O PRINCÍPIO DO FIM

As notícias dos últimos dias dão conta do interesse de vários clubes europeus em Luisão. Manchester City, Roma e Wolfsburgo terão até já adiantado propostas pelo central brasileiro, as quais andarão entre os 12 e os 15 milhões de euros. E o Benfica parece, segundo se diz, receptivo ao negócio.
Já aqui tenho defendido que um dos grandes problemas do Benfica é a falta de referências na sua equipa, algo que só se consegue ultrapassar com a manutenção dos principais elementos no plantel ao longo de várias épocas. Ora se existe referência na equipa benfiquista da actualidade essa é justamente Luisão.
O “Girafa” é o tipo de jogador cujo valor de mercado (os tais 12 ou 15 milhões), pagando eventualmente a sua qualidade técnica, não paga a importância específica que tem na equipa e no clube. Tal como Simão Sabrosa, o central brasileiro vale para o Benfica mais do que para qualquer outro clube, e este tipo de jogador é proibido vender a menos que surja uma improvável proposta que cubra essa importância específica – no caso de Luisão nunca menos de 25 milhões.
Veja-se como o F.C.Porto mantém Lucho Gonzalez, resistindo aos avanços do argentino para sair. Veja-se como o Sporting segura Liedson perante a cobiça dos mais variados emblemas europeus. Olhe-se agora para um Benfica, que vendeu Simão pelo mesmo valor que Paulo Ferreira, e se prepara para ficar sem Luisão por um montante ainda menor.
É em momentos como este que se definem campeões. É sabendo como resistir ao mercado que efectivamente se reforçam as equipas, e não gastando milhões que se não têm, em contratações que se não conhecem.
O Benfica viu nas últimas épocas sairem dos seus quadros os seus melhores jogadores, descapitalizando drasticamente a equipa. E o mais grave é que à maioria destas saídas, por um ou outro motivo, nem sequer correspondeu qualquer verba entrada nos cofres da Luz.
Em 2006: Geovanni, Alcides, Manuel Fernandes e Ricardo Rocha
Em 2007: Miccoli, Simão Sabrosa, Anderson, Derlei e Karagounis
Em 2008: Petit, Nelson, Léo, Rui Costa, Nuno Assis e Cristian Rodriguez
Em 2009: Suazo (confirmado), Reyes e Katsouranis (quase), Luisão (a caminho) e veremos o que sucede com Cardozo, Di Maria e Nuno Gomes.
Se mais razões não houvessem, estas últimas linhas chegariam para perceber porque é que o clube da Luz não alcança sequer o segundo lugar do campeonato desde 2005.

14 comentários:

Vasco Portugal disse...

Se tiver que sair alguém, que saia apenas o Katsouranis, porque esse parece mesmo que não há volta a dar... Mais importante que contratações serão seguramente essenciais as renovações de Luisão, Maxi, Amorim, M.Victor, Cardozo, N.Gomes, D.Luis, Moreira e manutenção de C.Martins, Aimar, Jorge Ribeiro… E com este grupo criar a espinha dorsal do plantel e tentar mantê-la inalterada durante muitas épocas … Conjunto que com o passar das épocas será reforçado com jovens ligados já ao plantel que vão criando laços com o clube e atingindo a sua maturidade futebolística, casos como Sidnei, Urretaviscaya, Coentrão, Adu, Miguel Rosa, Ruben Lima, Romeu Ribeiro, Balboa, isto sem contar com alguns dos juniores que acredito terem qualidade para se juntarem mais tarde ao plantel sénior…
De qualquer maneira, as contratações que até agora vieram a publico (Patric, Pereira e Ramires), encaixam naquilo que confio ser o caminho correcto, jovens jogadores com margem de progressão e com ainda muito para ganhar, com um perfil atlético indicado, que nos seus clubes actuais apresentam índices de velocidade, resistência elevados. E a meu ver eram posições que se apresentavam debilitadas…
Um abraço

Vitória do Benfica disse...

Se for verdade aquilo que se diz.

Eu estou furiosa com o Rui Costa não esperava que também ele desse continuação aquilo que considero ser o mais estúpido negócio da temporada, mandar um treinador embora para vir um bronco, sairem jogadores com mistica benfiquista para entrarem jogadores de estaleiro.

Não espera isto do Rui Costa. E se assim for não vou votar em Luis Filipe Vieira

Anónimo disse...

Pois eu sou a favor da saida de Luisão. É muito irregular, não sabe sair com a bola jogável e julgo que está a tapar o lugar a um grande jogador (Miguel Vitor), que a curto prazo irá ser o Capitão de Equipa.

Vitor

Unknown disse...

A confirmar-se a saida do Luis será de facto um rude golpe auto infligido por aqueles que dizem trabalhar em prol dos interesses do Benfica. Vamos esperar que seja mais uma falácia jornalistica. Querem vender alguem? Vendam o Katso e o Aimar, um por que tem der ser, outro porque não cabe ali dentro. Renovem com o Quique e deem-lhe todo o apoio que ele precisar e deixem-no trabalhar em paz! No Benfica até parece que todos percebem mais de futebol que o próprio treinador e é esta mais uma hora de mudança destes velhos hábitos que temos de aproveitar!

Saudações Benfiquistas

Marco Coelho

Vitor Esteves disse...

Começa a ser difícil entender certas coisas, depois não se admirem se aparecer por aí um Vale Azevedo qualquer... é que o desespero começa a ser muito grande.
E podem esquecer o racionalismo na grande maioria dos sócios do Benfica (ou de outro clube qualquer)pelo que se torna urgente a demonstração clara e cabal por parte de quem está aos comandos de que sabe qual é o destino. A situação é bem mais complicada do que o que parece .....

iBenfiquista disse...

Eu por princípio não gosto de falar de jogadores. Mas vou abrir uma excepção.

Se os números que vieram a lume forem verdadeiros, acho bem que vendam o Luisão. Em primeiro lugar porque o preço é bom. Em segundo, porque ele já não tem a cabeça no Benfica. Sem motivação, não necessitamos de pesos mortos. Em terceiro, e mais importante, porque abre a porta à entrada de jovens MUITO PROMISSORES, que necessitam de rodar. Penso que M. Victor, Sidnei e D. Luis são já grandes jogadores, grande promessas, que podem ser muito maiores, que se podem transformar em grandes confirmações.

Uma gestão correcta de recursos humanos passa por estas decisões, fazer crescer os activos que se tem. Claro que como tudo na vida existe uma parte negativa. Como muito bem diz o LF, perde-se uma referência. Mas que interessa isso se ganharmos não uma, mas duas referências, e com mais futuro: M. Vitor e D. Luis?

Quanto ao Katso, também acho que deve ir embora, no caso de não ter já a cabeça no Benfica. Sem dúvida que é um bom jogador. E defendo que as dispensas devem ficar por aqui.

Preocupam-me outras coisas muito mais importantes.

O desenvolviemnto físico dos jogadores, por exemplo. AImar, DiMaria, o novo Ramires, Urreta, etc., jogadores jovens que têm de desenvolver o físico, matendo e melhorando as suas qualidades inatas. Isso sim é importante para eles poderem dar o salto qualitativo que todos esperamos, e que eles têm potencialmente dentro de si.

Depois há outra coisas que me preocupam e que não têm directamente a ver com jogadores, como seja a reorganização interna do futebol do Benfica. Que este ano não houve. Sim, porque a subida do RC a director desportivo não foi uma reorganização, foi apenas uma mera substituição de funções.

Independentemente de quem seja o treinador, pois para mim tanto faz, já que quem quer seja o treinador isso não irá influenciar o rendimento da equipa. Desde que o treinador seja competente, claro.

Importante, sim, é defender o balneário, os jogadores, os treinadores, o Director Desportivo, se continuar a ser o RC. Exagerando um pouco, pode-se calmamente afirmar que este ano tanto o DD como os treinadores foram atirados às feras. O futebol em Portugal tem uma idiossincrasia muito própria. A qual exige uma resposta adequada. Que não houve. Não houve ninguém que desse a cara, que desse uma resposta às provocações semanais que foram sendo feitas. Tanto por parte dos árbitros como por parte da CS. E das restantes estruturas desportivas, vulgo "sistema". Isto é um facto, e ainda não o vi desmentido.

Será que vamos ter o mesmo circo para o ano que vem? Se nada for feito é o que vai suceder. INDEPENDENTEMENTE DE QUEM TREINAR A EQUIPA.

Saudações Benfiquistas

Vitoria do Benfica disse...

Acabámos de ganhar a segunda partida do Andebol. Sem George Zarkin e Carlos Carneiro com 12 golos. Foi muito muito bom.

Porque não temos esta categoria no futebol.

O que é espantoso é que aqui na Luz não se ouvem aos insultos ao FCP como o SLB teve e tem no caixa Dragão.

Na realidade somos diferentes

condor disse...

oxalá o maestro faça um esforço sobrehumano e consiga zudemover de se pirar!
É que de repente o gajo dá de frosques vai enfiar o barrete a um director desportivo de um qualquer clube que gosta de ler o rascorde e a bolha,e o maestro é obrigado a pegar no saco de rebuçados para ir ás compras e arranja outro central que de certeza é muito melhor que o quasimodo do luisinho!

Toni Delmar disse...

http://www.myspace.com/tonidelmar


"Deixa-me Vir"

"SadomasoQ"

"Odeio-te para Sempre"



Músicos que nasceram para fazer de si, um ser humano mais feliz!

Peter disse...

Calma que isto é conversa de jornais, o cruzeiro por exemplo no seu site afirma que o ramires já é do Benfica depois do Glorioso ter emitido um comunicado a cmvm a dizer que não está interessado no jogador.Qualquer das maneiras concordo consigo LF as referências são para ficar, e o Luisão é uma referência.Das duas uma ou voltámos á imcompetência do costume ou os jornais quais vampiros continuam a sugar o Benfica.

LF disse...

Vitória,

Já que fala de Andebol (e eu também gosto de falar de Andebol, de Hóquei, de Basquete etc, só que faço por manter o critério de reservar o VEDETA para futebol), digo-lhe que não tenho grande fé neste campeonato.
Temos grandes jogadores, mas falta o dedo do mestre Donner.

Ontem ganhamos, quanto a mim, muito por demérito do Porto, que falhou imenso.
Já contra o Sporting tivemos muita sorte, nomeadamente no terceiro jogo.

O Benfica praticamente não defende. É um passador, e não fora o Ferreirinho já estavamos há muito eliminados.
Mesmo a atacar, por vezes os jogadores perdem-se em rentilhados e não atiram à baliza com força, como se vê às grandes equipas.

Não sou expert da modalidade, mas vejo que Porto (e até Sporting) têm colectivos mais coesos.

Oxalá eu me engane. Mas parece-me que com este treinador não vamos lá...
Lamento mas é a minha opinião.

Quanto aos adeptos, só tenho que lhes tirar o chapéu. Aquilo sim é um ambiente, e só lamento que não seja extensivo ao Hóquei e ao Basquete, onde os No Name raramente aparecem.
Fui ver o primeiro jogo das meias-finais com o Sporting. Ontem não pude ir, mas vi pela TV.
Mas na próxima semana lá estarei.

vitória do benfica disse...

Luis Fialho

è isso não percebo porque mandaram o treinador do andebol embora.
Mesmo assim o Ferreinho ao pé do guarda redes do Porto este é muito melhor. Incrível é o comportamento do treinador do Porto. È mesmo a velha guarda agressivo acintoso e daqueles que querem é incitar á desordem

Eu percebo o seu empenho em manter este blogue só de futebol, mas as modalidades podem ser um bom modelo

Anónimo disse...

se sair qual é o mal? o david luiz, o sidnei e o vitor estão á altura. o lucho nao sai porque tb ninguém é demasiado louco para dar tantos milhoes por um jogador que só deu provas no campeonato mediano portugues. a transferencia de quaresma é um exemplo disso!

Anónimo disse...

sabem porque o Luisão vai embora?

a partir do momento que soube que o Liedson vai renovar, começou logo a ter suores frios só de imaginar que ia passar nos anos seguintes para o tentar parar.

Mas nem com agressões (como no jogo em Alvalade perto do final do encontro) ele consegue parar o Liedson..