DANÇAS COM LOBOS

Ouve-se, lê-se e não se acredita.
Como é possível que o desespero benfiquista chegue ao ponto de sequer pensar na hipótese de uma figura como José Veiga vir alguma vez a presidir ao clube.
Aparentemente é mesmo disso que se trata, e não, como seria natural, de uma candidatura presidencial de um qualquer benfiquista apostar em Veiga para, enquanto profissional (e só isso), exercer as funções de director desportivo. O que parece é que é mesmo o próprio Veiga a pretender avançar para a cadeira presidencial, perante os aplausos de benfiquistas de memória curta e tolerância longa (dispostos a trocar a história do Benfica por um prato de tremoços), e perante a estupefacção de todos os que, como eu, amam demais o Benfica para o entregar nas mãos do acaso, dos interesses privados e da aventura.
É importante perceber quem é António José da Silva Veiga, e o que pretende ele do Benfica.
O ex-empresário é um portista (embora há cinco anos se tenha feito sócio do Benfica à pressa), foi presidente da Casa do F.C.Porto no Luxemburgo, e rezam as crónicas que terá festejado com champanhe a derrota do Benfica na final de Viena com o Milan em 1990. Regressou a Portugal pelas mãos de Joaquim Oliveira e Pinto da Costa, e através deles entrou no mundo do futebol profissional como empresário de jogadores, trabalhando desde sempre com o filho do presidente portista, Alexandre Pinto da Costa. Tirou Paulo Sousa do Benfica (como mais tarde roubaria Luís Figo ao Barcelona), levou Jardel e João Pinto para o Sporting, mas foi com (e para) o F.C.Porto que fez os principais negócios no nosso país.
Uma birra causada pelo pagamento (ou falta dele) de uma comissão relacionada com a transferência de Zahovic do F.C.Porto para o Olympiacos, fez esfriar a sua relação com Jorge Nuno Pinto da Costa (zanga sempre mal explicada), e o Benfica foi o instrumento de que ele se serviu para a vingança.
Ajudou Luís Filipe Vieira a contratar Simão Sabrosa, Nuno Gomes, Zahovic, Drulovic entre outros, acabando pouco mais tarde por entrar no clube como director-desportivo. Com Trappatoni foi campeão, numa época totalmente atípica, mas onde ninguém lhe nega os méritos (alguns deles fruto de uma metodologia desprezível face ao historial do Benfica). Granjeou admiração de algumas franjas de benfiquistas, mas devo dizer que, pela minha parte, nunca confiei nele (não lhe compraria um carro em segunda mão), nem na maioria das pessoas (muitas) que pela sua mão vieram para a Luz. Alguns ainda por lá andam.
Como já aqui mostrei, as suas contratações e dispensas vão muito para além da imagem de eficácia que ele soube explorar, com a ajuda de um império mediático-jornalistico que sempre o apoiou. Enquanto exerceu funções, só Miccoli e Karagounis foram contratações consensuais, mesmo essas bastante caras, e de resultados práticos aquém do esperado (sobretudo no caso do grego). Mas o que marca o seu período foram os constantes atritos com jogadores, treinadores e dirigentes, de Tiago a Ricardo Rocha, de Simão Sabrosa a Rui Cunha, de Álvaro Magalhães a José António Camacho, de Luís Filipe Vieira a Rui Costa, de Domingos Soares de Oliveira a Manuel Fernandes. Acabou saindo pela porta pequena, a braços com dívidas ao fisco, processos em tribunal, penhora de bens, e guerras com tudo e todos à sua volta.
O que poderá querer ele do Benfica passados estes anos?
Como se sabe, o contrato com a Olivedesportos termina dentro de aproximadamente três anos. O próximo mandato presidencial vai ser marcado por esse dado, que pode representar um novo tempo para um clube que tem na sua popularidade e nas suas audiências a sua principal força. O montante pago por Joaquim Oliveira ao Benfica está – como se sabe - muito aquém daquele que o mediatismo do clube da Luz justificaria, e se compararmos, de uma forma geral, aquilo que a SportTv lucra com o futebol com o que os clubes portugueses auferem, face ao que se passa nos outros países da Europa, perceberemos as razões para salários em atraso, prejuízos de milhões e toda a ruína generalizada de que a última temporada foi bem exemplo. Obviamente que Joaquim Oliveira não pode perder o Benfica, pois isso significa a perda de parte significativa dos seus lucros com o futebol, pondo inclusivamente em causa a sustentabilidade da Sport Tv. Mas, com a Benfica TV no ar, o risco é real.
José Veiga sempre foi um homem de Oliveira (tal como são alguns dos seus principais apoiantes). Ele seria a cartada ideal para assegurar a continuidade da exploração a que o Benfica tem sido sujeito. Com ele na Luz, a Sport Tv teria o seu império garantido. É esse provavelmente o verdadeiro propósito da sua candidatura, para a qual o Benfica não passará - uma vez mais - de um mero instrumento. Isto na hipótese mais benigna, evitando entrar em teorias de conspiração mais complexas.
E quanto ao Benfica? Apenas interrogações.
Qual o modelo de sustentabilidade financeira que Veiga – um homem a braços com inúmeros problemas na justiça – garantiria para o clube ?
Qual a sua experiência e credibilidade como gestor, face a um grupo empresarial da dimensão do Benfica ?
Qual o seu pensamento para as modalidades - nas quais nunca o vi, aparecendo agora, oportunisticamente, em pré-campanha numa final de Futsal ?
Qual o modelo institucional que ele preconiza, nomeadamente em relação ao capital da SAD ? Seria privatizado ? Vendido a Joaquim Oliveira ?
É nestas questões, e não a contratação de A ou B, ou na vitória V ou N, que os benfiquistas têm que ponderar antes de escolher um presidente.
Luís Filipe Vieira cometeu erros (particularmente no âmbito da gestão desportiva), e eu nunca deixei, nem deixarei, de os denunciar. Não sei sequer se é candidato, nem se aparecerão outros candidatos – e se aparecerem espero que, a bem da democraticidade do clube, sejam fortes e credíveis. Coisa diferente é entregar o clube à aventura, à imagem e semelhança do que muitos milhares de benfiquistas fizeram em 1997, então paradoxalmente face a um discurso anti-olivedesportos (o que são as coisas…).
À primeira caem todos (embora deva fazer saber que nunca, em momento algum, acreditei em Vale e Azevedo, que inclusivamente me fez ir a Assembleias Gerais pela primeira vez na vida, para, em ambientes escaldantes onde se arriscava a própria pele, votar contra todas as loucuras que ele propunha). À segunda só cai quem quer. E é estranho que existam aparentemente tantos "benfiquistas" dispostos a repetir um erro que custou décadas de sofrimento.
Admito que existam diferenças entre Vale e Azevedo (criminoso e condenado) e José Veiga/Joaquim Oliveira (astutos, interesseiros, e substancialmente mais inteligentes). Mas tal como não deixaria dormir um estranho em minha casa, nunca seria capaz de deixar o meu Benfica em tão perigosas mãos.
José Veiga na presidência do Benfica? NUNCA!

52 comentários:

Anónimo disse...

Mto bem LF!

Este é exactamente o meu ponto de vista.
ro

abidos disse...

Concordo totalmente nos motivos por trás do 'tal movimento', mesmo que alguns possam estar a ser 'enganados', o real motivo para a oposição ao LVF são os Direitos Televisivos, por isso é que a ControlInveste, e a Cofina estão tão enpenhadas no assunto...!!!

Peter disse...

De acordo veiga na presidência nunca mas o LFV e o Rui Costa é que tem que melhorar as respectivas gerências para os Benfiquistas não caírem em esparrelas de pessoas como o veiga. Estanquem os infiltrados, estanquem o cemitério de treinadores que o estádio da Luz se tornou desde 92 e combatam a arbitragem, se continuar tudo na mesma não se admirem que o Benfica caia nas mãos de 1 qualquer e aí meu caro LF a responsabilidade não será dos sócios mas sim do LFV e do Rui Costa que não tiveram humildade suficiente para mudar o que fizeram de mal feito, depois não se queixem porque a culpa será única e exclusivamente deles.

Anónimo disse...

Excelente "posta".

SLB4ever B/F

MozGom disse...

Quem fala assim (ou assim escreve) não é gago.

È BENFIQUISTA E DOS BONS!!!

Precisamos de benfiquistas como tu, em vez de betos como o Seabra, e ingénuos como o António-Pedro Vasconcelos, que sem se aperceberem só fazem o jogo dos inimigos do SLB.Em vez de defenderem o SLB, criticam muitas vezes o que não devem, o que DEVIAM CRITICAR NÃO FAZEM,e depois dá no que dá.

Junto a esse teu comentário (não sei se aprovas ou não) o sr Bruno Carvalho, que até agora nada disse sobre a Olivedesportos, Apito Dourado (até elogiou de maneira vergonhosa o sr Pinto Dourado e diz que o Apito Dourado é imaginação dos benfiquistas, lol).

E só sabe criticar sem nexo o grande Rui Costa, que já fez tanto pelo Benfica e é daqueles Benfiquistas com B muito grande,ao passo que nada diz e fala por exemplo da roubalheira da Olivedesportos, do Apito dourado, os dois ataques que se têm vindo a fazer com intuito de destruir o Benfica.

Grande artigo!

Pedro disse...

E as amizades de Vieira com o Oliveira? O facto de ver o Oliveira sempre sentado ao lado do nosso presidente é para ser encarado como?

Fala-se q o Veiga festejou a derrota do SLB em Estugarda da mesma forma q se fala q Vieira festejou as derrotas do SLB nas Antas abraçado a Pinto da Costa...são ambas verdades? São ambas mentiras?

Acho muito bem q se ponha em causa o passado de Veiga mas só faz sentido fazer isso pondo tb em causa o passado de Vieira.

Vitória do Benfica disse...

Grande Post

Estou convencida quese no tempo de Vale e Azevedo os blogues estivessem tão popularizados como hoje o Benfica teria um grande presidente. Luis Tadeu.

Veiga nunca e nuca mais

Miguel disse...

então José Veiga só quer ser presidente do Benfica para renovar o contrato com a Olivedesportos??
Será que li bem??
Caro LF,
Acabaste de cair no ridículo!! Bateste no fundo!!
Como já te disse não apoio Veiga para presidente, mas daí a dizer tais barbaridades vai um longo caminho...
Se ele é assim tão má pessoa como o pintas, O LFV é igual porque se aliou a ele, e assim que os resultados pioraram soltou-o aos cães!! Tal como vai fazer com o Rui Costa!!
José Veiga faz falta ao futebol do Benfica, por muito que isso te custe assumir, é um facto!!
O futebol português é uma guerrilha constante e tão cedo não mudará... Quem melhor que Veiga pa guerrilhar contra os andrades??
O Veiga será talvez a pessoa que passou pelo Benfica que mais sabe como funciona o fcp!! Que grande trunfo convinhamos!!
Gostava de perceber o que te leva a ser um tão fervoroso apoiante de LFV...e segundas intenções todos temos!

A.Saraiva disse...

LF

Sou um leitor assiduo do seu blog, que muito aprecio.

Também não gostaria de ver José Veiga como presidente do SLB. No entanto não me importaria de contar com ele na administração do nosso futebol.

Percebo os seus pontos de vista e as dúvidas que levanta. No entanto, penso que se voltássemos ao momento em que Luis Filipe Vieira entrou no Benfica poderiamos fazer uma análise muito parecida dele.

Tratava-se de um dirigente muito próximo de Pinto da Costa, ainda é sócio do FCP, colaborou com este em negócios com jogadores do Benfica que, claramente, prejudicaramm o nosso clube, consta que também participou em festejos daquele clube, etc, etc.

O que ressalta de tudo isto é que o nossos, pretenços, associados de maior destaque e aos quais reconhecemos valor e idoneidade não avançam e, por isso, deixam o clube à mercê de sócios de última hora e de figuras de benfiquismo questionável.

Catenaccio disse...

Luís Filipe Vieira na presidência do Benfica? BASTA!

Anónimo disse...

5 estrelas!!!concordo plenamente contigo, so é triste é ver alguns adptos e socios ainda acreditarem nas cantigas desses senhores e desses pasquins...em Outubro ou quando for esse Zé Naifas nunca irá ter o meu voto!!!

Força Benfica

LF disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LF disse...

-É claro que o Benfica tem que melhorar sob o ponto de vista desportivo.
Mas quando temos um filho mal comportado, repreendemo-lo, chamamos-lhe a atenção, castigamo-lo, mas não o vendemos nem o entregamos a outros (ainda por cima de duvidosa reputação) para o criarem. Senão, é bem pior a emenda que o soneto.
Só quem não dê muita importância ao seu clube poderá pensar o contrário.


-Bruno Carvalho até será um tipo simpático. É amigo de amigos meus. Mas creio ser um simples peão nesta guerra.
Aquela história passada na TVI deitou por terra a sua credibilidade enquanto benfiquista empenhado.
Não tem manifestamente estatuto, peso, experiência para ser presidente do Benfica.
E, apesar de ser candidato há bastante tempo, ainda não fez qualquer proposta concreta. Limita-se a criticar e a dizer banalidades.
Deverá provavelmente acabar por desistir a favor de alguém (Veiga?)

-Se essa história de Vieira festejar os golos fosse verdadeira, seria grave. A única pessoa a quem a ouvi foi a Pinto da Costa (credível como se sabe), e mesmo assim disse-o sem grande convicção.
O património físico e não só deixado por LFV no Benfica afasta, por si só, quaisquer dúvidas acerca do seu benfiquismo.

- Joaquim Oliveira tem negócios com o Benfica. Isso é uma evidência.
Tem um acordo em vigor com a Sport Tv (que o Benfica respeitará obviamente até ao fim), foi até há bem pouco accionista de referência da SAD, na sequência dessa mesma negociação.
É natural que Vieira fale com ele.
Tem os seus interesses, legítimos, mas não é benfiquista.
E o Benfica não pode servir para lhe proteger os negócios.
Não tenho nada contra a Sport TV. Sou assinante desde o início, e até vos digo que, ao contrário do Benfica (de onde nunca recebi um cêntimo), Joaquim Oliveira e a Sport Tv já me pagaram uma viagem.
Portanto nem é uma questão de simpatias. É apenas pugnar pelo futuro do Benfica e pelos seus mais altos interesses.


- Não disse que Veiga SÓ se candidate por esse motivo. Acredito que coincidam um projecto de poder pessoal com os altos interesses de outros. Acredito existam benfiquistas com as melhores intenções na sua candidatura.
Não sei se é boa ou má pessoa. Não o conheço pessoalmente. Nem é isso que está em causa.
Sei que foi um profissional razoável no exercício de determinadas funções, mas não tem prestígio, credibilidade, nem benfiquismo para presidir ao nosso clube.

-Não sou fervoroso apoiante de ninguém. Sou apenas um fervoroso adepto e sócio do Benfica.
Adepto desde que me lembro de existir, sócio há quase 25 anos, accionista da SAD, lugar cativo, tudo, desde sempre.
Não sou um benfiquista de aviário, feito à pressão, como alguns.

Anónimo disse...

Neste momento a minha maior preocupação não é actual direção é o PERIGO REAL deste Veiga se infiltrar e liquidar o nosso querido clube. E é por isso que eu fico insano quando noticias de Pereiras explodem nos noticiários, isso deixa a direção sem crédito.

Viva O Benfica.

apenasfutebol disse...

Um delírio bem gizado caro LF. Depois da falta de argumentos válidos de ontem, convenhamos que hoje se esmerou. É pena é que continue a dizer uma série de mentiras...informe-se melhor antes de fazer figuras destas, caro LF.
Informe-se mehor acerca dos negócios levados a cabo por Veiga quando este era profissionalmente -sublinhe-se - um agente de jogadores.
O meu caro anda muito mal informado, é já que quer mentir intencionalmente, faça-o com um pouquinho mais de rigor. Olhe, sobre os negócios de Paulo Sousa e Jardel, por exemplo, recomendo que investigue com o máximo de rigor...

Quanto à tão badalada garrafa de champanhe ou champomi ou lá o que é, acho que essa história já consegue desfilar ao lado da história do Pai Natal e do coelhinho da Páscoa...a história do Luxemburgo já foi contada pelo próprio Veiga, portanto, não vejo razão para que se continue a alimentar uma parvoíce destas. Eu compreendo que os anti-veiga padeçam de um vazio argumentativo enorme, mas por favor, ao menos sejam mais criativos, essas histórias estão estafadas e mais que esclarecidas, pelo que já são raros os benfiquistas que as engolem...

Olhe, já agora, vá espreitar o último post do blog mágicoslb.blogspot.com, e depois diga qualquer coisa.

Depois, acho extraordinário que se faça este tipo de ataques a Veiga, sustentados com este tipo de argumentos, quando o lado da barricada onde estão, também está e sempre esteve sujeito ao mesmo tipo de ataques. Ou já se esqueceu que LFV era amigalhaço de Pinto da Costa, e era ou ainda é sócio do fcp e até do scp, e das inúmeras negociatas de jogadores nos tempos do Alverca?? Não é que eu dê muita importância a isso, até porque acho que de facto, esses argumentos são pouco consistentes, mas fica o reparo para que o LF pense um bocadinho mais antes de escrever...

continua...

apenasfutebol disse...

Bom, agora a história da Sporttv continua a ser uma enorme falácia, mas pelo menos pra mim é novidade, portanto o caro LF aqui esmerou-se um bocadinho, é pena é que também aqui não é preciso pensar muito para se perceber que estamos perante um delírio seu, senão vejamos: alguma vez viu Vieira hostilizar Joaquim Oliveira? Claro que não, os dois até têm aparecido sentados lado a lado na tribuna da Luz. Oliveira até integra as comitivas do clube quando este se desloca ao exterior (jogos internacionais, apesar de ultimamente não serem muitos...)
Aliás, essa tese de um plano maquiavélico da Olivedesportos para impedir o Benfica de conquistar títulos é obviamente patética. Para a Olivedesportos, o futebol é, e sempre foi, um negócio. É óbvio que, para a Olivedesportos é muito mais vantajoso, financeiramente, que o Benfica ande em alta. Para além de que o objectivo da Benfica TV não é cortar com as relações negociais com a Olivedesportos. Servirá sim para fortalecer a posição negocial do clube.

Olhe, eu de Veiga, apenas sei o seguinte. E vou circunscrever-me a factos...enquanto ele por lá andou, o Benfica vencia, desde que ele abandonou, o clube só tem batido no fundo...

Ah...mas o caro LF, continua com insinuações pífias e infundadas...continua com as vácuas conversas sobre jogadores contratados e dispensados, inventando em muitos casos, e ocultando, convenientemente, outros casos. E já agora, o que quer dizer com os métodos desprezíveis, naquela parte em que volta a desvalorizar o último campeonato conquistado pelo Benfica? É que não se percebe...

Com que então, karagounis (custo 0) e Miccoli (emprestado) foram caros??!! Isto então, caro LF, nem sei o que chamar a este absurdo...
Nem vou comparar com o que tem sido feito nas últimas épocas a este nível, pois isso seria alinhar num registo próximo do seu, mas os benfiquistas nem precisam de comparações...as coisas estão bem á vista, o despesismo não foi na altura de Veiga...

Quanto ás questões que levanta, olhe as modalidades, digo-lhe que o grande mentor e responsável pelo seu relativo sucesso - Fernando Tavares - está com Veiga.

Veiga não tem nenhum problema com a justiça. Se souber de algum, peço-lhe que mo apresente, isto não pode ser só atirar postas para o ar.

Caro LF, mais uma vez lhe digo, se quer discutir o Benfica faça-o com seriedade.

Saudações benfiquistas

Miguel disse...

O facto de alguém ser socio há 25, ter lugar cativo, ser accionista e comprar todos os anos a camisola do Benfica não o faz mais Benfiquista que ninguém, ou melhor, do que um comum recém-socio!
Gostava de perceber que tipo de benfiquista que é socio hà 25 anos se conforma com apenas um titulo em 8 anos e que sistemáticamente, em cada inicio de época diz á boca cheia que não vamos lutar pelo titulo!
Bom, de Benfiquistas assim tenho a certeza que o benfica não precisa!

LF disse...

Não falei de nenhum plano maquiavélico.
A Olivedesportos tem os seus interesses comerciais. Eu apenas liguei a candidatura de Veiga a esses interesses.

Karagounis e Miccoli tinham os ordenados mais altos de todo o plantel, ao nível de Simão, e muito acima dos outros.

Tiago Pereira disse...

LF:
Você no que toca a teorias está ao nível do Rui Santos.

LF disse...

Miguel,

O problema é que eu não acredito em magias.
O Benfica está desportivamente uns bons passos atrás do F.C.Porto, quer em organização de estrutura interna, quer em organização e qualidade do próprio plantel. Ora, tendo menos dinheiro, como pode recuperar todo esse atraso de um ano para o outro ?

Enquanto os sócios não aceitarem um plano de excepção de dois ou três anos sem assumir candidatura ao título, aliviando a pressão e trabalhando com olhos no médio prazo, o Benfica só acidentalmente poderá competir com o Porto.

Olhe, por exemplo, para o Atlético de Madrid e para o Barcelona.
Como pode pôr o Atlético de Madrid a vencer os títulos ao Barcelona no espaço de um ano? Não será pedir milagres?

A diferença em termos desportivos entre Barcelona e Atlético de Madrid é pouco maior que a de Porto e Benfica.
Não falo de história, nem de passado, nem de palmarés, nem de adeptos. Falo de equipas de futebol, que é o que conta para o caso.

LF disse...

Tiago,

isso é um elogio ? ;)

Miguel disse...

LF,

O barcelona tem somente a melhor escola do mundo de futebolistas! para além disso tem dinheiro para contratar ronaldinhos, henrys, decos, etoos, etc. O atlético nunca conseguirá tal proeza até porque é o segundo clube da capital.
O Benfica é o maior clube português!! Nisto penso que estamos de acordo!
Achas que 60 milhoes de euros não é suficiente para ganhar um titulo?? se não for, não sei o que será!!
Se bem te recordas quando mourinho chegou ao porto o clube andava na penuria e com 2 tostões fez uma equipa!
Conclusão: competência precisa-se!!
Obrigado LFV por tudo, mas chegou a tua hora!

Esbutenado disse...

LF, confesso ter ficado desiludido com este post porque, sinceramente, não esperava ler uma coisa destas num blog que me habituei a ler regularmente. E isto por uma razão simples, se quer lançar acusações e insinuações então que o faça baseado em factos e que apresente provas. Caso contrário cheira a discurso encomendado. E atenção que eu também preferia não ver o José Veiga novamente no Benfica, gostava muito de poder escolher entre listas constituídas apenas e só por Benfiquistas de gema, que sofrem pelo Benfica como nós, simples adeptos. No entanto, se a escolha for entre Veiga e Vieira sinto-me inclinado a votar em Veiga e não serão pessoas a agitar o bicho papão da SportTV que me farão mudar de ideias. Até porque como alguém escreveu, com Veiga o Benfica ganhou títulos, desde que ele saíu temos estoirado milhões de euros em jogadores e treinadores sem quaisquer resultados positivos. Ainda para mais, porque é que temos que ter no Benfica personagens como Jorge Gomes e Paulo Gonçalves? Quem foi o responsável? Não haveriam Benfiquistas com competência para desempenhar essas funções?
Acima de tudo, espero que os blogs Benfiquistas desempenhem o papel que devem desempenhar nestas eleições, informar os Benfiquistas, mas pelo que já se vai vendo por essa blogosfera fora parece-me claro que muitos blogs vão funcionar mais como instrumentos de campanha de uma lista ou outra.
Cumprimentos e viva o Benfica.

Peter disse...

Meu caro LF mas repreender só não chega, queremos acções concretas e rumo correcto e o rumo correcto neste momento é manter o treinador, desmentir todas e quaisquer notícias que sejam mentira sobre o nosso clube no tempo adequado (não é 3 dias depois é na hora), descobrir definitavamente quem é que transmite informações cá para fora e despedi-los.Fazer ver aos clubes com os quais negociamos jogadores o sigilo do mesmo enquanto as negociações não tiverem concluídas e o mesmo se aplicando aos empresários dos jogadores com quem negociamos e os próprios.Apoiar o treinador actual, desfazendo o tabu e a especulação de que é alvo o seu futuro de uma vez por todas, em momentos dificeis do mesmo que o Rui Costa dê a cara e demonstre o apoio incondicional, saber gerir as expectativas com humildade e não com vaidade e arrogância.Se estes pressupostos não forem cumpridos nos próximos tempos os Benfiquistas terão que pensar em alternativas que cumpram com eles, e óbviamente que não me estou a referir a brunos e a veigas.Porque palmadinhas nas costas e tudo continuar na mesma não é para mim, porque eu não sou por pessoas, sou por políticas que na minha opinião são as mais adequadas para o nosso clube.Tb sou assinante da sportv e acho que o canal tem uma linha editorial claramente a favorecer o fcp(até pq o seu proprietário é portista), já sei que o LF vai-me dizer que trabalham lá muitos Benfiquistas mas isso a mim não me diz nada, porque no mundo do jornalismo quem não cede a linhas editoriais impostas deixa de ter salário para pagar as contas ao fim do mês.Basta assistir a qualquer jogo ou comentário de jogos da liga portuguesa para ver para que lado pende a balança.E não seja ingénuo pagaram-lhe uma viagem para ganhar a sua simpatia, sabem muito.E lembre-se o oliveira sempre gostou de pagar viagens.

Anónimo disse...

As pessoas ainda não se devem ter dado conta que a próxima presidência do Benfica pode valer muito dinheiro, para alguém com fracos principios morais.

Quanto estará a Olivedesportos disposta a pagar a alguém para manter os direitos televisivos do Benfica, mesmo que em prejuízo do clube???

LF disse...

Quando me refiro a metodologia, não me refiro a arbitragem.
Falo por exemplo das cenas no aeroporto, aquando da chegada de Moretto, protagonizadas pelo primo Fernando (?), um dos boys de Veiga.

playmaker disse...

subscrevo por inteiro

Afonsus disse...

LF, boa tarde
Vou ser directo, meu amigo. Tenho alguma dificuldade em compreender quando diz que não acredita em magia e que considera o fcp um clube mais organizado internamente e externamente, e depois, durante as épocas, porque é um homem inteligente e sabe analisar factos, refere as constantes vigarices e prejuizos que valem campeonatos perdidos ao benfica. Atenção, não estou à espera que me diga que o benfica não ganha só porque é roubado. Mas o que sei é que o Benfica é o clube grande mais prejudicado e as arbitragens do slb estão ao nível dos clubes pequenos, em que raramente são beneficiados. Gostaria de saber, de forma clara, que papel tem a arbitragem, para si, no futebol português e no benfica e, se isso faz parte da grande organização lá de cima!? Porque, apesar de o slb não ser um clube perfeito, eu estou mesmo convicto que o seu grande mal está no exterior, num sistema corrupto que vicia resultados, em favor de um certo clube, sem mais. Um abraço e parabéns pelo excelente blog. Afonsus

LF disse...

Afonsus,

Vou tentar ser claro:
Durante anos existiu um sistema na arbitragem que prejudicou gravemente o Benfica, e conduziu o Porto à hegemonia nacional que agora ostenta.
Creio que após 2004 as coisas melhoraram neste aspecto, embora ainda se notem, aqui e ali, alguns resquícios do passado.

Por outro lado, independentemente deste aspecto, o Benfica sofreu muito com as dramáticas presidências de Damásio e, sobretudo, Vale e Azevedo, perdendo anos de organização e modernização enquanto o Porto crescia e se organizava metodicamente, dentro e fora dos relvados.

Hoje ainda pagamos por isso, além da gestão desportiva dos últimos 3 anos ter cometido erros crassos(depois de um período em que as coisas pareciam compor-se).

Hoje temos um Porto muito mais forte, muito mais organizado, muito mais rigoroso, muito mais estruturado, e...mais poderoso desportiva e financeiramente.
Sinceramente não creio que seja, hoje, em 2009, a arbitragem a principal força do Porto.
Já o foi, com claras consequências no (des)equilíbrio de forças presente. Mas hoje não é.

Pensarmos que é, é um primeiro passo para, fechando os olhos à realidade, não resolvermos os nossos problemas.

Não tenha dúvidas que o Porto é, de longe, a melhor equipa portuguesa.
E não vai ficar parada à nossa espera. Vai querer ganhar mais e mais.

Só com um projecto a médio prazo o Benfica poderá disputar essa liderança. Nunca de um ano para o outro, gastando dinheiro em contratações milionárias, como erradamente tem sido tentado.

Falta cultura de vitória, mística, identidade, e isso demora anos (décadas ?) a alcançar.
Não é simplesmente misturando onze bons jogadores que se constroi, de um momento para o outro, uma máquina como a do Porto.
Por isso é que eu acho que o Benfica devia, num acto de humildade (e de realismo), assumir uma não candidatura ao título, afastando toda a pressão, e encetando um trabalho de base, com uma equipa jovem, metodicamente organizada e sem tantas vedetas, apontando, com tranquilidade, para daí a dois ou três anos.

Pedro disse...

LF atenção que só temos contrato com a Olivedesportos até 2013 pq esta Direcção assim o quis. O Benfica podia perfeitamente, pq tinha uma decisão favorável do Tribunal sobre o assunto, ter despachado a Olivedesportos.
Mas Vieira e Vilarinho decidiram esquecer essa vitória em tribunal e regressar à Olivedesportos.

E tb não nos esqueçamos o papel q a TVI teve nas eleições q derrotaram Vale e Azevedo fazendo campanha descarada por Vilarinho. A intenção de certeza q não era pelos belos olhos de Vilarinho. Tenho muito mais receio q o SLB continue com a Olivedesportos se Vieira lá ficar do q se for para lá o Veiga...

" sobretudo, Vale e Azevedo, perdendo anos de organização e modernização enquanto o Porto crescia e se organizava metodicamente, dentro e fora dos relvados."

Só quero recordar q foi com Vale e Azevedo no SLB q o Sistema mais foi atacado e q o fcp ficou 3 anos sem vencer o titulo....

Paulucha disse...

Muito bem escrito,este post!!!Estou completamente de acordo,e como sócia,tudo farei para não cair nas mãos desse Oliveira,que é um paraquedista do futebol,tal como Veiga.
Saudações

Helder disse...

Eu até ia responder ao post porque esta cheio de mentiras mas ao ler o que o apenasfutebol escreveu faço minhas as palavras dele!!

E digo mais: Chega de perseguição a Veiga!!! Acordem, abram os olhos!! Temos a solução ali tão perto e alguns continuam a não ver. É impressionante! Digo-vos uma coisa: Um dia quando Veiga regressar (sim porque ele um dia regressa mesmo) e ganhar campeonatos repito campeonatos alguns de vocês antes de festejar deviam ir ler as barbaridades que escreveram sobre Veiga. Continuem assim que o Benfica vai longe. Se calhar querem mais 8 anos como os 8anteriores......
E Veiga perdoa-lhes porque eles não sabem o que dizem.....

PEROLA DA MOURISCA disse...

Costumo por aqui passar muitas vezes para andar sempre informado sobre o que corre pelo nosso Clube e não só, e hoje deparei-me com este titulo "danças com lobos".
Bom, li ate ao fim e fiquei confuso e passo a explicar.
Veiga é amigo de veiga hum hum hum hum
Mas esperem lá, será que foi o Veiga que dormiu na casa do Oliveira recentemente, mais propriamente no dia do jogo de beneficência entre o Boavista e o Benfica? o rapaz (Vieira) devia ter o carro avariado, pois ate de boleia veio e adivinhem lá com quem? bingo, com Oliveira
Mas quem é que janta com regularidade com Oliveira? prémio para quem acertar, esse mesmo, o VIEIRA.
Ora, já aqui temos 2 coisas em que demonstra que afinal quem é amicíssimo de Oliveira é o hum hum hum hum Vieira.
Mas vou mais longe, pergunto eu na minha inocência, o porquê de ainda não ser publico a alteração ao contrato com a empresa de Oliveira "Oliverdesportos"?
Será que para Vieira ter a sua própria TV, a chamada BENFICATV ou VIEIRA TV a funcionar em vésperas de eleições alterou por mais 1 ano esse mesmo contrato que tinha sido assinado na gestão de Vilarinho e que cessava em 2012/2013 e passando agora para 2013/2014?
Pois é, mas isso poucos sabem, Vieira como poucos conteúdos futebolísticos teria para oferecer aos assinantes do canal Benfica renegociou novamente com a Oliverdesportos para mais 1 ano esse contrato.
Que estranho, então mas afinal quem mantém essas relações de amizade com Oliveira? Vieira ou Veiga?
hum hum

PEROLA DA MOURISCA disse...

Costumo por aqui passar muitas vezes para andar sempre informado sobre o que corre pelo nosso Clube e não só, e hoje deparei-me com este titulo "danças com lobos".
Bom, li ate ao fim e fiquei confuso e passo a explicar.
Veiga é amigo de veiga hum hum hum hum
Mas esperem lá, será que foi o Veiga que dormiu na casa do Oliveira recentemente, mais propriamente no dia do jogo de beneficência entre o Boavista e o Benfica? o rapaz (Vieira) devia ter o carro avariado, pois ate de boleia veio e adivinhem lá com quem? bingo, com Oliveira
Mas quem é que janta com regularidade com Oliveira? prémio para quem acertar, esse mesmo, o VIEIRA.
Ora, já aqui temos 2 coisas em que demonstra que afinal quem é amicíssimo de Oliveira é o hum hum hum hum Vieira.
Mas vou mais longe, pergunto eu na minha inocência, o porquê de ainda não ser publico a alteração ao contrato com a empresa de Oliveira "Oliverdesportos"?
Será que para Vieira ter a sua própria TV, a chamada BENFICATV ou VIEIRA TV a funcionar em vésperas de eleições alterou por mais 1 ano esse mesmo contrato que tinha sido assinado na gestão de Vilarinho e que cessava em 2012/2013 e passando agora para 2013/2014?
Pois é, mas isso poucos sabem, Vieira como poucos conteúdos futebolísticos teria para oferecer aos assinantes do canal Benfica renegociou novamente com a Oliverdesportos para mais 1 ano esse contrato.
Que estranho, então mas afinal quem mantém essas relações de amizade com Oliveira? Vieira ou Veiga?
hum hum

Afonsus disse...

LF,
Projectos é uma palavra que tem estado na moda, no futebol português. Eu não gosto dela, nem acho que, na pratica, isso se verifique na gestão e organização dos clubes. Para mim, o futebol profissional ainda é desporto e a sua essência devia ser a imprevisibilidade dos resultados. Acredito e defendo um benfica mais comedido, menos exigente e mais capaz, com mais rigor nas contratações e com uma aposta forte na formação. Mas não vejo que o benfica assuma uma posição de não lutar pelo titulo e até acho que isso iria ser uma grande arma para os nossos adversarios. E também acho que, em termos de plantel, o benfica era o mais equilibrado, embora em termos de equipa principal e de individualidades o fcp fosse mais forte. O certo é que fomos prejudicados semanalmente e o jogo + falado foi com o braga, em que fomos beneficiados e isso custa muito, doi-me demais. Meu amigo, eu acho que os benfiquistas olham demasiado para dentro do clube e isso é que nos tem enterrado. imagine o fcp ou o scp com as arbitragens que nós temos tido nos ultimos anos. E se foram assim depois de 2004 imagine antes... mas para nós, benfiquistas, a culpa é do quique, dos jogadores, do director, do presidente.. Para se ter uma estrutura mais forte, uma organização mais eficaz, uma mistica mais vencedora, uma vontade mais guerreira é preciso VITORIAS e se nós não as conseguimos em alturas cruciais nós sabemos porquê, então fica tudo muito claro.. um forte abraço.

Benfica OrgulhoHonraGloria disse...

Caro LF

Não ligue aos niveis incrivelmente altos de ingenuidade que alguns bloggers insistem em mostrar.Haver quem ache que a proximidade do termino do contrato com a Oliverdesportos não tem qualquer ligação com as campanhas de difamação por parte do Record e do Correio da Manha(do Grupo Cofina,cujo accionista maioritario é tão somente Pinto da Costa)só pode ser apelidado no minimo de imbecil ou então não está interessado em utilizar a (possivel) inteligencia que possui.Só para terem uma ideia(os tais distaridos),um clube de meio/fundo da tabela da liga inglesa recebe mais que o conjunto de clubes que compoem a liga portuguesa.Se juntarmos a isso o facto de que a Oliverdesportos,só com as assinaturas da SportTV(atenção que estou a excluir todos os outros serviços ZON)consegue angariar practicamente o triplo do valor que paga a TODOS os clubes da 1.ª divisão penso que ficamos esclarecidos quanto ao medo deles em perder a sua galinha dos ovos de ouro.
Para quem continua a achar que é tudo uma cabala benfiquista um concelho:TIREM AS PALAS!!

Anónimo disse...

este kromo VEIGA meteu o S.L.BENFICA em tribunal e queria 500 mil contos
Era vergonhoso este artista ser presidente da INSTITUIÇÃO SPORT LISBOA E BENFICA , mais nada

PEROLA DA MOURISCA disse...

ULTIMA HORA

VIEIRA MARCOU REUNIAO DOS ORGAOS SOCIAIS PARA 2ª FEIRA

Ja sabem o que quer isso dizer, nao sabem? é a demonstraçao de democracia do presidente

Paulo Santos disse...

Convido os visitantes deste espaço que façam ums pesquisa no mesmo e constatem com os vossos próprios olhos uma óbvia inversão no discurso do seu autor - isto no que respeita à forma como encara a actual estrutura directiva do clube, e também, já agora, às diferenças no tratamento de tudo o que tenha a ver com José Veiga. Eu posso adiantar algumas sugestões de pesquisa: "O Ilusionista e o bode expiatório" ou "O mau da Fita"...

O que terá provocado este inversão? Fica ao critério de cada um, isto claro,apenas se o LF não quiser explicar...

Anónimo disse...

LF
O seu blog é uma das referências no universo benfiquista mas estes dois últimos artigos, francamente, foram infelizes. O que levou uma pessoa ponderada adoptar esta atitude maniqueísta? Eu que sou militar estou habituado àquilo que se chama espírito de grupo, isto é, em qualquer circunstância sabemos que podemos contar com o colega do lado. O que tem feito Vieira quando as coisas correm mal? Abandona o parceiro (treinador e director desportivo) para prometer em cada início de época um Benfica campeão.
Este homem pode ser um bom negociante, saber fazer dinheiro, ser um bom empreiteiro mas não é nem nunca será um líder que inspire nos seus colaboradores, funcionários respeito, confiança, dedicação e solidariedade. Coitado do Quique que quando mais precisava mais o abandonaram.
Enfim, Vieirices.
Saudações Benfiquistas.
FS

Anónimo disse...

Discordo totalmente, LFV orgulha-se de conseguir uma campeonato nacional graças á dupla José Veiga e TRAPATTONI.
Possivelmente até será do Porto, mas por esta ordem de ideias o departamento juridico e o departamento financeiro também não podiam ser geridos por não benfiquistas.
Mentalizem-se que LFV é o trunfo de Pinto da Costa.
LFV e o seu projecto chegaram ao fim. Ele conseguiu, e todos agradecemos, credibilidade ao clube. Mas em termos desportivos foi um amador.
Só com uma liderança forte, é que existem equipas fortes, dixit Toni.
Não é por acaso, que a maioria dos treinadores e jogadores não tem sucesso no SLB e quando vão para outros clubes passsam a ter um bom rendimento.
Não se iludem- Com LFV , O Porto passará a ser o 1º clube de Portugal.
Não sou sócio, um ex-sócio, mas sempre um benfiquista , que sempre viu as suas equipas a lutarem para conquistarem titulos e não para discutirem o 3º ou 4º lugar.
Bem haja a todos os sócios e simpatizantes do maior club e do mundo. Isto não tengo dúvidas.

LF disse...

Não se trata de inversão nenhuma.

Sempre tenho criticado a política desportiva do Benfica. Não é necessário ir tão atrás, basta o "dez razões para o insucesso".
mas futebol em sentido estrito é diferente de gestão em sentido lato.

Eu não falei disso neste post. Não tenho culpa que cada um imagine as coisas à sua maneira, e faça as interpretações que quer.
Vocês é que não leem tudo o que eu escrevo (a culpa é minha, pois reconheço que os artigos por vezes são longos), e fazem as vossas interpretações. É aliás um hábito bem português, discutir pondo coisas na boca dos outros que eles não dizem. E eu, neste post, não comparei Veiga com ninguém. Apenas falei dele, só dele, e apenas enquanto candidato a presidente.

Quando saíu do Benfica falei de um profissional que acabava de deixar o clube, e ao qual era devido respeito e alguma gratidão.
Agora falo de um candidato a presidente.

Se aparecesse outro candidato que fosse benfiquista e propusesse Veiga para director desportivo, eu provavelmente não diria nada.
Agora para presidente, exigo que seja um benfiquista. E não de aviário, como ele.

Aguia disse...

Posso até ser criticado mas,
as ultimas conquistas foram com ele lá.
Com ele lá tinhamos alguém que dava o corpo as balas, tinhamos um defensor do grupo de trabalho.
Tinhas blindagem...
Mas isto é a minha ideia

Anónimo disse...

Isto, realmente, está a ir por caminhos muito sinuosos.
Temos o Vieira que é amigo do Oliveira, dorme em casa dele e agora, anda a reunir com os orgãos sociais, para...sei lá...conspirar contra os sócios, é isso?
Temos o Veiga, que festejou uma derrota do benfica, é andrade e é candidato para tomar o Benfica de assalto, certo?
Pois bem, após leitura do post e dos comentários, dei um desconto de 50% a ambas as partes, parece-me justo, não? Das acusações feitas, a maioria não estão provadas, como não conheço nenhum dos intervenientes, não sei quem fala verdade ou quem está a inventar.
A minha opinião sobre estes dois senhores, Vieira e Veiga, é que alem de terem nomes parecidos, tambem partilham um passado clubistico muito duvidoso. Não acredito que qualquer um deles seja Benfiquista desde pequeno (provem o contrário), como não acredito que sejam santinhos.
Acredito, ou seja, tenho plena convicção, que ambos têm um pequeno ditador dentro deles.
Veiga tem a favor os conhecimentos futebolisticos, conhece os meandros do futebol português e sabe como funciona o clube andrade. Ora, são estes dois ultimos factos positivos (se é que tem alguma coisa de positivo), que me fazem recuar num possivel apoio. Este Sr. foi amigo do Papa, correcto? Foi presidente de uma casa andrade, correcto? Só é sócio à (quase) 5 anos, correcto? Nunca, ninguem o viu antes (de Vieira o trazer para o Benfica), em assembleias, ou em jogos, a vibrar pelo Benfica, pois não? Posso concluir, que este interesse, repentino, de querer ajudar o Benfica a retomar a sua Gloria é...vá lá...estranha, não?
Vieira, por sua vez, parece ser um homem inovador, com grandes ideias (ou bem aconselhado) a nivel empresarial e de grande devoção ao trabalho. No entanto, de futebol, sabe 0 e parece que é um pouco casmurro, facto, que o leva a cometer os mesmos erros, consecutivamente. Tentou emendar, agora, a coisa e deu as rédias (será que deu?) do futebol ao Rui Costa. Dá-se mal com os mérdia, facto que é bastante negativo para o Clube.
No meio disto tudo, ando confuso, não sei em quem acreditar e como eu, estão muitos, mas mesmo muitos Benfiquistas, portanto, vamos lá dicutir aquilo que interessa (factos meus senhores, factos) e deixar a merda das novelas, para a tv, ok?
Eu sei que é dificil, projectos dos candidatos é 0, mas vamos aproveitar aquilo que sabemos (factos) sobre estes senhores e discutir o futuro do Benfica.
Já aqui foi falado e não me parece má ideia, a malta (mais inteligente claro) junta-se e faz uma lista. Convida-se um Benfiquista para presidente (Humberto por exemplo), Vieira para gestor das empresas, Veiga para o futebol e Rui Costa para supervisor.
Pronto, eu já dei uma ideia, venham de aí, as vossas...

Mex

Paulo Santos disse...

E se for de aviário como o Vieira, já serve? Por favor...é como diz o ditado, cada tiro cada melro!

Eu li tudo, e também percebi tudo, até a razão da inversão, mas fico-me por aqui...


Saudações benfiquistas

Paulo Santos disse...

Ou as suas preferências serão mais as do benfiquismo de aviário de Domingos Soares Oliveira?

Enfim...está tudo á vista, nem vale a pena dizer mais nada.

LF disse...

Paulo Santos,

Desculpe que lhe diga, mas ou não leu ou não percebeu nada do que eu disse.

O que interessa Domingos Soares de Oliveira para o caso.
É sportinguista, mas não passa de um profissional do clube. Sempre o assumiu, e não mudou à pressa.
Não queria também vê-lo como presidente, embora a sua credibilidade pessoal esteja a léguas da de Veiga.

Enquanto Veiga foi profissional, sempre o aceitei, chegando a elogiar o seu trabalho.

O presidente é a figura máxima da instituição. Acha bem que o Benfica seja presidido por um ex presidente de uma Casa do F.C.Porto ?

Com franqueza...

Paulo Santos disse...

Então, pronto, e o benfiquismo de Luís Filipe Vieira é de que aviário?

com franqueza digo eu...

E olhe, já que manifesta tanto apreço pelo Soares Oliveira, e tendo em conta que tem passado a vida a lamentar saídas de bons jogadores, sabia que foi esse "flop" da gestão que mandou embora o Simão Sabrosa? E que foi na sequência desse magnifico acto de gestão que Veiga decidiu sair do Benfica, por não se rever no amadorismo que estava a minar a gestão desportiva do clube?

Continue a dar para o peditório de Vieira, para mim, BASTA!



Abraço

Mr ACIFNEB disse...

oh LF. O tacho do jornal do Benfica o obriga-te a estas coisas, pá. mas que teoria é essa da cofina querer os direito televisivos? onde é que a cofina tem meios e capacidade para pegar nesse barco.
O presidente sabe bem que so o oliveira é que pode ficar com isto e a renegociação é uma questao de tempo. se o veiga é que fosse o mau da fita e o vieira o bom rapaz, o que andava o vieira a fazer de braço dado com o homem?
é que também tens escritas que sao falsas, como a historia do paulo sousa. vai la outra vez pedir a quem te mandou o recado melhor informação
e não te esqueças que o presidente do benfica quando la estava o veiga, era precisamente o vieira. o que veiga fez foi vieira que autorizou e concordou

Anónimo disse...

Vieira e Veiga...os dois juntos não valem 1 chavo, são farinha do mesmo saco.
Ambos a quererem se encher à conta do Benfica.

Nuno Figo disse...

Independentemente do argumento A ou argumento B levantado por LF, uma coisa para mim é certa e nessa concordo com o post.

JOSÉ VEIGA NO BENFICA, NUNCA.

Nem quero comentar quem Veiga trouxe ou mandou embora. Nem quem o trouxe. Pouco me importa se celebrou derrotas do Benfica.

O que sei (por ter ouvidos para escutar e cabeça para pensar) é que José Veiga é um homem sem moral, estatuto, capacidade e qualidade para ser presidente ou fazer parte da direcção do Benfica.

Para arrancar, basta-me o perfil publicado em 2006 pelo JN.
http://jn.sapo.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=579254

Todo o "palco" de José Veiga, passado e presente, deixam claro que o maior amigo de Veiga é, indubitavelmente, Veiga. Mostra também um envolvimento com os dois principais tentáculos do "polvo" que mina o nosso futebol nacional (e em particular o nosso Benfica): o Porto e a Olivedesportos.

Também no caso João Pinto, José Veiga mostrou a sua completa falta de seriedade, envolvendo pagamentos por baixo da mesa, offshores e um rol de questões cinzentas.

Sobre a sua capacidade como líder/gestor, de empresas e desportistas, basta-me um argumento: a falência da Gestifute. Como se leva ao chão a empresa que vendeu Figo e Zidane ao Real?


Mas nem me interessa se Veiga é um porta-voz da Olivedesportos ou não. Ou se foi pela sua mão que Simão veio para o Benfica.
Veiga é a antítese do que eu quero para o Benfica: um clube liderado por gente séria e honesta, corajosa e competente, ambiciosa mas realista, assumidamente benfiquista.


Se quiserem, paralelamente, poderemos perguntar se Luis Filipe Vieira responde ao perfil de presidente que eu quero ver no Benfica.
Respondo sem demoras: NÃO.
Mas também digo sem qualquer sombra de dúvida que Vieira é mil vezes melhor que Veiga ou Bruno Carvalho. A esses, não reconheço nenhuma virtude.
Aliás, pelo menos para mim, Luis Filipe Vieira é um acidente de percurso. O "meu" último presidente foi Manuel Vilarinho.

Agora? Venham as listas. Para já, mal por mal, o meu voto está com... Rui Costa. E se Rui Costa significa LFV, lá terá que ser.

Um abraço

mesmo assim ainda tenho fé para o ano disse...

Debate muito interessante onde aprendi muita coisa e passei a desgostar ainda mais da dupla JV/LFV.

Não posso votar mas uma frase resume o balanço a fazer entre estas duas figuras menos agradáveis (Veiga e Vieira) da história do SLB:
"mal por mal, o meu voto está com... Rui Costa. E se Rui Costa significa LFV, lá terá que ser."