PONTO FINAL

Muito embora em termos matemáticos ainda tudo seja possível, esta jornada terá provavelmente resolvido desde já a importante questão do apuramento para a Champions League.
Com todos os candidatos a jogar fora de sua casa, era esta a hora das grandes definições, a hora em que ninguém poderia falhar. Se do Sporting dificilmente seria de esperar uma escorregadela no estádio do penúltimo classificado, já quanto ao Vitória de Guimarães era bem possível, até mesmo provável, que pudesse perder pontos no Restelo - o que de resto veio a acontecer. Cabia pois ao Benfica não desperdiçar a ocasião, e enfrentar o jogo da Reboleira como uma final que o pudesse guindar, pelo menos, ao terceiro lugar que ocupou nas últimas duas temporadas. Até porque, ao contrário do que tem sido comum ouvir por aí, passar de quarto para terceiro é bem mais importante do que passar de terceiro para segundo.
Pois o Benfica falhou uma vez mais, e falhou de forma redonda e implacável. O empate cedido, e sobretudo a forma como o foi – com setenta minutos absolutamente medíocres -, é ultrajante para o clube, e deve envergonhar jogadores, técnicos e, sobretudo, quem os escolheu. Como é possível que, perante a hipótese de alcançar um lugar na mais importante competição internacional de clubes, na qual o Benfica tem o historial que todos conhecemos, a equipa tenha entrado em campo como se da digressão a Angola se tratasse ?
É de facto difícil encontrar palavras para descrever este Benfica. Esta equipa não merece nada senão os apupos de indignação que mais uma vez se ouviram no final do jogo. É um grupo de jogadores sem alma, sem vontade de jogar – quanto mais de vencer… -, sem espírito competitivo, sem disciplina, sem classe, sem nada.
Uns não podem, outros não sabem, outros não querem, poucos se salvam. Que a época acabe depressa, e que depressa alguém aprenda com os erros que levaram o clube a esta situação, da qual, diga-se, não será fácil nem linear conseguir sair.
Muito haverá por dizer nos próximos dias. Muitas responsabilidades haverá que apurar, à cabeça das quais as de quem, numa perspectiva tacanhamente economicista, desmantelou – prescindindo de Simão, Miccoli, Karagounis e Anderson entre outros - uma equipa que há um ano atrás discutia o título à entrada da última jornada.
Por agora centremo-nos numa questão ainda pouco falada, mas que constituiu mais um dos muitos erros crassos desta direcção. Por muito respeito que o seu passado como jogador nos mereça, Fernando Chalana manifestamente não tem, nunca teve e provavelmente nunca terá, perfil para comandar uma equipa com as ambições do Benfica. Se as suas conferências de imprensa são burlescas e alvo de chacota generalizada, dentro do campo não se nota que tenha acrescentado um milímetro àquilo que Camacho deixara. Nem outra coisa seria de esperar de um “técnico” cujo único clube que havia treinado era o Oriental. Os jogadores gostam dele – alguns até parecem mais gordos…-, mas se o critério fosse apenas esse, até poderia estar lá o roupeiro.
A comparação entre a classificação actual e a que o murciano - com todos os erros que tenha cometido – deixou, é dramática, como se pode ver no quadro. Olhando a questão sem os sentimentalismos que Chalana naturalmente desperta, a verdade é que o Benfica tem objectivamente jogado sem treinador e assim entregue, um por um, todos os objectivos que tinha para esta temporada, nalguns casos sem dar qualquer luta, sem mostrar qualquer vontade ou ambição, como foi ontem o caso.
A agravante de tudo isto é que estamos em Maio, não há treinador para a próxima época, as indefinições no plantel são muitas, e o mais provável é o Benfica ver uma vez mais o seu futuro adiado, no meio do circo que o seu presidente vai eternamente recriando e com o qual vai entretendo os sócios mais desatentos.

PS: No próximo domingo estarei na Luz por Rui Costa. Apenas por ele e em nome do seu brilhante passado de futebolista de eleição.
De resto, a época acabou. Venha daí um Euro 2008 capaz de resgatar a minha paixão pelo futebol, após uma época traumática como talvez nenhuma outra.

8 comentários:

Anónimo disse...

Extraordinário blog k aki tens...
Tb vou estar na luz pra dizer adeus ao Rui. Embora seja um dos melhores jogadores, senao o melhor do plantel, n consigo "pedir-lhe" k jogue mais uma epoca por esta equipa tda partida e morta. Talvez começar na Taça UEFA, na proxima temporada, faça bem ao Benfica. Um abc e k venha o Euro...

Anónimo disse...

Os benfiquistas deviam ir ao estadio pedir para o Rui jogar mais um ano,para ver se sai em grande e não para dizer adeus.
e ao mesmo tempo deviam correr com os incompetentes da Sad a começar pelo Vieira,que se esta a esconder por detrás do Rui com a complacência da massa adepta.
Este tipo é uma vergonha,nos ultimos sete anos tivemos as três piores classificações da história 2 quartos e 1 sexto lugar e isto deve-se aos Vilarinhos,Vieiras,Vitor Santos e Mario não sei das quantas o que construiu o estádio ou seja aqueles que puseram o Benfica com um divida astónómica .
O Vieira não pode começar a época,tem que ser destituido quanto antes,é um incompetente,para não dizer aquilo que me vai na alma.
Eleiçôes já,antes que seja tarde.

Anónimo disse...

Mas a culpa não é dos arbitros? Em que ficamos afinal?

Anónimo disse...

E que dizer de o vieira ter ido embora ao intervalo? pois sabe muito, já estava a ver o que o esperava no final do jogo e mais uma vez escondeu-se... desta vez optou por fugir ao intervalo.

A escolha do pequeno genio (enquanto joagdor) chalana já se viu no que está a dar... o problema disto tudo é que o senhor vieira, que agora é que devia dar o corpo às balas como qq bom lider, é nas alturas dificeis q tem de aparecer. Não, o senhor vieira decide esconder-se atras do chalana, do rui costa e de atirar pros arbitros as culpas desta tremenda evrgonha que foi a politica desportiva do Sport Lisboa e Benfica este ano!

Onde está o melhor plantel dos ultimos 10 anos?
Para quê o Makukula em dezembro quando o que precisavamos era de um extremo dto (se é q n havia opcoes no plantel)!?
A estoria do Leo? qdo é que a vão explicar?
a epoca miseravel do Petit? porque será?

Já nem quero questionar as opções do Chalana, que a par do Rui Costa são dos menos culpados, mas tambem o são pois deixam-se ser usados pelo vieira.
depois do chocloate que demos ao belem, para quê o maxi a titular? ainda n perceberam que deixar o melhor jogador (de momento) no banco e só o utilizar 45 min não serve!?

basta deste benfica!
Toda a gente percebe que não se pode ganhar todos os jogos e todos os campeonatos... mas PORRA isto assim já é demais!

PS: fica descansado que o SLB já tem treinador... vamos levar com o scolari... é so olhar para as contartações do SLB e perceber quem é o senhor que se segue!

Respeitem que acompanha esta camisola e este simbolo jogo apos jogo em todo lado!

Benfica somos Nós!

Anónimo disse...

Porta25... compreendo a tua indignação.

Eu próprio a tenho, apesar de fiel defensor deste projecto da SAD. Basta para isso veres este meu tópico: http://geracaobenfica.blogspot.com/2008/05/porque-prometi-sempre-verdade.html

Qualquer das formas, penso que o problema do Benfica está mais abaixo do que queremos ver. Depois de muito pensar no tema, aconselho-te a leres esta minha conclusão:

http://geracaobenfica.blogspot.com/2008/05/tambm-eu-contra-as-vacas-sagradas.html

Anónimo disse...

Esta foi seguramente a pior época de sempre do Benfica!!!
Quando ficamos em 6º ainda fizemos bons jogos e tinhamos uma dupla demolidora (Van Hoijdonk e João Tomás.

Anónimo disse...

LF

Época horrivel, disso não há duvidas nenhumas

As culpas serão sempre de LFV, presidente da SAD e quem contratou Camacho

Para mim o responsavel por esta época miseravel, foi Camacho e dos seus adjuntos, o Benfica nunca teve um "fio" de jogo e um modelo prédefenido, ninguem sabia o que andava a fazer em campo, os jogadores sempre estiveram mal, fisica e psicologicamente

Em relação ao Rui Costa, por muito que me custe, porque sou um amante do bom futebol, acho que deve começar já este ano a trabalhar na restruturação do nosso clube a nivel do futebol, o Benfica não pode ficar mais um ano parado ou na indefinição na sua estrutura do futebol profissional

As contratações já efectuadas (Makukula, Jorge Ribeiro e Ruben Amorim), foram por ordem de Rui Costa disso não há duvidas, como é logico (como jogador) ele não podia dizer que já estava a contratar jogadores para a proxima época

O futuro treinador do Benfica, deve estar a trabalhar em Portugal ou no estrangeiro, por isso só depois da temporada acabar é que se vai saber quem será

Por hoje já chega, não vão faltar ocasiões para trocar mais ideias sobre do nosso clube

Filipe Rodrigues disse...

Amigo, aqueles que durante o ano passado e no inicio deste criticaram Fernando Santos deviam agora esconder-se (ou demitir-se). Pior de certeza que não tinha sido. O homem começou o ano com Simão e Manuel Fernandes e na primeira jornada já não os tinha. Como queriam resultados? Porque se empresta Coentrão e continua Maxi, ainda por cima a titular. Ontem estive na Amadora e no fim suspirei de alívio por termos conseguido um empate. Qualquer equipa um bocadinho mais ambiciosa tinha ganho o jogo de onem ao Benfica. Para o ano na Taça UEFA? Se tiver que ser, porque não? Agora, no próximo domingo vou à luz, mas não é por Rui Costa... é pelo BENFICA. Esse sim é o meu amor. O Rui foi e é um grande jogador, mas no próximo ano já não está e o nosso Benfica continua e nós vamos continuar a ir à Luz. As palmas para o Rui já lhas dei sempre que jogou e suou a camisola encarnada, e não preciso do último jogo para lhe fazer a devida homenagem. A homengem faz-se domingo a doingo com a nossa presença a incentivar.