramires, mas pelo que se viu na Taça das Confederações o jovem brasileiro é tudo menos um trinco. Há que ir urgentemente ao mercado, e esta é a prioridade máxima. Em breve darei algumas sugestões.
INTERIOR ESQUERDO: Se houvesse dinheiro disponível, esta seria também uma posição a reforçar. Reyes parece carta fora do baralho, e a investir forte, há que o fazer relativamente à prioridade atrás referida. Resta por isso esperar que Di Maria se possa adaptar ao lugar e explodir finalmente para uma grande época. Ramires poderá eventualmente também ser solução (abrindo a porta a Ruben Amorim para o lado direito).
PONTA-DE-LANÇA: Para além de Saviola, Cardozo e Nuno Gomes, atendendo a que Mantorras é um caso especial, o Benfica precisa de mais um avançado. Em princípio será para se sentar no banco, pois a dupla sul-americana só por lesão perderá a titularidade. Havendo Makukula (que custou 4 milhões), talvez até nem seja preciso contratar ninguém (em Dezembro Marcel estará também disponível). É português, internacional, marcava uns golos no Marítimo e não se sabe o que lhe fazer. Porque não conceder-lhe uma segunda oportunidade?

8 comentários:

Pedro disse...

Acho que não devemos ficar com esses três gr's. Independentemente do que possamos pensar da qualidade de cada um deles são três potenciais titulares. Sendo q um irá para a bancada não faz sentido ter três gr's tão caros (ordenados muito altos). Um deles (para mim seria o Quim) tem q sair e dar lugar a um míudo da "cantera".

O avançado q falta tem q ser alguem barato: Makukula e Marcel são boas opções e já são nossos. Temos q ser realistas, o avançado será sempre um suplente. É preciso q seja alguem q perceba isso e q, ao mesmo tempo, seja capaz de dar algo à equipa qd ela precisar nos momentos de aflição. Marcel parece-me ser a melhor opção. Makukula tem poder físico para o chuveirinho.

Gostava q Fábio Coentrão ficasse pois acredito q o míudo tem muito potencial e tenho algum receio q se o emprestarmos outra vez ele sinta q o clube não conta com ele. O Fellipe Bastos precisa de jogar e crescer e um empréstimo ao Belém seria excelente.

Ainda falta o Adu q gostava de ver mais outra vez. Qd cá esteve cumpriu.

Jorge Ribeiro faz bem a posição de interior esquerdo, é polivalente. Existindo proposta por Sepsi seria de avançar com esse negócio. Balboa não será tão mau como o ano passado deu a entender e pode ser opção para um plano B recorrendo às alas.. Mas terá certamente pouca margem de manobra.

Amorim talvez cumpra a posição de médio defensivo.

Ruben disse...

O João Pereira, como disse, devia ter oportunidade de evoluir num clube da vitalis, como vai acontecer ao Leandro Pimenta e ao Ishmael Yartey (Beira-Mar).

Como o Pedro comentou anteriormente, ainda falta o Adu. Que propunha para ele? Quando cá esteve, apesar de esforçado e ter marcado uns golitos, na minha opinião, a nível táctico deixa muito a desejar. Mas está claro, se não lhe deram oportunidades, também será difícil evoluir

Peter disse...

Acho que o Coentrão e o Sepsi devem ficar.Prefiro o Marcel ao Makukula se é para ir buscar um avançado que já pertence aos quadros do Benfica. J.Ribeiro (emprestado ou vendido), Filipe Bastos (emprestado)Os miúdos juniores emprestados, mais 1 trinco e 1 avançado se nenhum dos anteriores referidos voltarem ao clube.

Jony disse...

Um gr de grande nível é fundamental. Os nosssos três gr são apenas bons, precisamos de um excelente.

Jony disse...

Jorge Ribeiro e Makukula não cabem neste plantel.

João Davim disse...

Trocar Sepsi por Jorge Ribeiro é um tiro no pé... Sepsi é muito bom lateral, defende e ataca bem, sinceramente nunca percebi bem a sua "dispensa" na época passada... Jorge Ribeiro pode ficar no plantel "tapar" qualquer emergência, mas ele que não se mentalize que vai jogar muito... Nós na verdade precisamos de 2 avançados, porque nuno gomes já não tem condições para jogar no SLB... se revir o jogo de ontem vai ver que não acertou um unico passe... A sua renovação em vez de infundir a mistica no balneário vai mostrar aos jogadores que não é preciso correr, nem fazer nada para ver o contrato renovado...
Acho que Marcel devia ficar, assim com Nelson Oliveira...
E Quim deve sair ou ser encostado, o sorriso nos lábios depois do golo do Nacional na época passada é inadmissivel para um jogador do Benfica... Moreira e Moretto e um junior servem para a temporada...

E quanto ao post do numero 6, acho que não é preciso... Yebda é muito bom a jogar à frente da defesa, senão ainda há bynia e Amorim...

Maradona disse...

Na minha opinião ficar com o Jorge Ribeiro em vez de Sepsi seria um erro, pois Jorge Ribeiro já mostrou que não tem qualidade para lateral, especialmente no Benfica. E pelo menos o Sepsi tem margem de progressão.

Quanto ao facto do LF achar que o Coentrão está meio verde e deixar o Urreta, que claramente ainda tem muito caminho para percorrer também não concordo. Acho que está na altura de apostar no Coentrão, que parece mentalmente e fisicamente preparado para jogar na equipa principal do Benfica.

Para além disso, o Adu não deve ser já descartado pois é um jogador que pode vir a mostrar que tem o que é preciso para ficar neste plantel, saindo o Urreta de empréstimo.

Pedro M disse...

Emprestar Urreta?! Depois da ponta final de campeonato que fez?! Está ali um grande jogador, melhor que o Di maria. Só precisa que apostem nele