Dia 21 de Janeiro de 2018. O que aconteceu nesse dia? Luka Modric, médio ofensivo, marcou o único (!) golo em todo o ano civil pelo Real Madrid, contando todas as competições. Assistências? Não aprece em nenhum ranking, pelo que não apurei o número exacto, naturalmente baixo. Não mais de duas em toda a temporada.
No Mundial, chegou à final graças aos golos de Mandzukic e Perisic (marcaram nas meias finais e na final). Modric apenas marcou na primeira fase, e por aí se ficou. Tal como Ronaldo, só que Ronaldo marcou 4!
Na Liga das Nações, Ronaldo não jogou. Mas Modric sim, só que a sua selecção não se apurou, e a sua participação nos quatro jogos rendeu 0 golos e 1 assistência.
No Real Madrid, no primeiro semestre de 2018, Cristiano Ronaldo anotou 28 golos e fez 8 assistências. Na Juventus, no segundo semestre, marcou mais 12 e fez 5 assistências. Acrescentemos os golos do Mundial, e dá um total de 44 golos no ano civil.
Títulos colectivos: os do Real Madrid são iguais.A única diferença é que Modric perdeu a Supertaça Europeia, e Ronaldo já lá não estava. Aliás, vê-se onde está o Real Madrid sem ele.
Não sou o maior fã de CR7. Já aqui escrevi sobre isso. Mas se a Bola de Ouro era para determinar o melhor jogador de 2018, obviamente que teria de ser para ele. E Lionel Messi, que foi campeão espanhol, na época passada marcou 40 golos e nesta já leva 15, teria de ficar em segundo lugar. Para completar o pódio hesitaria entre Mbappé e Griezmann (ambos campeões do mundo).
Modic? É apenas um bom jogador, e caberia no top 10. Não mais do que isso.
Mas se a Bola de Ouro é para premiar outras coisas, ou castigar quem viola raparigas nos EUA, então já não sei.
No futebol, como na vida, por vezes mais vale cair em graça do que ser engraçado.