UMA MÃO CHEIA DE INQUIETAÇÕES

PROBLEMA Nº 1 – Falta de rotinas do meio-campo
Ao contrário do Euro 2004 e do Mundial 2006, Portugal não pode mais contar com o trio Costinha-Maniche-Deco, herdado de José Mourinho, que jogava de olhos fechados, e garantia recuperação, posse de bola, segurança defensiva, transições rápidas, rigor táctico, meia-distância, criatividade e golos.
A agravar este problema, a má forma de Petit e Deco não deixa de criar algum embaraço na hora de avaliar o potencial actual do meio-campo português.
PROBLEMA Nº 2 – Falta de um grande ponta-de-lança
Pauleta nunca foi dos melhores jogadores do mundo, mas era um avançado experiente e eficaz. A péssima forma de Nuno Gomes ao longo da temporada, a crónica irregularidade de Hélder Postiga e a lentidão de Hugo Almeida, deixam no ar muitas interrogações acerca da sucessão do açoreano.
PROBLEMA Nº 3 – Falta de um bom lateral esquerdo de raiz
Paulo Ferreira é uma adaptação, e ele próprio reconhece as suas limitações sempre que é deslocado para o lado esquerdo. Jorge Ribeiro não tem qualquer experiência internacional, além de ter feito toda a época – a sua melhor de sempre – como médio ofensivo. E, na ausência de Caneira, não há mais ninguém.
PROBLEMA Nº 4 – Falta de rotinas dos centrais
Pepe e Ricardo Carvalho, os dois nomes mais fortes para o centro da defesa, jogaram juntos apenas uma vez em toda a carreira – e ainda por cima perderam (com a Grécia 2-1). Uma dupla Pepe-Bruno Alves, ou Ricardo Carvalho-Meira poderia solucionar esta questão. A ver vamos se, à semelhança do que aconteceu após a primeira jornada do Euro 2004, Scolari não será de novo obrigado a fazer rolar uma daquelas duas cabeças.
PROBLEMA Nº 5Falta de liderança em campo
Scolari não se tem cansado de expressar publicamente a sua preocupação face a este aspecto. Figo, Rui Costa, Fernando Couto, Costinha e Pauleta já não estão presentes. Ronaldo ainda é demasiado jovem. Ricardo Carvalho é demasiado tímido. Ricardo é demasiado instável. Nuno Gomes possivelmente nem será titular. Imaginemos uma situação como a do Portugal-Holanda do último mundial: será que este grupo estaria em condições de resistir à pressão de um desafio com aquelas características ?

9 comentários:

Anónimo disse...

Neste post vi algumas expressões que vêm contrariar um pouco algumas que tinham sido postadas no post anterior. Primeiro a questão de Petit. Como sugeri anteriormente, não será melhor optar por Raúl Meireles ao invés do jogador do Benfica? Parece-me deveras em melhor forma e adapta-se pereitamente a essa posição.
Depois a questão dos centrais, que vem corruburar aquilo que escrevi no meu comentário ao outro post. Concordo que a dupla Carvalho- Meira seria a melhor opção...

Anónimo disse...

Concordo contigo em todos os pontos!

Agora falta saber se o Scolari consegue nestes 15 dias criar os mecanismos necessários! Eu duvido.. mas espero que sim!

Peter disse...

Embora concorde com algumas observa�es, outras nem por isso.No alegado trio maravilha do fcp campe�o europeu por ex� n�o concordo com a inclus�o do Costinha por diversas raz�es.1� No Euro2004 entregou de bandeja num mau atraso de cabe�a o golo a Michael Owen no Portugal-Inglaterra.Na final contra a Gr�cia deixou-se antecipar por Charisteas no canto que deu o t�tulo aos gregos.No Mundial2006 na c�lebre batalha de Nuremberga contra a Holanda � meia-hora de jogo � expulso por ter posto a m�o-na-bola num lance perfeitamente inofensivo que ro�ou o r�diculo tendo em conta a sua experi�ncia.Na quest�o do Pauleta sejamos objectivos, apesar de ser o melhor marcador da selec�o de todos os tempos nas fases finais pouco ou nada marcava.Marcava sempre muitos era contra equipas de fraca express�o nas fases de qualifica�o ou em particulares.
EURO 2000 (0),Mundial2002 (3 contra a Pol�nia a pior equipa do grupo),Euro2004(0)e foi titular em todos os jogos.Mundial de 2006 (1,contra Angola).J� o Nuno Gomes apesar de tudo...Euro2000 (4,Inglaterra(1),Turquia(2),Fran�a(1).Mundial2002(0),Euro2004(1,Espanha),Mundial2006(1,Alemanha).A imprensa tamb�m n�o ajuda nada. Estarem constantemente a afirmar que o Nuno,o Helder, e o Hugo s�o pontas-de-lan�a fracos, � feio.Pois para mim n�o s�o t�o maus como os pintam.Esta atitude da cr�tica n�o favorece em nada o aspecto psicol�gico destes 3 jogadores.Eu acho que o Quaresma e o C.Ronaldo s�o muito mais individualistas na selec�o do que nos seus clubes(aten�o n�o estou aqui a por em causa o seu valor porque esse � ineg�vel).Mas nunca oi�o dizer a imprensa portuguesa nada sobre isso.O �nico jornalista que alguma vez tocou no assunto foi o Lu�s Freitas Lobo.Quanto ao lado esquerdo da defesa a minha escolha � naturalmente no Jorge Ribeiro porque � esquerdino.Podem me dizer que n�o tem experi�ncia internacional e que jogou a m�dio-esquerdo a �poca inteira no Boavista, mas concerteza o Scolari n�o o chamou para a posi�o que jogou na liga portuguesa, porque para m�dio/extremo esquerdo tanto o C.Ronaldo,Quaresma,Sim�o e Nani s�o bem melhores que ele.Se a experi�ncia internacional � o que est� em causa ent�o o Maniche e o Tiago tinham sido convocados para o lugar do M.Veloso e do R.Meireles que experi�ncia internacional de selec�o n�o tem nenhuma.Os crit�rios tem que ser iguais para uns e para outros sen�o n�o se pode considerar esta equipa uma selec�o mas sim 23 tipos que representam um pa�s mas sem esp�rito de grupo.E para quem pensa que os jogadores n�o reparam nestas coisas est�o bem enganados.Por isso � que o Mourinho tem sucesso, os crit�rios que utiliza s�o iguais para todos independemente de A ou B ser melhor jogador e mais bem pago.

LF disse...

Bruno,

Creio que o Raul Meireles é um excelente númro 8, mas não tão bom número 6.
É uma alternativa ao Moutinho, não ao Petit. Quem no F.C.Porto faz esse lugar, e bem, é o Paulo Assunção, que à luz de critérios exclusivamente desportivos merecia a convocatória.

Quanto aos centrais aceito que possa ter sido algo contraditório.
Mas isso acontece porque não acredito que Pepe não jogue (até pelo seu jogo aéreo, e pela sua velocidade), e também não acredito que R.Carvalho não jogue.
Vai uma aposta ?

LF disse...

vamosparardefalar,

Além destes pontos ainda poderia ter considerado o desgaste físico de alguns jogadores, nomeadamente Ronaldo.
São factores preocupantes.

LF disse...

Peter,

Independentemente dos erros de Costinha, a sua presença garantia que o meio-campo jogasse de "olhos fechados".
Era um jogador importantíssimo sob o ponto de vista táctico, pois fazia cobertura aos flancos e aos centrais, fruto da sua velocidade e do seu bom jogo aéreo. Com isso libertava os outros dois médios para funções mais ofensivas, nomeadamente Mancihe que era um dos mais rematadores e goleadores da equipa.
Costinha ainda criava perigo na área contrária, nos lances de bola parada.

Petit é diferente. Não tem um tão bom jogo aéreo, nem movimentações tão rigorosas, sendo contudo melhor na marcação individual, e tendo ainda um bom remate de meia distância.
Por si só não garante uma quase total cobertura a centrais e laterais, obrigando a que outro dos médios se "perca" no auxílio a esses papéis.
No Benfica tem Katsouranis, e antes tinha Manuel Fernandes ou Beto. Na selecção terá de ter alguém (Moutinho, Veloso, Meireles ?).
Talvez isto até tenha pesado na não convocação de Maniche.

Costinha-Maniche-Deco venceram juntos dois campeonatos, uma taça uefa, uma champions, uma taça de portugal, chegaram à final do euro e às meias finais do mundial.

Anónimo disse...

lf,

Acredito que Scolari não prescinda nem de Carvalho(que me parece indiscutível na selecção) nem de Pepe, mas esperemos que não surja uma situação como em 2004, em que a teimosia foi tanta em não colocar o trio centro campista do Porto logo no primeiro jogo (insistindo em Rui Costa e outros), que acabamos por perder... Já sei que na final com esse trio perdemos na mesma, mas é também certo que o nosso nível exibicional melhorou imenso quando usou esse mesmo trio.

Quanto à situação de Raúl Meireles jogar como nº 6, ele também se adapta a essa posição, aliás quando veio para o Porto jogou diversas vezes nessa posição...
E mesmo como nº8 acho que tem mais que condições para lutar por esse lugar com Moutinho... Quanto a Paulo Assunção veio-me dar razão, pois já tinha sugerido que devia ter sido convocado e na altura até fui criticado, mas creio que agora que saíu do Porto e está de malas feitas para a Luz (vai uma aposta?) muitos dos que me criticaram mudarão a sua opinião. Clubites...

vamosparardefalar,

Também espero sinceramente que Scolari o consiga fazer... E até acredito que sim, pois conseguiu fazê-lo em 2004 e 2006, mesmo que aí já teria grande parte da equipa feita, com jogadores que haviam ganho a Champions... No entanto, todos sabemos que Scolari é um grande condutor de homens (é essa a sua grande qualidade como treinador), para isso basta ver como conseguiu unir o povo português em torno da selecção...

Peter,

Não concordo com a opinião acerca do Costinha. Creio mesmo que nessa altura era indiscutível no onze português. Relativamente ao golo da Grécia na final o grande culpado é Ricardo e não ele... Reveja o golo e aprecie a posição do nosso uarda-redes. Cada vez que vejo o lance, ainda hoje, não sei se devo rir ou chorar, tal é a sua estupidez. O guardião português fiou-se que a bola passaria por Costinha e Charisteas, ficando atrás dos dois...

Anónimo disse...

Peter tem qui o link para um vídeo bem interessante acerca do golo da Grécia e não só:

http://br.youtube.com/watch?v=EZ3AtslRQtI

LF disse...

Concordar ou não com a convocatória de Paulo Assunção não tem necessariamente a ver com o valor dele enquanto jogador.
Esse é inquestionável.

Mas faz-me bastante confusão a inclusão de tantos naturalizados.
Até agora os resultados têm sido bons, e o tema não tem dado polémica.Mas ao primeiro fracasso da selecção certamente que muitas vozes se ouvirão a falar de Deco e Pepe.

Não me entusiasma que a selecção do meu país se transforme a pouco e pouco numa espécie de Brasil B.

Gosto muito do Brasil, tenho amigos brasileiros, admiro muitíssimo o seu futebol e a sua selecção, respeito a carreira e o profissionalismo de Deco e Pepe, gosto muito dos brasileiros do Benfica e de os ter cá, mas na selecção PORTUGUESA gostaria de ver apenas portugueses. Caso contrário o futebol de selecções perde um pouco do seu sentido.

Enfim, não será talvez a altura ideal para lançar este assunto. Mas fica a minha opinião.