ENFIM, "TACUARA" !

Não vi ainda o Argentina-Colômbia (logo pela hora do jantar será transmitido em diferido), pelo que o destaque da jornada da Copa América vai inteiramente para o jogo Paraguai-Estados Unidos no qual os paraguaios asseguraram a passagem aos quartos-de-final, e ao longo do qual o novo reforço do Benfica, Óscar "Tacuara" Cardozo, deu enfim sinais da sua classe marcando um golo, assistindo para outro e sendo inclusivamente eleito o “Homem do Jogo”.
Depois de duas partidas, uma fraquíssima e esta bastante bem conseguida, talvez seja já possível traçar o perfil do avançado pelo qual o Benfica pagou quase 10 milhões de euros.
Não sendo um jogador muito refinado tecnicamente, tem todavia características que podem fazer dele um elemento de grande utilidade na Liga Portuguesa, sobretudo se olharmos para a sua compleição física. No jogo aéreo e na batalha com os centrais, o seu 1,93m vai-se certamente revelar de extrema importância (ao contrário por exemplo do português Hugo Almeida, que sendo bastante alto tem um jogo de cabeça demasiado insípido), mormente face a linhas defensivas fechadas, e num modelo de jogo que privilegie a posse de bola e o processo ofensivo. É um avançado com facilidade de remate, sobretudo com o pé esquerdo, e que nunca vira a cara à luta. Peca por alguma (demasiada ?) lentidão, o que em jogos nos quais o Benfica tenha de recuar as suas linhas e apostar no contra-ataque – estou-me a lembrar por exemplo da Liga dos Campeões – lhe irá retirar espaço para brilhar, e talvez o possa até atirar pontualmente para o banco, tal como o gigante Peter Crouch no Liverpool.
Não me admiro de não vir a ser um jogador totalmente consensual, pois não têm um estilo muito dado a preciosismos técnicos como por exemplo tinha Miccoli. Se os golos não aparecerem logo (o que passa também muito pelos sortilégios da aleatoriedade), talvez venha até a ser questionada a verba dispendida na sua aquisição. Todavia um jogador como este, com esta morfologia e capacidade no jogo aéreo, permite ao técnico uma nova abordagem ao jogo, cumprindo uma missão de desgaste - nem sempre visível, mas de grande importância - e libertando outros avançados para o remate. Nuno Gomes pode beneficiar com isso, mas…que bom seria ver Miccoli a seu lado.
O seu primeiro jogo terá deixado muitos benfiquistas preocupados .Mas há que entender que o modelo de jogo do Paraguai nada tem que ver com o do Benfica, sendo que este favorece mais um avançado com as características de Cardozo (mais ofensivo, mais posse de bola, mais pressão sobre a defesa), e lembrar também que um avançado de 10 milhões de euros, tendo por obrigação ser um elemento útil, não tem de ser, de todo, uma grande estrela internacional - essas custam bem mais, como se viu com Anderson e Nani, que nem são pontas-de-lança.
Em suma, Cardozo será certamente muito útil à equipa do Benfica, mas não se espere que seja um “Maradona” capaz de vencer jogos sozinho. Também será necessário dar-lhe algum tempo de adaptação, até porque praticamente não vai ter férias, e vem de um futebol muito diferente do nosso.
À margem de Cardozo e do Paraguai, fica uma nota de realce para a magnífica Copa América a que temos vindo a assistir. A média de golos por jogo está nos 3,8, o que nos dias que correm é um verdadeiro luxo. Os estádios são bons e estão sempre cheios, os jogos são abertos e disputados, e os craques estão a aparecer. Assim continue.

2 comentários:

Anónimo disse...

LF

Foi o 1º jogo que vi de Cardozo, mas já tinha visto videos no YouTube, penso que é um jogador muito completo, não tem grande técnica de finta, mas joga bem de costas para a baliza, sabe temporizar muito bem o tempo de ataque da equipa e é um lutador nunca vira a cara á luta, há muitos anos que o Benfica necessitava de um jogador assim, uma referencia no ataque

Penso, que pode levar algum tempo, até ficar a 100% e a perceber o nosso tipo de futebol, muito mais rapido que o sul americano, por outro lado, tal como o LF disse, o futebol do Benfica é muito ofensivo e Cardozo vai ter muitas bolas para marcar

A grande virtude de Cardozo é a finalização, tem grande técnica no remate, quer de cabeça, como de pé esquerdo e marca muito bem livre á entrada da area descaido para o lado direito

Os sócios e adeptos do Benfica, não podem andar a chorar o dinheiro da compra (9.2milhões de Euros), pois se querem ter uma grande equipa tem de se investir na equipa, estou com muita FÉ em Oscar Cardozo, assim como nesta equipa do Benfica, os reforços, são mesmo reforços

Uma situação que estou a gostar, é o caracter dos novos reforços, jogadores com fibra, muita garra e que nunca viram a cara á luta, estou super contente com o regresso de Manuel Fernande

O meio campo vai ser o metronomo da equipa com Manuel Fernandes e Katsouranis, dois nº8 que jogam de area a area e que podem fazer muitos golos, tal como fez o Grego na época passada

Estou com muita FÉ, e ainda faltam mais 2 reforços

Este ano vamos ser campeões, de certeza :)

LF disse...

Isso é que é falar !

O meu optimismo depende das duas ou três contratações que faltam.
Um médio para o lugar de Karagounis, um avançado para o lugar de Miccoli (ou o próprio), e um central no caso de Anderson sair.
Conforme já disse, com estes três jogadores o Benfica partia, no meu ponto de vista, na pole position para ser campeão, até porque o Porto não me parece mais forte, e o Sporting talvez demore algum tempo a assimilar as muitas mudanças na equipa.

Quanto ao Cardozo, também as referências que tinha, o que vi no YouTube, e este último jogo me deixam relativamente tranquilo quanto à sua qualidade.
Mas confesso que o primeiro jogo da Copa América me causou alguma preocupação...