SOFRER COMO SEMPRE, LUTAR COMO NUNCA

Partindo para um jogo frente a uma das melhores equipas do campeonato desde logo amputado de Suazo e Yebda (Sidnei ficou de fora por opção), vendo-se durante a partida sem Ruben Amorim, depois sem Carlos Martins e reduzido a dez, bem se pode dizer que o Benfica tudo teve contra si, e precisou de uma enorme afirmação de vontade e de raça para arrecadar os três pontos que discutiu com o Leixões ao longo de hora e meia de grande intensidade competitiva.
Desde o pontapé inicial se percebeu que os encarnados encararam esta partida de forma extremamente séria, e entenderam que um mau resultado deitaria irremediavelmente por terra as suas ambições quanto à conquista do título. Deveria ser sempre assim, mas a verdade é que a equipa de Quique Flores tem muitas vezes deixado a sensação de poder fazer mais pela sua vida e pelos seus resultados. Hoje isso não aconteceu e, particularmente nos últimos minutos, viu-se um conjunto de dez jogadores, não necessariamente a jogar bem, mas firmemente empenhados em deixar a vida em campo pela vitória. Quando assim é, normalmente ganha-se. Mesmo jogando mal.
É verdade que o auto-golo, ainda na primeira parte, ajudou bastante. Mas até aí já o Benfica justificava a vantagem, e logo a seguir podia mesmo tê-la ampliado. O resultado ao intervalo era inteiramente justo.
Depois de uma boa reentrada do onze de José Mota, o golo de Nuno Gomes, a meio do segundo período, parecia ter decidido tudo. O Benfica estava como queria, podia baixar o bloco e esperar pelos espaços nas costas da defesa leixonense para inclusivamente aumentar a vantagem e assim conseguir uma vitória tranquila. Mas chegou o minuto 75.
Em poucos segundos o Benfica perde Carlos Martins (recorde-se que já não tinha Yebda nem Ruben Amorim), e vê o Leixões reduzir a distância, após um ressalto infeliz dentro da área. Com tanto tempo ainda para jogar, o Estádio da Luz entrou em pânico, até por exemplos difíceis de esquecer em situações bem mais favoráveis.
Com apenas dez jogadores, com um desequilíbrio táctico assustador, os jogadores do Benfica apelaram ao querer, à vontade de vencer e à alma benfiquista, que há algum tempo parecia esquecida. Aimar fez de trinco, Nuno Gomes de ala-esquerda, o improvável Balboa tinha que assegurar o flanco direito, Cardozo assumiu todo o ataque, e fosse o que Deus quisesse. A verdade é que o tempo foi passando, quase sempre com o credo na boca, mas sem sobressaltos de maior junto da baliza de Moreira. O apito final soou - como quase sempre na Luz esta temporada - como um enorme suspiro de alívio.
Em todos os jogos do campeonato que o Benfica disputou em casa, só ao Sporting venceu por mais de um golo. Mas nas condições em que foi obtida, perante um opositor que ganhara no Dragão, em Alvalade e em Braga, bem se pode dizer que esta foi uma das mais saborosas vitórias do Benfica nos últimos meses.Lucílio Baptista cometeu alguns erros, mas não teve influência no resultado.
PS: O clássico do Dragão pode confirmar o FC Porto como o principal favorito ao título (se ganhar), pode deixar tudo um pouco mais equilibrado do que está (em caso de empate), ou então proporcionar dez jornadas finais de acesa e imprevisível luta a três (caso o Sporting triunfe).
O meu desejo é óbvio: Força Sporting !

21 comentários:

Ricardo Campos disse...

mais um roubalheira na luz, espero que vocÊs cheguem ao segundo lugar o sporting ao terceiro e o braga no quarto...
mas o leixões foi gamado mais uma vez.
depois do assassino katsoranys e do assassino bynia, agora temos o assassino estripador LUISÂO, e nada lhe acontece.

Anónimo disse...

Antes demais uma vitória merecídissima.Uma 1ª parte séria e com atitude premiada com 1 golo de sorte mas merecido.Na 2ª parte os primeiros 15 minutos sofridos em que o Benfica revelou mais uma vez que ainda não sabe segurar o jogo, exigia-se nesse período uma maior posse de bola com circulação da mesma.A substituição do Reyes pelo Nuno Gomes revelou-se fundamental.No entanto não concordei nada com a substituição do Di Maria porque este até estava a fazer uma boa exibição, para entrar o Balboa. O Balboa não sabe fazer um passe nem uma recepção de bola condizentes com 1 jogador profissional, ainda por cima é pouco agressivo, facto bem notado no golo do leixões em que numa bola dividida entra com pézinhos de lã.Para cúmulo dos cúmulos o C.Martins lesiona-se.O Benfica com 10 sofreu muito, e o josé mota nalguns aspectos tem razão, o Katsouranis fez ronha, no entanto anti-jogo de 4minutos como afirmou é que não, até pq a bola seguiu sempre enquanto ele teve no chão, quando o laranjeiro finalmente a meteu fora, a equipa médica entrou e retirou o jogador para fora, portanto o treinador leixonense mentiu mais uma vez.Já na 1ª volta tinha-se queixado da arbitragem num jogo em que foram sonegados ao Benfica 1 golo limpo ao Yebda e o 1 penalty por mão do b.china para além das benevolências disciplinares por parte do benquerença aos jogadores do leixões.Para a taça houve penalty sobre o n.gomes não assinalado.Curiosamente no dragão houve 1 golo límpíssimo anulado ao zé manel e aí o josé mota ficou caladinho que nem um rato.Uma palavra de regozijo para os sócios e adeptos do Benfica que naquele quarto de hora final puxou e muito pela equipa, mais até que no resto do jogo,e o número de espectadores que para quem perdeu o derby da semana passada da maneira que perdeu apareceu em razoável número na Luz.Voltando ao josé mota, tb concordo com ele que o árbitro devia ter dado mais minutos de descontos (5)mas não 7 ou 8 como referiu.No entanto sejamos sinceros o leixões teve duas oportunidades de golo, o Benfica teve umas 6 ou 7.Já agora para o derby de hoje, força sporting,apesar de achar que provávelmente vai ser roubado.

Anónimo disse...

Concordo plenamente com a analise LF. Agora com uma equipa que joga bem à bola como é o caso do Leixões, não se compreende que se faça a última substituição a vinte minutos do final da partida, a única justificação que encontro é que o Di Maria também estava lesionado. Eu que não sou bruxo mas se jogasse hoje no Euromilhões acertava foi esse o meu pensamento na altura da substituição se alguém se magoar vamos sofrer.
Quanto ao resto vamos acreditar que podemos ser campeões.
Força Benfica.

Anónimo disse...

1.
Em grande, a secção de mergulho dos rapazes da luz...
2.
Nem sempre os vencem os melhores...

Anónimo disse...

Notícia de última hora:
ELVIS no benfica!!!

Anónimo disse...

Beto, jogador do Leixões: «Parece que o Benfica venceu um colosso europeu»
( só a roubar ganham!!! cirurgicamente roubam nos omentos decisivos do campeonato, qdo é imperativo ganhar..foi contra o Braga e agora tb..palhaços! mas com justiça não ganharão nada mais uma vez!! )

Anónimo disse...

Caro aurélio roubalheiras é com o seu clube, vai em 4 consecutivas.Assassinos!? Bem se esses jogadores do Benfica são assassinos, o bruto alves que até já dá aulas de kung-fu no youtube é um genocida.Custa ver o Benfica vencer mais uma apenas c 10 elementos,não custa? O seu clube teve 25m na Luz com um 1 a mais e tb não conseguiu mais que 1 empate, o guimarães teve 50m com 1 a mais e não conseguiu vencer tb.Acha isto coiincidência?Ou será que a equipa do Benfica tem algum valor? Preocupe-se c o seu clube que para variar antes do jogo já está a ser beneficiado em dias de descanso em relação ao scp, e que provavelmente o árbitro mais uma vez vai dar uma ajudinha.

P.S. O leixões foi roubado sim,mas foi no dragão c o golo do zé manel que não estava fora-de-jogo.Ou seja em vez de 2-3, era 2-4 que certamente faria mais mossa psicológicamente nos jogadores do fcp.


P.S.II- Anónimo o Elvis que vai estar na Luz é o Elvis Presley, ressuscitou e quer dar um concerto na Catedral, os bilhetes são 30euros.

Anónimo disse...

Voçes adeptos dos bombos da festa (slb), contentam-se mesmo com muito pouco, para voçes se ganharam é porque mereceram!que tristeza! o meu FCP não está a jogar nada de especial, mas comparado com os bombos da festa é um hino ao futebol!!! aquela cena do Katsoranys e de brandar aos ceus!! o sr arbrito mais ansioso que o jogo acaba-se de que os propios jogadores dos bombos, é trste!!Parabens por serem assim, e ainda dizem k todos detestam o slb...continuem por muitos anos a ser os bombos da festa!!! Força FCP rumo ao tetra!!! THE DRAGON

jfk disse...

Elvis roubou o golo ao Cardozo!

Ricardo Campos disse...

peter:

não digas asneiras.
o bruno alves joga na champions e nem amarelos leva, vocês benfiquistas são tão invejosos que inventam coisas para denegrir a imagem dele.
o luisão agrediu no jogo do sporting e nada lhe aconteceu.
o luisão tentou acabar com a carreira de um jogador do leixões e nada...

Ricardo Campos disse...

Admira.me o LF não especular sobre o auto golo do elvis...
pela boca morre o peixe.

Anónimo disse...

mensagem enviada no intervalo do Gatunos-SCP: a equipa da casa e a de arbitragem vão ganhar o jogo!

Já se viu tudo! Depois de Leixoes, Benfica, Rio Ave, está a ser a vez do Sporting! Sejam amigos deles!!!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Caro aurélio aconselho-o vivamente a deixar os psicotrópicos porque estes afectam claramente a sua noção de realidade.Com o voto das mais sinceras melhoras do seu amigo Peter.

Ricardo Campos disse...

caro peter:

eu a si aconselho-o a deixar o benfica, faz-lhe mal ao cerebro, parece que emburrece e eu acho-o inteligente... por isso deixe o benfas e recupere rapidamente

Anónimo disse...

Só falta dizerem que o Porto foi beneficiado com o Sporting... realmente é por estas e por outras que não passam do segundo lugar... ou quarto como o ano passado... este ano tenham atençao ao Braga... Já nao tenho duvidas que vamos ser campeões e podem inventar o que quiserem... nao faz mossa... inventar só vos vai dar autoestima nas derrotas, porque a nós nao nos afecta. SOMOS GRANDES!

Anónimo disse...

LF: colocaste um filtro nos comentários, e depois deixas passar isto:

" Anónimo disse...

o nuno és um grande filho da puta

28.2.09"


como é? só filtras o que te interessa? não entendi, como deixas passar isto!!!

Anónimo disse...

Ó Caro LF,

Como é que pode manter comentários de um passarôco, a roçar a demência?
Mande mas é esse passarôco que aqui vomita alarvidades sobre alarvidades, para o Conde Ferreira e não lhe dê mais abébias!
Um cão raivoso, desesperado, que até apelida de assassinos, jogadores de futebol!
Ainda bem que são estes os verdadeiros adeptos da agremiação corrupta e corruptora!
Se fôr por isso que o Sr. o mantém aqui, tudo bem, pois é este, o prótotipo, o exemplo mais real da bandalheira que grasa no nosso futebol, sob mando de "Giorgio"!
E então dando corda a estes passarôcos analfabetos, é fartar vilanagem!
Cmpts.

Jotas disse...

Vitória sofrida, mas justa do Benfica, num jogo bem disputado, mas com poucas situações de golo.

Anónimo disse...

Será que o LF está enternecido com o primeiro golo do Benfica??? Que terão prometido ao Elvis para tal escândalo???

Anónimo disse...

Oh Aurélio, eu é que te aconselho a deixar o Benfica.
Chiça, que demência. Mas este tótó tem clube ou é mesmo só "anti"?