QUEIROZ - o verdadeiro regresso ao passado

Jogo no Estádio do Dragão, Pinto da Costa sentado ao lado do presidente da FPF e do ministro, vários jogadores do F.C.Porto no relvado, nenhum do Benfica, nenhum do Sporting, empate deprimente, qualificação frustrada.
Com este panorama, vieram-me à memória tempos antigos da selecção nacional, quando ela apenas servia de mero instrumento face aos interesses de um clube.
Luíz Felipe Scolari pôs fim àqueles tempos. Teve o desplante de, fazendo os melhores resultados de sempre de Portugal, abafar conquistas internacionais do F.C.Porto. Foi, talvez por isso, atacado ferozmente.
Queiroz veio colocar tudo como antes. Uma selecção amiguinha do poder. Uma selecção reverente. Uma selecção bonitinha e perdedora.
Pinto da Costa, que festejou mais o golo de Charisteas do que muitos gregos, tem motivos para sorrir. Esta selecçãozinha não vai fazer figura, e o seu Porto europeu reinará sozinho.
Não verá tão depressa um povo (quase) inteiro em festa, completamente indiferente aos seus títulos. Não verá as ruas de Lisboa, de Setúbal, de Faro, de Évora, de Coimbra, de Braga cheias de gente eufórica com triunfos futebolísticos. Não verá um país unido em torno dos seus heróis. O herói voltará a ser apenas ele, e só para os seus.
As guerras norte-sul seguem dentro de momentos. A selecção deixou de ser um perigo.

19 comentários:

LMQ disse...

Concordo plenamente com este post. Desde que convocou o Orlando Sá comecei a pensar se ão tinhamos voltado ao tempo do Oliveira, ou seja, ao tempo em que os clubes e empresários utilizavam a selecção para usar como montra de jogadores.Até que já se fala que o Orlando Sá vai para o Porto, assim como o Eliseu foi chamado para representar Portugal (no banco) antes de se ter compremetido com o FCP. Infelizmente parece que esses tempos voltaram á selecção.Devo afirmar que não tinha reparado que não tinha jogado nenhum jogador do SCP, mas reparei que metade da equipa pertenceu/pertence ao FCP,deve ter acontecido por causa do jogo ser no Dragão. Infelizmente para eles não vão poder dizer que a selecção com mais "portistas" foi ao mundial, pois é extremamente dificil!

Anónimo disse...

escreveu o que toda a gente sabe mas o que poucos dizem.. queiroz será um dos proximos treinadores do fcp, não tenho duvidas. Afonsus

Anónimo disse...

Que jogador do benfica quer na selecção?

Anónimo disse...

LAVEM A VOSSA BOCA SUJA antes de ladrarem pelo grande mestre JORGE NUNO!!!
Saudaçoes do CAMPEAO NACIONAL 2008/2009

LF disse...

Que jogador do Benfica quero na selecção ?

Para além do Nuno Gomes, que devia ser titular e capitão de equipa, também não percebo o que tem o Daniel Fernandes a mais que o Quim ou o Moreira, nem o que tem o Eliseu a mais do que o Ruben Amorim.

Anónimo disse...

e oito titulares representados pelo Jorge Mendes?????? e os jogadores do clube condenado por corrupção da jogarem para tentarem valorizar-se????? e o facto de pela primeira vez na história o Benfica não ter sido convidado pela fpf para ver o jogo????é uma vergonha esta selecção... voltou-se ao tempo em que o clube condenado por corrupção manda e dispõe na selecção... para mim, finito!!!

Anónimo disse...

sabe tão bem ouvir dizer que Lisboa teme o Porto; obrigado; bem-hajam; não vos percais!

Anónimo disse...

... Que o Queirós será o novo treinador do FCP? Só se for parvo é que não, pois se é ali que se forjam os campeões... enquanto outros dormem tranquilamente na sombra de troféus bolorentos de há 40 e tal anos....

Anónimo disse...

O eliseu é médio-ala o ruben é um médio. Quanto ao Quim, concordo que seja o melhor guarda-redes português mas, não joga no Benfica.

Anónimo disse...

mais uma posta de conteúdo rídiculo, vejamos a equipa base (depois do primeiro jogo - quando começamos a ganhar) da selecção nacional durante a carreira do Euro 2004

GR: Ricardo
defesa: N. Valente, J. Andrade, R. Carvalho e Miguel
meio-campo: Costinha, Maniche e Deco
ataque: Figo, C. Ronaldo (intermitente com Simão) e Pauleta

[para os que não se lembram o Simão jogou o primeiro e o segundo jogo e uma hora nos quartos-final]

somando dá 5 jogadores do FCP (+1 que já lá tinha jogado), 1 do SCP (o mal-fadado Ricardo) e o SLB tinha na equipa-base o Miguel (mais as segundas soluções usualmente utilizadas: Simão, Nuno Gomes e Petit)

Neste último jogo da selecção acabou com 3 jogadores do FCP em campo... não sendo nenhum deles um jogador ofensivo; e se o Meireles não fez um jogo bem conseguido (embora ache que o Tiago também empenava um bocado o ataque principalmente na primeira parte) ninguém pode culpar ninguém jogador do Porto por ter falhado golos.

é tão fácil culpar o FCP e os portistas de todos os problemas; eu estive no Dragão e o Estádio estava bem composto e apoiou a equipa normalmente; senão convoca o Nuno Gomes (que eu prefiro ao Hugo Almeida) não é certamente decisão do Pinto da Costa; a não convocação do Amorim e Moreira parece-me completamente técnica é que dada a abundância de soluções de outros clubes também conta, nem todos os portugueses do SLB têm que ter lugar na convocatória: esse tempo acabou meus senhores, se há quem prefira o Amorim ao Meireles (coisa que não posso compreender pelo peso de cada um e as carreiras das suas equipas) há quem não prefira e essa decisão é inteiramente da equipa técnica, acham que o Pinto da Costa também liga ao Queiroz a dizer quem ele deve convocar? se calhar é melhor perguntarem à Carolina Salgado! ou então esperar pelas escutas de todas as chamadas do presidente do FCP.

e não queriam que o presidente da sociedade dona do estádio estivesse sentado no lugar de honra? quando o presidente da República vai visitar uma fábrica também não é recebido pelo presidente da empresa? eu sei que vocês pensam que o país acaba no Mondego, mas no Dragão estiveram mais de 40000 pessoas, para ver a selecção nacional de Portugal, que felizmente joga descentralizadamente... as vossas clubites até vos fazem parar o cérebro, se a selecção jogar em Alvalade não está lá o presidente do SCP? ou na Luz? ganhem juízo e coerência e não arranjem desculpas. e também no Porto as ruas se encheram para comemorar as vitórias portuguesas, quer em 2004, quer em 2006!!

só para terminar, após o jogo com a Finlândia o LF elogiou a equipa e os processos dizendo: "mais penalti, menos penalti" parece que após um empate em o que faltou foi mais um golo, menos um golo (fosse ele de penalti, até em fora-de-jogo servia) já o Queiroz é besta outra vez. aonde está a sua coerência? afinal a culpa é do Pinto da Costa...

Vitória do Benfica disse...

Boa Noite Luis Fialho e restantes visitantes do blogue.

Bom Post!
Concordo em absoluto,e agora se entendo porque havia grande apoio a Carlos Queiroz, os resultados estão à vista só Porto e jogadores estrangeiros.
Hoje saiu no Record um artigo muito interessante assinado pelo sub director do Record. Porque não convocou Nuno Gomes e convocou o Porto e jogadores desgarrados do país e da equipa.

Só tenho a dizer ainda bem que não veio para o Benfica. Carlos Quieroz não será o próximo treinador do FCP porque esse será o Paulo Bento para gaudio dos Portistas e de metade dos Sportinguistas que são acima de tudo anti-Benfica. È pena mas a vida é assim e o reinado do Porto irá acabar tenho a certeza.

Saudações Benfiquistas

Silva Barqueiro disse...

Também eu não percebi o que tinha o Quim a mais que Baía quando este ganhou a Champions e foi considerado o seu melhor GR...

iBenfiquista disse...

Muito bem LF. Sempre lúcido, sempre sereno, sempre na "mouche". Agora que os tempos se avizinham difíceis, os corruptos tentam por todos os meios ganhar mais protagonismo, e conseguir a sobrevivência, tentando aprofundar a sua influência mafiosa sobre o país desportivo.

A história do Scolari foi das mais vergonhosas que se passaram com a selecção portuguesa. Com a cumplicidade de governantes, dirigentes desportivos e, muito mais grave, jornalistas. Num país civilizado, isto é, qualquer outro país da Europa, isso seria impossível de acontecer. Pois seria imediatamente desmascarado e votado ao desprezo e ao ridículo. Mas Portugal é diferente. Somos um país de poetas. Aliás é o único país, que eu conheça, que tem um poeta, Luis de Camões, como símbolo nacional. Isso diz (quase) tudo.

Portugal não irá à Áfria do Sul. Já o disse há muito e volto a dizê-lo. É a minha intuição que o diz. Mas para os corrutpos isso não é importante.

Saudações Benfiquistas

Anónimo disse...

Que estupidez de post LF, porventura o PC tem culpa que o Benfica n tenha jogadores em condições de representar a selecção nacional. Efectivamente, n se entende como este treinador n convoca Luisao, Katsouranis, Reyes ou Cardozo. É uma vergonha! E o PC na tribuna do estádio do clube q preside?? Vergonhoso! Tenha juízo e tome dois ou três kompensans para ver se melhora!

Anónimo disse...

"Teve o desplante de, fazendo os melhores resultados de sempre de Portugal, abafar conquistas internacionais do F.C.Porto."

Isso será a sua opinião, na minha, os resultados da selecção apenas trouxeram ainda mais brio às conquistas do FCP, pq de facto, a selecção nacional era mais que meia equipa do FCP. Às ttas o que faltou para ser campeã da europa, foi a outra metade...

Anónimo disse...

A Vodafone é a marca escolhida para o telemóvel, o FC Porto é o clube desportivo preferido, Hannah Montana, Panda Kung Fu e Cristiano Ronaldo são as personagens predilectas. TVI, Canal Panda e Disney Channel são os canais de televisão que mais gostam de ver.

Quanto aos programas, os "Morangos com Açúcar" continuam a captar a atenção desta faixa etária dos quatro aos 12 anos, embora a sua preferência pela televisão em relação à Internet vá diminuindo com a idade.
Lucia Crespo-Jornal de Negócios

Ricardo Campos disse...

o scolari só não tem nenhuma fotografia no dragão pq nunca foi la ver nenhum jogo.
a malta do porto sabe receber bem, por isso nunca entendi a ausencia dele.
para desculpar os maus resultados do teu clube tu queres que as pessoas relacionem os maus resultados da selecção com o FC PORTO, mas só deficientes e burros é que pensam que isso é possivel.

Vitória do Benfica disse...

Eu não devo entrar em discussões mas o anónimo que menciona as sondagens do Jornal de Negócios, deixa bem claro uma coisa o FCP é um clube para infantis a par das brincadeiras de crianças. E permite concluir que gente adulta não quer nada com o FCP

Mestre Alves disse...

És doente. Quem viu PC festejar o golo da Grécia?

As cidades de que falas também celebram os campeonatos do Porto por muito que isso te dê azia.

Essa de abafar os nosso titulos, nem o Scolari nem tu, nem o vosso presidente, nem o Ricardo Costa. Aliás nenhum destes senhores conquistou nada de relevante (em Portugal ou ao serviço de equipas ou selecçoes portuguesass) comparado com Pinto da Costa.Bem tentam mas nao conseguem.

A selecçao nao é do Benfica, nem do Porto, nem do Sporting, é de todos os portugueses, e Scolari na ultima campanha para o Europeu, nao fez nada de especial, mais do ser bafejado pela sorte que tivémos.

Em 2004 nao só portistas como muita gente com pouca cegueira soube ver que aquela selecçao era a espinha dorsal da equipa do Porto que acabava de conquistar a Champions. Perdemos e ninguém pode afirmar que um portista com dois dedos de testa festejou tal derrota, porque é mentira.

Agora como o Nulo Golos nao vai à selecçao já há guerra norte sul, antes era bem feito pro Baía (campeao Europeu de clubes e melhor Gk da competiçao mais importante do mundo), que pena que só percebes de futebol monocromático, todo vermelhao.