CANTIGAS DE MALDIZER

O rescaldo da saída de Rui Vitória permitiu distinguir cabalmente aqueles que se limitavam a constatar que os jogadores já não respondiam em campo à mensagem do ex-treinador, daqueles que pretendiam usar as más exibições do Benfica e as críticas ao técnico para desestabilizar o clube.
Estes últimos rapidamente viraram agulhas para o presidente, acusando-o, por exemplo, de demasiada demora no dito despedimento. Tenho a certeza de que esses seriam também os primeiros a acusar Vieira de precipitação, caso tivesse demitido Rui Vitória (então um treinador com dois campeonatos em três) no início da temporada, e as coisas depois não corressem bem. É fácil fazer o Totobola à Segunda-feira, e quem quer apenas maldizer não precisa de argumentação muito profunda mas tão-somente de uma língua afiada.
Atrás deles seguiu uma minoria de jovens adeptos que, apesar de se fazer ouvir num sector do Estádio, ou ler em alguns fóruns da Internet, será porventura tão representativa dos milhões de benfiquistas espalhados pelo país e pelo mundo como uns quantos “coletes amarelos” o são da sociedade portuguesa em geral. Também criticam tudo, também querem mudar tudo, mas não sabem bem como, nem porquê. Não se recordam do Benfica do início do século, nem do trabalho desenvolvido desde então, e acham que se ganha por decreto.
Uma maior maturidade permitir-lhes-á um dia distinguir o essencial do circunstancial, perceber que os actos trazem sempre consequências, e que os impulsos são quase sempre maus conselheiros. Então sim, saberão valorizar o grande Benfica que encontraram e que não apareceu por magia.

9 comentários:

Sarilhos Grandes disse...

Caro "Vedeta da Bola", assim como no seu "blog" se censura quem não estava ( e não está…) de acordo com o atual rumo dos acontecimentos, no que concerna o Futebol da equipa Principal do Benfica , deverá reconhecer a existência de uma facção de Benfiquistas, que não querem saber de Campanha Eleitoral Antecipada para nada, nem estão alinhados...nem com RGS, nem com o "blog" do shadows ou outros "blogs", designados na "blogosfera" por 5a. coluna, de talibans, etc., etc, por gente a quem reconheço tanta autoridade para criticar como a que eu tenho, como sócio, de manifestar o meu desagrado pela (in)ação conjunta da Direção e Direção Técnica…(in)ação essa que nos fez perder o que seria um inédito Pentacampeonato. Uma coisa é proibir que os descontentes se manifestem aqui no "blog" e outra coisa é querer demonstrar que quem discorda é mentecapto. Se a "Vedeta da Bola" concorda com :1-não se ter reforçado a equipa em Janeiro de 2018;2-com o 'fiasco' dos reforços desta época;3-o termos permitido ao moribundo fcp de rescuscitar; 4- com o futebolzinho praticado pela equipa Principal; 5- com a destrução , em apenas ANO E MEIO...de um futebol já bem perto daquele praticado na Europa ( fomos a DUAS finais…); 6-com este namoro ao arrogante J.Mourinho…indiciando que Bruno Lage não é mais que um "estagiário…"...!!! Enfim: se concorda com tudo isto...sob pertexto que no Benfica ," há anos, nem havia papel nas retretes da Luz…" então o problema é mesmo seu e não meu . Voluntáriamente, não citei nomes, LIMITANDO-ME AOS FACTOS. E contra factos não existem argumentos(?). Mesmo assim, Bom Ano Novo para o "Vedeta da Bola".

moreira disse...

.....se por um lado os Benfiquistas reconhecem o trabalho que LFV fez em prol do CLUBE, por outro lado, lamentam que o trabalho feito na GESTÃO do FUTEBOL, não tenha tido a MESMA QUALIDADE. É só isso. O Presidente devia reconhecer que a sua apetência para gerir o Futebol é fraca, e, como tal, devia entregar O FUTEBOL A PROFISSIONAIS, tal como o faz nos outros Departamentos......

jorgen80 disse...

O Benfica nunca pode viver do passado! O Benfica como qualquer clube tem fases! O Ronaldo não durou para sempre no Real Madrid pelo seu passado! O mesmo com Eusébio no Benfica. É preciso compreender que tudo tem o seu momento. São quase 20 anos à frente do Benfica. É uma democracia muito débil que se instala no Benfica com a continuação deste Presidente. Fez o que tinha a fazer; Próximo capítulo, por favor.

LF disse...

Se há erros a apontar? Claro que há.
Mas a substituição de um treinador, ou esta ou aquela contratação, são apenas uma faceta do vasto trabalho de um presidente de clube - que tem de pagar salários a centenas de pessoas, e gerir dezenas de dossiers desportivos e não só.
Se calhar, precisávamos de acrescentar um diretor desportivo à estrutura. É possível que sim. Isso podemos discutir.
Agora, querer a demissão de Vieira só porque perdeu um campeonato,.... caramba!!!!
Ganhámos 12 das últimas 21 competições de futebol disputadas no país. Não me parece que seja caso para entrar em aventureirismos.

Não disse que quem discorda é mentecapto. Apenas precipitado e/ou imaturo. Querer mudar por mudar, por estar farto, é próprio de uma certa idade.
Os verdadeiramente adultos só mudam quando têm a certeza de ser para melhor.

José Rama disse...

Afinal dizes que o Vieira perdeu um campeonato... Que era o penta, feito inédito na história do Benfica!
Mais, ofereceu esse campeonato ao Porto que assim se recompõe da debilidade financeira. Mantem o treinador e volta a não reforçar o plantel, contratações de 2a linha que não contaram para o RV. Está assim a oferecer de novo ao seu mentor, o bicampeonato e o fortalecimennto das suas finanças.

Ricardo disse...

Se ganhasse o penta no ano a seguir tb era um feito inedito o hexa.... e no outro seguir o hepta e por ai fora.... um tinhamos de perder...ninguem ganha sempre. Errou? Errou...mas tb ja acertou muito

Ricardo disse...

O tetra tb foi inédito e tas.te a queixar....se ganhassemos o penta tb te ias queixar no ano a seguir... pensa bem

joão carlos disse...

pois mas à quem tenha dito que era um erro a continuação do rui para esta época depois da vergonhosa prestação do ano passado.

e à quem tenha dito que era um erro a continuação do treinador após aquela serie de maus resultados que culminou com o jogo contra os holandeses em casa.

mas o estado que o clube estava não serve de desculpa para este presidente ficar eternamente e de ter um cheque em branco para ele cometer os erros que quiser.
já agora este presidente nada fez para tirar do clube o vale mas quem o ouvir falar até parece que foi ele que o derrotou.

José Rama disse...

So haveria razão para me queixar se, como no penta, se desinvestisse no plantel, quando se apregoa o desafogo financeiro.