QUANDO DOIS É MENOS QUE UM

A Sport TV decidiu há já algum tempo criar um segundo canal. Tratava-se à partida de uma excelente ideia, tendo em conta a quantidade de competições desportivas que se realizam - e os direitos televisivos que a estação tem sobre muitas delas - e a sobreposição de horários, sobretudo aos fins-de-semana.
Pensava eu inicialmente que a ideia era transferir para o novo canal tudo o que não fosse futebol, e assim o primeiro ficasse inteiramente disponível para o desporto-rei, ao fim e ao cabo o que tem, de longe, maiores audiências. Não foi essa a opção seguida.
Na verdade a Sport TV aproveitou os dois canais para praticamente acabar com as transmissões diferidas e privilegiar os directos, o que não teria qualquer inconveniente não fosse o caso de, sobrepondo os principais jogos de futebol, privar os seus assinantes de assistir a muitos deles, quando antes tinham a possibilidade de os ver em diferido.
Hoje teremos à mesma hora um Sporting-Bayern e um Chelsea-Barcelona. No próximo domingo, às 20.00 h jogam Sporting-F.C.Porto num dos canais e Real Madrid-Barcelona no outro, com a agravante de se jogar também um Benfica-E.Amadora às 19.15 na TVI (sem falar no São Paulo-Grémio do Brasileirão na TV Record, pois a este é a Sport TV completamente alheio). Em nenhum dos casos serão emitidos diferidos, pelo menos no próprio dia.
Significa isto que, não havendo dois canais, teríamos hoje provavelmente uma noite de gala com o jogo do Sporting seguido do palpitante Chelsea-Barcelona. Assim um dos dois tem de ser posto de lado.
Esta situação é mais incompreensivel na Liga dos Campeões, para a qual o sistema de Multijogos já permitia a escolha do directo que se pretendia. O que acontece na prática é a não transmissão de um segundo jogo em diferido, não ganhando o espectador nada em troca, a menos que tenha duas televisões ao lado uma da outra.
Espera-se que esta situação seja passageira e fruto de uma má avaliação dos programadores, mas o que é facto é que hoje e no próximo domingo perderemos dois fabulosos jogos, quaisquer que seja a nossa escolha.

2 comentários:

LOM disse...

Totalmente de acordo.

Anónimo disse...

Talvez se as pessoas reclamarem (por exemplo enviando mails), esta situação não se venha a repetir de futuro.