UEFA DE MAIS PARA FUTEBOL PORTUGUÊS DE MENOS

Como era de esperar, a jornada europeia não correu nada bem às equipas portuguesas presentes na Taça Uefa. Já não bastavam as derrotas de Benfica e Sporting, e o empate caseiro de F.C.Porto na Champions, e ontem Sp.Braga, Belenenses, U.Leiria e P.Ferreira saíram todos eles derrotados. Total: 7 jogos, 6 derrotas e 1 empate !
É bom dizer que, se na Liga dos Campeões os adversários foram os cabeça-de-série dos respectivos grupos, também na Uefa a missão não era nada fácil. Diga-se mesmo que o Belenenses fez bastante melhor do que se esperava ou temia, perdendo por apenas 1-0 na Arena de Munique – diante do Bayern de Ribery, Toni, Podolski, Schweinsteiger, Kahn etc -, realizando uma muito agradável exibição, e deixando em aberto, pelo menos, uma ténue esperança de poder sonhar com uma noite de glória no Restelo. O Paços de Ferreira foi bastante infeliz, ao sofrer um golo no último minuto, depois de ter atirado duas bolas aos postes da baliza do AZ. Muito dificilmente a equipa de José Mota seguirá em frente, até porque os holandeses são bem mais experientes nestas andanças.
Se o União de Leiria – com uma derrota por números bem mais simpáticos que o massacre de futebol que sofreu poderia traduzir -, não fez mais do que seria de supor, já do Sporting de Braga – também algo azarado -, diante de uma equipa teoricamente menor, se esperaria um pouco mais. Ambos podem ainda dar a volta à eliminatória, mas no caso dos leirienses isso apenas será possível num dia de grande acerto colectivo.
Dentro de duas semanas espera-se (exige-se?) que, pelo menos, uma equipa chegue à fase de grupos (Braga?), e que, se mais nenhuma o conseguir, deixem no mínimo uma boa imagem, numa Europa do futebol onde, parece ficar provado, não termos condições para apresentar tão opulenta participação.

Sem comentários: