UM ADVERSÁRIO COM HISTÓRIA

A EQUIPA:

Um plantel fortíssimo, caríssimo, mas, como se viu frente ao FC Porto, não inultrapassável. As laterais são permeáveis (pouco apoio dos médios), e os avançados estão longe do seu melhor. O próprio guarda-redes, tem dias. Pontos fortes: dão pouco espaço dentro da área, e partem bem para o contra-ataque, com três médios muito criativos.

A HISTÓRIA:
Em 1965, uma final azarada para o Benfica - que havia vencido o Real Madrid por 5-1. No estádio do adversário, sob chuva intensa, um frango de Costa Pereira ditou o resultado. Depois, o mesmo acabou por se lesionar e ter de sair, numa altura em que não havia substituições. Germano foi para a baliza, e o Benfica, mesmo com dez, ameaçou o Inter, e diz quem viu que merecia ganhar. Estes eram, também para muitos, o melhor Inter e o melhor Benfica das respectivas histórias.
Em 2004, numa altura em que o Benfica (de Luisão, Petit, Simão e Nuno Gomes) procurava recuperar a sua identidade depois do chamado "vietname", e numa temporada em que regressava às competições europeias depois de dois anos de ausência, o Inter (de Zanetti, Materazzi, Recoba, Adriano e Vieir) foi rival demasiado forte para as aspirações encarnadas na Taça UEFA. Nos oitavos, 0-0 na Luz, e um vibrante 3-4 em San Siro, num jogo em que o Benfica chegou a estar em vantagem, e vendeu cara a derrota.
Em 2008, na primeira edição da Eusébio Cup, o Inter de José Mourinho onde brilhavam Júlio César, Maicon, Zanetti, Figo e Ibrahimovic, campeão europeu na temporada seguinte, venceu o Benfica no desempate por grandes penalidades.
Ou seja, o Benfica nunca ganhou nada ao Inter. Será desta?

5 comentários:

francisco disse...

Luis vi o jogo Porto Inter e confesso que não gostei nada do jogo excepto aqueles minutos finais em que o fcp podia ter ganho lhes faltou a sorte que costumam ter, o fcp não joga nada de jeito é apenas uma equipa combativa nunca vira cara a luta olha se o Porto os tinha eliminado era este que nos calhava, quanto ao Inter a não ser aquilo que te referes dentro da sua area fora isso jogam muito pouco, tenho a convicção que passamos este Inter, nunca ganhamos nada a este inter dizes tu perdoa o tu mas eu e o teu querido e saudoso Pai somos desse tempo em que o Inter era uma equipa temível mas nós também o éramos perdemos a final debaixo de um temporal com 10 jogadores com Germano na baliza na própria casa deles perdemos por 1-0 essa final me está atravessada na garganta como está a do MU também na casa deles ai quando dizem que somos uma equipa bafejada pela sorte é uma infâmia até já fomos eliminados por moeda ao ar ao longo da minha vida o Benfica me tem dado muitas alegrias e algumas tristezas porque a sorte nada quiz connosco.

LF disse...

Concordo.
O Benfica, historicamente, não tem sorte.
Neste sorteio teve. Mas tem sido raro.

Além dessas finais, houve também a de 1963, em que o Coluna se lesionou e ficou a fazer figura de corpo presente. Temos os penáltis de Estugarda (também já desfalcados do Diamantino, que na altura era o melhor jogador do Benfica).
A final com o Sevilha...
Aliás, na Liga Europa, fomos a 3 finais. Numa perdemos em casa, outra aos 92 minutos, e outra por penáltis. É quase um bingo de maldições.

E nos sorteios, como aqui demonstrei há dias, também não é comum sermos bafejados pela sorte.

Pelo contrário, o FC Porto conseguiu ganhar a champions apanhando nos quartos o Lyon, nas meias do Corunha e na final o Mónaco.
Ganhou duas ligas Europa com Celtic e Braga.
Logo aqui está tudo dito...

Da Fonseca disse...

O Porto não joga nada de jeito, e depois vai a luz e ganha, limpinho sem penaltis e para te atormentar golo do Zaidu ao minuto 90, tá bem, imagina quando jogar algo, já os rivais jogam muito títulos é que nada, é psicológia invertida
..

Da Fonseca disse...

À uma frase marcante. As finais não se jogam ganha se, o Benfica acho que é dos poucos clubes que tem 7 finais perdidas, espero que o Bella Gutman levante a maldição para ver o Benfica ganhar esta final porque o City ou Bayern fica pelo caminho e o que passar hipoteticamente joga com o Madrid ou na menor das hipóteses com o Chelsea e uma final com o Chelsea o Benfica tem grandes probabilidades de ganhar, basta uma conjuntura de factor sorte pelo meio..

joão carlos disse...

pois mas a lesão do costa pereira terá sido mais psicológica do que física.

no inter de 2003 era também jogador deles o karagounis, alias um dos responsáveis por termos sido eliminados.