NÃO HÁ PACIÊNCIA

Estou farto de Cristiano Ronaldo.

Não há noticiário televisivo, jornal, ou qualquer outro meio de informação que não encha o seu espaço com o novo jogador do Real Madrid, quase sempre para dizer...coisa nenhuma.
Creio que este sentimento se estende a quem, como eu, gosta verdadeiramente de futebol. Não o jogo jogado em Los Angeles, nos clubes nocturnos, nas estâncias de luxo, nas revistas cor-de-rosa, nos gabinetes de publicitários ou nas lojas de camisolas, mas sim o dos relvados, justamente aquele onde Ronaldo, quer queiramos quer não, já não é o melhor.
Sempre desconfiei muito do tipo de jogador em que o madeirense se está a tornar. Espero, para bem dele, da selecção nacional e do futebol português, que o futuro me venha a desmentir. Mas verdade seja dita, também não sei muito bem onde termina a exposição consciente e deliberada do jogador, e onde começa a fúria mediática em torno dele, promovida por uma comunicação social sanguinária, fútil e encarneirada, que se esmera na busca do pequeno apontamento, da reportagem superficial, do voyeurismo e do escândalo (desde logo nos números da transferência).
Hoje é a apresentação no Santiago Bernabéu. E depois, o que interessa isso?
Aos madridistas talvez interesse. A mim, enquanto adepto do futebol, mesmo português, pouco ou nada. Não há nesta "apresentação" desporto, competição, e se repararmos bem, nem mesmo espectáculo. Apenas marketing, puro e duro. Para mim, enquanto a bola não rola, desporto a sério por estes dias são o Tour de France e o Mundial de Hóquei...
Cristiano Ronaldo? Que se lixe!

27 comentários:

Vitória do Benfica disse...

De isto tudo só tenho pena do Jorge Valdano ter ido para o Real Madrid porque sempre gostei muito das crónicas dele em A Bola.

Mas para mim também são os treinos no Seixal, sempre que posso lá vou eu.

Já agora e a propósito de crónicas, então esta semana o meu amigo (permita que o trate assim) não escreveu no Jornal O Benfica

Anónimo disse...

E tal como dizer que os noticiários já abriram com contratações do Benfica, sempre a falar das eleições do Benfica e imagine-se o impensável, Abrir Telejornais com isso, um presidente que deu mais um golpe nos adeptos e até recorreu a truques e um candidato que foi ultrapassado pelo numero de votos nulos, algo nunca visto num clube até hoje, por isso não me admiro no Real Madrid e Ronaldo, pois se fazem isso com um jogador e o Benfica, porque não com um dos maiores clubes do mundo, dos mais ricos e com o melhor[ainda] jogador do mundo?!

Parece-me mais uma dorzita de cotovelo mas....Se fosse o Benfica achavas bem, mas assim...ainda por cima um jogador formado no Sporting que por sinal é Português e foi o jogador mais caro de sempre num clube...


Entendo-te!

Paulo disse...

Caro LF revejo-me totalmente no teu comentário...
Sinceramente já enjoa e como dizes e muito bem enquanto ela não rola é mesmo isso... Tour e Mundial de Hoquei.
Abraço glorioso

L. Rodrigues disse...

Também tenho alguma curiosidade sobre o que vai dar esta história toda.
O rapaz até joga bem à bola, mas parece ter absorvido todas a regras do que faz uma megaestrela pop.
Resta saber se será finalmente absorvido por elas, e se sobrará algum futebol, no fim.

Unknown disse...

Já somos 2... não há paciência para o gajo! Espero que parta uma perna no 1º treino para ver se deixa de aparecer na tv

Vitor Esteves disse...

Messi sempre, porque não aceito que separem o homem do jogador.

Peter disse...

É o cristiano ronaldo e o michael jackson já mete nojo.

Anónimo disse...

és mesmo português... o mundo inteiro gosto do rapaz... mas tu como verdadeiro português desprezas... eu tenho orgulho por ter um portugues no topo do futebol mundial!
Se fosse o aimar, como aconteceu no ano passado, em avioes privados e afins já era lindo!
Enfim...

LF disse...

Vitória,

Voltarei na próxima semana ao jornal.
Desta vez, como se tratava de uma edição especial-eleições, fiquei no banco...:)

Já a Vitória, ou me engano muito ou apareceu por lá.
Até pensei que me iria susbstituir ;)

LF disse...

Eu não desprezo Ronaldo, nem lhe desejo mal nenhum.

Não aguento mais é a nuvem mediática que o acompanha.

Nem sei até que ponto ele é culpado ou inocente.

angelodias disse...

Abrir noticiários na BBC e na CNN não é para todos...

Ricardo de Sousa disse...

Completamente de acordo.
Mas caro LF, que culpa tem o C.Ronaldo? O Ronaldo até pontapés dá nos carros dos jornalistas para eles desampararem a loja.

Peter,
Michael Jackon não tem nada haver. O homem é o meior artista de sempre segundo o guiness. E não tamos a falar de uma música nova, é a despedida ao grande ícone que ele foi. Rei da POP.

BoyGenius disse...

X2!!!!!!!!

zephirus disse...

Concordo em pleno. Enjoa, mas infelizmente é o que o português gosta de consumir (no intervalo das novelas).

Peter disse...

Ninguém tira o valor e os méritos tanto ao cristiano como ao michael jackson mas esta histeria diária mediática desculpem-me que lhes diga mas é um exagero brutal.Há coisas mais importantes que são postas de lado por causa destes exageros.Há problemas bem mais importantes para se resolver e falar.

Anónimo disse...

enjoo total. capitalismo selvático. sociedade estupidificante. futebol é na relva com o BENFICA. O michael j. tb enjoa. Sabem qual foi a última cirurgia q fez?! Esticou o pernil.

condor disse...

É incrivel a lata dos lampiões!Estão todos chateados por causa da cobertura mediática dada ao pedante madeirense!Diz o LF:... promovida por uma comunicação social sanguinária, fútil e encarneirada, que se esmera na busca do pequeno apontamento, da reportagem superficial, do voyeurismo e do escândalo...Que bem,só é pena não dedicar estes adjectivos á comunicação social quando esta faz ao fim e ao cabo o mesmo espectáculo á volta do seu clube!Está enjoado?Que havemos de dizer nós que levamos com essas tretas do ronaldo das eleições do benfica,dos treinos do benfica,dos hipotéticos reforços do benfica e sei lá que mais temas sobre o benfica que são inesgotáveis,pois se esgotarem inventam-se mais!No fundo vocês são uns felizardos,pois teem que aturar o ronaldo agora,e o FCP no final de cada época,só isso enquanto nós é todo o ano a ver,lêr e houvir bacoradas!

Silva Barqueiro disse...

Concordo LF...
Mas pensando bem, o que seria de esperar? Temos um português na boca do Mundo, certamente ninguém esperava que todos os países falassem disso menos o nosso... Mas também é verdade que é um exagero, só que infelizmente é o que vende, e como tal temos de aguentar.
Não quero com isto retirar valor ao Ronaldo, mas não deixa de ser verdade que ele já não é aquele rapaz humilde que chegou a Manchester, e isso repugna-me, pois Messi (por exemplo, entre outros), para além de neste momento ter um futebol mais espectacular, tem também maiores receitas anuais que Ronaldo e não é por isso que se arma em pavão...
É obvio que me agrada (que português seria eu?) ter um jogador do meu país como o mais caro da história e considerado o melhor jogador do mundo, mas como já aqui disse, enquanto Ronaldo não pegar numa selecção, como fez Maradona, Eusébio, Platini, Pelé, Cruyff, entre outros, e pior do que isso, estragar o futebol da nossa selecção, Ronaldo não passará de um grande jogador, que ficou à porta do livro das lendas...

Quanto à sua aventura em Madrid, sinceramente penso que não se vai dar bem(não que o deseje, e de preferência que se motive em Espanha para jogar na selecção), pois penso que Ronaldo é daqueles jogadores que com uma defesa robusta tem maiores dificuldades, e em Espanha esse tipo de defesas não faltam, ao invés de Inglaterra, onde so as melhores equipas têm grandes defesas... E se é certo que Ronaldo foi o melhor marcador da Champions, onde estão as melhores equipas da Europa, não é menos verdade que nessa competição o português muitas vezes actuou na posição de Rooney, trocando com este... E por aí pode-se quebrar aquele mito de Ronaldo ter sido o melhor marcador da Premier League snedo extremo, pois a verdade é que ele pouco lá jogava...

Anónimo disse...

HALA MADRID!

O GLORIOSO disse...

Eu estou como o nosso grande Vilatrinho: Estou-me cagando para o Ronaldo, o CR9 ou 7 ou 10, quero lá saber.
Como o meu amigo também não tenho paciencia para estes endeusamentos balofos.
O que me interessa é o meu Benfica o resto tou-me a cagar.

P.S- Mais interessante foi um jogo incrivel de Wimbledon com uma vitoria epica do Federer um espectaculo fantástico, como será o Tour que este ano volta a ser interessante com o regresso de 1 grande sr. Lance. Esse sim merece todas as homenagens.

Vitória do Benfica disse...

Caro Luis Fialho

É bom saber que vai voltar ao Jornal. Gosto muito das suas crónicas.

Quanto ao Ronaldo, depois de ter visto o treino dos rapazes - Espero que este ano se não formos camp~eos a desculpa para despedir o treinador não seja porque o Benfica ganhou aos pequenos mas perdeu com os grandes.

Como disse confesso que gostei de ver o Eusébio e o Di Stefano (lembrei-me do Quique e também tive saudades). Ou seja tive orgulho em ser portuguesa, por ele (Ronaldo) e pelos Xutos. Foi bonito ouvir cantar português e ver a bandeira portuguesa em futebolistas que não são antibenfiquistas.

Mas a maior alegria do dia foi saber que Miguel Sousa Tavares se apaixonou pela Maité Proença e está a pensar ir viver para o Brasil. Espero que acabem as crónicas em A Bola de portistas que em vez de falarem do seu clube só digam mal do presidente do Benfica eleito com mais votos do que o Presidente do FCP.

Nuno Figo disse...

Concordo, sublinho, repito: Não há paciência!!

Os media portugueses estão a bater no fundo. Adoptaram a estratégia do péssimo "tabloidismo" inglês e os piores exemplos do jornalismo televisivo sensacionalista americano.

Ronaldo, Michael Jackson. Cheguei a ver ontem uma peça engraçada sobre a forma como os jornalistas tentam fazer notícias sobre a morte do "Rei da Pop", com novos ângulos. A peça era, claro, o melhor exemplo para ela própria. :)

Junte-se o "jornalismo de opinião" que agora é corrente na maioria dos noticiários, em que a notícia passa para 2ª mão e os repórteres - supostos meros mensageiros - se transformam em "historiadores".

Outro dado curioso, um sociólogo revelava no outro dia que o desportivo é um caso particular de jornalismo... Num estudo não publicado desse sociólogo (escapa-me o nome) revelava ele que na esmagadora maioria das situações, os jornais desportivos fazem capa e notícia sobre... acontecimentos vindouros: o jogo que aí vem, o treinador futuro, os reforços na calha.
Ou seja, tudo menos o acto de noticiar o que aconteceu - que seria o "core" do jornalismo, não?

Por mim, recuso-me a comprar jornais e evito visitar sites de jornais desportivos. O Record então, nem mais um hit há de receber de mim.

Anónimo disse...

Sinceramente não me choca todo este festival....choca-me os policias baleados por meliantes criminosos, choca-me as pandemias de gripes A, H, C, B,..., choca-me juízes toldados pelo clubismo, choca-me o terrorismo efectuado por fanáticos e sempre contra os inocentes, choca-me os professores que querem trabalhar e não são colocados ou são colocados a centenas de kms de casa, choca-me as crianças desfavorecidas, choca-me so inúmeros problemas sociais nomeadamente com doenças trágicas e que continuadamente se assobia para o lado, choca-me o parlamento, deputados e governo deprimentes que temos que querem rivalizar com o campo pequeno...

Agora...Ronaldo? a apresentação? o mediatismo? as gajas histéricas à volta dele?...é para o lado que eu me deito melhor...ele com os seus milhões está-se 'cagando' para a sua opinião LF, para a minha e para os demais adeptos do futebol a sério.

este seu post, apesar de pertinente, não deixa de ser improfícuo!!

Todo este festival CR9 acabou por influenciá-lo meu caro amigo e a todos os que aqui comentaram (e eu tb claro)...foi esta a intenção deste festival, deste evento...até o jornal sport indefectivel barcelonista caíu na esparrela ao pôr em parangonas de 1ª página, "Messi tu vales mas que Ronaldo"....

Este era o impacto esperado....e aconteceu...

O orgulho de ver muitas e muitas bandeiras portuguesas e lógico, o melhor de todo o evento...Eusébio da Silva Ferreira, aplaudido e aclamado em pleno Santiago Bernabéu cheio com mais de 80 mil pessoas.

VIVA O SL BENFICA SEMPRE

Nelson Carvalho

cj disse...

Relembro que este jogador é - segundo palavras dos próprios colegas - o primeiro a chegar e o último a sair dos treinos.
As coisas não acontecem por acaso e para se chegar a este nível há que trabalhar muito.
Não é bonito desprezar o trabalho dos outros.
Para muito boa gente, chegar aos 22, 23, 24 anos com o estatuto, fama e dinheiro que este tem, já não sei onde estaria...
Falar aos 40 anos é uma coisa, agir aos 20 é outra.

paulo qualquer coisa disse...

passe o tempo que passar, estarão sempre doridos de quando o rapaz levantou o dedo e vos mandou sentar. o resto são cantigas: as invejazinhas medíocres da ordem.

LF disse...

Tens razão Cj.

Eu próprio já aqui disse uma vez, a propósito dele, que se estivesse na sua situação não sei como seria capaz de dosear as coisas.
Admito que para um jovem de 24 anos seja extremamente difícil gerir tamanho sucesso, tamanha popularidade e tanto dinheiro.

Eu revoltei-me foi com a cobertura mediática da sua apresentação. Não propriamente com ele.

Mas também é verdade que, se olharmos para Messi, ou mesmo para Kaká, existem algumas diferenças.
às vezes essas pequenas diferenças representam ficar na história, ou passar ao lado dela.

Ronaldo tem talento para ser um dos melhores jogadores de todos os tempos.
Para isso será preciso viver o futebol 24 horas por dia, e quando acabar a carreira, ainda vai a tempo de aproveitar a vida.

Se quiser aproveitar já as delícias do sucesso e do dinheiro, o mais certo é que acabe por ficar apenas como uma nota de rodapé na história do futebol. Como um jogador que poderia ter sido muito melhor do que foi, à semelhança de dezenas de outros nomes.

Mas, volto a dizer, é fácil dizer isto, e certamente muito difícil fazê-lo.

Anónimo disse...

quase de acordo com LF...incluindo as primeiras páginas Da Borla sobre os 47 craques que estão a chegar ao Seixal!


DiStefano/CR/Eusébio...o que têm em comum?

ex-treinador do Sporting/formado no Sporting Clube de Portugal/primeiro clube:Sporting Lourenço Marques



40 postas pescada