CLASSIFICAÇÃO REAL

Lance duvidoso de penálti sobre Aimar em Vila do Conde; Lance duvidoso também sobre Di Maria diante do F.C.Porto; Penálti por assinalar contra o Sporting por falta de Postiga sobre Yebda; Só o árbitro não viu uma mão na área, no lance que viria a resultar no golo do Benfica em Matosinhos; Com a Naval, Ruben Amorim foi rasteirado na área impunemente; Em Guimarães existiu um penálti claro sobre Aimar e Reyes foi injustamente expulso; Invalidado um golo limpo a Cardozo frente ao Nacional; Dualidade de critérios chocante na atribuição de cartões amarelos em grande parte dos jogos, de onde ressalta a partida do Funchal; Vários adversários por expulsar (Sandro e Leandro Lima do V.Setúbal, Vasco Fernandes do Leixões, Sandro do Nacional, Danilo, Flávio Meireles e Andrezinho do V.Guimarães) e por advertir; Foras de jogo mal assinalados em situações de golo em Guimarães e frente ao E.Amadora.
Tudo isto aconteceu nas primeiras 13 jornadas da Liga, algumas das vezes (Sporting, Naval, Guimarães, Funchal e E.Amadora) sem influência na classificação, outras com influência indirecta e impossível de objectivizar. Eis que à 14ª jornada se pode dizer, finalmente, que o Benfica ganhou um jogo graças a erros de arbitragem, sendo o árbitro o mesmo que anulou um golo limpíssimo a Zé Manuel no F.C.Porto-Leixões.
É claro que sobre este Benfica-Braga se vai falar muito mais. Por dois motivos. Primeiro o profundo ódio que todos os clubes dispensam ao Benfica, em particular os outros dois grandes, algo que não acontece entre eles (quando Porto ou Sporting são beneficiados o Benfica fica normalmente a falar sozinho). Em segundo lugar porque os benfiquistas, ou grande parte deles – talvez por terem a experiência vivida na pele de perder vários campeonatos para os Apitos Dourados que levaram o F.C.Porto até ao que é hoje – reconhecem sem dificuldade que são beneficiados quando o são, ao contrário dos rivais, que salvo raríssimas excepções, se recusam a fazê-lo seja em que circunstâncias for.
Pois nesta jornada, há que dizê-lo, o Benfica foi beneficiado.

SPORTING-MARÍTIMO:
Existem fundamentalmente dois casos neste jogo.
No lance do “golo-não golo”, julgo que as imagens provam com alguma clareza que a bola não ultrapassa totalmente a linha de baliza.
Confesso que das bancadas, mesmo estando no enfiamento do lance, fiquei com sérias dúvidas, mas logo no intervalo, nos corredores de Alvalade, pude ver a imagem repetida na televisão, verificando então que nada se tinha passado. Mas o que é mais curioso é que os vários sportinguistas que viam na SportTv as mesmíssimas imagens que eu, eram peremptórios em afirmar que era golo e estavam a ser "escandalosamente roubados". Onde chega a cegueira, pensei eu com os meus botões, tendo no entanto a consciência de que me encontrava numa posição de distanciamento particularmente confortável para fazer uma análise fria ao lance, algo que em jogo do Benfica se tornaria mais complicado.
Enfim, é por momentos como o que acabo de relatar que gosto de ir a Alvalade…
O outro lance é manifestamente mais difícil de analisar. Trata-se de um suposto penálti sobre Hélder Postiga, que no estádio não vi, mas que pela televisão parece de facto existir. Estranho é que Lucílio Baptista - o árbitro que pôs o Sporting na Champions League - não tenha assinalado. Certamente não viu mesmo.
Resultado Real: 3-0

BENFICA-SP.BRAGA:
Os encarnados tiveram, como há muitos anos não se via, uma arbitragem particularmente amiga nesta partida. Vejamos os casos um por um:
- O primeiro erro grave foi, paradoxalmente, em desfavor do Benfica. Suazo foi empurrado pelas costas quando se preparava para cabecear, o que deveria ter dado origem à marcação de uma grande penalidade. No estádio não me apercebi, mas vendo o lance pela televisão creio que a falta existe mesmo;
- Sobre o golo há pouco a dizer. É fora-de-jogo claro, podendo apenas conceder-se que a movimentação de David Luíz (que ele normalmente utiliza) terá confundido o auxiliar;
- O penálti sobre Di Maria deixa dúvidas, mas há um ângulo de onde se percebe que Mossoró coloca a mão à frente do corpo do argentino, impedindo-o de prosseguir o lance. Di Maria aproveitou, mas…quem não o faria? Benefício da dúvida para Paulo Baptosta neste lance;
- O primeiro penálti reclamado pelos bracarenses não me parece existir, pois Katsouranis joga a bola, e o seu movimento de modo algum provoca a queda de Alan;
- Onde não há dúvidas, e logo no estádio tive a percepção clara de se tratar de falta para grande penalidade, é no lance entre Luisão e Matheus. O central faz um carrinho e levanta pelos ares o avançado do Braga, não se percebendo efectivamente como é que o árbitro deixou passar em claro este lance;
- Para além destas situações, outras houve a merecer reparo. Por exemplo um canto a favor do Benfica transformado em pontapé de baliza (aliás os assistentes pareciam disputar eles mesmo o título, um ajudando, outro prejudicando o Benfica…), e uma falta nos últimos minutos junto à linha lateral cometida sobre um jogador do Braga, que nem árbitro nem assistente (este mesmo em cima do lance) assinalaram.
O balanço não é fácil de fazer. Penalti a menos, penalti a mais, golo irregular. Talvez um empate a um golo.
Resultado Real: 1-1

F.C.PORTO-TROFENSE:
O destaque deste jogo vai uma vez mais para a total impunidade de que Bruno Alves parece desfrutar.
O central internacional português goza com adversários, árbitros e adeptos, na senda aliás do que faziam os seus antecessores João Pinto, Fernando Couto, Paulinho Santos, Costinha e Jorge Costa, embora em tempos em que o sistema ainda laborava na escuridão. Tudo faz, utiliza a mais bárbara selvajaria em campo, e nada lhe acontece. Já é altura de acabar com isto, não havendo nenhum motivo para que os árbitros não estejam com maior atenção à forma carniceira como ele disputa os lances. O mais engraçado é que na Champions e na Selecção não joga desta forma. Ele próprio lá saberá porquê.
Mas manda a verdade reconhecer também que ficou por assinalar uma grande penalidade a favor do F.C.Porto, num lance em que Lisandro Lopez foi travado por Valdomiro. No outro lance reclamado (sobre Fucile) não houve nada.
Não vi o jogo, mas não deixo ainda de estranhar os mais de 7 minutos de compensação dados, tempo que julgo constituir record da presente temporada.
Resultado Real: 1-0

CLASSIFICAÇÃO REAL:
F.C.PORTO 31 (prejudicado até agora em três pontos)
Benfica 28 (beneficiado num ponto)
Sporting 25 (beneficiado em quatro pontos)

40 comentários:

Anónimo disse...

Por favor LF.... Não brinque com as pessoas....
Se o golo do SLB é em fora de jogo e se há uma grande penalidade por marcar a favor do Braga o resultado Real, pelos seus critérios seria:
Benfica 0 - 1 Braga.

Seja Justo na sua análise

LF disse...

Há um penálti por assinalar sobre Suazo, conforme também referi.
A menos que o considerasse falhado à partida...

Anónimo disse...

Se considera esse penalty então também deveria considerar o sobre o Alan...
Peço desculpa, afinal o resultado seria:
Benfica 1 - 2 Braga

Anónimo disse...

ò canal benfica! entao o penalty sobre o dimaria nao existe??? e se fosse no dragão??? era penalty??? pois...No minimo 3 expulsões ao Bruno Alves ficaram pelo caminho... E sabe o que isso quer dizer? k em pelos menos outros tantos 3 jogos o porto não poderia contar com ele... e esta hein?

Anónimo disse...

Não sei se deva rir ou chorar com esta análise. Remeto-me ao silêncio, penso ser melhor...

Anónimo disse...

Ó miguel oliveira....
Para mim o penalty sobre o Di Maria não existe mas isso n tem nada que ver pois esse foi assinalado. Não tenho culpa que o tenham falhado...
Quanto à suposta agressão do Bruno Alves se é o lance em que acerta com o piton na testa do jogador do Trofense parece-me completamente sem intenção. Mas a perseguição é sempre feita ao mesmo... que posso eu fazer se vocês usam palas????????

Ricardo Campos disse...

é preciso não ter um pingo de vergonha...

Anónimo disse...

Por momentos fico com a sensação que o Benfica tem sido levado ao colo!!! É hilariante ver portistas e sportinguistas agarrados a um UNICO jogo para tentarem passar a imagem de que o Glorioso tem sido beneficiado!! Tenham vergonha na cara!! JOGUEM À BOLA!

M disse...

essa da perseguição faz-me lembrar o binya....

saudaçoes benfiquistas

Anónimo disse...

Ó Miguel Oliveira....
Veja a classificação real aqui publicada por um benfiquista e diga-me qual dos 3 grandes tem sido mais prejudicado...
Vocês são mesmo os coitadinhos que têm sido roubados, não é????

Anónimo disse...

LF,

atenção á classificação real, pois por alturas do FC Porto vs Maritimo, foram contabilizados 3 pontos, cm s o FCP tivesse ganho, o q efectivamente n aconteceu. N deveria ter sido somado qualquer ponto.

Anónimo disse...

Este canalbenfica nunca deve ter jogado à bola na vida. Então acha mesmo que a forma como o pé de Bruno Alves calca a testa de Reguila é normal?

Bruno Alves podia perfeitamente ter evitado a pisadela, como fazem todos os profissionais de futebol com respeito. Mas o lance é pior e óbvio: Bruno Alves faz descer o pé "a pique", propositadamente, para magoar o adversário.

Este rapazinho não engana ninguém, meu caro. Tem a escola, os genes (o pai), a estreia (agressão a Nuno Gomes) e já uma valente história na sua curta carreira de maldade.

Anónimo disse...

ò canal benfica, nunca disse que o meu clube foi prejudicado... mas também não acho que tenha sido beneficiado! Tanto alarido! se o porto tivesse jogado(como deve ser) contra o leixoes, contra o maritimo, contra a naval, contra o trofense...
è mais facil culpar os arbritos!!!!

Anónimo disse...

ò canal benfica, nunca disse que o meu clube foi prejudicado... mas também não acho que tenha sido beneficiado! Tanto alarido! se o porto tivesse jogado(como deve ser) contra o leixoes, contra o maritimo, contra a naval, contra o trofense...
è mais facil culpar os arbritos!!!!

Anónimo disse...

Júlio Machado Vaz em 12/01/09 | comentar | 9 comentários


Ela entrou na sala a medo e arriscou,
- Então?

O marido, espojado no sofá, uma cerveja na mão direita, um lenço alagado de suor na esquerda,
- Ganhámos.

A patroa ficou aliviada por o jantar não ir decorrer mais gélido do que o IP4 e tentou alimentar o diálogo, por sistema ausente depois dos jogos do Benfica.
- Mesmo contra a equipa de arbitragem, não é verdade?

Ele abriu segunda cerveja e sentenciou,
- Por incrível que pareça, os tipos eram isentos, não me importava de levar com eles até ao fim do campeonato. Ainda há gente honesta...




40 postas pescada

LF disse...

slbgloslb,

Esses 3 pontos são relativos ao jogo E.Amadora-Porto da mesma semana.
No Porto-Marítimo dei 0 pontos ao Porto (dois penaltis por assinalar)

Ricardo Campos disse...

a vergonha continua!
mas o resultado nunca será anulado.
enfim!!!

é preciso ter vergonha para ainda dizer que são prejudicados.

Anónimo disse...

Nuno figo
Por acaso até joguei à bola durante 12 anos federado....
Sei ver o que é e o que não é propositado. Parece-me é que se fosse o Luisão ou o Katso a fazer aquilo a vossa opinião mudaria enquanto a minha se manteria a mesma. Já houve jogos em que de facto o Bruno Alves se excedeu como por exemplo com o Jorge Gonçalves a época passada. Mas no caso desta semana sinceramente não me parece haver intenção até porque se houvesse intenção não teria sido de raspão, o piton teria ficado cravado na testa do adversário. Você é que nunca deve ter jogado à bola pq se o tivesse feito saberia que nem sempre é possível evitar o contacto e principalmente quando se vem em queda e a olhar para a bola e não para o jogador que está caído....

Anónimo disse...

pois... está mesmo visto que este blog é mesmo imparcial: considerar que o penalty sobre o Suazo é e considerar que sobre o Alan não é penalty, é maior fantochada que este LF podia dizer!

Mais:
- Lf esquece-se de um penalty que o M. Vitor faz sobre um jogador do Setúbal (igual aquele que ele disse que era do Postiga sobre o Meyong em Braga): mas claro um veste de vermelho outro de verde, e ao LF não convém colocar aqui tudo!
- LF esquece-se também das "pouquinhas" faltas que o D. Luíz faz: se fosse num campeonato a sério já tinha sido expulso umas poucas de vezes!!!
-

Anónimo disse...

és mesmo ordinário.... pelo testamento de 30 linhas antes de conseguir admitir q foram beneficiados só podia ser...

0-2 SFF...

Anónimo disse...

Benfica 22 (2 derrotas transformadas em vitórias... ja para nao falar de outros roubos que ajudam a consolidar vitorias fraquinhas fraquinhas...)

Anónimo disse...

- O primeiro penálti reclamado pelos bracarenses não me parece existir, pois Katsouranis joga a bola, e o seu movimento de modo algum provoca a queda de Alan;

mas o katsoranis para conseguir jogar a bola por entre as pernas do Alan, puxa-o pelas costas... se tirasses os oculos com lentes vermelhas da cara vias melhor

Anónimo disse...

"Sobre o golo há pouco a dizer. É fora-de-jogo claro, podendo apenas conceder-se que a movimentação de David Luíz (que ele normalmente utiliza) terá confundido o auxiliar;" - Que movimentação? ESTA PLANTADO EM FORA DE JOGO!. Movimentação típica do "side show bob" só se forem as agressões...

Anónimo disse...

uma curiosidade, ou talvez não: o sr Paulo Batista foi aquele árbitro que marcou o penalty do Trofense em Alvalade (aquele que foi uns 2 metros fora da área)! Se o sr. Vitor Pereira nunca mais pusesse este homem que diz ser árbitro a apitar um jogo nada disto acontecia!

Não acham?ele é mau e pronto!

Anónimo disse...

Deus me livre de algum dia cair nas tuas mãos... tu és extremamente parcial. muito parcial mesmo!!!

Anónimo disse...

LF

O tal canto transformado em pontapé de baliza, antecede exactamente o lance do penalty do Luisão!!!
Curioso...

Para os adeptos do Jesus, aconselho:
http://eternobenfica.blogspot.com/2009/01/o-que-me-vem-memoria-3.html

Para os Bracarenses, aconselho:
http://oantitripa.blogspot.com/2009/01/ainda-se-lembram.html

Anónimo disse...

Como é que nessa classificação o porto tem mais pontos? nao andamos a ver os mesmo jogos.. vai ao footballdependent ou ao forumbenfica e verás q nao temos estado a ver os mesmos jogos :S

Anónimo disse...

O curioso nisto tudo, espanta-me tanta indignação, tanto roubo, tanto calabote, já se fala que somos levados ao colo e tudo, que compramos o arbrito, enfim tanta asneira e esquecem estes palermas da merda que a equipa da arbritagem foi a mesma do porto-leixões? e esta?

Um abraço do tamanho de todos os titulos internacionais e nacionais do FC PORTO comprados...ahahahaha

Anónimo disse...

lf

o benfica foi roubado em 2 pontos em vila do conde, 2 com setubal, 2 com nacional e nem falo do leixoes.

ontem, memso que nos tenham dado 3, estamos prejudicados em 3. nao queiras ser amiguinho dos corruptos...

Mestre Alves disse...

LF cura-te

Anónimo disse...

Com os adeptos do glorigoso é só rir!!

Eheheh

Tão na penúria. Cagadinhos mijadinhos

Anónimo disse...

A questão é a seguinte:
Com tta choradeira e tta ameaça e tta capa da Bola, será que o árbitro NÃO TERÁ SIDO COAGIDO a sancionar o golo dos pardais e a n marcar aquele penalti ESCANDALOSO?
Será que o Rui Costa e o Nulo Gomes estiveram no tunel a chamar nomes ao árbitro, será que o Vieira enviou DVD's à PJ? É que só numa semana, ficaram 3 penalties por marcar ao Benfica!
É uma vergonha ao mais vergonhoso estilo da famosa época do Algarve!

P.S. - Será por acaso que o GR do Marítimo, aquele que se fez expulsar num jogo da Madeira, surge agora como alvo do SLB?

M disse...

deliciosa esta......

".. GR do Marítimo, aquele que se fez expulsar num jogo..."

o gajo do trofense é que é radical...veio desde a baliza a correr para puder lançar-se em mergulho a tempo de puder posicionar o cranizoto debaixo da bota do BAlves...

....

Anónimo disse...

Caríssimo CanalBenfica,

Faço a minha vénia aos seus 12 anos de futebol federado. A mim, apanhou-me: nunca fui federado, mas jogo desde que sou gente (33 anos fustigados por lesões, com 2 roturas de LCA... mas adiante, isso são outras histórias).

Concordamos então em discordar.
Ontem revi o lance e volto a não ter dúvidas: a forma como Bruno Alves faz descer o pé sobre a testa de Reguila é intencional. Bruno Alves podia perfeitamente ter mantido o movimento que estava a fazer, passando o pé por cima do adversário estendido no chão (se o atingisse com o pé mais recuado, concordaria consigo).

Se fosse Luisão, diria o mesmo. E Luisão "bate", é um facto. Mas não com a intencionalidade de Bruno Alves (Luisão gosta de varrer a bola e levar o jogador com ele... o que penso que, não sendo de louvar, se aceita num central).

Se fosse Bynia, diria - como já disse - o mesmo.

Veja o exemplo de Maxi Pereira. É rijo como um calhau e joga duro, agressivo. Nunca o vi entrar ou pisar com intenção de magoar alguém.

Bruno Alves vai somando. O exemplo que deu, de Jorge Gonçalves, é bom. Os pitons cravados na coxa de Moutinho é outro. As múltiplas entradas de joelho na frente, as quedas com o cotovelo em riste... etc..

Insisto que Bruno Alves joga para magoar. É a minha opinião.
Respeitarei a sua.

Um abraço.

Anónimo disse...

este post é uma anedota, a classificação "real" uma farsa!

enfim, de curioso saliento só aspecto, entre outros: quando o sporting é roubado, como nesta jornada a custo se admite, isso é inexplicável, é "estranho". Quando é beneficiado, é o "sistema" que ninguém sabe, mas é controlado pelo SCP.
Quanto ao jogo do slb 1-1??? ah ah! que ridículo!
Vá lá, admite que a arbitragem foi deplorável, mas admitir que receberam 3 pontinhos completamente de oferta, e que o Braga foi muito mais equipa que o benfica, isso já é mais difícil. O benfica não merecia nada deste jogo...

Anónimo disse...

Como é possivel a única equipa no campeonato que n tem um cartão vermelho é o FCP, SERÁ QUE ISTO QUER DIZER ALGUMA COISA??

Anónimo disse...

É incrivel que o porto agora além de investir nos arbitros tb ja investe nos jogadores das equipas adversárias , como é o caso daquele jogador do nacional que provoca aquele penalty patetico ja em descontos...

Peyroteo disse...

Elucidativo!
Sendo o programa Trio de Ataque emitido pela RTP Norte e sabendo-se que tem mais audiência no Norte; sabendo-se também que o Benfica é o clube Português mais popular, está claro que o Sporting está em minoria nas audiências a este programa.
Interessante pois o resultado ao inquérito de hoje!
Pergunta:
Quem tem sido o clube mais prejudicado pelas arbitragens?
Resposta:
41% Sporting
32% Porto
27% Benfica

Anónimo disse...

ó PALHAÇO, TELEFONA QUEM ESTÁ PARA GASTAR DINHEIRO NESSA MERDA DE "SONDAGENS" QUE NÃO INTERESSAM AO MENINO-JESUS...
ELUCIDADO?

Anónimo disse...

Patético...

Não há mesmo palavras para tanta asneira discorrida neste post...

Não estando o benfas a jogar e não estando na luz a escrever, tente ser um pouco menos parcial...se é assim com a cabeça fria, como será de cabeça quente...