A CADA UM O DESTINO QUE MERECE

Ao apresentar em Alvalade uma segunda equipa, Jesualdo e o F.C.Porto deram uma vez mais mostras da hipocrisia e do cinismo que definem a identidade do clube desde que Pinto da Costa a ele preside. Não poderiam jogar se o Benfica não jogasse, dariam falta de comparência para não desgastar a equipa, e afinal, não só jogaram mais cedo, como não utilizaram um único titular. Enfim, já estamos habituados, mas é por estas e outras que o futebol português tem a imagem que tem. É talvez também por atitudes deste tipo que o F.C.Porto não tem a popularidade que gostaria de ter, pois ainda há muita gente para quem o desporto não se esgota num sectarismo provinciano e saloio.
Terminada a partida, o que se pode dizer é que a equipa portista teve o que merecia. Foi goleada, humilhada, e com alguma sorte não saiu de Alvalade com uma derrota histórica.
A disponibilidade física que o F.C.Porto demonstrou nos primeiros minutos impressionou, e esteve na raiz de algum domínio que foi tendo no jogo. Pensei para comigo que tamanha pressão, tamanha presença física, tão grande velocidade seria impossível de manter durante noventa minutos, para mais interpretada por jogadores sem ritmo competitivo, e fisicamente preparados por José Gomes. Lembrei-me de Ricardo Ricco ou de Michael Rasmussen a subir os Alpes, de Ben Johnson a correr os 100 metros em Seoul, e de uma série de outros desportistas cujas performances indiciavam factores extra. O trambolhão portista da segunda parte aliviou-me as dúvidas. Antes assim.
Com dois penáltis os leões deram a volta a jogo, mas ironicamente quem acabou por brilhar foi um ex-portista. Derlei com dois magníficos golos cimentou a vitória do Sporting, que coloca pela segunda vez consecutiva o clube de Alvalade na final desta competição. Vukcevic e Izmailov ainda podiam ter acentuado as diferenças, mas o resultado ficou mesmo em 4-1.
Carlos Xistra esteve globalmente bem. Os penáltis são penáltis, e se o segundo pode abrir campo a alguma discussão, também o golo de Postiga não é claramente irregular. Benefício da dúvida para o juiz albicastrense.
A eliminação do F.C.Porto representa a extracção de um cancro com que esta Taça da Liga era obrigada a conviver. Agora há todas as condições para – numa bela tarde de sol algarvio - se disputar uma bonita final, entre os dois mais tradicionais clubes do país, os dois maiores e mais respeitáveis símbolos do desporto português, aqueles que ainda são capazes de resgatar o velho e salutar espírito de rivalidade popular responsável por décadas e décadas de futebol puro.
A Taça da Liga está salva.

18 comentários:

Anónimo disse...

cada um, leia-se clube, é livre de optar pelas provas que realmente lhe interessa... por muito que isso pareça afligir (é só hipocrisia) muita gente; dá-lhes azia saber que ainda há quem tenha por onde escolher....

Ricardo Campos disse...

caro Fialho:
o seu benfiquismo e o seu facciosismo é um grave caso clinico.
chamar cancro ao FC PORTO?
você é doente!!
ou então é um provocador nato e apenas escreve para provocar os adeptos do Porto e atirar areia para os olhos dos adeptos do benfas.

para terminar o derlei é tão ex porto como ex benfas, e se o vosso amigo xistra não tivesse inventado um penaltie o resultado iria ser diferente.

Ricardo Campos disse...

você é um vomito vermelho!

Anónimo disse...

Calma estorninho.

Mete gelo.. e lava a dentuça.

M disse...

épa, o que eu me ri agora...

um provocador, faccioso e doente a chamar precisamente isso a outra pessoa..

tão lindo...

saudaçoes benfiquistas

Anónimo disse...

Meu caro LF. Sou um leitor assíduo deste seu espaço onde, bastas vezes, me entretenho a ver as picardias que aqui se trocam entre adeptos de diferentes clubes.
Reconheço em Aurélio Estorninho a sua persistência em tentar, quase que em tempo real, contrariar aquilo que aqui escreve o LF (às vezes fico com a sensação que a devoção do Estorninho não é, nem gratuíta, nem de todo inocente...).
Infelizmente, nos ultimos tempos, a "qualidade" do teor dos posts do Aurélio tem baixado mais do que as taxas Euribor! num percurso inversamente proporcional àqueles que suscitaram a sua presença.
Aurélio Estorninho ainda não percebeu, bem como uma grande maioria de adeptos do Fcp, que a prática de tácticas terroristas em "defesa" do seu clube é mais prejudicial do que benéfica. É o tal "sectarismo provinciano e saloio" que tão bem refere. Só lhe acrescento o crónico complexo de inferioridade mal resolvido que se manifesta amiúde no ódio que transparece na generalidade dos comentários desta gente!(refira-se que essa inferioridade é completamente injustificada e que só existe na cabecinha deles).
Para terminar gabo-lhe a paciência que tem para este personagem e que deixe aqui bem expresso este comentário do Aurélio que, ao contrário do que ele pensa, só o qualifica a ele, como pessoa e como adepto do Fcp!

Anónimo disse...

Então foi por isso que o Benfica saiu da taça de Portugal e das competições europeias. Quimioterapia.

Anónimo disse...

"os dois maiores e mais respeitáveis símbolos do desporto português?"
AH, AH, AH, AH...
EH, EH, EH, EH...

Anónimo disse...

AGORA SIM, ESTÁ AO RUBRO "O CAMPEONATO DA SEGUNDA CIRCULAR"

Anónimo disse...

Sofrerá, o PETER, do síndroma"PAN"? vá lá, cresça...

Jotas disse...

Pena o Jesualdo e o seu corrupto clube, não terem levado 7 ou 8, que é para de uma vez por todas acabar com a sua presunção

Anónimo disse...

Esperamos por ti Domingo próximo, JOTAS; quero ler-te no dia seguinte!

Anónimo disse...

No inicio, a taça da Liga tinha sido criada para prejudicar o Benfica. Agora é a prova raínha do futebol portugues. Caro LF, decida-se!
Quanto à prova estar salva, tb se pode dizer o mesmo da taça de Portugal e da taça UEFA. O campeonato salva-se no Domingo...
Qto à preparação física do Porto, é natural pq é realizada com grandes profissionais. Outro bom exemplo é, por exemplo, como a comparação entre o relvado da Luz ou o do Dragão. Bom exemplo da diferença de profissionalismo, claro está!

Anónimo disse...

Destinos: Benfica - final da taça do goal aberage, humilhações na UEFA e fora da taça de portugal.
Porto - meias da taça de portugal, oitavos da champions depois de ser 1º no seu grupo.
Efectivamente, a cada um o destino que merece!

Anónimo disse...

LF,
Seria lógico pensar em casos de doping se estivesse o benfica em campo... Mas felizmente no Porto não joga Nuno Assis nem Hernâni(mas será que o xi-xi era mesmo do Hernâni?)
Já agora no basquete do Porto não há nenhum António Tavares (capitão)...
E o Paulo Barata? Que força que ele tinha para o raguebi... com dopin também eu...

Anónimo disse...

Acho que a factura vai ser paga por alguem no domingo.

Anónimo disse...

LF:
Deus queira que o benfica não perca Domingo no Dragão. Deus queira.

angelodias disse...

Obrigado por me fazeres rir LF. Nem vou entrar no mesmo discurso do teu porque isso seria dar importância ao que dizes. Falas de humilhação? Humilhação para mim é levar goleadas atrás de goleadas na taça UEFA ( dando valor a esta competição) e ser eliminado num grupo onde o METALIST acaba em primeiro.
E quando à análise do jogo só vou dizer o seguinte: espero que o FCPorto vença no domingo o Benfica com dois golos de penalty sofridos da mesma forma que o FCPorto sofreu estes dois em Alvalade. Depois quero ver o que dizes.
Ultimamente confesso que os teus posts me metem nojo, porque não são mais do que escrever contra o Porto e contra os Portistas, pegando em coisas sem nexo. E depois não tens nem arte, nem engenho, nem saber para te vires penitenciar quando toda a gente vê que as coisas não são bem como deste a entender.
Falas de jogadores que jogam mal quando jogam contra o FCPorto e jogadores emprestados? Dou-te alguns nomes: Carlitos, Nuno Assis, Zoro, fábio Coentrão...

Essa doença já não tem cura e segunda-feira falamos.