SORRISO AMARELO

Quando saía da Luz, ainda mal reposto de noventa minutos de enorme sofrimento, mal imaginava que o Benfica iria acabar a noite e a jornada de novo na liderança do campeonato.
A sensação que então perpassava, julgo, pela generalidade dos benfiquistas era a do alívio – pelos três pontos arrancados a ferros – e a de uma ténue e tranquilizadora bonança, depois da tempestade dos maus resultados e dos coros de críticas que marcaram as semanas anteriores.
Uma exibição tão descolorida como a que o Benfica realizou durante a maior parte do tempo de jogo não permite grandes euforias. Mas há que lembrar que os encarnados defrontaram uma das melhores equipas portuguesas, que sabe defender-se muito bem, e que evidencia um notório crescimento de forma, mostrando poder inclusivamente vir a intrometer-se, lá mais para diante, na luta pelo título - o Sp. Braga é uma equipa madura, experiente, sábia na forma como se movimenta, e ao longo de muitos períodos secou de ideias o Benfica, mandando no jogo, criando oportunidades, e gelando (ainda mais) a fria noite da Luz.

A equipa de Quique Flores mostrou raça, vontade, boas intenções, mas esbarrou muitas vezes nas suas próprias limitações. Quer a atacar - onde Pablo Aimar voltou a mostrar muito pouco, deixando um enorme vazio na sua zona de acção -, quer a defender, onde as faixas laterais continuam a ser um caminho privilegiado para os adversários, quer pelos espaços aí surgem, quer pela enorme dificuldade que os laterais manifestam em fechar a zona central. Valeu Moreira, que com uma exibição de grande nível manteve as suas redes invioláveis e deu largos passos para segurar, para já, o lugar na baliza encarnada.
A história do jogo poderia ter sido bem diferente se Suazo tivesse transformado a grande penalidade ainda na alvorada da segunda parte. O Benfica poderia ter partido para uma exibição mais consistente e, com maior segurança, ter aproveitado os espaços que o Braga necessariamente haveria de abrir. Mas há que dizer, em nome da verdade, que em matéria de “ses” é aos minhotos que cabem as maiores razões de queixa.
A liderança do Benfica é neste momento pouco mais que simbólica. Quando os encarnados viam o Sporting a 4 pontos e o Porto a 5, mesmo tendo o Leixões à sua frente, a situação era bem mais animadora. A maior fatia de importância deste retomar do primeiro lugar prende-se, sem sombra de dúvida, com uma maior tranquilização de todo o grupo de trabalho, esperando-se que todos tenham aprendido as lições das semanas que se passaram.

18 comentários:

Anónimo disse...

De facto a exibição do Benfica deixou muito a desejar.O Benfica é uma equipa muito larga o que beneficia equipas mais organizadas que é o caso do Braga. Destaco pela negativa o Yebda (bom a recuperar bolas mas depois entrega-as novamente ao adversário, Di Maria (ainda não domina os conceitos de 1 jogador do futebol moderno,para as futeboladas de amigos chega e sobra mas para este nível tem que aprender muito e jogo a jogo sinceramente não vejo melhoras nenhumas), Aimar (está anímicamente em baixo apesar de muitas faltas sofrer e não serem assinaladas) e o Suazo que apesar de ter tido bons apontamentos num jogo destas características não se pode falhar penalty´s. Quanto á arbitragem foi péssima e prejudicou muito mais o braga do que o Benfica.O golo é ilegal e há 1 penalty claro do Luisão sobre o Mateus. O lance entre o alan e o katsouranis não considero penalty, o penalty sobre o Di Maria para mim é 1 contacto normal, logo não devia ter sido assinalado. Ouve sim 1 penalty sobre o Suazo nos primeiros minutos quando o frechaut o empurrou. Tendo em conta o que se tem passado nas últimas jornadas nos jogos do Benfica e dos outros rivais, fico com a nítida sensação que os árbitros estão agora a tentar redimirem-se dos jogos em que prejudicaram claramente o Benfica e beneficiaram claramente o fcp. Porque verdade seja dita só chegaram á liderança por causa disto.

Anónimo disse...

o regresso ao calabote ... vale tudo para serem campeões... ontem só me faltou ver o batista bater nos jogadores do braga....

o porto não ganhou pq não soube mais, agora o benfica sabe pq ganhou, sabe pq o batista foi comprado para o benfica ganhar, resta saber se a morgado se ira interessar por isto.

mais uma vez a bem da nação o benfica ganhou.

Anónimo disse...

Calabote foi no dragão o árbitro deu 7 minutos de tempo extra.

M disse...

saudaçoes...

penso que se começa a esgotar o tempo para que o nosso clube comece a mostrar algum (ja nao digo bom...) futebol.

O Benfica começa a exasperar-me pelo mau futebol, especialmente pelo potencial que tem, pelos jogadores que possui, por todas as obrigações e exigencias que a sua grandeza obriga.

O caro LF fala na maturidade, na experiencia e tal que o SP.Braga apresenta..parece-me (n tenho certeza nem que fazer comparaçoes muito exactas, é apenas curiosidade futeboleira...)que ambos o tecnicos estao em funções ao mesmo tempo...irrita que os seus adjectivos não sejam endereçados ao nosso clube...enfim...tenho cá para mim que este ano, a coisa ja nao muda de cenário!

Ganhámos com um empurrão do arbitro.

Detesto isto...apesar de este ano ser um ano anormal, detesto na mesma, sempre detestarei...

se este ano existiram, na minha opinião,demasiados erros acumulados na arbitragem a prejudicar o SLBenfica, demasiados para serem coincidencias, o facto é que não encontro qualquer tipo de compensação ou justiça nos erros que nos favorecem.

Eu não quero que o Benfica seja beneficiado, não quero é que o Benfica seja prejudicado!!
E por muito se apregoe..o facto é que, este ano, o Benfica tem sido muito prejudicado!

gostaria apenas de dizer, fugindo ao tema da exibição do nosso clube, dar a minha opinião acerca da postura do treinador do clube nortenho em declarações após o empate do tri-campeao nacional, em casa, perante o nosso mais recente primodivisionario....e so o faço porque menciona o nosso Benfica!

justificar empate, ja depois do ultimo empate, tambem em casa, frente ao maritimo, usufruindo de pelo menos um penalti nao marcado e escandaloso por mao do Bruno Alves, num fds onde se passou o que se passou na luz com o Nacional, com comparaçoes com jogo de ontem na Luz, é revelador de um muito fraco nível, no minimo, desportivo.

mas tambem, vindo de um individuo que acha que o TERRORISTA Bruno Alves, que ontem voltou às suas, pisando (!) a cabeça de um adversário, é um jogador leal e tal.....

saudações benfiquistas, quarta-feira lá estaremos....

Jotas disse...

o Benfica foi claramente beneficiado frente ao Braga, é caso para dizer ALELUIA, embora não goste de ver o meu clube ganhar por influência do árbitro, também não gostei de o ver perder vários pontos por esse motivo, pena tenho que algumas pessoas não tenham essa mesma honestidade futebolística, parece mesmo que andavam todos com uma tremenda ansiedade para poderem dizer que o Benfica foi beneficiado e que está a ser levado ao colo, finalmente e ao final de 14 jogos, lá conseguiram descortinar um jogo pelo qual tanto suspiravam.
De facto com este futebol, só um milagre.

Anónimo disse...

olha olha. ja' estao os fdp todos a protestar. ate' a lagartagem comenta a arbitragem deste jogo.. pena que nao tenham falado quando o benfica foi claramente prejudicado - e muitas oportunidades tiveram para isso.
fomos beneficiados, sim: um golo em fora-de-jogo e um penalty para assinalar. sera' preciso recordar os roubos sucessivos de que o glorioso tem sido alvo.
cala-te cornelio!

Anónimo disse...

Um roubo igual ao da 2ª jornada em que o Sporting foi também beneficiado com o perdão de DOIS penalties em casa do mesmo Braga, com a diferença de que na altura ficaram caladinhos!!!

Anónimo disse...

Como benfiquista acho triste ganhar assim... da mesma forma que quando o Benfica é prejudicado também fico revoltado!
É dever do presidente Filipe Vieira contestar este tipo de arbritagem! Seja ela prejudicial ou benéfica ao Glorioso!
Temos que lutar por uma arbritagem melhor! Custe o que custar!
Mas mais triste ainda é o sr. Jesualdo Ferreira reclamar da arbritagem do Benfica-Braga!!! Quando com o Nacional fomos prejudicados este senhor ficou calado que nem um rato a esfregar as mãos de contente!!! Enquanto houver este tipo de "alegrias" nunca conseguiremos mudar nada...Absolutamente nada!!!

Anónimo disse...

Concordo que a arbitragem foi triste e que o Braga fez uma excelente exibição.

Um golo em fora-de-jogo e um penalty por assinalar a Luisão. 1-1 ou 0-1 seria o resultado final "correcto".

Já quanto ao penalty sobre Di Maria, penso que foi bem assinalado. Mossoró não toca a bola e não faz carga de ombro. Como tal, obstrução. Interessante é ver a análise do "Tribunal do Jogo", onde Rosa Santos dá uma lição de merdice, com a afirmação: “Tendo em conta a dualidade de critérios em lances idênticos, altero a opinião inicial afirmando que não houve motivo para grande penalidade.”
Para Rosa Santos, um erro compensa outro. Bela imagem da (perdoem-me a expressão) cagada que foi e é a arbitragem de 1ª categoria em Portugal.

De resto, as análises de LF são na mouche. O Benfica foi beneficiado, não haja qualquer dúvida, mas o asco e reacções são totalmente absurdas e revelam (aqui sim) uma dualidade de critérios aberrante.

O fora-de-jogo de David Luiz é escandaloso? Não. Basta lembrar o fora-de-jogo de Di Maria na 4ª feira, ante o Guimarães... com 3 defesas contrários atrás do mesmo (relembrando que os juízes, em caso de dúvidas, deverão beneficiar quem ataca).

O penalty não assinalado de Luisão é escandaloso? Penalty é, mas "escandaloso", não pode. Seria, mas se não houve escândalo quando Aimar foi nitidamente ceifado em Guimarães, que dizer agora?

Benfica beneficiado, sim.
Há sempre uma primeira vez.

Anónimo disse...

LEvaste um baile em casa foi o que foi... deopis deste baile de apito... para não variar

Anónimo disse...

O curioso nisto tudo, espanta-me tanta indignação, tanto roubo, tanto calabote, já se fala que somos levados ao colo e tudo, que compramos o arbrito, enfim tanta asneira e esquecem estes palermas da merda que a equipa da arbritagem foi a mesma do porto-leixões? e esta?

Um abraço do tamanho de todos os titulos internacionais e nacionais do FC PORTO comprados...ahahahaha

Anónimo disse...

OS CALABOTES ESTÃO OUTRA VEZ NA FRENTE DA TABELA....

Peyroteo disse...

Estou quase a perder a paciência!
Para quem não viu a actuação do Calabote, foi uma excelente oportunidade de ver o roubo na sua forma mais ordinária!

De que adianta ano após ano acompanhar com paixão e devoção o meu Sporting, para ao fim ao cabo estarmos constantemente a assistir a um futebol Português que está completamente viciado.
Ainda me admiro como há 20.000 almas a assistir ao futebol em Alvalade, pois é ponto assente que não nos vão deixar ser campeões!
No estádio da Luz o árbitro, ou melhor o ladrão Paulo Baptista (o tal que nos inventou um penalty contra por falta mais de 2 metros fora da área) perpetrou uma arbitragem escandalosa, onde a equipa que foi dominada durante o jogo, levando um banho de bola acabou por levar injustamente 3 pontos em vez dos merecidos 0.
Para além de 90 minutos de “campo inclinado”, os lances capitais explicam muita coisa:
- São dados 2 minutos de descontos na 1ª parte, quando curiosamente na 2ª, com 6 substituições e tempo perdido com um penalty se dão apenas 3. Não me lembro de nenhum jogo em que não se dêem menos de 3’.
- Aos 45+2’ portanto, o Benfica aponta o golo que valeria 3 pontos, na marcação de um livre, com o jogador que marca o golo completamente em FJ. O mais grave é que é por demais evidente o adiantamento, até porque era uma jogada de bola parada.
- No início da 2ª parte, o ladrão tentou resolver o jogo de vez, inventando um penalty vergonhoso sobre um patético Di Maria. Um mergulho triste e mal feito e uma vergonha como o batoteiro se ria no chão e comemorava o penalty fidelidade. Devia haver castigos para estas situações.
Felizmente o penalty não foi convertido.
- Katsouranis comete penalty evidente sobre Alan. Nada foi assinalado.
- Luisão comete penalty de faca e alguidar sobre Matheus. Nada foi assinalado.
Em resumo, e só para que constem os 4 erros grosseiros:
- Golo a favor da equipa A ilegal em FJ
- Penalty inexistente a favorecer a equipa A
- Penalty roubado à equipa B
- Outro penalty roubado à equipa B
Posto isto, acho que este árbitro não pode apitar mais este ano!
Mas o mal está feito, e os 3 pontos foram para quem não merecia.
Apenas tenho um consolo, o Benfica foi dominado na sua própria casa pelo Braga.
É muito raro senão inédito que um dos 3 grandes jogando em sua casa seja dominado, perdendo em todas as estatísticas, como na posse de bola, ataques, remates, cantos, faltas, etc.
Apesar de tudo o Sporting está no topo da classificação, apesar se ser quase sempre prejudicado e não estando livre para já de más companhias porque no estádio da Luz se assistiu a um jogo para recordar por muitos anos: um autêntico roubo à mão armada, infame demais para ser verdade e possível.

Anónimo disse...

culpa do benfica equipa fraca treinador pessimo por mim o futuro passa por cajuda jesus ou carvalhal

Anónimo disse...

Sr PPA gostaria de saber qual a sua opiniao sobre o jogo entre o Braga e o Sporting esta época, só para ver se a sua indignação é a mesma q apresenta agora aqui... No tal lance que fala em q foi marcado um penalti a favor da equipa adversária quando a falta foi fora da area, dou-lhe razao nesse lance, mas o sr MENTE com todos os dentes... O penalti foi marcado quando o SCP ja vencia por 3-0, ou seja, n teve qq influencia no resultado como o SCP venceu o jogo e n perdeu como o sr MENTE descaradamente... Aqui fica a prova: http://www.youtube.com/watch?v=w-Xc1hiSDvc&feature=related

Anónimo disse...

ppa ---paulo palhaco anjinho feicha esta retrete tu es e banana prata

Peyroteo disse...

Queres ser malcriado Anónimo?
Em 1º lugar deixa de ser anónimo.
Em 2º não os gastes todos com quem estás habituado a gastar!

Peyroteo disse...

Em Braga foi assinalada uma falta (existente) sobre Abel, antes da suposta falta de Postiga sobre Meyong.