DECLÍNIO MASCARADO

A pré-temporada vai avançando, e nem mesmo com a ocorrência de lesões graves o Sporting abre os cordões à bolsa.
Ao longo dos últimos anos assim tem sido. Enquanto Benfica e F.C.Porto, investem dezenas de milhões de euros nas suas contratações (35 e 43 milhões respectivamente nos dois últimos defesos), os leões parecem passar ao lado do mercado. Tanto no sentido como noutro, pois se antes vendiam algumas jóias da sua formação (Simão, Quaresma, Hugo Viana, Nani ou Cristiano Ronaldo), agora nem isso, apesar dos rumores que correm sobre Miguel Veloso e…João Moutinho.
A lista de aquisições do Sporting desde 2005 é elucidativa, quer quanto às escassas verbas dispendidas (ao nível de um clube da segunda divisão espanhola), quer, consequentemente, no que respeita à qualidade da maioria dos jogadores contratados, dos quais, com três ou quatro excepções, pouco ou nada se aproveita.
Deve dizer-se que a atitude do Sporting é compreensível numa SAD em situação de falência técnica desde há vários anos, sendo até de apreciar o facto do clube da Alvalade canalizar os seus esforços no sentido de manter os seus principais atletas (Liedson, Polga, Moutinho), promovendo a estabilidade e o crescimento competitivo da equipa, contando para isso com o trabalho de um excelente treinador como é, indiscutivelmente, o caso de Paulo Bento.
O que não deve ser esquecido é que os segundos lugares com que o leão tem andado iludido (mais o facto de ficar à frente do odiado Benfica do que o lugar em si, mas isso é outra questão) não têm significado outra coisa que não uma maior capacidade de se auto-estimular para esses mesmos segundos lugares, face aquela que tem sido a atitude genérica do Benfica, que assim que se sente fora da corrida ao título deixa também de se mobilizar para vencer os seus jogos, algo que atravessa todo o clube, de dirigentes a jogadores, de sócios a treinadores.
Ao longo dos últimos quatro campeonatos, independentemente da forma como eles terminaram, foi do Benfica a maior e mais continuada resistência ao F.C.Porto. Se a edição de 2005-2006 foi marcada pela presença europeia do Benfica (chegou aos quartos-de-final da Champions), e mesmo assim foram os encarnados a ameaçar o F.C.Porto até à entrada da segunda volta, em 2006-2007, por exemplo – época em que a equipa então orientada por Fernando Santos voltou a ter dificuldades a partir de Março em articular a presença europeia com a prova doméstica -, o Benfica teve na Luz a possibilidade de, já em plena segunda-volta, ascender ao comando isolado da classificação, em jogo que acabou por empatar 1-1 frente aos dragões. Em 2007-2008 ninguém ofereceu verdadeira resistência ao F.C.Porto, mas a oito jornadas do final o Benfica aparecia claramente destacado do Sporting, e discutia com o V.Guimarães o segundo lugar, de onde viria a ser retirado por Lucílio Baptista num célebre jogo disputado no Bessa. Na época passada, a equipa de Quique Flores dominou a primeira volta (em conjunto com o Leixões), foi campeão de Inverno, jogou no Dragão a hipótese de ascender ao comando, mas quando perdeu a hipótese de o fazer a queda foi, mais uma vez, total e abrupta, enquanto o Sporting conseguia uma vez mais, mesmo fora do comboio do título, unir esforços e lutar arduamente pela tal vice-liderança. Resumindo, a regra tem sido a seguinte: enquanto a hipótese do título está em aberto, o Benfica é mais ganhador que o Sporting e ameaça mais o predomínio portista, mas quando ela desaparece, é o Sporting que melhor se consegue adaptar e mobilizar na luta pelo segundo posto. Isto desmente a ideia segundo a qual o Sporting tem sido futebolisticamente superior ao Benfica (a quem, para o campeonato só venceu uma vez desde Janeiro de 2006) nestes quatro anos – a sê-lo, foi-o apenas no modo entusiástico como encarou a luta pelos segundos lugares.
Isto devia também fazer reflectir o clube de Alvalade, que não é campeão vai para 8 temporadas (!), que em 28 anos só o foi por duas vezes, que vê desaparecer adeptos entre os mais novos (que cada vez mais se vão dividindo entre F.C.Porto e Benfica, mesmo a sul do país), mas que parece totalmente satisfeito com o facto de ter terminado os últimos campeonatos à frente do Benfica, mesmo sem lhe ter sido superior na globalidade dessas mesmas temporadas.

22 comentários:

Vitor disse...

Esta teoria é no mínimo hilariante.. Portanto o seu clube quando há hipoteses de ser campeão joga melhor, mas depois já não pode ser desmotiva-se. Ser 2º não é bom, é um facto. Mas lendo esta diarreia mental que aqui expôs dá realmente gozo ficar à vossa frente. Então a ideia que só o seu clube é que deu luta é mesmo de quem tem duas palas bem grandes ao lado dos olhos.

Migtilt disse...

O que é certo é que temos ficado sistematicamente atrás do sporting!
Não tem a nossa capacidade financeira, mas tem uma força mental que não vejo no Benfica à muitos anos!
É triste eu sei, mas eles partem novamente à nossa frente para a época que se avizinha!

http://pelofutebol.blogspot.com

nCruz disse...

o único objectivo do Sporting todos os anos e ficar a frente do Benfica e os sportinguistas ficam todos contentes por isso lol

Anónimo disse...

É de certa forma verdade, não tem havido mentalização dos plantéis do Benfica para lutarem objectivamente pelo 2º lugar, é certo que regra geral as últimas jornadas do campeonato são sempre propícias a arbitragens favoráveis para os lados do Lumiar, mas temos deixado fugir o pássaro da mão mais por culpa própria do que por culpa das arbitragens.

Quanto á questão da perda de jovens adeptos do Sporting para o Benfica e sobretudo para o Porto, não me parece nada realista, sinceramente nesta corrida para ficar em 3º em número de adeptos por parte da juventude acho que levamos mesmo um grande avanço, a matriz do Benfica sempre foi ganhar, a do Sporting sempre foi ser 2º e ganhar um campeonato de quando em vez, pouco ou nada se alterou na realidade deles nos últimos 30 anos, agora nós, nestes últimos 15 anos somos uma sombra do que fomos nos 15 anos anteriores.

Saudações benfiquistas


Filipe Santos

Anónimo disse...

Que fixação mediocre com aqueles que durante 4 anos provaram, em campo, a superioridade face ao seu clube (não esquecer que, durante esses anos, houve épocas em que o benfica nem no terceiro lugar ficou...).

A teoria de LF é engraçada: o campeonato só conta quando o meu clube vai na frente ou lá perto...

Acho que deve olhar mais para os defeitos do seu clube (a começar pela falta de democracia interna) e fixar-se menos com os outros, o que apenas pode ser interpretado como complexo de inferioridade.

Bem sei que os últimos dois campeonatos conquistados pelo Benfica o foram na base da desavergonhada ajuda dos árbitros, mas tenha paciência, pode ser que, mais ano menos ano, o seu benfica consiga regressar a um segundo lugar (quem sabe).

E já agora, mesmo desconsiderando que um campeonato é uma prova de regularidade (mais valia apresentar um quadro onde o benfica fosse primeiro à primeira jornada) que podemos concluir acerca dos adeptos e jogadores do Benfica?

Que aos adeptos apenas interessa a vitória? não pode ser, se assim fosse mudavam para o FCP ou até mesmo para o SCP...

E os jogadores? o profissionalismo para quando deixam de estar em primeiro lugar ou lá perto?

Mais uma vez, o vosso problema é interno e deve deixar de fixar-se no FCP e SCP, o que apenas se traduz no estado a que o benfica chegou... não posso dizer bem do meu.. digo mal do dos outros!

tenha juízo!

angelodias disse...

Confesso que desta não estava à espera...Mas louvo-lhe a grande capacidade imaginativa :)
Isso quer dizer que se o Benfica no fim da primeira volta estiver a oito pontos do primeiro lugar, irá lutar para não descer?

Vasco disse...

Eu digo aos meus amigos precisamente o mesmo e também sou acusado de "hilariante"

BENFICA

Anónimo disse...

"Ao longo dos últimos quatro campeonatos, independentemente da forma como eles terminaram, foi do Benfica a maior e mais continuada resistência ao F.C.Porto"...

ahahahahaah. Deixa-me rir..esta história não é tuaaaa..

Só tu

Santinni disse...

Pelo que percebi:

Quem pouco gasta e obtem resultados satisfatórios em comparação com os rivais - trabalha mal e não tem espírito vencedor;

Quem pões em causa o seu futuro, penhorando receitas em períodos de 12 anos, em troco de pseudo-vedetas, ano após ano - deve ser apoiado a 200% e aplaudido pois é a única solução viável (98% de votos);

O SLB deu mais luta ao FCP?
Factos: últimos 4 anos,

Quem ganhou finais de Supertaça, taça de Portugal contra o FCP? Foi o SLB? Quem ficou 4 vezes em segundo, lutando até ao fim pelo menos em 3 campeonatos? Foi o SLB? Quem ganhou mais jogos em confronto directo com o FCP? Foi o SLB? Quem ganhou no Dragão? Foi o SLB? Quem foi considerada a besta negra do Jesualdo? Foi o SLB?

O SCP não compra tanto poque os jovens da Academia dão garantias. Boa política de compras?

Ismailov, Caneira, Rochemback, Vuckcevic - quanto custaram e quanto valem?

Sidneis, Di Marias e companhias - quanto custaram e quanto valem na realidade (sim pq a imprensa valem milhões)?

Sr. LF continua a bater na tecla Lucilio Batista no bessa, esquecendo-se que compraram um jogador da equipa adversária e que roubaram 2 penaltys ao Boavista. Onde ouve roubo?

Os atrasados sempre criticaram o losango do Paulo Bento, mas agora que o Rei das Tácticas o implantou no Benfica é a melhor táctica do mundo... aliás é o melhor treinador do mundo... onde já ouvi isto? Ah pois com o Jupp Henkes, Koeman, Quique, Camacho...

Deixe a bola rolar a sério e vamos ver quem fica em Depressão 1º e quem está em Declínio Visível.

Santinni disse...

Se estar em Crescendo é dar 4,5 milhões de € todos os anos por Balboas então prefiro claramento o Declínio!!

Anónimo disse...

Caro LF

Concordo inteiramente com a sua brilhante análise e para aqueles que dizem que o scp aposta na estabilidade e por isso não mudam de treinador, eu gostava de deixar três perguntas, também a si, que deveriam ser colocadas a todos os dirigentes e adeptos do clube. Por favor sejam sinceros, sem qualquer hipocrisia, mas, por favor, não me façam rir ...
- Será que o treinador do scp ainda seria Paulo Bento, se, ficando 4 vezes em 2º lugar, em vez de ter sido o porto tivesse sido o Benfica a ganhar os 4 campeonatos? Ou teria sido despedido no final do 1º? Será que a estabilidade apregoada seria a mesma?

Respondam com sinceridade, sem hipócrisias ... mas por favor não me façam rir ...

Saudações desportistas

ele há coisas disse...

Apesar das reacções previsíveis dos adeptos adversários, acho que é um retrato perspicaz da psicologia benfiquista. Os fins de época têm, infelizmente, sido penosos. As estatísticas provavelmente revelarão que no último quarto do campeonato o Benfica perde mais pontos que no restante. É verdade que o Benfica se deprime muito no final, quando já pouco ou nada pode ser conquistado.

Vitória do Benfica disse...

Não concordo consigo quanto ao facto do jogo do Bessa ter sido o causador na época 2007-2008. Esse foi o mais mediático, mas o grande roubo foi o jogo do Benfica na Luz contra o leixôes em que o Nuno Gomes ao minuto 17 salvo erro marcou um golo limpissimo e que foi anulado.

Salvo erro o arbitro foi o Rui Costa e o golo foi tão limpo tão limpo que até o Miguel Sousa Tavares o disse

LF disse...

Vitória,

Não foi só um, nem foram dois. Foram muitos.

Mas naquela altura foi especificamente aquele. Se bem que entregar a equipa ao Chalana foi um verdadeiro suicídio, que de resto prova a teoria que defendi no post - o Benfica desmobilizou.


OS 13 PENÁLTIS POR ASSINALAR A FAVOR DO BENFICA NA LIGA 2007-2008
JORNADA LOCAL ADVERSÁRIO ÁRBITRO A.F. LANCE RESULTADO
1Bessa Leixões Jorge Sousa Porto Cotovelada a Nuno Assis 1-1
2Luz V.Guimarães Lucílio Baptista Setúbal Carga nas costas de F.Coentrão 0-0
6 Luz Sporting Pedro Henriques Lisboa Rasteira de Moutinho a Adu 0-0
7 Leiria U.Leiria João Ferreira Setúbal Falta sobre Nuno Gomes 2-1
8 Luz Marítimo Pedro Proença Lisboa Falta sobre Léo 2-1
10 Luz Boavista Paulo Paraty Porto Mão a centro de Cardozo 6-1
16 Luz Leixões Paulo Costa Porto Léo derrubado dentro e não fora 0-0
16 Luz Leixões Paulo Costa Porto Cardozo agarrado 0-0
20 Luz Sp.Braga Jorge Sousa Porto Mantorras derrubado 1-1
21 Alvalade Sporting Paulo Paraty Porto Mão de Miguel Veloso 1-1
24 Luz P.Ferreira Elmano Santos Madeira Mão a centro de Léo 4-1
25 Bessa Boavista Lucílio Baptista Setúbal Carga dupla sobre Petit e Léo 0-0
25 Bessa Boavista Lucílio Baptista Setúbal Mão de Angulo 0-0

LF disse...

Caro anónimo,

Seguramente que se em vez do Porto tivesse sido o Benfica o tetra-campeão, o Paulo Bento já não seria treinador do Sporting, mesmo fazendo exactamente os mesmos pontos (ou até mais).

Isso é uma evidência.

LF disse...

Santinni:

1- O Benfica ganhou no Dragão, nestes 4 anos, tantas vezes como o Sporting: uma cada (Nuno Gomes 2; e Tello).

2- O Rochemback e o Caneira não valem nada de nada - aliás o brasileiro é, quanto a mim, o maior cancro do Sporting.
Comparar o seu valor de mercado com o de Sidnei (19 anos) ou Di Maria (21 anos) é um absurdo.

3- Sempre defendi o losango, e sempre considerei Paulo Bento um grande treinador. Defendi inclusivamente que se ele tivesse saido do Sporting deveria ser hipótese do Benfica para esta época.

4- Não critiquei - pelo contrário - a política do Sporting.
O que lembrei foi que os segundos lugares escondem uma realidade que não é tão cor-de-rosa (ou tão verde) como alguns sportinguistas defendem.
O que me parece, muito francamente, é que o Sporting deixou há muito de ser o segundo clube do país, para ser o terceiro, e cada vez a maior distância dos dois primeiros. Senão na classificação, em muitos outros aspectos (associativo, financeiro, eclectico, institucional etc)

5- Sabe tão bem como eu que a grande satisfação dos sportinguistas é apenas terem ficado à frente do Benfica. Se fosse o Benfica o campeão, o segundo lugar do Sporting não valeria nada de nada, e direcção, treinadores e jogadores há muito teriam sido corridos, como foi o Peseiro depois de chegar a uma final europeia.
Ou não é assim?

Anónimo disse...

Quem conhece o famoso projecto Roquette sabe perfeitamente que as vitórias do scp em taças e supertaçãs contra o porto, tem tanto mérito como as vitórias corruptas do fcp nos campeonatos, zero, são combinadas entre ambos, fazem parte das contrapartidas de uns para o silêncio cobarde e submisso dos outros

Saudações des-portistas

ele há coisas disse...

"Seguramente que se em vez do Porto tivesse sido o Benfica o tetra-campeão, o Paulo Bento já não seria treinador do Sporting, mesmo fazendo exactamente os mesmos pontos (ou até mais)."

DESAFIO ALGUÉM A CONTESTAR ESTA OBSERVAÇÂO

e outra: depois do 13-1 contra o Munique, haverá algo de melhor para unir as hostes sportinguistas do que o alegado roubo da final do algarve?
(alegado porque o golo do scp também é precedido de falta, facto que a imprensa foi esquecendo)

Anónimo disse...

"mas que parece totalmente satisfeito com o facto de ter terminado os últimos campeonatos à frente do Benfica"

claro, porque vocês estavam no nosso caminho para chegarmos a 1º, mas agora que vocês já estão lá para baixo, em riscos que ficar em 4º como aconteceu esta época, só nos falta ultrapassar o F.C. Porto para sermos de novo campeões

""Ao longo dos últimos quatro campeonatos, independentemente da forma como eles terminaram, foi do Benfica a maior e mais continuada resistência ao F.C.Porto"

ou seja, enquanto é o Benfica, é o unico que luta para fazer face ao F.C. Porto. Mas quando é o Sporting essa luta não existe?

ia jurar que as contas se fazem à ultima jornada. ou quando já há lugares defenidos a poucas jornadas do fim do campeonato.

e nas contas finais, que são as que interessam, O Benfica luta para não ficar em 4º , enquanto o Sporting já olha para trás das costas porque vocês já tão lá para baixo.

Agora só nos falta mais um pouquinho para chegar ao topo da classificação, e essa luta tem sido com o F.C. Porto neste ultimos anos.

"A lista de aquisições do Sporting desde 2005 é elucidativa, quer quanto às escassas verbas dispendidas (ao nível de um clube da segunda divisão espanhola)"

mas o nivel deste club de "2ª divisão espanhola" chega para ficar a vossa frente, mesmo com as vossas contratações milionárias.

AP

Avestruz disse...

Estás a passar uma fase de negação e com isso perdes a lucidez. Ou então isto já é um blogue de comédia.

Reconhece isto: o teu clube é, no máximo, o 3º clube português do século XXI. Contra este facto não há argumentos. E deves ter ficheiros Excel que provam isto.

ele há coisas disse...

Caro Avestruz

No século 21, que conta apenas com 8 campeonatos, Benfica e Sporting ganharam um campeonato cada. É triste que assim seja.

Mas nota-se uma diferença: enquanto vocês estão todos satisfeitos porque têm acabado à frente do Glorioso, de peito cheio com os vossos segundos lugares, nós andamos deprimidos e em permanentes revoluções para ver se acertamos o passo.
Ou seja, no século 21, um campeonato deixa-vos satisfeitos, enquanto para nós é uma tragédia.

Anónimo disse...

no sec. XXI

Sporting

1 campeonato...

3 Taças de Portugal

3 Supertaças

Benfica

1 de cada