CLASSIFICAÇÃO REAL

Apenas um erro, na Luz, manchou a jornada. Lamentavelmente com influência directa no resultado final.

BENFICA-TROFENSE:
Dois casos e um erro. É este o balanço do jogo da Luz.
Tanto o golo de Cardozo como o de Paulinho deixam dúvidas à primeira vista, mas enquanto no primeiro caso o assistente acertou, no segundo errou, pois há um fora-de-jogo, não do autor do golo, mas sim do jogador que, de cabeça, lhe endereça a bola.
Com o resultado de 2-2, este erro, ainda que compreensível dada a dificuldade de análise do lance, acaba por adulterar a verdade dos pontos.
Resultado Real: 2-1

SPORTING-V.SETÚBAL:
Nesta partida apenas um lance suscitou dúvidas, nomeadamente aquele em que Tonel parece apoiar-se num jogador sadino para o impedir de saltar.
Depois de vistas algumas repetições, não foi mesmo assim possível chegar a nenhuma conclusão definitiva – talvez fizesse falta um outro ângulo, mas já se sabe que certos ângulos só aparecem em determinadas situações e determinados estádios.
Não resta pois outra alternativa senão dar o benefício da dúvida ao árbitro.
Resultado Real: 2-1

FC PORTO-NACIONAL:
O penálti reclamado por Ruben Micael não existe, nem justifica perder muito tempo com ele. Já o lance de eventual mão na área do Nacional é mais difícil de analisar, embora não consiga dizer peremptoriamente que constitua motivo para grande penalidade, pelo que, seguindo o critério acima, darei o benefício da dúvida a Soares Dias.
Não vi o jogo, mas, como ia em viagem, ouvi o relato no carro. Quem ouvisse o jornalista da Antena 1 que estava no estúdio seria levado a pensar que o FC Porto estava a ser escandalosamente roubado (ele via cartões vermelhos, ele via penáltis e por aí fora). Ao ver o resumo na televisão esperava um jogo cheio de casos, mas afinal…Das duas, uma: ou foi a televisão a omitir os lances capitais, ou aquele senhor está mesmo a mais no jornalismo. É verdade que a emissão seria, à partida, para comemorar o título portista, mas assim tanto zelo soa mal e em nada prestigia a estação de rádio estatal.
Resultado Real: 1-0

CLASSIFICAÇÃO REAL
FC PORTO 63
Benfica 57
Sporting 55

20 comentários:

Vitória do Benfica disse...

Eu não acredito na sua classificação. Não é verdade que o Porto fosse à frente do Benfica, se o Jorge de Sousa, o Rui Costa o Pedro Henriques, Marco Ferreira, Pedro Proença não tivessem apitado os jogos do Benfica.

Com arbitragens sérias e honestas o Benfica estaria na frente.

Só um Benfica com a classe superior de uma equipa do basquetebol pode ganhar, porque mesmo aqui Pinto da Costa tentou inverter os resultados.

Mas concordo a situação está insustentável para Quique, veja-se A Bola como tem maltratado Quique

Kilas disse...

Caro LF:

Esqueceu-se (talvez porque não viu o jogo e porque a televisão fez o favor de abafar este lance) a agressão de Derlei a um jogador do Setúbal, dando-lhe uma cotovelada no rosto em reacção a uma entrada. Esta cotovelada foi bem mais grave do que aquela que lhe valeu um sumaríssimo quando jogava no Benfica. Mas como o árbitro deu amarelo, e sobretudo porque Derlei veste de verde, podemos estar seguros de que ainda não é desta que o Benfica perde o monopólio dos sumaríssimos.

******************************

Quanto ao erro na Luz, é apenas mais um. Quantos foram, afinal? Nos últimos 6 jogos, em quantos o resultado final não foi adulterado por arbitragens incompetentes? Quantos pontinhos aqui e ali? Não acha que a sequência de resultados negativos (adulterados, repare-se) ajuda a explicar a depressão benfiquista? Pode o rendimento de uma equipa ser analisado sem ter em conta estes factores? Pode dizer-se (e bem) que o Benfica não anda a jogar nada sem considerar a sucessão de pontos retirados por enganos do apito?

E, inversamente, poderemos avaliar a competência e profissionalismo dos jogadores de um clube campeão esquecendo a tranquilidade que a distância pontual (criada, em parte, pelo apito) cria? Repare que já nem falo de ajudas ao Porto, apenas dos prejuízos do SLB e da quantidade inusitada de pontos perdidos que estes erros representam.

Não estou a dizer que o Benfica mereça ser campeão; apenas que lhe foi retirada a possibilidade de o merecer. Como jogaria o Benfica contra o Trofense se tivesse ainda a possibilidade de lutar por algo? Duvido que de forma tão deprimida como ontem.

Não, o FCP não é um campeão incólume.

Kilas disse...

Já agora, quero dizer que perante as notícias sobre Jesus e a enorme campanha publicitária que vem sendo movida contra a permanência de Quique, defendo de forma inequívoca a sua continuidade.

Silva Barqueiro disse...

Relativamente aos comentarios que fizeram à 2 ou 3 posts atras...
Nuno Figo,

Não é novidade que Pinto da Costa e a maioria dos portistas prefere o Sporting em segundo lugar em vez do benfica...
Mas também o Sporting prefere o Porto à frente do benfica, tal como o benfica prefere o Sporting à frente do Porto...
Para além disso já desde o tempo de Mourinho que sempre demonstramos que não gostamos de ser campeões no hotel...
A história da corrupção é mais uma como tantas outras sem provas...
E se nós passamos a vida a mandar postas de pescada para vocês, o que dizer de vocês que em cada 10 posts falam em 8 sobre o Porto?...

Dona Vitoria,

Se Pinto da Costa dá raspanetes aos árbitros (tem provas dessa história do jantar ou fala do que ouve dizer?)entao o que dizer do vosso chefe que vai ao balneário pedir desculpas (é ingénua se acredita nisso...) e do vosso director inexperiente que até é castigado por causa disso?

Enfim, o que importa é que somos Tetracampeões...

Silva Barqueiro disse...

O lf é engraçado... Quando há maos duvidosas a favor do benfica é sempre penalty, já quando é a favor do Porto dá-se sempre o beneficio da duvida ao árbitro...

Enfim, Tetracampeões...

Anónimo disse...

Compreendo a sua tentativa de isenção, mas julgo que o levou longe demais. Certas situações (não esta analise, mas outras anteriores) deu beneficio da duvida, quando devia de ser mais rigoroso e assim, ficaram pontos por dar ao Benfica.
Concordo com os comentários de Kilas.
Este ano, o Benfica foi prejudicado em jogos seguidos, muito bem abafados pela comunicação social.
Para dar um exemplo de noticias selectivas, leu o jornal Metro hoje? Nas páginas destinadas ao desporto, estão lá as vitorias dos corruptos (hoquei), dos lagartos (volei), mas não aparece as vitorias do Benfica (Basket).

Benfiquista da Aldeia.

Anónimo disse...

Voce, nao seis e devia ser tao educado consigo, mas pronto, é que parece o jornalista da antena 1 nos posts que faz mas do benfica. claro que o lance do benfica tinha de ser acertado.ninguem vem falar em fora de jogo, vem voce para aqui inventar porque?o que voce faz aqui é defender o benfica e atacar o fcp, sem razao nenhuma. o fcp ganhou bem ao nacional. ah, já agora, aposto que aquele lance na area do nacional, se fosse na area do benfica, par si já era penalti escandaloso nao? responda-me ao menos uma vez, já que nunca o faz

X disse...

repararam que há já umas jornadas que não se fala de arbitragem em portugal?
hoje, pela primeira vez, o dia seguinte não repetiu lance nenhum...

será do guaraná?

será que a agressão do derlei vai ficar escondida nos arquivos da rtp e da sic?

X disse...

diz um ANÓNIMO:

"ninguem vem falar em fora de jogo, vem voce para aqui inventar porque?"

se ninguém fala é porque ... não é?
ou porque ... é preferível não falar?

veja O JOGO e confirme-o, sr. anónimo.

mas tem TODA A RAZÃO quando diz que ninguém fala daquele fora-de-jogo.
a pergunta que se impõe é: porque diabo interessa mais a qualquer uma das nossas televisões mostrar uma falta inconsequente de um david luiz do que referir que o lance que custa 2 pontos ao slb é ilegal?

que CRITÉRIO editorial é esse?

Vitória do Benfica disse...

Meu caro Silva Barqueiro

Não falo do que oiço, mas sim dos documentos publicos sobre as transcrições das escutas telefónicas. Os processos são publicos e podem ser vistos o fac smile na imprensa, o senhor como homem honesto que é quando vir esses documentos ficará incredulo.

Eu acredito que o Senhor é um homem muito mais sério do que Pinto da Costa

Um abraço para si. Não se esqueça que eu tenho um sonho é ver o Benfica e o Porto a disputar uma final da Taça dos Campeos Europeus, como aconteceu o ano passado, com os dois clubes ingleses.

Mas sabe porque isso não é possível apesar de termos o melhor jogador do mundo e o melhor treinador do mundo e o clube que nos ultimos dez anos foi o que mais titulos arrecadou e Pinto da Costa o dirigente com mais trofeus ganhos.

Sabe porquê. Porque o Presidente do Futebol Clube do Porto é o dirigente mais pernicioso para o futebol português, porque todo o seu trabalho assenta na logica da batotice

Anónimo disse...

Já agora, parece que na próxima jornada o Benfica vai jogar com dois treinadores, o Quique e o Jesus.
O que será que o LF tem a dizer sobre isso? Imagino o que diria se isto se passasse com outro clube mais a norte. Lá está, isenção e imparcialidade são a imagem de marca do LF!

kilas disse...

deus nos livre de jesus.
quique é para ficar, mas até ao fim da proxima época e não para ir embora ao primeiro empate.

Anónimo disse...

Capa de Record de hoje

"Benfica já falou com Jesus"

ficam duas perguntas: foram a uma qualquer Igreja rezar para não perderem o 3º lugar?

ou será que é para fazer "um favorzinho" no proximo jogo?

Silva Barqueiro disse...

Dona Vitoria,

Entao e o LFV que foi ao balneario dos arbitros fazer? Pedir desculpas? Nao queira fazer do seu presidente um santo...

Sae qual é o 'problema' do nosso presidente? O 'problema' que tantos títulos nos dá e que tanto me faz admirá-lo? É que põe o meu clube à frente de tudo... Até da própria família, ou não estivesse ele de costas voltadas para o próprio filho por causa do Porto...
E não me venham falar em batotice quando todos sabemos que em Portugal todos os grandes são beneficiados...
Diga-me quantos penaltys viu contra um grande no seu próprio estadio nos primeiros minutos de um jogo ou em momentos decisivos? Não me pergunte porquê, mas em Portugal a diferença não está entre Porto, benfica e Sporting, mas sim destes três para os restantes clubes... E só o major conseguiu que isso se invertesse em 2001...

Anónimo disse...

Diz o X(gosto mais do Y mas pronto, posso responder na mesma):

se ningue fala é porque não é.engraçado que voces nao falam das vossas vitorias contra o braga e contra o estrela ( foram dominados por uma equipa que nem treinou a semana toda).

Já agora, outra nota para o LF:nao fala do estranho caso do minuto 73 em que o treinador do setubal tirou leandro lima e bruno gama ao mesmo tempo?

X disse...

Não Sr. Anónimo:

Aquilo é fora de jogo (no 1' passe) e se não vê isso não vale a pena falar mais.

Nenhum dos programas de resclado (dia seguinte e trio de ataque) mostrou a agressão do derlei a um jogador do setúbal. porquê????

por último, repare que se fala aqui dessas vitórias contra braga e estrela (vocês não se calam com isso). mas falamos também da dezena e meia de pontos perdidos em golos mal anulados, golos adversários em offside, etc...

é verdade que essas roubalheiras tiveram menos impacto que as de braga e estrela.
porquê? óptima pergunta!

porque razão um lance de golo bem anulado (guimarães/scp) causa mais gritaria e celeuma que um golo marcado em fora de jogo que tira dois pontos à equipa com mais adeptos em portugal?
a resposta é clara: a representação de benfiquistas na comunicação social não é proporcional ao seu número de adeptos. o que significa que a representação dos outros clubes é exagerada.

Anónimo disse...

e voces nao se calam com o resto das coisas, portanto acho que tambem nao preciso de me calar

X disse...

"o resto das coisas" são dezena e meia de pontos, e muito pouco impacto nos media.
os jogos de braga e estrela são, digamos, 6 pontos, e não se fala de outra coisa.

não lhe parece estranha esta discrepância?

pense na lesão do hulk, que o inutilizou por 2 ou 3 jogos. pense no ruído que isso causou.
pense na lesão de suazo, por entrada de polga, que lhe custou o resto da época. e pense que não se fala disso, nunca.

pense no lance do guimarães/scp, unanimemente tido como bem anulado, e no barulho que isso gerou.
pense num qualquer lance de prejuízo ao benfica e no silêncio que, por regra, o acompanha (caso do golo sofrido em offside esta semana).

entende o que quero dizer?

Anónimo disse...

Entendo sim.Mas tambem pense no barulho que se fez por o carlos carodoso ter tirado o leandro lima e o bruno gama contra o porto, e agora que fez o mesmo contra o sporting ninguem diz nada?nem o LF que ate fez um post sobre isso

X disse...

então, sr. anónimo, estamos de acordo em vários pontos. (embora as situações sejam diferentes: esses jogadores são do fcp e não do scp). mas está aí um exemplo do que falo.

agora, do ponto de vista subjectivo de um benfiquista, sinto que tudo ou quse tudo o que prejudicou o slb este ano passou mais ou menos desapercebido, como se nada fosse, ou como se não importasse. fico com a impressão de que um golo do luiz em offside (vs braga) fez 20 vezes mais ruído que, por exemplo, o golo do trofense em offside, no mesmo estádio e na mesma baliza - e também de cabeça, e também na sequência de um livre.

os (poucos) lances em que o benfica foi beneficiado foram ampliados, exarcebados, explorados até à exaustão. no caso do braga, tivemos a situação inédita de ter 3 clubes a lançar acusações sobre o benfica, mais a comunicação social. em casos inversos, que na minha opinião foram muitos, baixou-se o volume e não se falou. não creio que isto seja inocente.

um último exemplo:
contra o trofense, o luisão alivia uma bola para a frente, levanta o pé nesse movimento e acerta num adversário. feio de se ver, sim, mas claramente acidental. levou amarelo, ok.
no jogo do sporting, derlei agride intencionalmente um adversário, sem bola, com o cotovelo. o árbitro viu e mostrou um generoso cartão amarelo.
estranhamente, revi o lance o luisão várias vezes nos resumos das televisões. estranhamente, só durante o jogo e nunca nos resumos tive o privilégio de ver a agressão do derlei.


saudações