FINALZINHA OU JOGO DE TRISTES ?

Portugal despede-se deste inesquecível Mundial 2006 disputando o terceiro lugar com a anfitriã Alemanha em Estugarda - precisamente no mesmo estádio onde, há vinte e um anos atrás, um pontapé de Carlos Manuel derrotou os germânicos e nos levou ao México 86.
Algumas opiniões, mesmo do lado de dentro do futebol, defendem que estes jogos não fazem sentido, e que se transformam invariavelmente em torturantes encontros de tristes derrotados. Não concordo.
Cair numas meias-finais de um Mundial pode ser uma frustração para uma Alemanha ou um Brasil, mas de modo algum o será para uma selecção como a portuguesa. É a segunda vez na história que Portugal consegue chegar tão longe, e seguramente que dentro de muitos anos estes momentos ainda serão recordados com emoção e felicidade por todos os que os viveram.
Neste contexto, o jogo de consolação do próximo sábado pode e deve ser um importante e agradável momento de consagração para uma selecção que fez uma trajectória bem melhor do que seria normal esperar. É esta a filosofia destes jogos, e quanto a mim, consola-me bastante o facto de, mesmo que depois de uma derrota, ainda poder ver mais um jogo da nossa selecção neste Mundial, ou seja, ter uma última oportunidade de sair da prova com uma vitória.
De resto, toda a gente se lembra que em 1966 Portugal ficou em terceiro lugar, e não apenas que disputou as meias finais.
Recordo-me de grandes jogos para atribuição do terceiro lugar, como por exemplo o Brasil-Itália de 1978 (2-1 com fantásticos golos de Nelinho, Dirceu e Causio) na Argentina – Mundial em que o Brasil não foi derrotado uma única vez, e a Itália era a antecâmara da equipa que se sagraria campeã no torneio seguinte.
Não me parece que o futebol, como a vida, seja feito apenas de vencedores. Ir a umas meias-finais pode também ser excelente, como o é seguramente no nosso caso. Estar na final, mesmo que derrotados, seria ainda melhor. Centenas de países disputam o Mundial de futebol em todas as suas fases, só um ganha, só quatro são semi-finalistas, e só oito são quarto-finalistas.
Se Portugal ficar em terceiro lugar (ou mesmo que se quede pelo quarto), a história dos mundiais poderá não nos dar grande relevo - o que em rigor até nem será verdade, pois toda a gente se lembra da Croácia de 1998, da Bulgária de 1994, da Turquia de 2002, para não falar da célebre “Laranja Mecânica” que também nunca foi campeã, assim como a Hungria de Puskas -, mas a história do futebol português de certo registará, com letras de ouro, esta selecção nas suas páginas.
Vamos portanto ganhar á Alemanha, e assim terminar o Mundial 2006 com um enorme sorriso nos lábios.
Viva Portugal !

6 comentários:

cj disse...

http://translate.google.com/translate?hl=en&sl=pt&u=http://vedetadabola.blogspot.com/

in english. é pena a tradução...

Anónimo disse...

Engraçadíssimo...

Anónimo disse...

Your are Nice. And so is your site! Maybe you need some more pictures. Will return in the near future.
»

Anónimo disse...

Your website has a useful information for beginners like me.
»

Anónimo disse...

That's a great story. Waiting for more. Boating cruiseshotelboats botox bangkok Debt+settlement+program Thrifty auto rentals in san antonio handbag http://www.car-rental-coupons-7.info/sports_car_rental_brisbane.html History of stationery points sheraton Electirc sex toys truck big rig rental Headsets noise business cad download software Neem eczema treatments Silver wedding anniversary invitations breast cancer metastisis

Anónimo disse...

best regards, nice info Using ibuprofen while taking bextra jenna jameson nude Barcode scanner ps2 Single web cam woman allegra small tits Internet marketing ebooks internet marketing tips internet nursing degrees online phendimetrazine