CINCO MINUTOS BASTARAM

Não estava fácil a partida para o Benfica. 
Perante um adversário fechadíssimo - que, a agravar, teve a felicidade de marcar logo à primeira oportunidade -, e com o desgaste natural de uma final jogada (e festejada) não muitas horas antes, a equipa encarnada sentiu grandes dificuldades para encontrar o caminho da área. Assim foi decorrendo quase toda a primeira parte. Ao intervalo, confesso que temia o pior.
O início da segunda metade não foi muito diferente. A primeira grande ocasião até foi do Farense. Só que, a dada altura, lá apareceram as individualidades (curiosamente, já sem Di Maria em campo). Schjelderup com um magnífico golo alcançou o empate, e no minuto seguinte um passe magistral de Carreras encontrou Arthur Cabral em boa posição para finalizar. Pouco tempo depois Bah fechou o resultado, e fechou a porta a qualquer ambição do conjunto algarvio.
A partir de então o jogo não teve mais história. O Benfica passou com merecimento aos Quartos-de-Final, e agora irá encontrar, presumivelmente, o Braga - jogo que, também presumivelmente, valerá a presença no Jamor.
A nota de preocupação é para Di Maria. Neste jogo acabou por não se sentir a sua falta. Nos próximos será extremamente importante que esteja presente. Schjelderup está a afirmar-se, mas ainda longe de garantir aquilo que o craque argentino garante. Akturkoglu atravessa uma acentuada quebra de rendimento. E não há muitos mais extremos no plantel.
Enfim, uma coisa de cada vez. Com três vitórias consecutivas (e um título) em três partidas difíceis, a crise já lá vai. Agora, venha de lá o Famalicão.

15 comentários:

Anónimo disse...

Luís ,
“Não há muitos mais extremos no plantel”
Haver há, não há é vontade em apostar neles. Prestianni, Tiago gouveia, João rego, gerson sousa, etc, etc
Além destes 4 ainda há schelderup, aktur, amdouni, Rollheiser.
Há 8 opções para 2 posições e ainda acha que há poucas opções. E já nem falo do beste que o Sr Lage tem apostado para substituir di Maria

O Benfica precisa é de um grande 6 pois só temos Florentino. Aqui é que é preciso reforçar.
E já o disse aqui o Manu silva do Guimarães seria a minha escolha.

Só para ficar aqui registado: primeira parte com di Maria 0-1, sem Di Maria 3-0.
E depois o burro sou eu

Benfiquista a sério

Anónimo disse...

Bruno Lage tem de rentabilizar o plantel que tem e não o está a fazer, está com as mesmas ideias de quando foi justamente despedido.
Pensei que tinha evoluído mas está igual ou pior

Não percebo as suas escolhas nem o tão fraco futebol que tem apresentado.

Não percebo o porquê de não dar muitos mais minutos a Rollheiser e a prestianni , 2 jogadores que custaram quase 20 milhões e que já mostraram na pre época que tem qualidade e são melhores que outros que já tiveram muitos minutos e pouco tem acrescentado como beste, Renato Sanches, barreiro , Pavlidis, Cabral e amdouni.

E Henrique Araújo o que se passa com ele que no Arouca não joga e o Benfica anda preocupado a ajudar o Renato Sanches que nem é nosso e não se preocupa com Henrique que é nosso. Se não joga no Arouca é trazê-lo já para casa e colocá-lo a jogar na B a ganhar forma e depois apostar nele na equipa A. Pior que Pavlidis e Cabral não é e não percebo porque não se dá uma oportunidade a 1 jogador que se recusou uma proposta do real Madrid de 40 milhões.
Outro caso estranho

O Benfica continua a ser um clube de fenómenos estranhos e difíceis de perceber

Benfiquista a sério

joão carlos disse...

eu diria que não foi felicidade de ter marcado na primeira oportunidade mais a nossa nabice em mais uma vez numa bola parada alguns jogadores, em especial o mais melhor bom central do mundo e arredores, terem ficado a olhar para os outros de cadeirinha.

não se percebe que com o jogo bem encaminhado mais uma vez se tenha adiado as substituições pelos vistos os jogadores é até rebentarem fisicamente ou de forma a se arrastarem em campo tal a sua má forma, aursnes, akthurkoglu, bah ou com lesões e pelo andar da carruagem já estão outros na calha.

e já agora realmente mais vale cair em graça do que ser engraçado.

Rui Dourado disse...

O terceiro golo demorou muito menos pra aí 2 minutos aquilo mais parecia uma comédia entre defesas do Faro e o Velho afinal já não interessa ao Benfica mamou 3 sacos o Samuel só mamou um ...

LF disse...

Caro Benfiquista a sério,
Não vejo o Prestianni, João Rego, nem Rollheiser como extremos. Podem jogar nas alas, mas não são extremos de raiz. O Tiago Gouveia sim, mas está lesionado, e nem sei quando volta.
Um "seis" seria útil, sim. Mas acho que o principal problema da equipa está no "nove" e no "dez". Ou seja, Pavlidis e Kokçu, que têm invariavelmente sido os piores elementos do Benfica em campo.

LF disse...

Temos de perceber que há aspectos que, de fora, desconhecemos. Será que o Rollheiser se aplica nos treinos? Será que o Prestianni cumpre as instruções do treinador? Será que se deitam tarde? A equipa não é constituída apenas pelos que achamos melhores tecnicamente. Há um conjunto de questões que só quem está lá dentro pode saber.
Quanto ao Henrique Araújo, também acho estranho. Eu próprio apostava mais nele que no Gonçalo Ramos. Mas a verdade é que, por onde tem passado, tem fracassado. E se nem é titular do Arouca, obviamente não serve para o Benfica.

LF disse...

O jogo estava encaminhado, mas não estava resolvido. Se o Farense fizesse o 2-3 a 10 minutos do fim, íamos ter problemas.
Quanto ao golo sofrido, sim, concordo. Embora marcar no primeiro remate seja sempre um momento de felicidade para qualquer equipa.

LF disse...

A pior exibição que me lembro do "Velho", foi frente ao FC Porto, creio que na época passada - clube onde fez parte da sua formação. Vale o que vale. Ou o que quisermos que valha.

Anónimo disse...

Casos como o do Velho foram aos montes nos últimos anos ..... muitos erros infantis e grosseiros foram cometidos nasjantas pelos guarda redes e pelos defesas centrais. Talvez a Auditoria Forense ontem revelada tenha explicação para tamanhos erros e "ajudas" a desbloquear marcadores. Investigue-se ..... Ai se fosse o SLB!

Jorge Leitão disse...

O que é nacional é bom!

Anónimo disse...

Luis,
No futebol actual já não se joga com extremos mas sim com avançados metidos no centro onde se marcam os golos, quem tem de ir à linha são os laterais. Por isso, prestianni, rollheiser, amdouni, rego, gouveia são opções para os 3 da frente.
Luís, eu sou apenas treinador de bancada mas joguei futebol federado e sei como se joga. Mas vale o que vale é apenas a minha singela opinião.

Sobre o 9 eu já aqui disse que o melhor 9 do Benfica está perdido em Arouca como andou o Florentino no Mónaco e em getafe. Tengstedt é outro que foi dispensado e é muito melhor que Pavlidis e Cabral.

Sobre o 10, essa posição já não existe, joga-se com 2 ou 3 jogadores no meio campo completos que atacam e defendem. Quem é o 10 do Sporting? Do real Madrid? Do Liverpool? Do Barcelona?
Do psg? Do inter? Do milan? Da juventus?
Do arsenal?

O Benfica precisa apenas de um 6 completo como é o Manu silva e o Porto já viu isso mas não tem dinheiro, não sei do que o Benfica está à espera. O florentino é o único 6 que temos e não é um 6 completo pq não faz passes de ruptura, não marca golos e é fraco no jogo aéreo, seria um bom suplente do manu. O Barreiro tem muita vontade mas acrescenta pouco, e é mais 1 suplente do 8. Rollheiser jogou na pre época a 8 e gostei. Fez-me lembrar o Enzo Pérez. Não percebo a utilização de Barreiro e Renato em detrimento de rollheiser que é muito melhor, mas novo e com potencial financeiro futuro e custou 9 M ,e o Benfica já rejeitou propostas de venda com lucro, e caso para dizer o Benfica nem fode nem sai de cima. Incompreensível

Sobre os treinos de rollheiser e prestianni isso a mim pouco interessa, não é nos treinos que se ganha pontos ou títulos. Só a jogar é que se pode analisar a qualidade dos jogadores não é nos treinos. E mais, quem é que pode estar motivado nos treinos se o treinador nos jogos põe sempre as vacas sagradas do balneário pq não tem coragem ou pulso para por os melhores e onde o estatuto está à frente da qualidade e dos interesses colectivos. É aqui que está o grande problema do Benfica, o estatuto e os interesses individuais estão à frente dos interesses colectivos e da qualidade
E forma dos jogadores.
Um treinador que cede aos interesses individuais e estatutos mas tarde ou mais cedo acaba na rua e é o que irá acontecer com Lage pq ou não quer ou não tem pulso para comandar uma equipa como o Benfica

Benfiquista a sério

joão carlos disse...

se o di maria tem marcado naquele extraordinário remate logo no primeiro minuto era um momento de felicidade.

desculpe mas com o aursnes em campo, que já se arrastava e por isso a equipa recuou cada vez mais estivemos mais perto de sofrer um golo do que quando foi substituído.
e substituir um defesa esquerdo ofensivo por um defesa central não me parece que aumento o nosso risco de sofrer golos mais ainda quando o perigo que eles causaram foram nas bolas paradas.

Anónimo disse...

Aqui fica o meu 11:
Trubin
Bah, Silva, Ota, carreras
Schelderup, tino, kokcu, prestianni/rollheiser
Amdouni, mr picanhas

Benfiquista a sério

Anónimo disse...

Grandes análises do "benfiquista a serio ". Pode não haver quem concorde e haverá concerteza, por mim acho-as correctas e para quem cá anda já há uns bons anos como eu a ver futebol, são completamente assertivas. Parabéns.

Anónimo disse...

Obrigado.
Estas análises são apenas de adepto e sócio apaixonado pelo Benfica e sem interesses pessoais nessas análises, só é apenas só o querer um Benfica forte e bem gerido

Benfiquista a sério