UMA DÚZIA DE PERGUNTAS SEM RESPOSTA

1- Quem impede que sejam conhecidas as comunicações entre árbitro de campo e VAR, e porquê?
2- Quem traça as linhas e quem escolhe as frames? O próprio VAR? Uma empresa qualquer? Se sim, qual, e escolhida por quem? Qual o passado de todos os intervenientes directos ou indirectos no sistema?
3- Porque motivo, depois de vários anos de utilização, ainda não foi feita uma auditoria rigorosa ao sistema de VAR?
4- Porque motivo os árbitros não falam no final dos jogos como os jogadores e treinadores? Até em sua defesa, seria benéfico disporem de espaço e tempo para explicar as suas decisões, nem que fosse para as lamentarem ou pedirem desculpa por elas.
5- Porque motivo, perante uma temporada verdadeiramente vergonhosa a nível de arbitragens (a pior de sempre, tendo em conta que existe VAR), Fontelas Gomes permanece impávido, sem sequer ser questionado?
6- Porque é que, pelo menos no fim de cada temporada, o CA não explica os critérios de escolha e nomeação, e não faz, publicamente, um balanço dos problemas ocorridos? Tem medo de quê e de quem? O que pretende esconder?
7- Como é feita a avaliação (por exemplo) de João Pinheiro no “Clássico”? Qual a nota? Como é atribuída? Quais as componentes? E quais as consequências? 
8- Na sequência da estratégia de terrorismo comunicacional desenvolvida pelo FC Porto a partir de 2017 e até Rui Pinto ser encontrado pela PJ em Budapeste, terá havido algum tipo de chantagem a algum(s) árbitro(s)? A qual ou a quais? Como e com que consequências? A diferença de postura de alguns desde então é gritante.
9- Porque motivo os observadores/avaliadores passam sempre entre os pingos da chuva? Qual o passado deles e de quem os escolhe? Como chegaram lá? Porque é que isso não é exposto? Porque é que o próprio Benfica não o faz?
10- A avaliação do VAR é igual à do árbitro de campo? Se sim, como, dado que o VAR não tem qualquer pressão e tem todos os meios para decidir, pelo menos de forma razoável?
11- Como chegaram ao primeiro escalão indivíduos como António Nobre, Hélder Malheiro, Fábio Melo, André Narciso e outros que parecem ainda piores do que a geração que os antecedeu? Quem os promoveu? Com que avaliações? Quem avaliou, como e porquê? Há padrinhos e afilhados? Quem são? É preciso ser rigorosamente escrutinado cada caso, para se perceber o todo.
12- Porque motivo o Benfica, e o seu canal de comunicação privilegiado (a BTV), não expôs ainda, de forma condensada e organizada, todos os casos grosseiros que ao longo da temporada prejudicaram o clube e beneficiaram os rivais? É imperioso fazê-lo, e utilizar as redes sociais para os disseminar pela opinião pública. Uma imagem valerá sempre mais do que todas as palavras.


Enquanto estas questões não tiverem resposta, não adianta trazer Rogeres Schmidts, Ricardos Hortas ou Sangarés. O Benfica irá continuar a perder, porque jamais o irão deixar ganhar.
Urge a criação de um departamento, formal ou informal, que no clube acompanhe, conheça, e, se for caso disso, questione e denuncie, todo o processo envolvendo árbitros, promoção e classificação dos mesmos, VAR, observadores, etc. Que no fundo possa, pelo menos, saber as respostas a todas estas perguntas, e trazê-las ao público.

9 comentários:

Red Sea disse...

Excelentes questões, muito pertinentes. Se calhar, algumas já têm respostas, conhecidas por quem "manda" no Benfica, preferindo, no entanto, guardá-las para si vá lá saber-se porquê.

Miguel disse...

O silêncio da direcção do Benfica aos ROUBOS sofridos durante a época toda, são uma demonstração clara da incompetência e da cobardia de quem dirige o clube.

Tivesse o fcp sofrido 1 décimo das arbitragens escandalosas que nós tivemos este ano e já teriamos tido uma revolução no futebol português.

Com o Benfica temos uma newsletter ranhosa e totalmente inconsequente.

Uma vergonha!

Caro Luís Fialho, faça um favor ao Benfica e publique estas questões no jornal do clube.

Chega de bananas à frente do clube!

Anónimo disse...

Sugestão:

Caro LF,

e que tal mandar estas perguntas a LFV, RC, DSO e afins?!
Nós os verdadeiros benfiquistas fomos e continuamos a ser enganados e sentimo-nos impotentes perante colossal e descarada roubalheira, sem quem nos defenda e defenda os superiores interesses do nosso clube.

Anónimo disse...

Deixo aqui um nome: Bruno Simões.

PS: já encontraram o "dono" do calhau?!

Anónimo disse...

Resposta:

PdC, Lourenço Pinto, FPF (Gomes e Craveiro), Liga (Proença), Fontelas, Paulo Costa, Secretários de Estado do Desporto, Governos, LFV, RC e Newsletter (Fofinhas).
Aqui estão as 12 respostas!!!!!

Luis disse...

As perguntas têm todas sentido mas, algumas sabemos as respostas os arbitros são avaliados no Porto e quase todos os que sobem a 1º categoria são da assoçiação do Porto ou Braga sabe-se lá porquê ,são muito inteligentes ? o resto é o apito 2.0 mas mais refinado.

joão carlos disse...

2-quem escolhe os frames é o VAR, quem coloca os traços que dão origem às linhas são os técnicos da empresa de software, que coloca as linhas é o software.
existem vários softwares todos licenciados pela fifa, nenhuma das empresas é portuguesa, o software utilizado em portugal é o mesmo que na premiere ligue.
a única coisa que desconheço é se os funcionários da empresa de software são portugueses ou de outra nacionalidade.

5-tens de perguntar ao presidente do clube mais prejudicado porque é que não veio, nem hoje nem durante a época, nem nas épocas anteriores questionar quem tomas essas decisões.
alias devias de questionar quem anda sempre a fazer queixas sobre o assunto e se mostra muito indignado mas depois vota sempre em que se cala sobre estes assuntos, e que deste modo são coniventes com esse silencio e virem queixar de uma coisa e fazerem o seu contrario é hipocrisia.

9, 12- tens de perguntar isso a quem deu o seu apoio aos órgãos eleitos da fpf mais do que uma vez, e não apenas aos que estão agora no clube aos anteriores também.
e mais uma vez tens de perguntar a quem votou em quem deu o tal apoio é que com o seu voto deu a sua bênção aos tais apoios.

LF disse...

João Carlos,

Quer dizer que a culpa é do Benfica?
E, em quem devia então ter votado?

Quanto às linhas, não sei se o software é o mesmo ou não. Mas na Premier League não há foras-de-jogo de 2 cms, pela simples razão de que as linhas são bastante mais grossas, apenas permitindo sancionar foras-de-jogo evidentes.

joão carlos disse...

a culpa é dos dirigentes eleitos e não do clube.
ou não foram eles que apoiaram, e continuam a apoiar o atual presidente da fpf, e dado o historial dele no clube corrupto não se esperaria que ele fizesse coisa diferente do que esta a fazer.
mais mesmo que existisse ingenuidade de achar que poderia fazer diferente o seu desempenho seria para não se voltar a apoiar, no mínimo, mas continuamos a apoiar.
mesmo que se desse o beneficio da duvida a quem atualmente faz a nomeações, e mais uma vez só por ingenuidade, bastaria o primeiro mandato para se saber ao que vinham mas não só não existiram critica como se voltou a apoiar.
por isso quem apoia, e não tira o apoio, é conivente com o que se esta a passar.

depois existe o silencio, e o ditado já é muito antigo quem cala consente, e vir falar a meia dúzia de jogos do final é de quem não esta minimamente interessado em mudar as coisas já que nesta altura falar ou não falar é inócuo porque nada muda, nem sequer para a próxima época já que começa tudo do zero.

cada um vota em quem quiser agora não pode é vir muito preocupado com o silencio e a inação dos dirigentes quando está sempre foi a postura destes dirigentes, atuais mandato e anteriores, e nem sequer podem invocar não saber a postura dos mesmos já que foi está a sua postura em mandatos anteriores.
portanto ao votarem nestes dirigentes estão a votar nesta postura, podem não gostar dela, e a dar cobertura à mesma não podem é votar neles e esperar uma postura diferente da que eles sempre tiveram.

ao que sei, tal como a uefa, ele não mostram os centímetros logo ninguém sabe na realidade quantos centímetros é que são, se muitos ou poucos.
já sobre a grossura das linhas, a não ser que exista alguém aspeto tecnológico que não esteja a ver, nada altera a quantidade de centímetros no fora de jogo já que o fora de jogo é medido pela diferença entre duas posições, logo se a grossura das linhas for aumentada para ambos os jogadores a distancia entre eles será sempre a mesma.