COMBATER O ÓDIO

Tenho reflectido algumas vezes sobre o tema, e a conclusão a que chego é inquietante: terá o Benfica forças para combater e vencer todo o ódio e fanatismo que os adversários lhe destinam ?
Devido ao seu passado e brilhante palmarés, devido ao seu elevado número de adeptos, ou a outra circunstância qualquer, o Benfica é, mesmo sem ganhar quase nada há vários anos, o clube mais odiado do país. F.C.Porto e Sporting, seus adeptos (no primeiro caso também os dirigentes e todo o staff), mas também outros clubes portugueses de menor dimensão, vêm estranhamente no Benfica o grande alvo a abater, o inimigo a destruir, aquele que importa derrotar a qualquer custo, de qualquer forma e por qualquer método, mesmo nos momentos em que a sua fragilidade é evidente.
Tudo começou com Pedroto, numa altura em que tal ainda podia fazer algum sentido, e depois, ao longo dos anos, Pinto da Costa pegou na bandeira tornando-se o expoente máximo dessa campanha, dedicando a sua vida à destruição do Benfica como maior clube português. Tal parece ter feito escola e o que se assiste hoje é inacreditável.
Ouvem-se e lêm-se os adeptos de F.C.Porto e Sporting, e o ódio que destilam, a agressividade que colocam na sua atitude, foge a qualquer compreensão sociológica racional. O que se ouviu e leu no ano em que o Benfica foi campeão nacional, ao longo das várias semanas em que os encarnados comandaram a classificação, foi uma pequena amostra do que seria o país desportivo caso a hegemonia do futebol nacional morasse na Luz. Artigos inflamadíssimos, comentadores cirurgicamente desestabilizadores, uma pressão inusitada sobre todos os agentes, uma campanha de condicionamento das arbitragens como não há memória, tentativas constantes de descredibilização de jogadores e técnicos, enfim, um autêntico manual de como, fora do campo, se pode fazer por evitar que um clube ganhe uma competição, felizmente sem consequências nessa temporada.Particularmente no Porto, mesmo num triénio totalmente vencedor para os dragões, a atitude de fanatismo cego e absoluto na protecção do seu clube, e no ataque ao Benfica - oportunisticamente transformado em símbolo de um poder central a combater – tem sido incessante, e não encontra paralelo na história do desporto da Europa ocidental, se descontarmos a histórica rivalidade entre alguns clubes italianos das mesmas cidades.
A minha grande dúvida reside em como poderá o Benfica preparar-se para enfrentar toda esta hostilidade.
Até agora a resposta tem sido marcada pelo desânimo, a indiferença e o voltar de costas ao clube. Foi chocante ver o contraste que, por exemplo, se verificou nos jogos da final do play-off de hóquei em patins, em que a um pavilhão de Fânzeres a abarrotar e a transpirar ódio, provocação, intimidação, se contrapunha um pavilhão da Luz à meia casa, e praticamente silencioso. Esta tem sido a imagem da relação de forças entre Porto e Benfica nos últimos anos: uns empenhadíssimos numa guerra que tomaram como razão da sua existência, outros hesitantes e vacilando entre apoiar ou dividir-se em contestações internas estéreis e inconsequentes, e sobretudo deixando-se tomar pela apatia e o conformismo.
É evidente que existem questões culturais a diferenciar Porto e Benfica, a distinguir norte e sul. No sul as pessoas são genericamente mais calmas e tranquilas, mais pacificadoras, mais magnânimes, menos conflituosas, menos afirmativas. Eu diria também que não vivem o futebol como se da sua vida se tratasse, ao contrário do que acontece a norte. Tomam, em suma, uma postura mais distante - seria por exemplo impensável ver ser defendido um dirigente de um clube de Lisboa envolvido em corrupção com a militância e cegueira com que os adeptos portistas o fazem com Pinto da Costa.
Depois há também as questões simbólicas, que fazem do F.C.Porto um elemento aglutinador de uma cidade e de uma região, até em termos históricos e políticos, enquanto o Benfica, mesmo com toda a sua dimensão, não passa de um simples clube desportivo. Estas são pois armas com que na Luz não se pode contar. São fragilidades das quais o Benfica tem de partir, para perceber o que lhe aconteceu nos últimos anos, e como poderá inverter a situação nos próximos.
No futebol português dos anos sessenta e setenta, menos mediatizado e logo muito mais desligado dos grandes fenómenos sociais e sociológicos, era possível vencer apenas com bons jogadores e um bom treinador, e sem uma estrutura envolvente capaz de travar os combates que o futebol ultra-mediatizado e ultra-mercantil das últimas duas décadas exige, e ao qual o Benfica, e seus adeptos, nunca se chegaram a adaptar devidamente. Os benfiquistas continuam à espera que uma grande equipa caída do céu os leve a “fazer o favor” de irem à Luz ver uns jogos, pois enquanto assim não for não se dão a esse trabalho, preferindo ficar diante do sofá a criticar tudo e todos e a carpir as mágoas das sucessivas desilusões. Neste sentido se percebe que de um universo de seis milhões de adeptos (ou quatro que sejam) o Benfica venda menos lugares cativos que o F.C.Porto que dispõe de menos de metade dos adeptos.
Ora a única via para o clube da Luz travar este combate é, para além de uma política desportiva compatível e orientada para a luta (conforme escrevi em 2006), apostar na sua própria dimensão, e fazer valê-la. É imprescindível transformar "cabeças em ouro", isto é, fazer com que cada adepto, cada sócio represente uma firme receita para o clube. É imprescindível que o apoio não cesse, sobretudo nos momentos em que ele mais falta faz– veja-se o exemplo do V.Guimarães, que despromovido à segunda divisão tinha semanalmente o estádio cheio.
É necessário que os sócios e adeptos benfiquistas acordem para esta realidade. Que mais do que se interrogarem sobre o que o Benfica pode fazer por eles, pensem antes o que podem eles fazer pelo Benfica.
O Benfica ficou em quarto lugar ? Pois então será necessário ir ao futebol ainda mais vezes, gritar ainda mais alto, será necessário regularizar as quotas com ainda maior urgência, comprar cativos etc. Desde que o estádio existe que tenho um lugar cativo. Para a próxima temporada comprei…dois.
Como já escrevi aqui uma vez, a contribuição de cada um está obviamente relacionada com as suas possibilidades, e a altura é de crise. Mas não consigo entender como muitos benfiquistas são por exemplo assinantes da SportTv, e não são sócios do clube, ou outros que sendo-o, não têm lugar no estádio - a assinatura do canal televisivo de desporto custa sensivelmente o dobro de um lugar cativo na Luz.
É esta a única ferramenta que os benfiquistas têm para fazer valer o seu poder. Só utilizando e fazendo render a sua dimensão os benfiquistas podem equilibrar as forças diante de um país desportivo que, de faca nos dentes, fará tudo para destruir o clube de que dizem gostar. Não vejo outro caminho. Ou o empenho fervoroso de todos, ou a condenação à derrota eterna.

64 comentários:

Anónimo disse...

Concordo com quase tudo que escreveu, exceptuando a questão das diferenças entre pessoas do sul e norte.
eu sou Benfiquista do Norte (povoa de Varzim) e os benfiquistas aqui são também mais calmos, pacificos, sensatos, menos conflituosos, que vêm o jogo de uma forma geral como isso mesmos e poco mais doque isso.

Mas esse ódio de outros clubes, para além dos grandes, é real. Sempre que o Benfica se desloca para vir jogar a esta cidade à beira mar, o ambiente em redor do jogo e principalmente no estádio é sufucante. O estádio enche e algumas pessoas (que nunca vão se quer ver um jogo com qualquer outro adversário) tornam o jogo contra o benfica num inferno. Insultos, apupos, uma pressão enorme. Eu (que até gosto que o Varzim ganhe) fico completamente passado com o tratamento que o Benfica é aqui sujeito. Quando os outros dois (sporting e o clube dos corruptos) cá vêm a história é outra, quer no tocante ao comportamento dos adeptos quer na atitude dos jogadores em campo.
Não admira que o Benfica sinta tantas dificuldades para ganhar aqui.

Anónimo disse...

Muito bom texto... Este Texto tem que chegar as massas...
Cumprimentos

Anónimo disse...

muito interessante o seu post acerca de nosso amado clube.

aprecio seus pontos de vista, acrescento acerca dos cativos...podemos nao vender tantos cativos que o emblema nortenho (eu possuo um desde inauguração da nossa nova catedral, ja naturalmente renovado para este ano...)mas temos permanentemente o colegio militar cheio de autocarros de todos os pontos do pais..o clube nortenho pode vender mais cativos, na sua cidade...mas tirando os assalariados do clube que sao pagos para acompanhar o mesmo, não conseguem encher estadio nenhum...

era bom que esta mobilização se reflectisse num apoio ainda mais..."efectivo"..o esforço feito na criação e desenvolvimento das Casas do Benfica é algo que se deve valorizar imenso e seu respectivo credito atribuido a esta direcção...é com envolvimento das pessoas mesmo longe do noso clube que se criam raizes para perpetuar nossa grandeza e nossa mistica..é assim que se aprende a "ser benfiquista"..digo eu.

quando ao odio...este morre por quem o nutre..infelizmente, ha muito boa gente no/perto do clube nortenho a viver muito bem fruto desse processo de "amamentação"

Continuação de boa escrita

M.

Anónimo disse...

Certamente não espera que os Benfiquistas comprem lugares cativos, depois da época realizada e principalmente depois do futebol praticado. Sem espectáculo, nenhum adepto por muito fanático que seja irá pagar um balurdio para ir ver a sua equipa praticar um futebol sofrível e mesmo perder. Se o Benfica se concentrar em formar grandes equipas com grandes jogadores e não optar por soluções medíocres, então a sua grandeza irá voltar.

Vaz Souta disse...

AHAHAH coitados dos galinaceos...

Esta onda de vitimização é ridicula...

Um post de fazer chorar as pedras da calçada....

Francamente...

Sinceramente, cada vez me convenço mais do quão patéticos vocês lampiões são....

Ridiculo, mas vocês agora virarão os defensores das causas perdidas por ordem de quem?

Comecem por limpar o lixo que anda na vossa própria casa...

LFV e Josés Veigas... Epá quando num inquérito lançado neste próprio blog, a maioria dos galinaceos apoia José Veiga a presidente, está na cara a intenção de limpar o futebol português...

Epá tenham vergonha na cara e sejam no minimo coerentes...

Isto até dá vontade de rir...

Vaz Souta disse...

Muita verdade no comentário do Sr. Tiago e falo por experiência própria... muito amigos benfiquistas são os primeiros a recusarem-se a pisar o estádio enquanto estiverem dirigentes deste calibre na liderança do seu clube...

E vêm estes líricos falar de injustiça e combates à corrupção...

Sinceramente...

Vaz Souta disse...

"transformado em símbolo de um poder central a combater – tem sido incessante, e não encontra paralelo na história do desporto da Europa ocidental, se descontarmos a histórica rivalidade entre alguns clubes italianos das mesmas cidades."

Isto é épico... um quase "Rui Santos" que vive todos os campeonatos da Europa...Vamos também descontar os campeonatos ingleses, espanhóis, turcos, gregos...

Epá santa paciência...

Vaz Souta disse...

É verdade...por falar em ódio...aquele autocarro que se desapareceu por autocombustão era de que clube mesmo???

Aquele que se incendiou depois de um derrota (incontestável)???

Anónimo disse...

a osga que regurgita comentários atrás de comentários voltou....

falávamos nós de ódios....

M.

Vaz Souta disse...

M...oso.

Vaz Souta disse...

Claro que como é obvio, estamos apenas a discutir diferentes pontos de vista....

RN disse...

Por muitas voltas que dêem os adeptos dos outros clubes, há um facto que ninguém pode desmentir: O cântico que mais se ouve pelos estádios do país é o "SLB, SLB, filhos da puta, SLB!" e só isto diz tudo. Podem tentar desmentir, insultar, em suma, fazer o que quiserem, mas isto é pura verdade.

Ainda me lembro bem de na manhã seguinte à conquista do título de campeão europeu pelo FCP, na época de 2003/2004, quando a equipa chegou à cidade do Porto, o que mais se havia cantar durante o cortejo de vitória era o tão afamado canto. Num momento em que o FCP havia ultrapassado o Benfica em títulos europeus, ganhando uma competição onde não tinha estado sequer presente o próprio Benfica, se isto não representou uma demonstração clara de um profundo complexo de inferioridade...

Anónimo disse...

:):):):):):):):):):):):):):):)

M.

Vaz Souta disse...

Isso é verdade, e repudio esse tipo de canticos...

RN disse...

Perdão!.. Onde se lê havia, deve ler-se, obviamente, ouvia.

Anónimo disse...

Isto parece a moção de censura do PCP....

LF disse...

Lembro-me de assistir a essa final, e sentir-me lisonjeado de ouvir o cântico numa final da Champions.
Afinal de contas era uma forma de o Benfica estar presente...
É prova que não se esqueceram de nós...

Inteligentemente, nos últimos anos contiveram mais essa clara manifestação de complexo de inferioridade.

Anónimo disse...

Concordo plenamente com Vaz Souta...

Acho que vou chorar...

Anónimo disse...

Só mesmo assim, por ordem alfabética, é que os lampiões conseguem ficar à frente do grande FCP no campeonato!

www.abola.pt

Anónimo disse...

Há ainda uma situação que não referiu:
é que os sócios do SLB, muitos dos que vão ao estádio, são os primeiros a criticar tudo o que é do Benfica.
Vão ao estádio assobiar a própria equipa, não dão tempo para que se construa a mesma, "cobram" demasiado dos jogadores.
Talvez seja por isso que no ano passado fizemos mais pontos fora que em casa.
Acho que a maioria não se apercebe que temos de ter calma e de dar tempo ao tempo.
Depressa e bem, ...

LF disse...

Quarteirense,

É verdade, falei pouco desse aspecto.

Os adeptos do Benfica têm de se convencer que uma equipa não se faz de um ano para outro.

Eu não quero ser campeão este ano, quero sim a hegemonia do futebol português daqui a cinco anos. Tem de ser esta a mentalidade.

Anónimo disse...

excelente!!!!!

melhor que o texto só os comentários do "vaz souta" a comprovar praticamente tudo o que foi descrito.

RN disse...

Correndo o risco de receber insultos dos próprios adeptos benfiquistas, não posso deixar de dizer o seguinte:

Ter o dever - e o prazer - de apoiar é equipa (com o qual concordo) não tem necessariamente de significar o dever de apoiar de forma acrítica todos os dirigentes e suas politicas.

LF disse...

Claro que não, e eu também o faço.
É preciso é por vezes termos cuidado com os timings.
Enquanto se estão a disputar competições há que apoiar incondicionalmente.

Vaz Souta disse...

Uma palavra para este post...Verborreia....

Anónimo disse...

Calma benfiquistas!!!! Vem aí o Ivan Santos...Esse prodigio que despontou o ano passado em Setubal...
Qual Aimar qual quê...

Que anedota pá...

AHAHAHAHA

Anónimo disse...

É assim quando não se sabe o que se anda a fazer, o que está a dar é disparar em todas as direcções...pode ser que se acerte em algum bom jogador por acaso...

Anónimo disse...

AHAHAHAHA

angelodias disse...

O meu sobrinho tem um pai benfiquista e no outro dia disse-me: sabes tio, eu sou portista como tu. Porque gosto de ver futebol. E eu ganhei o dia. E este blog ganhava muito mais se falasse de futebol propriamente dito. Pelo que diz, parece que existem somente 100 mil benfiquistas e por isso mesmo são atacados por todo o lado. Que eu saiba, em Portugal ataca-se e persegue-se sempre mas sempre quem tem mais sucesso.

Cumprimentos e bons posts ( futebol dentro das 4 linhas, tácticas, análise jogadores...)

Anónimo disse...

Confirma-se o que já foi dito anteriormente:
Em Portugal só existem dois clubes:
O Benfica e os que são CONTRA o Benfica.

Anónimo disse...

PRETENSIOSO O RAPAZ...

CORRECÇÃO EXISTEM OS QUE SÃO DO BENFICA E EXISTEM OS QUE SÃO CAMPEÕES NACIONAIS...

ASSIM É QUE ESTÁ BEM ESCRITO...

Anónimo disse...

Não percebo! Não tem havido apoio? O que se pode pedir mais aos Benfiquistas? Parece-me um apelo ao fanatismo.

mafegos disse...

O Benfica só terá respeito se os dirigentes conhecerem a história do clube,o que não acontece com este presidente.Como é possível o nacional da Madeira ter o trinador da época passada,que faltou ao respeito ao Benfica,depois de um jogador do Porto lhe ter partido a perna e tratou-se no Benfica e ainda existem escutas do apito dourado em que o presidente do nacional fala com o Araujo a dizer que agradeça ao Pinto pelo trabalho do arbitro e o que é que o Benfica fez?
Emprestou 3 jogadores ao nacional,vergonhoso.
O Benfica se quiser unir os adeptos,tem que tomar uma medida radical e essa passa pela denuncia do contrato com a olivedesportos.Eu sei que sera uma guerra dura,mas levara os benfiquistas a defenderem o seu clube e a nossa independência.O Benfica tem alguns anti-corpos na primeira divisão e por isso tem que os encarar,não como adversarios mas sim como inimigos e não só não lhes deve emprestar jogadores,como também não lhes deve comprar,setubal,belenenses e academica.Basta que o Benfica não compra qualquer jogador ao Boavista e aí vai ele.

Anónimo disse...

Concordo.

Mas acrescento que um dos motivos pelos quais a comunicação social fala mal do Benfica e não se atreve a falar mal do fócuporco deve-se ao clima de intimidação e às cacetadas que alguns já levaram qd o fazem...

É verdade que agora já há muiots que recebem para dizer mal do Benfica mas mesmo esses não deixam de, qd o fazem, cuspir no prato de onde comem...

Anónimo disse...

if, do que o SLB sofre é de uma falta de liderança acompanhada de uma má estrutura profissional, mal que já começa a ser endémico, desde o contratos desastrosos(Olivedesportos, compra de jogadores por atacado), passando por um presidente ladrão, e acabando num pagador de falsas promessas, enfim... é nisto em o que o Benfico se tornou, um clube com pouca auto-estima e pouco respeitado.
Quanto aos lugares cativos, se os jogos se realizassem ao sábado à tarde compensaria comprar e levar a família, infelizmente a maioria dos jogos é no domingo à noite e fazer Km para chegar a casa (mal disposto devido às "excelentes" exibições) e ir trabalhar no dia seguinte, também não é muito motivador.
Costuma-se a dizer que melhores dias virão. Para quando?
FS

Leandro Gomes disse...

Grande blog!

Parabéns!

www.vermelhoamodadoporto.blogspot.com

Anónimo disse...

Sinceramente acho piada criticar o apoio que damos ao Porto, considerando-o puro ódio ao benfica... Se assim fosse apenas veríamos o estádio cheio contra esse clube, o que não acontece de todo.
Chega de inventar desculpas quando são vocês prórpios os causadores das vossass derrotas...

Sinceramente...

Anónimo disse...

Eu até agora ainda n sou socio do benfica nem tenho lugar cativo pk ainda n tenho trabalho e n tenho deinheiro para isso. mas vou começar agora a trabalhar e a receber o meu proprio dinheiro e vou logo quando receber comprar um kit socio e um lugar cativo, e nem que o benfica tivesse ficado em 10º lugar na epoca passada eu comprava o lugar no estadio k é a nossa casa, e isto pk eu amo o meu clube acima de tudo neste mundo. Ainda mais k a minha namorada. AMO-TE BENFICA

Anónimo disse...

Sinceramente sobre este assunto não há muito que se possa dizer...
Em Portugal existem apenas dois clubes:

o Benfica e os Anti-Benfica! Vejam só que esta época o Hélder Postiga vai jogar para o scp, tão amiguinhos que eles são!

Mas nós somos fortes e UNIDOS vencemos tudo e todos!

AP

Anónimo disse...

Contributos de alguns lampiões para o combate ao ódio ( retirados de um post mais abixo):



+++ só pode ser por solidariedade com o vosso grande aliado, o FCP.

+++ Existe um trauma sportinguista com o Benfica

+++ Feliz pequenez para vós.

+++ O Sporting não tem apitos mas pelos vistos tem... penáltis.

+++ Esqueçam o sportém! Vão esperar para ver e vão ser oportunistas!

+++ Eu acho que a maioria dos sportinguistas, têm na realidade uma dificiência mental






40 postas pescada

Anónimo disse...

Esqueci-me de referir aquele autocarro que ardeu nas imediações da luz... terão sido os SuperDragões? Ou o Colectivo? Não me parece... E reparem que estando-se a autoglorificar como se fossem o centro do mundo, esquecem-se que para vocês também existe só um alvo a abater: o Porto. Ou não será por isso que tanto insistem em tribunais e em queixas, em pedidos de indemnizações caricatos e tanto insistem em atribuír a vossa falta de êxitos com corrupção a Norte? Será que, mesmo que exista essa corrupção, o benfica que se diz tão grande não continuaria a ganhar? Olhem para as vossas equipas e façam uma reflexão...

Peter disse...

Caro Bruno Oliveira quem sempre fez queixinhas foram os portistas(o pedroto então era o verdadeiro chora), agora que o Benfica faz queixas contra vocês, já não gostam.Aliás até nisso estão mal habituados porque o fcp já rouba á tanto tempo e só agora é que o Benfica decidiu fazer alguma coisa sobre isso.

Anónimo disse...

Excelente post digno de crónica de jornal! Parabéns!!!
Ja foi dito la atras e so nao ve quem nao quer que o odio ao Benfica parece uma religiao, é a maneira de descarregar o vosso insucesso na vida!
Quem canta "SLB, SLB, filhos da puta, SLB!" deve esquecer-se que ofende a pelo menos metade da sua familia! Tenham vergonha!
Já agora quem foram os adeptos que foram esperar a Lazio ao aeroporto para uma pre eliminatoria da Liga dos Campeoes e tinham uma faixa a dizer "bem vindos amigos" em italiano???
Tristes mentalidades...

Anónimo disse...

Relativamente ao último comentário aqui feito questiono:
-Nós é que temos insucessos? Tricampeões nacionais, os únicos que já foram penatacampeões...
Uma Champions recente...(não precisámos de recorrer ao canal História...) Por aí fora. Insucessos? Isso é mais para o lado da 2a circular...

Anónimo disse...

sou benfiquista e digo-vos que os anormais atrasados mentais que incendiaram o autocarro, deveriam ser deportados... mas LF gosto bastante de ler os teus artigos, mas só dás azo a que esses corruptos e batoteiros do Porto se vangloriem por escrito, mas vangloriem de quê??? de serem para sempre colados aos totocalcios italianos, aos corruptos de Marselha e afins... O assunto parece que está a ser esquecido... Mesmo que o TAS decida a favor do Porto, a m.... com que eles se mancharam vai ficar lá para sempre...

jsbmj@clix.pt disse...

eu estive o ano passado em Chelsea, a ver o Chelsea-Porto, bem no meio dos adeptos do Porto (estava em Londres em trabalho, calhou, aí fiquei no meio dos portistas, de espectador para ver um bom espectáculo, eu pela primeira vez em Stamford Bridge)... e a verdade é que quando o Porto marca o primeiro golo do jogo, a primeira coisa que se cantou na bancada foi "SLB, SLB, SLB, SLB..."
esta é a pura das verdades, eu estava lá...

Anónimo disse...

e esse facto de que contra o Benfica o ambiente em certos estádios é sufocante e que os jogadores dos outros clubes se aplicam muito mais contra o Benfica é bem verdade, vê-se ano após ano, sempre foi assim... isso só demonstra a grandeza do Benfica, algo que nunca conssguirão ter "os simpáticos do meio" do Sporting (vinha assim escrito num jornal um dia destes, por um notável verde e é bem verdade: não são carne nem peixe, estão no meio, são indefinidos...) e os corruptos e batoteiros do Porto...

Anónimo disse...

Há ainda outra situação, que é a da dispensa de jogadores do SLB e do Porto.
O Porto tem para aí uns 40 jogadores dispensados e 6 ou 7 treinadores da cor.
Os jogadores do porto quando jogam contra o SLB deixam a pele em campo, até comem a relva, e os treinadores vêm para os jornais clamar pelas "injustiças" que os árbitros cometeram contra eles e dando a entender que o SLB foi beneficiado. Qualquer mija-na-escada, que luta para não descer, acha que luta de igual para igual com o SLB e que merecia gnahar. Já quando são efectivamente prejudicados contra o Porto, calam-se bem caladinhos e dá a ideia de facilitarem, sendo a maior parte das vezes um passeio para os andrades o jogo contra eles.
Os jogadores dispensados pelo SLB também deixam a pele em campo, mas é para lutar contra o glorioso. Temos já um exemplo no Rio Ave que já prometeu luta a sério.

Anónimo disse...

essa é a outra vergonha que no 'sistema' deveria ser eliminada: a farsa dos jogadores emprestados - foi também à conta disso (e do apito dourado) que o porto conseguiu se tornou no que é hoje em dia; a ver se a liga a seguir tem coragem de acabar com isso

Anónimo disse...

Realmente quando não se tem coragem para assumir que a culpa do nosso insucesso é somente nossa há que inventar desculpas não é? Assim parece... Quantos golos marcou o Coentrão frente ao Porto na época passada? E realmente quem vos ouve falar até parece que é só aqui que há empréstimos... Até nos melhores campeonatos do mundo estes existem... Realmente as desculpas de mau perdedor são tramadas... A diferença é que até a maioria dos jogadores que o Porto empresta têm alguma qualidade, o que não acontece com o benfica, onde nem alguns dos jogadores que ficam são bons...

Anónimo disse...

AH! E quanto aos clubes se aplicarem mais contra o Benfica, isso é pura mentira... Já pensaram que pode ser a mentalidade da vossa equipa que não está bem? Julgam-se os maiores e que os jogos estão ganhos à partida, o que não acontece no Porto. O tempo em que só a camisola do benfica entrava em campo já vos dava a vitória já acabou... E não vai voltar!

Anónimo disse...

tentei resistir para nao comentar este excelente post, poque sabia à partida que iriam aparecer aqui tipos portistas a mandar bocas completamente desnecessárias, visto que o texto visava o apoio (ou falta dele) ao benfica...
gostava de saber se o senhor bruno oliveira sabe um pouco de historia para poder afirmar que antigamente bastava vestir a camisola do benfica para ganhar... certamente que se refere ao tempo do estado novo e de salazar... mas secalhar era melhor rever um pouco a historia do clube (ja que se dão ao trabalho de vir aqui comentar e criticar, ao menos façam o trabalho bem feito) e a historia do país, e digo-vos que vai ser o suficiente para engolirem muitos disparates que para aqui vêm dizer...

um grande abraço ao LF pelos excelentes posts que tem escrito, e acreditem, deviamos fazer algo para poder levar este e outros textos para ver se os verdadeiros benfiquistas despertam e começam a elevar a nossa força.

Anónimo disse...

«Miguel Lopes: «Ganhar ao Benfica»
LATERAL-DIREITO E A ESTREIA NA LIGA FRENTE ÀS ÁGUIAS

A primeira jornada do campeonato vai marcar o reencontro de Miguel Lopes com o Benfica, desta vez como adversário. A estreia do atleta na Liga vai ser apadrinhada pela antiga equipa, responsável pela sua formação, mas o confronto não intimida o lateral-direito. “Fiquei contente por defrontar o Benfica, porque é sempre uma motivação extra jogar contra grandes clubes, mas vou encarar o jogo com normalidade e fazer o melhor pelo Rio Ave”, garantiu.
O jogador, que foi um dos principais responsáveis pela subida do clube ao escalão principal, antevê a partida com confiança: “Nós temos de ganhar, pelo menos encarar a partida nesse sentido. Sabemos que o Benfica é um grande clube e tem uma boa equipa, mas vamos lutar e fazer de tudo para sairmos vitoriosos.”
Emprestado pelo Benfica aos 19 anos, o internacional Sub-21 não poupou críticas à “pouca aposta” dos encarnados nos jogadores formados na sua cantera. “Eu penso que o Benfica falha nesse aspecto. É muito melhor apostar nos jovens de agora, formados nas camadas jovens, do que nos jogadores de fora que não rendem tanto, mas essa é a maneira de o Benfica gerir os seus jogadores”, lamentou o atleta, agora com 21 anos.» in RECORD

O rapaz talvez até tenha razão, mas o que diz e a forma como o faz, parece-me um pouco ressabiado e vai de certeza comer a relva " e fazer de tudo" para ganhar.
Se fosse um dos emprestados dos andrades a ter este discurso, não sei o que aconteceria. Talvez chamá-lo para treinar à parte e sem contacto com os colegas.

Bruno Pinto disse...

O clube mais odiado do país é o FC Porto. Basta ler aquilo que se escreve por essa blogosfera, a forma como os portistas são tratados.
Eu, como portista, gosto disso. As vitórias assim têm muito mais sabor. Este texto está COMPLETAMENTE errado na sua génese.

Anónimo disse...

perguntem ao José Veiga no auge da sua actividade de empresário ao serviço do Porto, o que ele dizia às dezenas de jogadores que por ele eram geridos, muitos deles com contrato com o Porto, quando jogavam contra o Porto; perguntem-lhe (ou a quem o conhece e conhece bem estes meandros) e ele dir-vos-á algo como "tirem o pé..."
isto é o seguinte que a Liga e os Juízes deveriam investigar, mas nunca ninguém se descoserá...

Anónimo disse...

quantos aos leitores do porto que escreveram aqui os ultimos posts, nada disto é desculpa, o Benfica (e eu sou Benfiquista) tem tido uma gestão de futebol miserável desde há 20 anos para cá, sou o primeiro a reconhecer e não é desculpa, é incompetência; mas nada disso retira, invalida ou limpa toda a corrupção e batota do fcporto nesses ultimos 20 anos; o problema é que o Benfica é tão grande-tão grande, que mesmo com incompetencia a geri-lo, era uma ameaça ao poder do porto, pela grandeza do Benfica: por isso toda a corrupção e batota que tiveream de meter-se, senão nunca conseguiriam derrubar o Benfica, nunca... eu sou partidário que o Benfica não deve jamais jogar esta liga dos campeoes (já falei e defendi isso mesmo aqui, há várias semanas); que se vá até ao fim no processo com a UEFa sim, que o benfica jogue na liga dos campeoes nao, nao depois de mais uma miseravel época como foi a passada... agora a corrupçao e a batota que fiquem bem provadas, para sempre, isso é o que há que lutar até ao fim, contra quem destruiu e secou o futebol em Portugal, contra quem esvaziou os estádios, ou são necessárias mais provas disso mesmo? que para sempre fique o carimbo de corruptos no fcporto, isso será inapagável por anos e gerações futuras, isso é o que há que lutar para que aconteça até ao fim; e que ganhem os próximos 30 campeonatos, corruptos ficarão para a vida toda, aos olhos do Mundo inteiro!

Anónimo disse...

Muito infeliz este post!! O "ódio" é igual de parte a parte. A aversão aos portistas é igual da parte de muitíssimos benfiquistas. Tal qual os mesmos detestam o Sporting e torcem por derrotas desse clube. A nível nacional e internacional. Esta vitimização só diminui a grandeza da grande instituição que é o Benfica. Além de fumentar verdadeiros ódios! A análise histórica é irregular, incompleta e parcial. Infelizmente na história do futebol português há exemplos negativos nos três grandes clubes nacionais. Este post é, no meu ver, muito infeliz!
Cumprimentos benfiquistas!
Victor Sousa

Anónimo disse...

Estes benfiquistas são iguais a eles prórios e este LF não foge À regra...

Cambada de ressabiados, estes post e comentários são prórios de quem não ganha nada há uns aninhos...

Estes gajos deviam ser proibidos de escrever seja o que for...

Ignorância no seu melhor...é uma caracteristica muito própria de falhados e predestinados ao insucesso....

Enfim!!!

Saudações Desportivas....

Anónimo disse...

Ressabiados? Vitimização? Verborreia? Anedota?

Não entendo os comentários...
Ou melhor, entendo-os.

Só podem vir de alguém que de tal forma odeia o Benfica, que a interpretação que fazem do texto (postado num blog pessoal, refira-se) é maquiavélica e ofensiva.
Até há quem ache que "Estes gajos deviam ser proibidos de escrever seja o que for". E mais nada. Era metê-los em Caxias, não?
De facto, o ódio anti-benfica é uma força poderosa.

Caro LF: quod est demonstratum.
Parabéns.

Dizer que:
- O Benfica deve lutar "internamente" contra as suas fraquezas
- e deve combater "externamente", granjeando simpatias, evitando os ódios, transformando-se, de inimigo... apenas e só em adversário.

É "Ressabiado".
É "Vitimização".
É "Verborreia".
É "Anedota".

São maneiras de ver o mundo.

Mas compreende-se. Para esta malta dos corruptos, a solução era provavelmente comprar uns quilos de fruta.

Anónimo disse...

GRUNHO!

Anónimo disse...

Ou estes adeptos do porto e do sporting não sabem ler ou então são mesmos burros.
O tema em discussão (entre benfiquistas) é o ódio que aqueles têm para connosco.
As contribuições daquele só vêm confirmar tudo o que foi muito bem escrito pelo LF.
Os benfiquistas têm um grande amor ao clube e, por isso, enchem os estádios onde o SLB joga.
Os clubes adversários estão à espera da enchente para pagar ordenados e encher a carteira, mas quando é para votarem viu-se a vergonha da última assembleia da liga. Ficou tudo na mesma, significa que está tudo na mesma...
Corrupção? Qual corrupção?
Receber árbitros em casa é normal.
Eu sei que é difícil, mas deveríamos ser capazes de, por exemplo, não ir nenhum adepto do SLB ao campo adversário. A equipa saberia que a tínhamos no coração, mas serviria de exemplo aos adversários.
Podíamos começar já no jogo do Rio Ave.

Anónimo disse...

lamento que confunda ódio com desprezo, indiferença;
no que me toca, o v/ clube nada me diz e pouco ou nada me incomoda; há muito que não é adversário à altura.
reajo apenas quando vejo ataques vis e gratuitos, embora saiba perfeitamente o que vos dói.
registo, uma vez mais, um texto de pura vitimização, não digno de um clube que se diz grande, muito grande, o maior do mundo; vou registando, e sorrindo....

Anónimo disse...

poeta!!!! lindo a equipa sabe que está no coração....aahahhaha essa por acaso é boa....

Anónimo disse...

caro eduardo,
Afinal onde é que ficamos?
Afinal o meu clube sempre é o maior do mundo?
Deixa de o ser porque existe um simpatizante que se vitimiza? Essa é boa...
Não vejo onde esteja a lógica da batata?
E ódio, onde pára? Talvez para os seus lados.