LIGADOS À TAÇA

Este será um fim-de-semana marcado pela Taça da Liga.
Trata-se, no meu ponto de vista, de uma competição bonita, interessante, mas que carece de um regulamento mais simples e eficaz, algo de que possivelmente falarei numa próxima oportunidade.
Como nota de destaque, temos o regresso do futebol à tarde no Estádio da Luz, com preços baratos, e por sinal num jogo que é uma verdadeira final. Jogos decisivos é aliás o que não falta a esta última jornada da fase de grupos.
Vejamos o ponto de situação de cada um deles:

Nacional e Académica dependem apenas de si próprios, pois em caso de vitória apuram-se os dois (um como primeiro e o outro como melhor segundo). Se empatarem ambos, passa o que empatar por mais golos. Se o Nacional perder, bastará qualquer empate à Académica.
O F.C.Porto tem de ganhar e esperar que o Nacional não ganhe em Setúbal. Caso vença Porto e vença Nacional, os portistas apenas se poderão apurar como melhores segundos, dependendo para isso de vários outros resultados.
O V.Setúbal está matematicamente eliminado.

Ao Sporting basta o empate, podendo até perder pela diferença mínima salvo se o Marítimo golear o Rio Ave por cinco ou mais golos. Se os leões perderem por dois ou mais golos podem ainda apurar-se, mas apenas como melhores segundos, dependendo portanto de vários outros resultados.
O Paços de Ferreira tem de vencer em Alvalade por dois ou mais golos, apurando-se assim desde que o Marítimo não vença por quatro ou mais golos.
Para ser primeiro o Marítimo tem de golear por cinco golos o Rio Ave, e esperar que o Paços de Ferreira ganhe em Alvalade, ou então vencer por quatro, se o Paços ganhar por dois.
O Rio Ave está eliminado.

Ao Benfica basta o empate. Se perder só poderá passar como melhor segundo, o que envolve algum risco, até porque é o primeiro a entrar em campo.
O Belenenses tem de ganhar na Luz. Se não ganhar, muito dificilmente poderá ser apurado como melhor segundo.
O V.Guimarães apenas tem hipóteses meramente matemáticas de passar como melhor segundo, caso ganhe ao Olhanense, o Belenenses perca na Luz, o Paços de Ferreira não ganhe em Alvalade, o Marítimo não ganhe ao Rio Ave, o V.Setúbal ganhe ao Nacional, e mesmo assim consiga vantagem no desempate aos golos com várias destas equipas.
O Olhanense está já eliminado.

Não esqueçamos ainda que apenas os dois melhores primeiros classificados jogam as meias-finais em casa. Se Benfica e Sporting vencerem os seus jogos, asseguram de imediato essa benesse, o que pode ter grande influência no desenrolar da prova.

5 comentários:

Anónimo disse...

comentem o que quiserem mas...
NAO RESPONDAM AO AURELIO TONTINHO

Anónimo disse...

Relativamente ao duplo confronto Benfica-Belenenses que se avizinha gostaria de fazer uma observação:
o porto comprou os restantes 5% do passe do Rolando por 250 mil euros! os outros restantes 95% custaram na pré-epoca 700 mil euros!!! Haverá alguma explicação para o jogador ser agora avaliado em 5 milhoes de euros???
Claro... duplo confronto Benfica-Belenenses!!
O futebol português é farto em "coincidencias"!!!

Anónimo disse...

eis o campeonato dos CALABOTES; "pobrinhos"....

Anónimo disse...

Esta taça da liga é de uma credibilidade extrema. Última jornada, jogos decisivos em horas e dias diferentes...

Tudo para o slb poder ganhar alguma coisa este ano.

Não falas disso, Vedeta LF??

angelodias disse...

Competição interessante? hahahahahaahahah.
Onde já se viu numa competição de grupos os jogos serem a hora diferentes.
Vais jogar com que equipa? Espera só um bocado, deixa os outros jogos acabarem e já te digo....Brutal....