UM BENFICA PARA 2007-2008

Com o desenrolar do mercado, e com aquilo que já se conhece das intenções de Fernando Santos para a nova época, designadamente quanto ao número de jogadores a fazer parte do plantel, o desenho do Benfica versão 2007-2008 começa a poder ser esboçado com maior clareza.
No meu ponto de vista, caso seja fechada esta semana a contratação de Cardozo - um goleador nato a avaliar pelos números no campeonato argentino -, o Benfica pode até nem vir a necessitar de gastar mais um cêntimo que seja, pois dispõe nos seus quadros de jogadores suficientes para formar uma equipa campeã - ainda que mais um avançado (Miccoli ?) não fosse hipótese de desprezar.
Assim, um plantel de 26 nomes poderia ter a seguinte configuração:
GUARDA-REDES: Quim, Moreira e Bruno Costa (ex Junior).
DEFESAS: Nélson, Luisão, Anderson, Léo, João Pereira (ex Gil Vicente), Marc Zoro (ex Messina), David Luíz, José Fonte (ex E.Amadora) e Miguelito.
MÉDIOS: Petit, Katsouranis, Karagounis, Rui Costa, Manuel Fernandes (ex Everton), Nuno Assis e Diego Souza (ex Grémio).
AVANÇADOS: Nuno Gomes, Óscar Cardozo (ex Newells), Simão Sabrosa, Mantorras, Yu Dabao (ex Junior), Manú e Fábio Coentrão (ex Rio Ave).

5 comentários:

Anónimo disse...

LF

Já gosto mais desta equipa, com uma grande contenção orcamental, ir buscar os jogadores emprestados, manter os melhores do plantel e apostar em alguns jovens

Vender e não emprestar os "coxos" e colocar os jovens a rodar

Ficava contente com os regressos de:
João Pereira - Bom lateral direito, muito activo no ataque, rapido, boa técnica e muita garra, um jogador muito bom para lutar com o Nelson pela titularidade e para uma rotação de posição

José Fonte - Central muito forte nas marcações, poder fisico e boa leitura de jogo, o Benfica só ganhava em mante-lo no plantel para aprender com os outros centrais, podendo ser sempre uma opção valida para substitur os titulares

Diego Souza - Boa opção para substituir o Petit, jogador com boa movimentação, um pouco lento talvez, mas com o tempo, com a ambientação ao futebol Europeu e com minutos de jogo, pode dar o salto e demonstrar o seu real valor

Manuel Fernandes - Este sim o grande reforço da nossa equipa, jogador com técnica, leitura de jogo, muito bom a subir no terreno, mais um grande jogador para o nosso plantel

Os 2 Ex. juniores não conheço, por isso não falo

Gosto mais deste plantel

Anónimo disse...

Meu caro amigo,
Habituei-me a gostar do seu blog pela correcção, desportivismo e benfiquismo com que elabora os seus post's.
Neste conjunto de desejos, aliás bastante racionais e quiçá de relevância que só a cegueira duns quantos teimosos determinam o insucesso que nós tanto lastimamos e que envaidece os anti-benfiquistas, magoando-nos sobremaneira.
LFV está ao nível desportivo mal acompanhado, quer pelo corpo técnico, médico e acessores ou pseudo-gestores desportivos. Destes últimos, apenas um me merece o mais profundo respeito, Sheu Ham.
Se, por acaso a equipa desportiva fosse do cablibre dos gestores financeiros aí sim, não havia birrinhas e o Manel voltava, o Diego ficava, o Karagounis não desejava saír, Simão sentir-se-ia bem melhor, Micolli já era nosso, Pauleta, este ignorado do futebol português até vinha em boas condições para o seu Benfica. Mas, como já se diz e goza que 3 ou quatro trintões fazem uma equipa de 3ªidade, podíamos não ter deixado sair J.Coimbra, fazer regressar T.Gomes, J.Pereira, manter Anderson e a dispensar só mesmo aqueles que por azar ou inadaptação não encaixavam nesta equipa(Moreto,M.Ferreira, Manú,Beto, P.Jorge,...:
Mas, dirão alguns, precisamos de matador. Depois do mexicano, duvido que este Cardozo resolva. 9 ou 10 milhões , nunca menos, por este jogador dava eu pelo Micoli.
Quanto facto de ter falado novamente no Pauleta(já passou mais um ano) falo-ia com duas perspectivas: 1ª- Enriquecer a marca Benfica, seriam provavelmente mais umas dezenas de milhar de sócios a entrar, nomeadamente jovens, que se revêm neste ídolo.
2ª- Experiência internacional. Ter num plantel Rui Costa, Pauleta, Simão, Nuno Gomes, Petit, sem esquecermos o Quim, Luisão, Léo e os gregos, podemos confiar no aparecimento de mais casos como o M.Fernandes, David Luiz, Nelson,... são os mais experientes que transmitem em campo os verdadeiros conhecimentos.
Considerem o caso C.Ronaldo( vejam em que circunstâncias este grande jogador evoluiu desde o Sporting até ao Manchester. O Caso Nani(se fosse pela época 2006/2007) não saía por tal valor(amadureceu antes, com Pedro Barbosa, Sá Pinto e outros).
Conheço pouco dos nossos juniores mas sei que há lá 2 ou 3 na forja, não esquecendo o Tiago Gomes e um outro fransino Hélio Roque que não sendo Moutinhos porque não houve ninguém par os lançar, podem vir a ser. Antes havia necessidade de dinheiro, criou-se um equipa tipo(resultou em 04/05, floriu em 05/06 mas murchou em 06/07, porque este benfiquista que respeito mas não admiro, FS, não tem perfil para um clube da dimensão do Benfica.
Portanto meu caro, concordo plenamente com a sua visão excepto: Cardozo não, FS nunca, só Camacho, Erickson, daí para cima e... Pauleta 2 épocas para as competições europeias(fundamental) e continuarmos a fazer sócios para passarmos a barreira dos 200000.
Até breve.

LF disse...

Esta equipa tem eventualmente um problema no ataque (e eu referi a possibilidade de ter de se adquirir mais um avançado), justamente por haver jogadores cuja situação actual desconheço.
Designadamente:
- Nuno Gomes - Era só a pubalgia ? E está curada ?
- Mantorras - Poderá fazer mais minutos do que tem feito ?
- Dabao - Como crescerá ?
- Cardozo - Marcará tantos golos como marca na Argentina (que não é propriemente o Liechtenstein, nem mesmo o México)?

Se as respostas a estas questões forem todas positivas, então talvez não fosse necessário mais ninguém. Caso contrário...


A hipótese Pauleta esbarra certamente no salário do jogador, que ainda este ano voltou a ser o melhor marcador em França.
Todavia, parece-me que Pauleta já não voltará aos níveis que, então sim, fariam dele uma boa aquisição.

O salário é também o que separa o Miccoli do Benfica.
Cardozo custa 10 milhões, mas poderá vir ganhar um salário mensal de 80 ou 100 mil euros, enquanto Miccoli ganha na Juventus cerca de 200 mil.
É essa a diferença, não o valor do investimento.


Mas devo dizer que também me parece ser a política desportiva o parente pobre da gestão benfiquista.
Enquanto na área financeira temos um profissional da estirpe do Dr. Domingos Soares de Oliveira, e na área comercial um Dr Miguel Bento, ambos com um trabalho absolutamente fantástico (e ao que se diz, ambos sportinguistas de coração, o que não deixa de ser paradoxal), na área desportiva tem faltado claramente alguém.
Acredito que o regresso de Veiga possa dissimular um pouco o problema, mas a verdade é que mesmo com ele foram cometidos erros incríveis.
Veremos como decorre esta temporada, na qual a margem para errar já está esgotada para técnicos e dirigentes.

Anónimo disse...

o karagounis já nao é do benfica rescindiu

Anónimo disse...

Saem:

GR – Moretto (1-1,5M)
DD – L. Filipe (0,5-1,5M), Nelson (10-12M)
DC – Luisão (10-15M), Edcarlos (emp), Zoro (2-3M)
DE – Sepsi (emp)
MCD – Katsouranis (10-12M), Binya (emp), Maxi (1,5-2,5M)
MC – Amorim (emp)
MAC – Assis (1-2M)
MAD –
MAE – Rodriguez (7M)
AC –
PL – Cardozo (15-25M), Makukula (3-4M), Mantorras (2-2,5M)




Ficam:

GR – Quim, Moreira
DD –
DC – David Luiz
DE – Léo
MCD – Petit, Yebda
MC –
MAC –
MAD –
MAE – di Maria
AC – Adu
PL – Nuno Gomes




Possíveis entradas:

1 GR jovem – Bruno Costa
1 DD muito bom – Sergio Ramos
1 DD para suplente – João Pereira
2 DC bons – Nesta, Meira, R. Rocha, da Costa
1 DC jovem – M. Vitor
1 DE bom – Drenthe, J. Ribeiro
1 MC razoável – Bounanotte, P. Mendes, C. Martins
1 MAC muito bom – van der Vaart, Matias Fernández
1 MAD muito bom – Matias Fernández, Robinho, Sosa
1 MAD para suplente – A. Carvalhas, F. Coentrão
1 MAE muito bom – Podolski, Elmander, Silva, Robinho
1 AC muito bom – Podolski, Robinho, Afonso Alves
1 AC / PL jovem – Sambú
1 PL muito bom – Adriano, Huntellar