HORA DE CAMPEÕES

O Benfica tem hoje em San Siro o jogo teoricamente mais difícil do seu grupo.
A poderosa equipa do Milan é campeã da Europa, joga em casa e, na estreia, quererá desde logo marcar a sua posição na prova. A agravar, os encarnados surgem neste momento francamente limitados por lesões importantes, de elementos que poderiam, num jogo desta natureza, dar outra dimensão defensiva á equipa – como são os casos de Luisão e Petit.
Deste modo, a verdadeira Liga dos Campeões do Benfica apenas terá provavelmente início no dia 3 de Outubro, quando receber na Luz o Shakhtar Donetsk, e então sim a ter de vencer, caso queira preparar o caminho da fase seguinte. Hoje muito dificilmente conseguirá pontuar, e ninguém lhe poderá exigir nada a não ser empenho.
Em todo o caso, futebol é futebol, e o Milan pode ter um dia mau. Deixemos pois uma nesga de espaço para a esperança.
Equipas prováveis:
A.C.MILAN - Dida, Oddo, Nesta, Kaladze, Jankulovski, Pirlo, Gattuso, Ambrosini, Seedorf, Kaká e Inzaghi.
BENFICA – Quim, Luís Filipe, Edcarlos, Katsouranis, Léo, Maxi Pereira, Nuno Assis, Rui Costa, Rodriguez, Di Maria e Cardozo.
PROBABILIDADES (1X2): 80% ; 15% ; 5%

Ao contrário do Benfica, o F.C.Porto joga em casa. Não defronta uma equipa italiana – com as quais o futebol português tem tradicionalmente grandes dificuldades -, mas sim um conjunto inglês.
O grau de dificuldade do jogo do Dragão é pois ligeiramente diferente do de Milão, tendo os portistas boas possibilidades de, pelo menos, pontuarem. É até aconselhável que o façam, pois começar um torneio destas características, com apenas seis jogos, com uma derrota em casa, é sempre algo a evitar.
O Liverpool é uma equipa de grande pragmatismo. Sabendo-se o respeito que o F.C.Porto impõe hoje na Europa, fruto das suas ainda bem recentes conquistas, é natural que Rafa Benitez saia de Portugal satisfeito com uma divisão de pontos. Se tivesse de apostar num resultado, iria pelo 0-0. Veremos.
Equipas prováveis:
F.C.PORTO – Nuno, Bosingwa, João Paulo, Bruno Alves, Fucile, Paulo Assunção, Raul Meireles, Lucho, Tarik, Lisandro e Quaresma.
LIVERPOOL – Reina, Finnan, Carragher, Agger, Arbeloa, Mascherano, Alonso, Gerrard, Benayoun, Torres e Kuyt.
PROBABILIDADES (1X2): 20% ; 50% ; 30%

Tal como o F.C.Porto, o Sporting joga em casa, reeditando a festa da inauguração do novo estádio José Alvalade. Todavia, a diferença entre Porto e Liverpool parece-me ser sensivelmente menor que a que vai de Sporting a Manchester United. Se por um lado os portistas constituem uma equipa manifestamente mais experiente em termos internacionais, e com mais soluções técnico-tácticas que os leões, por outro, o Manchester United, até por ser campeão inglês em título, espera-se ligeiramente mais forte que o Liverpool.
Seria bom começar a pontuar, até porque o grupo em que o Sporting está inserido não vai deixar margem para muitos erros. Mas deve dizer-se que uma derrota frente à equipa de Cristiano Ronaldo e Nani não será seguramente nenhum drama. Recorde-se que, nos anos sessenta, o Sporting venceu uma vez os Red Devils por 5-0, numa das mais brilhantes jornadas europeias da história dos leões. Os números não se irão certamente repetir, mas a vitória, … quem sabe ?
Equipas prováveis:
SPORTING – Stojkovic, Abel, Tonel, Polga, Ronny, Miguel Veloso, João Moutinho, Vukcevic, Romagnoli, Liedson e Yannick.
MANCHESTER UNITED – Vandersar, Brown, Vidic, Ferdinand, Evra, Carrick, Scholes, Ronaldo, Giggs, Nani e Tevez.
PROBABILIDADES (1X2): 10% ; 30 % ; 60%

Sem comentários: