AO LADO


Um texto escrito a quente teria decerto uma carga bem mais negativa. Qualquer coisa como “The End”, “Fim de Linha”, “Fim de Lage” ou “Jesus para ontem”, quer para ilustrar um triste ponto final na luta pelo título, quer para apontar a porta da rua ao treinador encarnado.
Era assim que me sentia logo que João Pinheiro apitou para o fim da partida de Setúbal.
Passado algum tempo, e sobretudo passado um empate caseiro inesperado do FC Porto ante o Rio Ave, talvez consiga uma maior clarividência na análise desta jornada, e na análise do momento do Benfica.
Em primeiro lugar, e quanto ao primeiro lugar, nada está perdido – um ponto é um ponto, e faltam dez jogos. Em segundo lugar, e mesmo em segundo lugar, penso que Bruno Lage deve continuar até ao fim da época – quer porque a fantástica época passada ainda lhe dá algum crédito (pouco, cada vez menos, mas algum), quer porque um treinador campeão, que ganhou 36 dos primeiros 38 jogos de campeonato que fez, não merece sair pela porta dos fundos, quer porque uma mudança nesta altura talvez não acrescentasse muito, nem fosse possível, do pé para a mão, trazer aquele que julgo ser o sucessor ideal, o único sucessor possível (falo naturalmente de Jorge Jesus, que nunca deveria ter saído da Luz). Quer ainda porque, observando friamente, não tenho a certeza absoluta de estarem já esgotadas todas as hipóteses de trabalho de Lage neste plantel. O último mês é catastrófico, mas…é um mês, e pode haver justificações que o adepto comum não conheça. Além de que com as mesmas exibições, mas com os dois penáltis de Pizzi dentro da baliza, o Benfica estaria na liderança, com três pontos de vantagem.
Quanto ao jogo propriamente dito não há muito mais a dizer do que uma palavra: medíocre.
Uma primeira parte a passo, sem ideias, sem rumo, sem atitude colectiva. Uma segunda parte nervosa, ansiosa e precipitada, com erros sucessivos na defesa e no ataque.
Não vou criticar o onze inicial pois não o teria apresentado muito diferente. Mas as dinâmicas desta equipa são cada vez mais pobres e incapazes de ultrapassar os problemas que surgem por diante, seja o aproveitamento das transições defensivas caóticas (como aconteceu noutros jogos, com outros adversários), seja um autocarro em frente da baliza (como foi o caso do Vitória).
Se tenho esperança? Residual. E esse resto traduz-se numa só ideia: é que o FC Porto também não joga nada.

14 comentários:

Anónimo disse...

O que eu acho é que os clubes portugueses e respectivas equipas técnicas estão cada vez melhor a montar as suas equipas e a escolher os seus atletas, mesmo baratos. No fim de contas, toda a gente tem uma cabeça para pensar e 2 pernas para correr.

O Porto viu-se aflito para ganhar a um Rio Ave a jogar com metade das reservas, que podia ter ganho, o ontem o Sporting se não tem havido a expulsão de 2 jogadores (!!!!) logo aos 20 minutos, não ganhavam o jogo contra o último classificado e arrisco mesmo a dizer que o perdiam.
Tivemos pouca sorte ao falhar 2 penaltis que com isso tínhamos 4 pontos a mais e estaríamos 3 pontos à frente. As contas são fáceis de fazer. Tudo o resto não passa de especulações e teorias da conspiração.
Lage é um excelente treinador, melhor que JJ.

Anónimo disse...

Não joga nada, mas... joga com 11 (jogadores), mais 1 (árbitro principal), mais 2 (árbitros assistentes, vulgo fiscais-de-linha), mais 1 (4º árbitro que permite de tudo no banco do fcp), mais 2 (VAR e VAR assistente).

São bastantes (17 ao todo) contra 11, muitas vezes contra 10, alguns deles expulsos aos 45 segundos de jogo...

Anónimo disse...

Tenho dificuldade em entender a postura actual do LF em relação ao Jesus. Parece-me mais do que evidente que ele não se enquadra minimamente na estratégia do Benfica. Além de não apostar nos jovens, também tem escolhas altamente questionáveis (David Luiz a defesa esquerdo na derrota 5-0 no Dragão; adaptar Bernardo Silva a lateral; insistência no Emerson a lateral esquerdo...) e sempre se revelou incapaz de lidar com a pressão. A forma como perdeu o campeonato, taça e Liga Europa em 2013 é imperdoável. O modo desrespeitoso como saiu para Alvalade, igualmente. No Sporting é ver o que (não) fez. Acabou por sair pela porta pequena, sendo os maus resultados dele a principal causa para o ataque à Academia. Revelou-se um especialista em fracassos. A conversa de treinar um grande europeu foi apenas isso: conversa. Foi para a arábia onde não fez nada e teve de ir para a América do Sul, porque não teve lugar na Europa. A conquista da Libertadores é o equivalente à conquista da CAF pelo Manuel José: Não dá créditos para treinar ao nível exigido por um clube grande na Europa.

É preciso lembrar que na última década tivemos 50% de sucesso no campeonato com o Jesus e sem ele... 75%. O alegando potenciar de jogadores do Jesus era um mito. É ver o que fez com o Coentrão e o Markovic em Alvalade. Quer com o Rui Vitória quer com o Bruno Lage, não só o Benfica potenciou jogadores estrangeiros, como jovens da formação, algo que o Jesus não fez (Bernardo Silva dispensado e vendido por 15M?!). Em relação ao mito do bom futebol e das goleadas, isso só se viu em pleno nos primeiros 2/3 da primeira época (porque ao fim, já não era assim), numa equipa com David Luiz, Coentrão, Di Maria, Ramires, Saviola, Cardozo... O Lage no ano passado revelou-se bem mais demolidor e com uma equipa feita com base na formação do clube.

Não percebo o porquê dessa fixação de um treinador cuja passagem pelo nosso clube não deixa saudades.

Mark Trencher disse...

Boas caro anónimo, mas parece-me que a última frase é um exagero. Jorge Jesus deixou de facto saudades na Luz, e foi obreiro de grande parte do sucesso que tivemos na última década.

Aonde estou consigo, é na ideia de que Jesus é a solução para o Benfica, para mim é uma das soluções, mas mesmo o ser uma solução é inversamente proporcional ao poder ser mais um foco fracturante no clube. Estou perfeitamente ciente que entre os benfiquistas há muitos que não querem Jesus de volta nem que viesse coberto de ouro. Além do mais, já basta a divisão cada vez mais visível relativamente à Direcção. Vir um treinador com tanta gente contra ele, provavelmente transformarnos-ia numa espécie de Sporting.

Posto isto, estou em crer que o que precisamos é de um treinador com nome a nível internacional, e que tenha alguma facilidade em apostar em jogadores mais jovens. Um treinador com nome, será sempre alguém relativamente imune às acusações de ser um 'yes man" da Direcção. E, além disso o objectivo do Benfica não deve ser andar a "vender frangos", mas obviamente não se construiu o Seixal e temos tantas equipas de formação só para dizer que somos um clube moderno.

Joaquim Rato disse...

Anónimo, é bom que te mantenhas anónimo, pois só dizes imbecilidades e frases feitas para imbecis. A cassete do David Luiz, repetida por milhares de imbecis como tu não passa de uma imbecilidade que só atrasados mentais e sem memória, que não percebem um caralho de futebol a podem proferir. O Benfica não perdeu com os porcos por causa de David Luiz a defesa esquerdo, aliás, ele jogou várias vezes a defesa esquerdo com Quique. E neste jogo, jogou a defesa esquerdo para Coentrão poder jogar no meio-campo, já que o meio-campo do Benfica era muito macio nesse ano, culpa de Jesus que fez uma aposta errada numa série de brasileiros que eram bons tecnicamente mas não tinham características, a maior parte, para jogar na Europa, falta de intensidade, velocidade, e mesmo espírito profissional, além disso manteve o Carlos Martins no plantel, um anormal que tu devias gostar, como gostavam milhares ou milhões de benfiquistas, mas quando as coisas correm mal a culpa é sempre dos outros, nunca é dos teus poucos neurónios. Se percebesses alguma coisa de futebol, e dado que foi há muito menos tempo, tinhas ficado siderado, e lembravas-te do chouriço a tirar Rafa no jogo com os porcos, em que era o único jogador que estava a criar desequilíbrios, inclusive já tinha amarelado dois jogadores dos porcos, e neste jogo perdeste o campeonato. Mas esta cassete os avençados não te venderam, e por isso não passou pela tua cabecinha, como não deve passar o facto de o Ferro, que está completamente morto, andar há 10 ou 12 jogos a enterrar a equipa. E por falar em cassetes, o embuste da formação não passou de um pretexto para ventoinha correr com Jesus, e assim fazer as negociatas com mendes sem qualquer entrave, que é o que tem acontecido com os bananas que tem feito de treinador do Benfica nestes últimos anos. Agora, como começa a ficar claro que sem Jesus não há estrutura, nem competência, ventoinha que é grande pulha, mas não é estúpido, vai de novo buscá-lo. Aliás, já cá estava se não tivesse acontecido o milagre. Resta saber é se Jesus que tem carácter, está disposto a largar um projecto com enorme potencialidade, e onde é amado, para vir aturar milhões de papalvos e ainda por cima ingratos!!!!, além de ter de aturar o pulha. Mas como Jesus é muito inteligente, e como tal não vive só para o dinheiro, e deve saber bem que na idade dele uma pessoa não sabe se amanhã terá vivo. O mais certo é querer regressar ao lugar onde se sente verdadeiramente bem.

Anónimo disse...

Caro Mark, não creio que o Jesus tenha sido o obreiro do sucesso, mas antes a estrutura do clube. A prova é que não se notou minimamente a saída dele e continuámos a ganhar. Por outro lado, os fracassos que acumulou foram bastantes duros de ultrapassar, desde a eliminação nas meias finais da Liga Europa de 2011, diante do Braga; passando pelos dois campeonatos perdidos para o Vítor Pereira em 2012 e 2013 e a forma bizarra como em 2013 tem hipótese de ganhar tudo e acaba a perder tudo. Além do mais, a forma baixa como deixou o Benfica jamais pode ser esquecida. Não sou um romântico do futebol e sei perfeitamente que hoje em dia é mais um negócio do que outra coisa, mas, tal como no mundo dos negócios, há funcionários que não são bem vindos de volta. O desrespeito que ele revelou pelo Benfica é imperdoável. Isto já excluindo o facto de que para mim ele é um treinador limitado, já com idade avançada e que não dá garantias de sucesso.

Também gostava de um treinador com nome internacional e defendi isso durante algum tempo, mas nos últimos anos cada vez mais me convenço que deve ser um treinador português, com conhecimento do futebol nacional. A prova é que o último treinador estrangeiro campeão em Portugal foi o Co Adriaanse, já em 2006. Desde aí têm sido só portugueses. No nosso caso recente, o Rui Vitória pegou bem nos dois primeiros anos, porque conhecia bem a equipa e a estrutura. O Bruno Lage, melhor ainda. Creio que a solução deve passar por aí. De qualquer modo, se no caso do Rui Vitória, o treinador estava "gasto", em fim de ciclo, tenho as minhas dúvidas que o Bruno Lage esteja nessa situação. Acho que se deve acautelar melhor o reforço do plantel, dar mais soluções. A verdade é que o Bruno Lage nos habituou mal, com a sequência de vitórias e agora qualquer deslize parece o fim do mundo. Tem que haver prudência. Veja-se o Sérgio Conceição... se estivesse no Benfica já tinha sido despedido 2 ou 3 vezes, mas no Porto não se precipitam e têm-no mantido.

lawrence disse...

Se jogadores não podem regressar ao Benfica, a manter a coerência, treinadores também não!

ChakraIndigo disse...

Coitado do Lage, nem sabe que anda a ser cozido em lume brando.

Há sempre culpados, o Lage, o Pizzi, a relva, a areia da marca de penalty, os arbitros, as nuvens e mais não sei o que.

O resto está tudo bem.

É continuar.

Viva o Benfica

LF disse...

Que fiquem claras duas coisas:

1) Jesus é de facto, para mim, a melhor solução para o Benfica, pois é, para mim, o melhor treinador português, e sem dúvida o melhor treinador que o Benfica poderá contratar (Jurgen Klopp e Guardiola não querem vir para a Luz...);

2) Defendo que Jesus seja contratado, mas APENAS para a próxima época. Acho que Lage deve continuar até ao fim desta, pois mudar agora não serviria de muito, além de que tendo sido campeão merece terminar com dignidade e não ser despedido a sangue frio. Tenho o máximo respeito por Bruno Lage, e o Benfica também terá de o respeitar.

ChakraIndigo disse...

LF
Então, defendes que o presidente borrou a pintura ao oferecer um contrato até 2024 ao treinador?

Quanto custa a rescisão? E o contrato de Jesus?

E porque é isto agora um assunto, quando o presidente sempre afirmou que os contratos são para cumprir?

Renovar com o treinador há "dois dias" e agora despedi-lo é de uma incompetência enorme.
Eu não acredito neste cenário, embora ao vermos as TVs em campanha pelo JJ no Benfica, se perceba bem o que aí vem.

Viva o Benfica

Zé Passarinho disse...

"Anónimo, é bom que te mantenhas anónimo, pois só dizes imbecilidades e frases feitas para imbecis. A cassete do David Luiz, repetida por milhares de imbecis como tu não passa de uma imbecilidade que só atrasados mentais e sem memória, que não percebem um caralho de futebol a podem proferir"

Mais um " rato de gema "

joão carlos disse...

cada um acha o que quiser mas.
portanto o terceiro melhor treinador do mundo e nunca treinou um clube dos cinco melhores campeonatos do mundo realmente esta malta à frente dos clubes não percebe nada de futebol.

nem vou voltar a referir o sobrevalorizado que é nem os vários erros que cometeu, piores que os do lage ou do rui.
nem o facto de as suas ideias estarem paradas no tempo dez anos e que já só resultam onde ninguém as conhece.

o que sabemos é que o lage e o rui conseguiram ter sucesso com planteis com muitas dificiencias e limitações, e que o outro com planteis fortíssimos em dois anos seguido não o consegui, isso como gostam alguns de dizer são factos.

mesmo que não fosse isso tudo quem quer o retorno dele não percebe que ele tem uma grande parte dos adeptos que não querem o seu regresso e isso só tem paralelo na vinda do poeta artur, e todos nós sabemos muito bem o contestação que aconteceu por isso.

e pelo que ele custa existem muito melhores treinadores que ele.

Anónimo disse...

Este rato não sei se é de esgoto, mas sei que é um infiltrado fruteiro. Não ligar a bosta!!!!

yessy haryanto disse...

Haloo pak^^

Kami dari SENTANAPOKER ingin menawarkan pak^^

Untuk saat ini kami menerima Deposit Melalui Pulsa ya pak.

*untuk minimal deposit 10ribu
*untuk minimal Withdraw 25ribu

*untuk deposit pulsa kami menerima provider
-XL
-Telkomsel


untuk bonus yang kami miliki kami memiliki
*bonus cashback 0,5%
*bunus refferal 20%
*bonus gebiar bulanan (N-max,samsung Note 10+,Iphone xr 64G,camera go pro 7hero,Apple airpods 2 ,dan freechips)

Daftar Langsung Di:

SENTANAPOKER

Kontak Kami;

WA : +855 9647 76509
Line : SentanaPoker
Wechat : SentanaPokerLivechat Sentanapoker

Proses deposit dan withdraw tercepat bisa anda rasakan jika bermain di Sentanapoker. So… ? tunggu apa lagi ? Mari bergabung dengan kami. Pelayanan CS yang ramah dan Proffesional dan pastinya sangat aman juga bisa anda dapatkan di Sentanapoker.