MUITA PARRA, POUCA UVA

O movimento “Benfica, Vencer, Vencer” apresentou-se ontem formalmente ao grande público.
O nome é bonito e a estratégia de comunicação também não está a ser má (tenho recebido mails todos os dias). Falta-lhe tudo o resto.
Criado há mais de um mês, na sombra de José Veiga – que se suspeita seria o seu candidato presidencial caso as eleições não tivessem sido antecipadas -, de todas as suas intervenções na comunicação social não saiu uma ideia, uma proposta, um projecto, uma simples sugestão. Tem-se limitado a criticar o futebol encarnado, apontando-lhe alguns dos seus problemas, coisa que qualquer adepto faz numa mesa de café, e a dizer que quer ganhar, como também penso ser comum a todos os apaniguados de todos os clubes do mundo. Mas tem servido também como uma espécie de albergue espanhol para os deserdados do vieirismo (Fernando Tavares, Vítor Santos, João Carvalho e o próprio Veiga, entre outros), e de palco para o ressurgimento de sinistras figuras da era damasiana (Manuel Damásio é, ele mesmo, uma das caras do movimento, o que de pronto o descredibiliza) e mesmo valeeazevedista (por exemplo, Vasco Pinto Leite).
O rosto escolhido (Rui Rangel) foi o de alguém de poucas simpatias, e que nem sequer tinha por benfiquista. Sobre outro dos promotores do movimento (Varandas Fernandes, de quem nunca tinha ouvido falar) ficámos ontem a saber ter sido recentemente descartado da Fundação Benfica, a qual tencionava dirigir. Como flores na lapela, aparecem também algumas figuras da história do futebol do Benfica, como José Augusto, que muito respeito mas não esqueço ter apoiado Vale e Azevedo; António Veloso que foi dispensado do Benfica por Vieira e provavelmente ainda não lhe perdoou; Carlos Mozer que foi adjunto na era Vale, sendo depois também dispensado; ou Artur Correia, que me só me recordo de ver jogar no...Sporting. Para completar o ramalhete, não poderiam faltar aqueles tradicionais críticos em permanência, desta e de todas as direcções, que não sei porque se julgam notáveis, e no fundo apenas parecem pretender tempo de antena – o maior exemplo é certamente o eterno Jaime Antunes.
Quando estamos a 16 dias do acto eleitoral é já um dado adquirido que deste movimento não irá sair nada de jeito. Tudo soa a vinganças pessoais, ajustes de contas, e críticas populistas, no meio de algumas boas intenções inconsequentes.
São benfiquistas? A maior parte são.
São bem intencionados? Alguns serão, outros nem por isso.
Mostram condições para resolver os problemas do Benfica? Manifestamente não!

PS: Bruno Carvalho tem 5 anos de sócio, José Veiga tem 4, Varandas Fernandes tem 7.
Tenho 39 anos de idade e 23 de sócio (eu mesmo decidi associar-me, assim que o pude fazer). Choca-me ver estes novos benfiquistas - a quem ainda falta, como diria o outro, comer muita papa Maizena - pretenderem já apresentar-se como putativos candidatos à presidência do clube.
Seria interessante que, assim que houvesse oportunidade, os estatutos pudessem ser alterados no sentido de aumentar para dez anos o tempo mínimo para alguém se candidatar.

21 comentários:

Brytto disse...

15 talvez fosse o mais indicado.

Gostei da entrevista do Vieira ontem á noite, mas é claro que ficou amplamente dmonstrado porque é que o Benfica não ganha, é que o homem de futebol e gestão desportiva não percebe absolutamenyte nada, uma desgraça. Mas mesmo assim estou tentado a votar novamente nele porque até agora, a tal oposição credível ainda não a vi, mas continuo à espera...

Slbgloslb disse...

Mais uma análise simple e eficaz... tremo só de pensar que exista sequer um infima possibilidade deste grupo de gente ser eleita nestas eleições!

Cambada de oportunistas, sem ideias e só com criticas destrutivas.

Para juntar o ramalhete agr convidam o J.E Moniz para ser o candidato, era só o q faltava pra compor o ramalhete d inuteis.

Eu bem que gostava d ponderar alternativas a LFV mas dps disto e da entrevista d ontem d LFV vou concerteza votar LFV simplesmente pq n tho memória curta!!!

E o q mais me orgulha é o facto de, apesar dos meus 10 anos d sócio, o meu voto valer mais q os votos da maioria dessa gente!!!

FORÇA BENFICA!!!

LF disse...

Pouco a pouco, mesmo os críticos vão percebendo que Vieira é, mesmo com os seus pecados, face à situação actual, o maior garante da estabilidade e do futuro do Benfica.

Migtilt disse...

LF,

Não me parece que LFV seja algum garante de estabilidade... bem pelo contrario (9 treinadores em 8 anos!!) e ao convocar eleicções antecipadas hipotecou as hipoteses de alguma oposição se organizar e apresentar as ditas soluções (que LFV nao vai apresentar).
Teremos que nos contentar com mais um mandato de começos e recomeços e anos zero! enfim...

http://pelofutebol.blogspot.com

Nuno Figo disse...

A minha posição ACTUAL é conhecida.
Para já, estou do lado de Rui Costa. E, refira-se, de Domingos Soares de Oliveira (sportinguista mas excelente profissional).
Que é como quem diz, estou do lado de Luís Filipe Vieira.

Para já não conheço o programa e o elenco do Movimento Benfica Vencer Vencer. Espero que o mesmo fique clarificado em breve. Decidirei depois, com tudo nas mãos (mas se Veiga for um dos trunfos, o meu voto está fora).
Bruno Carvalho está, à partida, pelo menos na parte que me toca, posto de lado.

Sobre o candidato LFV...
Não gosto do discurso de LFV. Nem posso, séria e racionalmente, dizer que teve sucesso desportivo.
Mas ao presidente do clube pedem-se outras coisas... e aquilo que foi pedido a LFV (e Vilarinho) foi muito.
Graças à direcção de Vilarinho (primeiro) e Vieira (depois), temos hoje:

Infraestruturas:
- um centro desportivo bonito, moderno, funcional e rentável...
- nesse centro, um estádio de 5 estrelas UEFA
- ainda 2 pavilhões para prática de outras modalidades
- e 1 piscina para os sócios benfiquistas
- um centro de estágio com excelentes condições
- uma TV do clube, como só têm os maiores da Europa (projecto que muito gozado foi por tantos e que se vai revelando um sucesso - associado a um inteligente acordo com a PT para transmissão pelo MEO).

Situação financeira:
- contas consolidadas públicas, sem maquilhagem (algo que o Sporting, por exemplo, não pôde publicar nos últimos anos... sob pena de ruir, tal como o assumiu Soares Franco no frente a frente com Dias da Cunha)
- situação financeira estável, com tesouraria em dia e um equilíbrio de passivo/activo/CP saudável
- credibilidade na banca e capacidade de acção no mercado (relembro que antes de Vilarinho tomar posse, o Benfica chegou a estar impedido de utilizar contas bancárias).

Desportivamente:
- maus resultados no futebol profissional, a nível nacional e europeu
- perda de representatividade na selecção nacional
- incapacidade de criar um modelo e equipa estáveis
- recuperação quantitativa e qualitativa das modalidades (se quiserem, amadoras), passo-a-passo. Este ano, estamos ou estivemos a lutar pelos títulos de Basquet, Andebol, Futsal e Hóquei. Somar a conquista de medalhas olímpicas pelos nossos atletas.
- Ressurgimento dos escalões de formação do futebol (Vale e Azevedo tinha acabado com isso), com conquista de títulos e vários jogadores nas selecções dos diferentes escalões de formação.

Coisas boas, coisas más. Tudo somado, penso ser um saldo POSITIVO - para o presidente do clube.
O saldo apenas é NEGATIVO para o responsável do futebol profissional.

O que nos leva a uma consideração interessante: LFV talvez seja um bom (excelente?) presidente do Benfica... e um mau presidente da SAD.

Anónimo disse...

5 estrelas!!!acho que esta tudo dito neste post

Mr. Rabbit disse...

Tenho 11 anos de sócio. Gostava que me dissessem a quantos votos tenho direito.

BENFICA 4ever

Jornal O Benfica disse...

Luis Fialho, a sua posição de colaborador do Jornal O Benfica não o deixa ter outra opinião?

dezazucr disse...

Realmente também me escandaliza que putativos candidatos à Presidência do Benfica, sejam sócios recentes. Mais engraçado é que se tenham feito sócios nos mandatos do Vieira. Como é possível que Varandas Fernandes tenha 7 anos de sócio, Bruno Carvalho apenas 5 anos de sócio. José Veiga que a meu ver nem sequer devería estar em discussão tem apenas 4. Vamos entregar o Benfica a estes senhores? Aí tenho que concordar com Vieira: tresandam a oportunismo.
Curioso para saber a situação do Moniz.

LF disse...

Nuno Figo,

Creio que a presidência da SAD também lhe assenta bem, tendo um director desportivo com autonomia.

Acredito em Rui Costa.

dezazucr disse...

Caro Miguel Oliveria, o "9 treinadores em 8 anos" é uma falácia, ou pelo menos eu não atinjo. Se o homem só é presidente há 6 e que eu me lembro treinadores foram o Camacho, Trappattoni, Koeman, Fernando Santos e Quique Flores. Chalana apenas foi tapar o buraco porque o Camacho se foi e Jesualdo e o Toni pertencem à presidência do Vilarinho. Portanto, dos 9 ficam 5.

Eu também queria mudar, mas mal por mal fico com o que tenho, mudar só para mudar as moscas é que não. Se quiser também posso lançar um boato e repetí-lo até se tornar verdade.

LF disse...

Mr Rabbit,

Suponho que com mais de 10 anos já dá direito a 20 votos (o máximo).

Eu tenho 23 anos de sócio, e já nos tempos de Vale e Azevedo (há mais de dez anos) tinha 20 votos.

Mr. rabbit disse...

LF,

Obrigado pelo esclarecimento. Assim sendo, lá estarei no dia 3 de Julho em Coimbra (vivo em Tonda - Tondela), para depositar os meus 20 votos na "urna".

Saudações BENFIQUISTAS

BENFICA 4ever

Anónimo disse...

Pessoal:

Uma dica e verdadeira:

Há pessoal que aderiu ao movimento vencer, vencer que está a receber dinheiro para dar a cara a aparecer publicamente.

A unica chatice é que estava tudo combinado($) até Outubro e agora como vai ser(data) é menos dinheiro, daí existir MUITA VONTADE de manter o movimento depois das eleições.

Para já fica esta notazinha futuramente virão outras....

Já agora tentem saber o estado de vida e ambições de alguns que apareceram ontem.O dr rangel até disse que eram"o movimento, repleto de pessoas sérias e credíveis" e porque alguns estão à espera dos processos para irem "lá para dentro" por causa de "cardanho".

Esperem e logo vêm.

Mas podem tentar saber mais alguma coisa sobre este " pessoal" "sério".

Anónimo disse...

Mas vamos por partes: Como é possivel que uma distinta senhora a quem no passado Veiga chamou "put..." tenha estado ontem aos saltos ao lado deste. Como é possivel ver José Augusto, a quem a família de Torres ainda hoje pergunta pelo dinheiro de uma homenagem feita no passado, e que esteve com Vale e Azevedo se prestar àquele triste papel de 'jarra' de mesa. Aquilo que vimos antem é um amontado de revanchistas que a última coisa em que pensam é nos interesses no Benfica.

jfk disse...

Aproveito para cumprimentar Mr Rabbit por ser de Tonda, Tondela, terra que conheço bastante bem, pelos amigos que lá tenho e os 3 Pipos (afamado restaurante), dado que a minha mulher é de Lobão da Beira, Tondela. Nós vivemos em Vila Viçosa.

Saudações Benfiquistas.

mafegos disse...

Lamento,verdadeiramente,o seu poste.
Admiro e gosto de ler o que você escreve,mas este post é de uma baixeza para com muitos dos grandes jogadores do Benfica.É por estas e por outras que nós somos democraticos quando nos interessa.
Eu sou sócio do Benfica,sou dos poucos milhares de assinantes do jornal Benfica,chamo-me Manuel Fernando Gomes de Sousa,nunca ganhei nada com o Benfica,não escrevo no jornal nem nunca me ofereceram nada e não é por causa disso que eu nunca votaria neste tipo dos pneus.Não voto porque não lhe reconheceu como um homem honesto,não voto porque esse senhor andou de braço dado com o Pinto contra o Benfica e se você quizer ser intelectualmente honesto,sabe que é verdade,foi esse senhor quem trouxe o lixo para o Benfica,o Veiga ,o Jorge Gomes ,Paulo Gonçalves O traidor Carraça e muito mais lixo.
Tenha respeito por homens como o Zé Augusto,como o Veloso,como o Mozer.
Já que você sabe tanto e escreve no jornal do Benfica,em vez de se preocupar em falar da mafia do Porto,se tiver coragem diga porque razão o Vilarinho fez as pazes com a Olivedesportos,depois de o tribunal de relação de Lisboa ter dado razão ao Benfica por 3-0.
Diga e pergunte,porque razão o senhor Vilarinho acusou no debate televisivo que o senhor vale e Azevedo queria vender os terrenos por 11,5 milhões de contos quando estes valiam ,pelo menos 17,5 milhões,pergunte porque razão a direcção do senhor vilarinho vendeu por 11,5 milhões,quem é que ganhou?Todos menos o Benfica.

angelodias disse...

Para se ser de um clube tem de se ser sócio? Se morar em Viana do Castelo e não tiver posses na minha infância não posso só ser sócio quando adquirir uma certa independência monetária?
Ou por morar longe e perceber que ser sócio não me traz nenhuma mais-valia não poderei ser um simples adepto?
Serei um adepto menos fervoroso que tu? Serei menos adepto? Sofrerei menos?

H. disse...

Concordo em absoluto com o post.
Espero que os sócios não vão em cantigas e na ansia de "Vencer Vencer" façam um retrocesso para os tempos que pelos vistos muitos já não se recordam.

Anónimo disse...

eu tenho 31 de idade e 20 de socio... com a bencao de um pai belenense.

Unknown disse...

Nem mais nem menos, muito bem dito, gente que se alia ao Veiga, das duas uma, ou não é Benfiquista, ou não percebe patavina do que se está a passar. É certo que Vieira não é santo nenhum, e que cometeu muitos erros ao longo do caminho, mas erro pior seria dar a presidencia do Maior do Mundo a um qualquer badameco que não apresenta soluções mas apenas críticas. Se houvessem outros candidatos com discursos mais coerentes e alianças mais transparentes, poderiam constituir hipótese válida, agora assim, não!