CONTRAPESOS

Daniel Carvalho? Não. Riquelme? Não.
O substituto de Simão Sabrosa é... um suplente (ou quase) da selecção sub 20 argentina, acompanhado de um brinde !
Angel Di Maria não foi utilizado na final do Mundial da categoria, competição que também iniciou sem sair do banco. Nos restantes cinco jogos, nunca jogou os noventa minutos apesar de ter entrado de início em três deles, marcando ainda assim três dos dezasseis golos da sua selecção na prova. Era titular do modesto Rosário Central, 12º classificado do campeonato argentino, com o pecúlio de seis golos em trinta e quatro jogos.
Trata-se de um esquerdino que joga frequentemente como segundo ponta-de-lança, num esquema de 4-4-2. Na sua primeira declaração após a transferência, não hesitou em dizer que na próxima época pretende ir para o... Chelsea (!!) - pelo menos ambição não lhe falta.
No (caro) pacote vem também um suplente do mesmo clube, que desde Março apenas foi utilizado por duas vezes na equipa, e em nenhuma das quais como titular. É um médio interior direito chamado Andrés Diaz, que nada tem a ver com Damian Diaz, esse sim indiscutível no onze do Rosário. Andrés tem fama de ser um jogador problemático, e inclusivamente já se recusou a treinar e jogar durante um mês sem justificar muito bem os motivos. A foto do lado é extremamente feliz pois mostra o jogador a comemorar um golo, coisa que apenas fez por três vezes na sua carreira.
6 milhões de euros por: 80 % do passe de Di Maria mais 50% do passe de Diaz! Belo negócio para o...Rosário Central.
Entretanto, de mansinho, sem que ninguém fale muito dele, vem por "tuta e meia" para o F.C.Porto, um avançado que marcou quase tantos golos como Oscar Cardozo no campeonato da Argentina. Chama-se Ernesto Farias e era titularissimo do poderoso River Plate.
A menos que este Santo(s) seja mesmo capaz de fazer milagres, é pois bem provável que lá para Maio estejamos aqui novamente a dissecar as razões de mais uma época frustrada do Benfica, culpando este, aquele ou o outro, as lesões, o azar, etc, enquanto outros levam os títulos. Tem sido essa a sina dos benfiquistas, em claro contraste com o megalómano e populista discurso oficial, ao qual os benfiquistas vão cada vez achando menos graça.

12 comentários:

Anónimo disse...

Acho que ao Santos não se lhe pedem milagres. Milagres pedem-se a quem tem equipas más. O Benfica está a fazer um bom plantel. O Santos tem de saber geri-lo para ser campeão.
http://benfica-fc.com/slbenfica/

LF disse...

Bem,

Só espero é ser eu a estar enganado, e vocês todos certos.
Em Maio veremos.

Para mim o Benfica está cada vez mais fraco desde que foi campeão.
Ou melhor, desde que eliminou o Manchester e de seguida contratou uma mão cheia de "estrelas" (Moretto, Manduca, Marcel, Marco Ferreira e Laurent Robert, lembram-se), que na altura quase toda a gente (eu não) dizia formarem um plantel de luxo.

À excepção de Cardozo (e mesmo assim veremos se se adapta) e Manuel Fernandes, todas as contratações do Benfica são de jogadores de segundo e terceiro plano. Ao mesmo tempo que sairam Anderson, Karagounis, Miccoli e Simão, todo titularissimos na época passada, e dois deles os melhores jogadores da equipa.

Onde está o grande plantel ?

Utilizador disse...

Muitas incógnitas, lf, tenho muitas dúvidas sobre estas contratações. Porém são jovens jogadores com margem de progressão, mas, para mim, não me satisfazem... é que perder Simão, o melhor jogador do Benfica neste início de milénio, e virem estes dois... hum... duvido muito. Espero estar enganado, mas cheira-me que não vamos longe!

LF disse...

Também a mim André, também a mim...

Anónimo disse...

LF

Estou sem palavras !!!

Substituto de Simão ?, eu diria mais, suplente de Rui Costa e de Nuno Assis

Não posso dizer, que são jogadores sem qualidade para o Benfica, pois não os conheço, mas parece-me, que este Di Maria é um jogador sem experiência, pelo menos para já, para lutar por um lugar com jogadores como Rui Costa ou Nuno Assis

Esperava outro tipo de jogador, com mais experiência e mais velho

Quanto a André Diaz, pelo aquilo que o LF diz, suplente do Rosario, com 24 anos, não me parece um bom sinal

Eu tenho fé neste plantel, pelo menos 16 ou 17 jogadores oferecem garantias de poderem jogar e fortalecer a equipa

Quim
Nelson
Luisão
David Luíz
Marc Zoro
Léo
Miguelito
Petit
Katsouranis
Manuel Fernandes
Nuno Assis
Rui Costa
Bergessio
Nuno Gomes
Fábio Coentrão
Manú
Cardozo
Mantorras (dentro das suas limitações, cláro)

Depois temos alguns mais duvidosos, como :

Jörg Butt
Strenovic
Romeu Ribeiro
Vitor Miguel
Yu Dabao
André Diaz
Di Maria

Acho, que se pode fazer com estes jogadores, uma boa equipa muito boa

Agora, que estou um pouco apreensivo, estou, esperava outro tipo de reforços, pelo menos que já estivesem experiência do futebol europeu e que não fosse necessario tempo de adaptação

LF disse...

Eu tiraria o Mantorras o Miguelito e o Manu do grupo principal e juntá-los ia aos que estão nas duvidas criando com eles um grupo de "ALTAMENTE duvidosos", para não dizer outra coisa.
Depois poria o Bergessio,o Zoro, o Nuno Gomes, o David Luíz, o Nelson, o Fábio Coentrão no das dúvidas.

Garantias ? Ficariam reduzidas a nove...

Anónimo disse...

LF

Esta minha análise, é referente a jogadores que já provaram que podem ser uteis ao Benfica

Agora se o LF, diz que Nelson, Nuno Gomes, Miguelito, David Luiz e Manú são duvidas, o que posso eu dizer ?, nada

O LF, está a fazer uma análise de acordo com o seu gosto pessoal, não pela qualidade dos atlétas

O Nelson, foi dos jogadores com mais minutos de jogo, andou toda a época a subir e a descer o flanco direito, até metade da época com ajuda de Katsouranis, depois, sempre sozinho, tinha de estar na defesa e aparecer no ataque, sempre que a equipa necessitava dele, não presta ?

Nuno Gomes, um dos melhores marcadores do Benfica de sempre, titularissimo nos ultimos anos, na época passada, jogou sempre sozinho no meio dos centrais, mais de metade a época lesionado, é uma duvida ?

David Luíz, entrou, só para substituir o patrão da defesa, foi chamado á selecção de sub 20, pelos máus jogos, que fez com a camisola do Benfica, tambem não presta

LF, não podemos estar de acordo, aceito alguns dos reforços e ex. juniores, no grupo dos duvidosos, agora, estes que referi e até Mantorras, que pode fazer 30m de grande nivel é necessario jogar mais regularmente, para ter ritmo de competição, estes não são duvidas, são certezas e podemos contar com eles

LF disse...

Nélson, David Luiz, Miguelito e Manu nunca ganharam nada no futebol. Absolutamente nada.
São jovens à procura do seu espaço, que terão de trabalhar ainda muitíssimo para serem alguém no futebol.

Nuno Gomes, por quem eu tenho a maior simpatia, aos 31 anos apenas ganhou um título nacional, uma taça de Portugal e uma taça de Itália. Nos últimos anos, jogando sempre a ponta de lança e como titular, marcou uma média de 7 u 8 golos por época.
Apesar deste fraco palmarés, teve momentos de grande brilhantismo, nomeadamente na selecção nacional.
Mas as dúvidas que tenho, não têm a ver com a sua capacidade.Prendem-se mais com o seu desempenho fantasmagórico da época passada. Repetir-se-á ?

Mantorras é um caso clínico.
Gosto de o ter no plantel, mas infelizmente não se pode contar com o seu talento a 100%.

Anónimo disse...

Não estás a ser demasiado cáustico para com a direcção ?

LF disse...

Reconheço à equipa de Vieira um excelente desempenho sob o ponto de vista económico-financeiro e institucional.
Em termos desportivos, andou muito bem de 2002 até ao início de 2006.
A partir de então tem-se notado uma incompetência gritante.
Não acho que Vieira deva saír, nada disso. Esta minha postura é também um alerta a que os benfiquistas estejam atentos, e não se deixem tomar por carneiros.

L.F.Vieira tem os seus méritos, já fez muito pelo Benfica, mas não pense ele, nem sonhe sequer, que pode alguma vez estar acima do clube. Logo, não está, nem nunca estará, acima de qualquer crítica. Pelo menos aqui.

Não tenho absolutamente nada contra ele, e até já tive o prazer de conversar com ele pessoalmente. Mas o Benfica para mim está muito acima das simpatias ou antipatias que possa ter.

A tonalidade mais agreste de alguns dos meus comentários, prende-se naturalmente com o meu benfiquismo.
Este é um espaço onde me sinto no direito de, por vezes, também desabafar.
Penso que todos entendem.

marianex disse...

Agora com estes reforços vamos ser campeoes do universo!!!!!espero que tenham sorte pra bem do GRANDE BENFICA. Pra mim o benfica tem sempre o melhor plantel do mundo, espero que o Santos nao invente muito para termos muitas alegrias..Saudaçoes benfiquistas do mariano!

LF disse...

Marianex,

Se és quem eu estou a pensar, um grande abraço para ti.