A GALA DO FUTEBOL

Qual é a melhor equipa do mundo? Quem é o melhor jogador do mundo?
Ao fim da noite de hoje é bem possível que existam respostas claras para estas duas perguntas. Disputa-se em Roma o jogo mais aguardado dos últimos anos no futebol internacional. Estarão em campo dois conjuntos fabulosos, representantes de estilos distintos, orientados por dois treinadores de diferentes gerações, e integrando as duas mais cintilantes estrelas do futebol actual: Messi e Ronaldo. Melhor era impossível.
Pode até tornar-se injusto catalogar valores tão similares em apenas noventa minutos. Mas a história do futebol sempre foi escrita em cima de detalhes. Os vencedores conquistam-na, os perdedores ficam-se pelos rodapés de página. Quem vencer hoje será amanhã “a melhor equipa do mundo”, e se um dos dois “deuses” for decisivo nesse triunfo, ninguém será capaz de lhe negar a coroa respectiva – será ele o rei.
Manchester United (3 títulos) e Barcelona (2 títulos) são equipas habituadas a estes momentos. Cada uma delas saberá bem o que tem a fazer para tentar a vitória. É impossível apontar favoritismos, apesar do estilo eventualmente mais sedutor do futebol dos catalães. Lamentam-se as ausências, que penalizam mais o Barça: Fletcher de um lado, Dani Alves, Marquez e Abidal do outro.
Embora prefira Espanha a Inglaterra, a minha simpatia vai desta vez para o Manchester United. Talvez pela cor, talvez por Ronaldo, talvez pelo antipático regionalismo catalão. Mas ganhe quem ganhar, espero sobretudo poder assistir a um grande espectáculo, recheado da emoção e dos golos que possam dar a esta final o sal de que necessita para se tornar épica e entrar na eternidade do futebol. Será pedir muito? Sabendo do que os artistas em palco são capazes, creio bem que não.
19.45, Estádio Olímpico de Roma, RTP1 (espero que com Luís Freitas Lobo) e SportTv1. Equipas prováveis:
Barcelona – Valdés, Puyol, Touré, Pique, Sylvinho, Busquets, Xavi, Iniesta, Messi, Eto’o e Henry
Manchester United – VanderSar, O’Shea, Vidic, Ferdinand, Evra, Carrick, Scholes, Anderson, Ronaldo, Rooney e Berbatov

4 comentários:

Peter disse...

Depois da vergonha que foi a meia-final entre o chelsea e o barcelona só podia torcer pelo manchester até porque jogam lá tb 2 portugueses.Anda por cima o papa está a torcer pelo barcelona,mais um motivo para torcer pelo manchester.

P.S. Com as ausências do d.alves,marquez e abidal o manchester para mim é favorito, mas nestas coisas nunca se sabe, espero é que não se volte a assistir a arbitragens vergonhosas.

Anónimo disse...

o regionalismo do Barcelona é o mesmo que aconteceria com Lx se Portugal fosse uma província espanhola... Ou então seria ainda pior. As simpatias do LF e os seus comentários desajustados deixam mto a desejar...

Silva Barqueiro disse...

Por aqui se vê o que percebem de futebol e as desculpas que inventam... Então o Barça foi assim tão beneficiado? Apenas vi um penalty para o Chelsea que não foi assinalado... Se a UEFA quisesse defender o Barça tinha despenalizado o Abidal, depois da TV mostrar que nem tocou no adversário, mas o palhaço do Platini so se sabe mexer para o que não deve, e até ai falha...

Força Barça!

Peter disse...

Caro silva barqueiro eu vi 4 penalty´s e uma má expulsão do abidal. claro que o meu caro discorda o seu clube tb tem benefícios destes, estranho estranho era admiti-los.O platini realmente é um palhaço é que ele foi tão mau para o fcp que este até foi á liga dos campeões. È como a liga (tb é muito má para o fcp,lol, o b.alves nem 1 sumaríssimo apanhou) o fcp queixa-se mas a verdade é que não desceu de divisão até porque os regulamentos não permitiam e foram elaborados pelo guilherme aguiar quando este era director executivo da liga, que conveniente.Por falar em director executivo da liga a pessoa que actualmente exerce o cargo é a andreia couto (irmã do fernando couto)que concerteza deve ser de certeza Benfiquista ou sportinguista, para quem andou a chorar a época inteira contra a liga afinal tb há lá portistas em cargos importantes, para não falar dos empregados que lá trabalham.Mas você é que é entendido no futebol e os outros são todos burros, portanto fico-me por aqui.