A NOVA ÉPOCA: um primeiro olhar

Olhando para os plantéis dos três candidatos ao título, podemos desde já desenhar um primeiro esboço dos respectivos onzes, identificando as principais diferenças face à época anterior, e estabelecendo uma escala favoritismos.
Vejamos cada um deles, seguindo a ordem da última classificação:
F.C.PORTO
O F.C.Porto parte naturalmente em vantagem, ancorado que está no seu tetra-campeonato, na sua dobradinha e nas suas prestações europeias. Mantém a tranquilidade e a confiança que só as vitórias garantem, e nem as saídas de Lucho e Lisandro (provavelmente também Cissokho e possivelmente ainda Bruno Alves) chegam para lhe retirar algum favoritismo.
A sua prestação dependerá muito do valor dos novos reforços. Tal como na época passada (quando se viu sem Bosingwa, Paulo Assunção e Quaresma), Jesualdo Ferreira tem o desafio de adaptar Belluschi, Falcão e Álvaro Pereira (eventualmente Maicon ou Nuno Coelho) a um colectivo com hábitos ganhadores.
Como já aqui disse, é provável que as perdas dos dois argentinos (principais intérpretes do tetra) se façam sentir, sobretudo na fase inicial da época. Este Porto terá de ser diferente (Belluschi é diferente de Lucho, Falcão é diferente de Lisandro), mas ainda assim parece a equipa mais forte, sobretudo no plano físico, onde tem marcado uma enorme diferença para os rivais.
GRAU DE FAVORITISMO FCP: 50%
SPORTING

O Sporting não mudou praticamente nada, isto se tomarmos como segura a continuidade de João Moutinho.
A única alteração importante prende-se com a posição "10", e foi a saída de um peso-morto (Romagnoli), e a entrada para o seu lugar o jovem muito promissor (Matias Fernandez). No ataque, a perda de Derlei exige a contratação de mais um avançado, falando-se de Caicedo, mas a renovação de Liedson é a principal notícia.
A grande virtude do Sporting - o único aspecto onde pode efectivamente retirar vantagem - é a sua peculiar estabilidade, que lhe permite ter uma equipa montada, um modelo de jogo e um sistema táctico definidos sempre antes dos outros, para além de um conhecimento profundo entre jogadores e técnico. Mas olhando para o plantel no seu todo dificilmente se percebe capacidade para ir além dos já tradicionais segundos lugares.
A performance do Sporting no campeonato vai depender mais daquilo que os seus principais adversários forem ou não capazes de fazer. Um Porto ao seu melhor não irá permitir veleidades a esta equipa, e creio que mesmo um Benfica mais organizado e confiante será suficiente para se superiorizar aos leões. Mas nem uma coisa nem outra são por ora garantidas, enquanto do Sporting já todos sabemos o que esperar.
GRAU DE FAVORITISMO SCP: 20%
BENFICA
Parece evidente que, caso não venda nenhum dos seus principais elementos (e não estou nada seguro relativamente a Luisão), o Benfica apresentar-se-á mais forte nesta temporada.
Tem um treinador melhor e mais conhecedor do futebol português, contratou pouco e bem, está já a trabalhar um sistema de jogo específico - o qual, diga-se, já se aconselhava para a época passada.
Restam algumas incógnitas, nomeadamente a questão do médio-defensivo, que já deveria estar resolvida uma vez que era tida como certa a saída de Katsouranis.
Com a contratação de um bom número "6", restarão ainda duas curiosidades no onze base dos encarnados. Uma será saber qual o real valor de Shaffer. A outra, perceber se é este ano que Di Maria finalmente explode como grande jogador que tem condições para ser. Se ambas as respostas forem satisfatórias, o Benfica terá efectivamente uma grande equipa, capaz de lutar pelo título com o F.C.Porto.
GRAU DE FAVORITISMO SLB: 30%

17 comentários:

PL disse...

Sou, por natureza, pessimista. Por mais que me anime a ideia de um Aimar em alta, de um Saviola a rasgar criatividade, de um Cardozo super-eficaz (etc), restam os imponderáveis que deitam abaixo qualquer equipa.

É curioso que se tenha propagado a ideia de que as arbitragens do ano passado melhoraram consideravelemnte, quando o Benfica teve cerca de 10 penaltis sonegados, quando Henriques sacou aquele coelho da cartola no lance do Vítor, etc.

E mais curioso é que, havendo mais de uma dezena de jogos em que o SLB foi amplamente prejudicado, o que ficou para a posteridade foi o jogo contra o Braga na Luz e a final no Algarve.

As arbitragens e os media continuarão a trabalhar no mesmo sentido, e infelizmente parece não haver organização táctica, valor individual, ou blindagem de balneário, que possam sobrepujar esse imenso lobby.
Repito:
NAS ACTUAIS CONDIÇÕES, NEM MANCHESTER NEM REAL SERIAM CAMPEÕES EM PORTUGAL.

Para o fim, restará a clássica luta pelo 2º lugar, com os habituais bónus de última hora para o clube que mais chora.

jfk disse...

Por mais esperançados que os adeptos possam estar relativamente aos plantéis, não esqueço que falta incluir na lista de permanências toda a estrutura que garante 3 cartões amarelos a Bruno Alves por época e que castiga Reyes com 6.

É assim que se dá confiança e se faz crescer os novos jogadores e respectivos plantéis.

Ou se abafam outros.

Peter disse...

Estou de acordo com o PL e o jfk se a arbitragem for como o ano passado e os media continuarem na mesma o Benfica há-de ser o clube mais beneficiado pelas arbitragens (LOL), enquanto na realidade constatou-se o oposto, e só não viu quem não quis.3 jogos beneficiado 11/12 jogos prejudicado.

Pedro disse...

O fcp é favorito por causa disto:

http://www.youtube.com/watch?v=kYgAlqN0prI

É escandaloso que o arruaçeiro não tenha sido expulso...

Ricardo Campos disse...

discordo co o grau de favoritismos que dás ao FCP.
o favorito este ano para mim é o benfica, cardozo, saviola e aimar irão ser terriveis!
O fcp está mais fragil mas deve ficar á frente do zborteeen.
o zborteeen diz que forma os melhores jogadores, mas na sua equipa senior é só gaijos fracos, devem ficar em 3º ou 4º este ano.

FranciscoB disse...

Ruben Amorim a trinco!...

Convém ir às compras... Assim não conseguimos ganhar aos árbitros...

Anónimo disse...

já agora vende este meus filhos
http://www.youtube.com/watch?v=Ff42crgE7lg&feature=related

Enfim, ja estamos habituados...

Anónimo disse...

Este é lindo vejam:

http://www.youtube.com/watch?v=YlyZMxv7y-s&feature=related

Natálio Santos disse...

Caros benfiquistas, temos de denunciar o máximo possível a podridão do nosso futebol, (vejam o post anterior)nas instâncias que gere o mesmo e na imprensa mesmo na avençada e assim mostrar que os benfiquistas estão bem atentos ao que se está a passar, e que seguramente se irá passar neste época que se aproxima...!!! os 3 vídeos que estão no post anterior eu já enviei para a comissão disciplinar da liga, e quantas mais pessoas denunciarem estas situações melhor, porque a imprensa avençada não o fará de certeza absoluta, temos de usar a nossa força (somos 6 milhões)para alertar que a corrupção, o compadrio,a impunidade continuam...!!! Penso que se nos unirmos e defendermos o nosso amado clube desta gente sem escrúpulos, denunciando aos jornais,UEFA,FIFA,tribunais,alguém terá de fazer alguma coisa seguramente !Esta é a minha opinião e vai ser a minha luta daqui para a frente, mas quantos mais pessoas o fizerem melhor !!! obrigado !VIVA O SPORT LISBOA E BENFICA

angelodias disse...

Gostavam mais do tempo em que era assim?

http://www.youtube.com/watch?v=xtiZZtHMde4

Os tempos mudam...E cuidado com o Braga que este ano está mais forte com o Domingos Paciência...

Anónimo disse...

Caramba, essa entrada do Raul Meireles... Chiça... o Binya levou 6.

L. Rodrigues disse...

O que acho mais piada nos videos acima é que quando da falta bárbara de Rui Meireles os comentadores continuam a falar de fait divers como se nada se tivesse passado. Para eles aquilo já é a normalidade?

ele há coisas disse...

Sim, L. Rodrigues.
Perfeitamente normal, como diria o Artur Jorge. Mas quando for preciso analisar à lupa qualquer coisa que niguém viu num jogo do Benfica, lá estarão estes senhores a dizer isto e aquilo, e de repente serão disponibilizados 20 planos diferentes para melhor esclarecer o assunto.

É assim, como sabemos.

ele há coisas disse...

Pois bem, Sr. Angelo Dias

Escolheu mal o video, porque (como se vê claramente) Bento foi agredido nesse lance e, repare, foi expulso...

O que pode, então, apontar a esse lance? Parafraseando o que o Sr. Angelo Dias disse aqui, mais valia ter dado atenção ao video para não fazer figura de incompetente.

Natálio Santos disse...

Angelo dias realmente mudam, repare bem...!!
http://www.youtube.com/watch?v=5b6aUIcmimM&feature=related

Natálio Santos disse...

sr Ângelo dias tem aqui mais um bem especial...!!!
http://www.youtube.com/watch?v=9mQgj2qB1eE&feature=related

Peter disse...

Bem caro angelo dias mais valia estar sossegado.