A REALIDADE CHAMPIONS

Em 15 anos, ninguém chegou à final da Champions League que não equipas dos quatro principais campeonatos europeus. PSV, Ajax, Lyon e Monaco lograram chegar, uma vez cada, às meias-finais.
Benfica e FC Porto chegaram, cada um duas vezes, aos quartos-de-final.
Perante isto,  dizer-se que uma qualquer equipa portuguesa pode ganhar, ou até chegar à final desta competição, é pura demagogia, ou irrealismo.
A obrigação é participar, o objectivo é ultrapassar a fase de grupos, chegar aos quartos-de-final já é extraordinário e excepcional. O sonho, mesmo muito alto, seria um dia, com muita sorte nos sorteios, e com uma grande equipa, talvez atingir umas meias-finais, como o Ajax fez na época passada. Esse é o limite dos limites. Mais do que isso, tendo em conta a realidade económica e orçamental das várias ligas, é IMPOSSÍVEL.
Ganhar um título europeu, talvez na Liga Europa. Também com sorte nos sorteios, uma boa equipa, e o campeonato resolvido.

13 comentários:

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

concordo, então todos sonhamos com um futebol igual ao da segunda metade da época passada isso é o minimo dos mínimos.

DV disse...

Discurso sem nexo. Isto é o assumir do derrotismo e uma tentativa de salvar a face a Vieira. Primeiro eram as promessas de futebol classe e títulos europeus. Agora como já se percebeu que o que importa é rodar o Seixal e facturar milhões, agora vem-se com o discurso do "é impossível ganhar". Selecionou o critério de 15 anos, esquecendo o Porto de Mourinho que ganhou a LC. E hoje o Benfica factura muito mais e tem uma formação top. O que falta ao Benfica é mística e ambição. Isso falta porque o seu presidente não tem benfiquismo, só quer fazer do clube uma empresa de transferências de milhões, vendas de Red pass para uma elite das selfies.
É incrível como consegue vir com esse discurso quando as receitas do clube não param de aumentar.
O Ajax está a investir forte e sonha voltar a ser o que foi nos anos 70. O seu discurso é derrotismo.
Uma coisa é conjunturalmente não termos dinheiro para ganharmos LC, mas devemos trabalhar para isso. Não é isso que se está a fazer. Ganha-se cada vez mais dinheiro no clube e desinveste-se no plantel, que tem muitos jogadores banais e um número crescente de miúdos sem provas dadas só para mostrar a obra do Seixal.
Com um bom projecto, com real vontade de vencer, em 20 anos o Benfica era um colosso. Mas o que Vieira quer é vender putos, nem que seja à conta de esvaziar a equipa de talento, para abrir espaço para a formação e submeter o clube a estas vergonhas!
A sugestão de mudar o emblema do clube só mostra o que Vieira pensa realmente do Benfica.
A mim nunca me enganou e podem vir para aqui os usuais calhaus ameaçar a oposição, mas a máscara de Vieira caiu.
Estamos a desbaratar a honra de um clube para tornar um clube uma empresa de venda de passes de jogadores de de Red passes para turistas da selfie.
FARTEI-ME!!!!!!

joão carlos disse...

mas quem falou em finais da lc foi o presidente ele é que quando lhe interessa, e já não é a primeira vez, vem com essa conversa.

para já a larga maioria dos adeptos quer uma participação consistente na lc com passagem aos oitavos, para já não exige mais que isso.

mas o que temos nem sequer é isso pior nestes três últimos anos tem sido uma vergonha de participação ao nível, ou pior, de equipas de países de campeonato ultra periféricos.

e não venham com a desculpa de que temos muitos jogadores sem experiência, é que isso foi dito que seria ,e é, um tremendo erro meter tantos jogadores jovens ao mesmo tempo como se isto fosse uma fabrica de enchidos.
para piorar as coisas ao invés deixamos pura e simplesmente de contratar, e ter na equipa, jogadores com maturidade, experiência e qualidade que permitiam equilibrar a equipa e fazer crescer mais depressa estes jovens.

hoje existe a obcecação de que todos os jogadores são para dar lucro, ter receitas com jogadores e bons resultados deve ser um meio e não um fim até para uma sad.

Coach disse...

Entre ganhar e fazer estas figuras ridículas tens muitos tons de cinzento. E o pior é que sabes disto e ainda assim te prestas a este papel.

F.L. disse...

Nem mais "Coach". Pensei exactamente o mesmo quando li esta "prosa". Vem para aqui com a lixívia da propaganda e faz dos benfiquistas uns tolinhos que não sabem pensar pela própria cabeça.

João Sousa disse...

É verdade, mas eu não sonho com a vitória final, eu já sou obrigado a sonhar apenas e só com uma puta de uma vitória num jogo da fase de grupos!! Vão lavar roupa para o rio, não venham para aqui lavar o que não têm lavagem possível! Podemos não ter ambições europeias mas ainda temos inteligência, exigência e noção do que sempre foi o SL Benfica contrário de todos vocês e do presidente!

LF disse...

Eu aqui não faço propaganda a ninguém. Só ao Benfica.
E só o primeiro a criticar o presidente pelo discurso da equipa para a Europa, que não condiz com a realidade - como acho que fica claro no post.
Mas para mim o problema é o discurso, pois tenho de reconhecer, com pena, que o Benfica, sendo um grande clube, é uma pequena equipa na escala champions.
Se calhar outro problema é que não joga como tal. Mas aí, a mania de grandezas dos adeptos, e do presidente, também não ajudam.

Anónimo disse...

Não podemos ligar a muitos dos comentários que se vêem, não sabemos quem os faz, nem com que intenção. Para mim parece-me óbvio que quem coloca tudo em causa por perder uns jogos na Champions, não é bem-intencionado. Ainda me lembro em 2005/2006 quando fizemos aquela campanha na Champions em que deixámos para trás Manchester United, Liverpool e caímos perante o Barcelona, que viria a ser campeão europeu, nos 1/4, houve fortes críticas porque devíamos era ter dado importância ao campeonato, blá blá blá, Vieira para a rua. Há uns anos a esta parte, uma diversão frequente dos media e de alguns alegados benfiquistas era contabilizar quantos portugueses o Benfica tinha no 11 e quantos eram da formação, berrando que era uma vergonha, que o Benfica era só estrangeiros, que se devia investir na formação, blá blá blá, Vieira para a rua. Actualmente somos claramente a equipa dominadora em Portugal, ganhámos recentemente o primeiro tetra campeonato da história do clube, terminámos a última década com 6 campeonatos ganhos, contra 4 do Porto e temos de longe a melhor escola de formação em Portugal, de onde saiu o português mais caro da história e a maior transferência de sempre em Portugal (de longe). No entanto, como perdemos uns jogos na Champions e a equipa nem sempre faz jogos extraordinários, blá blá blá, Vieira para a rua. Isto para mim não passa de ruído para tentar desestabilizar, especialmente numa altura em que o Porto não convence nem no campeonato nem na Liga Europa, para onde foi relegado por falhar o acesso a Champions; e o Sporting é só estrangeiros no 11, a formação esfumou-se e continuam a viver em função do Benfica (o Leonel Pontes foi uma tentativa de imitar o Bruno Lage e o Silas, despedido do Belenenses por maus resultados, serve-lhes porque... o ano passado não perdeu com o Benfica).

Em relação ao tema do post em si, concordo que actualmente é preciso que haja uma edição atípica, com muita sorte à mistura, da Champions para uma equipa portuguesa ir longe. Como aconteceu, por exemplo em 2004, em que nas meias-finais estavam Porto, Mónaco, Deportivo e Chelsea (que não era o que é hoje, seria tipo o actual Everton). É muito difícil, mas não impossível, daí o discurso do presidente. Vejamos que ainda há pouco tempo poderíamos ter tido condições de juntar nomes como Bernardo Silva, João Cancelo, André Gomes, Renato Sanches, Jonas, Matic, Gaitán e Ederson no mesmo plantel. Com a sorte de nos calharem equipas tipo Mónaco, Leicester e Villareal numa meia-final da Champions, quem sabe o que seria possível.

Nhaga da Costa disse...

Não podemos comparar épocas diferentes.
Com a entrada dos direitos de TV no futebol e cada vez mais com a entrada dos tubarões financeiros no futebol, a dimensão dos países maiores faz-se sentir e Portugal, um país pequeno e periférico, tinha obrigatoriamente de ficar para trás. E o Benfica também. Se o Benfica estivesse em Espanha não ficava para trás. Mas está em Portugal.

Se Vieira dissesse que o Benfica não deve ter esperanças na Europa nos próximos 50 anos e usasse um discurso derrotista e pessimista, vinham criticá-lo porque estava a destruir o Benfica e a puxá-lo para baixo. MAs é isso que muitos legados adeptos fazem. Puxam o Benfica para baixo.

Assim, com uma visão e uma vontade indomável, a exprimir a vontade que o Benfica faça uma carreira na Europa, a trabalhar com afinco para que isso aconteça, Vieira é criticado por uma minoria de pessoas de má fé que não percebe, não quer perceber, porque não está interessada em perceber, porque aceitam a cartilha dos inimigos que também não estão interessados que isso aconteça, porque se acontecesse iriam ficar ainda mais para trás, quando já estão aflitos com problemas financeiros tão graves que estão à beira da falência.

Quando há alegados benfiquistas que lhe estendem a mão para não se afogarem, percebem-se as intenções. Um Benfica rico e com dinheiro é um local muito apetitoso para estar.

Os nossos inimigos andam há 100 anos a trabalhar e a puxar o Benfica para trás. A História é um grande professor e ensina muitas coisas a quem quer ser ensinado.
Quando vejo benfiquistas, ou alegados benfiquistas, a fazer o mesmo, fico sempre com a pulga atrás da orelha.
Quem precisa de inimigos quando temos destes (alegados) amigos?

O Benfica hoje tem uma imagem melhor do que há 20 ou 30 anos. A imagem do Benfica continua a crescer e a a aumentar e isso prova-se com a quantidade e a qualidade das empresas internacionais que querem ter no Benfica um veículo de promoção dos seus produtos.
Há outra equipa em Portugal com tal imagem? NÃO!!!!
E isto não pode ser negado. As provas estão ai para toda a gente ver!!!
Por isso nos querem puxar para baixo! Típico do portuguesito.

Há uma anedota sobre o portuguesito que diz o seguinte.

Quando alguém estranhou por que motivo um apanhador de caranguejos de Vila Real de Sto António, tinha dois baldes a seu lado, um aberto e outro tapado, ele explicou:
"Um tem caranguejos espanhóis e o outro tem caranguejos portugueses. O balde aberto é o dos portugueses. Quando um tenta subir, os outros puxam-no para baixo, por isso, não preciso de tapar o balde."

Ora aí está!!! Assim são estes "benfiquistas"!!

Nhaga da Costa disse...

Excelente comentário do anónimo antes do meu.
As pessoas, ou os alegados benfiquistas, ainda não perceberam, não querem perceber ou não estão interessados em perceber, que estão a ser condicionados, eu diria manipulados, há muitos anos pela propaganda dos nossos inimigos, com incidência nos fruteiros do Porto, propaganda que atingiu o zénit no tempo de Bruno de Carvalho, com os resultados que todos conhecemos.

Procuram constantemente razões para criticar, façamos bem ou façamos mal, porque a intenção é a divisão do Benfica.
A intenção é verem-se livres de Vieira, a quem Pinto da Costa jurou fazer a vida negra desde que ele denunciou o AD À PJ.

Desde então não têm parado. Têm empresas dentro do grupo especializadas em comunicação e propaganda. Hoje têm a aliança da lagartada que tem o domínio da CS. Vejam quem está naqueles programas noturnos, é sempre um benfiquista que não pode dizer tudo o que quer (está condicionado) contra 3, 4 e 5 dragartos.

Se formos ver os jornais e as revistas, com excepção da Bola que está equilibrada nesse aspecto, todos os outros órgãos de comunicação têm uma predominância muito grande de dragartos nas redações! E isto não são suspeitas nem conspirações, são factos!!!
E todos eles trabalham para o mesmo: puxar o Benfica para baixo!!

LF disse...

Excelentes comentários.
Noto, porém, que esses "benfiquistas" a puxar para baixo, muitas vezes instrumentalizados desde fora, embora muito activos na internet (onde cada um, que nem se sabe de onde vem, pode ser 45...) são ultra minoritários.
Isso deixa-me tranquilo.
Era evitável a fumaça. Mas no essencial, aquilo que se vê na Luz, pelo país, e quando é altura de votar, é uma união tremenda em redor deste projecto - que, não sendo sempre ganhador, como nenhum, tem provas dadas, e é o único credível.


Pedro disse...

Já sabes o pelouro que receberás na próxima Eleição,carrissimo benfiquisto .Com uma defesa tão acirrada do "projecto"seja este qual for essas coisas tem que ficar logo definidas de antemão. Para além disso a sua postura é a mais adequada a uma vida saudável, não corre perigo de morte por asfixia, apesar de se assemelhar bastante a um comportamento animalesco que por decoro não vou enunciar.

Anónimo disse...

Concordo totalmente com o user João Carlos.