ACTUALIDADES

AINDA O SORTEIO
Escrevendo a quente, a minha primeira reacção ao sorteio do Mónaco foi, como perceberam, de alguma felicidade. Talvez influenciado pelo factor Lyon – única equipa do pote 1 que abria algumas possibilidades de pontuar -, olhei para o grupo, e pareceu-me que as coisas podiam ter sido bem piores.
De facto podiam, mas mais a frio, e melhor documentado, tenho de confessar alguma preocupação com o equilíbrio que este grupo traz - o que para quem estava no pote 2 não é, necessariamente, uma boa notícia.
O Schalke 04 era, à excepção do Tottenham, o pior adversário que podia ter saído do terceiro lote de equipas. É vice-campeão alemão, tem o guarda-redes titular da selecção germânica (e um dos melhores, senão o melhor, do último Mundial), tem elementos capazes de desequilibrar no meio-campo e no ataque, contratou Raul (o melhor goleador de sempre da história da Champions, e ainda com muito para dar ao futebol), e eliminou o FC Porto há relativamente pouco tempo. Não é o Bayern de Munique, mas também não anda lá muito longe. Aqui, no pote 3, o Benfica não foi nada feliz.
O Hapoel é menos conhecido, mas nem por isso deixará de ser uma equipa difícil. Além do mais, obriga a uma viagem longa, e a jogar num estádio pequeno e de ambiente tremendamente hostil. O pior que o Benfica poderá fazer será desvalorizar este adversário, que até nem é propriamente um novato nas competições europeias. O primeiro jogo, com esta equipa israelita na Luz, deverá assim ser encarado como uma final, pois qualquer perspectiva de apuramento passa por essa indispensável vitória.

LIGA EUROPA
O Sporting está de parabéns pelo seu triunfo na Dinamarca. Mas de épica, esta jornada apenas tem os números.
O que se passou foi a simples manifestação de uma anunciada superioridade sobre um adversário de terceira linha, e o cumprimento, in-extremis, da obrigação de entrar na fase de grupos da Liga Europa. Esse apuramento foi concretizado com dificuldades que ninguém ousaria prever, fruto precisamente das insuficiências manifestadas pelo Sporting no jogo de Lisboa.
Mesmo nesta partida da Dinamarca, a exibição leonina foi tudo menos convincente. O conjunto de Paulo Sérgio viu-se bafejado pela sorte suprema de um golo obtido no último minuto da primeira parte, outro no último minuto da segunda, beneficiando pelo meio de um enorme frango do guarda-redes adversário, depois de sofrer longos minutos de total sufoco junto da baliza de Rui Patrício (mais uma vez o melhor em campo).
É claro que duas vitórias consecutivas ao minuto noventa dão moral a qualquer equipa. Isso mesmo vai ser explorado por responsáveis e adeptos do clube de Alvalade. Mas querer comparar este triunfo com (por exemplo) o do Braga em Sevilha, é comparar a beira da estrada com a estrada da beira.

HLEB
É dado como próximo do Benfica, e creio tratar-se de uma boa solução.
Lembro-me dele no Arsenal, onde mostrou um enorme talento. O sistema de jogo do Barcelona não o favorecia, e acabou emprestado ao Estugarda.
Se puder voltar a apresentar o nível que o notabilizou em Londres, estamos perante um grande reforço.

ROBERTO
Independentemente do valor que possa ter (que eu ainda lhe não vi, e do qual, como sabem, sempre desconfiei), não existe margem para arriscar mais na sua utilização.
O jogo com o V.Setúbal é crucial para a temporada do Benfica, e nova falha do guarda-redes espanhol poderá comprometer, inclusivamente, a própria imagem do treinador (até agora, salvo um artigo de Fernando Guerra, quase intacta), o que seria dramático para a equipa e para o clube. Mesmo que injustamente, novo erro de Roberto já não será atirado para cima dele, mas sim para cima de…Jorge Jesus, ou até para andares superiores. Isto é, sabendo-se como o mundo do futebol é volátil, e como o coração dos adeptos fervilha de emotividades pouco ponderadas, o risco que está sobre a mesa é o de deitar fora a criança juntamente com a água do banho.
Feche-se, portanto, desde já a torneira, e salvaguarde-se a tranquilidade do atleta e o investimento nele efectuado (um empréstimo para o mercado espanhol seria o ideal) retirando-o da baliza do Benfica. Neste momento, ou o Benfica 2010-2011 “mata” rapidamente Roberto, ou corre o risco de por ele ser “morto”. Não vejo aqui terceiras vias.

V.SETÚBAL
Para além de Roberto, também Javi Garcia, Ruben Amorim têm estado francamente mal. Para este jogo, seriam eles, quanto a mim, os sacrificados.
Cardozo e David Luíz não têm alternativas à altura, pelo que, apesar do fraco rendimento que têm apresentado, terão de continuar no onze titular.
Eis a minha equipa:

15 comentários:

Sry Lanka disse...

O Shalke é mais forte q o Totenham. Equipas inglesas, tirando as 4 grandes, sao peanuts pas Portuguesas. O Lyon tem muito andamento nesta competição! E os Israelitas, são o parente pobre. A UEFA ta garantida...o resto...não cheira. O Slb do ano passado passa bem, o deste ano, cai na UEFA, ou nem isso. Como não há um papão neste grupo q faça 12 ou 15 pontos, tirando pontos a todos, a classificação vai ser equilibradíssima e resolvida por quem menos falhar ou onde é impossível falhar. Jogos em casa e com os Israelitas fora.

Braga, tem todas as hipóteses. Arsenal à parte, vai papar os outros dois!

Pedro disse...

Não concordo q o David Luiz tenha estado mal...

Qt ao grupo, acredito q será uma aposta fortíssima de Jesus fazer boa imagem na Champions...o meu maior receio é que por os nomes não serem sonantes a equipa não lhes dê o devido respeito e seja surpreendida. Acredito que vamos melhorar até lá e por isso o primeiro lugar é para conquistar. Vencer TODOS os jogos em casa e conquistar 3 pontos em Israel devem ser suficientes mas QUERO o pleno na fase de grupos para por a Europa em sentido novamente.

LF disse...

Pensar no pleno parece-me sonhar demasiado alto.
9/10 pontos devem chegar para a qualificação.

LF disse...

A minha estratégia seria:
-Ganhar os dois jogos aos israelitas
-Sacar pelo menos 1 ponto ao Lyon
-Ganhar na Luz ao Schalke

Com estes 10 pontos estávamos seguramente apurados.

Vitória do Benfica disse...

Bem eu estou cheia de medo do jogo com o Setúbal, porque, o futebol praticado não é o orientado pelo Carlos Zenha, do ano passado. Além disso reforçou-se. Mesmo que amanhã aconteça uma hecatombe, não creio que Jesus deva sair. Acho que o problema principal do Benfica foi mesmo o guarda-redes, que destabilizou toda a equipa. No entanto olhe-se com atenção a crónica de hoje do Bonzinho, em A Bola.
Quanto ao sorteio da champions como eu já disse o pior é o Shalke que não percebo o porquê de ter ficado no pote 3. Foi exactamente o seu guarda-redes e as suas exibições no mundial que me fizeram pensar na necessidade de substituir Quim, por constatar a importância deste elemento quando as bolas lá chegam mesmo bem colocadas. Mas com a troca é o que se vê. Ainda ninguém disse, mas a classe de Quim ao contrario de Moretto em não comentar o caso Roberto. Talvez consiga passar aos oitavos mas é muito difil que o Lyon ou o Shalke, infelizmente fiquem para trás.
Mas voltando ao Benfica Nacional, para mim as más exibições de jogadores como Javi ou Ruben Amorim ou a fraca prestação deve-se a outra coisa. O Benfica ao contrário do Porto não valoriza a parte cientifica. Alguém me contou que no congresso de nutrição da associação portuguesa de nutricionistas a equipa de nutricionistas do Porto esteve lá a fazer uma sessão paga naturalmente, para debitar perante a assistência o que estava a ser feito no FCP. Assim como em cursos da Universidade do Porto a começar pelo Director Olímpio Bento, um devoto competente, como os nossos amigos da Tertúlia Benfiquista lhe chamaram . Para além de terem infiltrados, provavelmente pagos , que por todo o lado tentam menosprezar o Benfica. Veja-se neste blogue o sujeito da terra dos leões que todos os dias aqui vem, para insultar o Benfica .

Isto não se vê mas sente-se

Anónimo disse...

Sorteio: completamente de acordo

Liga Europa: 100% de acordo

Hleb: seria uma grande contratação.

Roberto: completamete em desacordo!!
Para mim, o Roberto seria titular e os benfiquistas estariam em grande se lhe dessem a moral que ele precisa para não cometer os erros que já cometeu. Sei que estou em contra-mão com a opinião da maior parte dos benfiquistas mas palpita-me que está ali um grande quarda redes.

V.Setúbal: o Setúbal está com uma boa equipa e tem aqueles jogadores que adoram jogar contra os grandes: miguelito, hugo leal, ricardo silva, josé pedro, neca(está lesionado, não jogar amanhã); mas eu acho que amanha o Benfica vai voltar às grandes exibições.
Equipa: Roberto, Ruben Amorim, Luisão, David Luiz, Fábio Coentrão, Javi, Carlos Martins, Aimar, Gaitan, Saviola, Jara.

Sou apoiante incondicional do Cardozo mas não pode jogar com a condição fisica que apresenta!

dezazucr disse...

Péssimo sorteio a meu ver.
Eu gosto sempre de sorteios fortes, com grandes equipas. E não quero que o Benfica vá para Champions para jogar com Lions, Shalkes e que tais.

A Champions é sinónimo de grandes equipas e grandes jogos. Na fase de grupos prefiro sempre um tubarão, que é sinal que dificilmente cruzaremos com ele depois e para mais passam 2.

Depois, apesar de essas equipas que calhámos não atribuirem mediatismo nenhum aos jogos, paradoxalmente são fortes, pelo que teremos jogos bem riginhos e quase sem espectáculo.

Os grandes querem-se a jogar com os grandes... nem um Arsenalzinho nos calhou :(

Anónimo disse...

Ainda bem que não está o Hertha, o Metalist e o Olympiacos..

Ipanema disse...

Acabei agora de assistir à Taça Europeia, ganha pelo Atletico de Madrid. Golos de Reyes e Aguero o segundo com passe de Simão. Depois de ver o que Quique fez no Atletico de Madrid o que tinha feito no Valencia ou no Getafe e aquilo que não conseguiu fazer na 2ª volta . Só posso continuar a apoiar o que Alberto Migueis escreveu no jornal o Benfica Quique foi em o Portugal uma vitima do sistema montado por Pinto da Costa. Tal como todos os treinadores que treinam o Porto não são eles que treinam a equipa mas sim Antero Henriques. Genial !Presidente, Genial !

Anónimo disse...

Caro Lf,

Nao acha que cardozo e david luiz poderao estar a jogar contrariados devido a nao terem sido vendidos durante o mercado?

Bruno Pereira disse...

Concordo contigo em praticamente tudo. Embora hajam algumas coisas que me estejam a falhar na "questão Roberto"!
A verdade é que ele tem valor. DO que vi dele no ano passado, não está sequer perto deste nervosismo todo que mostrou por enquanto... Poderá ser a timidez dele... Não vi uma unica indicação dele para a defesa. Um berro com os defesas que têm falhado mais até do que ele... Eu prefiro um gajo tipo Schmeichel que dá o maior frango de sempre e berra com a defesa... Falta-lhe ganhar estatuto. Porque sinceramente, qualidade tem ele...

Vitória do Benfica disse...

POnta esquecida
Que nick tão interessante. Não se enganou e foi realmente uma grande grande noite do campeonato nacional.

Agora sem mãos como escreveu Ricardo de Araujo Pereira. Sem escrutinadores de jogadores e de equipa técnica é que era impossível ganhar um campeonato à Benfica.

Qual era a equipa que metia dois golos e um guarda-redes perto de um final infeliz que defendia um penalty.

Obrigado Rui Costa, Deus manda mais que Jesus,(escrevia A Bola) porque esse Deus na terra é Luis Filipe Vieira

www.gloriosasfera.com disse...

Debates, Entrevistas, Discussão, Conversação, EM TEMPO REAL

Cria a conta do teu blog no Twitter Glorioso e marca hora com os seus leitores

http://twitter.gloriosasfera.com/

Anónimo disse...

antes que faças a tua classificação real, é bom que em vez de vires dizer que era penalti a favor do rio ave, digas que primeiro de tudo ha um fora de jogo que n foi marcado

Bruno Oliveira disse...

Pergunto-me qual a diferença entre esta equipa e aquela que criticou, do Braga, à uns posts atrás, em termos de número de portugueses... Tal como o seu treinador, devia pensar antes de falar...