MAIS DOIS "NOVOS HERÓIS" COM AS MALAS À PORTA

Apesar da actualidade apontar inteirinha para o mundial e particularmente para a selecção nacional, nem por isso as movimentações de mercado estão esquecidas, sobretudo quando se prendem com o Benfica, clube cá da casa.
Não se consegue entender a dispensa de Geovanni.
É certo que tem sido um jogador irregular, mas nos grandes momentos foi sempre capaz de se superar e já deu grandes alegrias aos benfiquistas.
Recordamos o golo em Alvalade há dois anos (que valeu uma presença na pré-eliminatória da Champions), os dois golos ao Sporting para a Taça na Luz e o golo no estádio do Dragão em 2004-2005 (que talvez tenha valido um campeonato),o passe para um dos golos de Nuno Gomes no mesmo estádio nesta última época, o golo ao Manchester United, etc.
O extremo brasileiro marcou vinte e dois golos nas últimas três temporadas pelo Benfica, e esteve sempre presente nos melhores momentos do clube. Trata-se de um jogador com experiência internacional e apenas vinte seis anos, e por quem o Barcelona deu no verão de 2001 mais de vinte milhões de euros.
Ao lado de Luisão, Nuno Gomes, Petit, Simão, Ricardo Rocha, Moreira, Mantorras, Manuel Fernandes e Quim era, na minha opinião, um dos elementos do núcleo duro do plantel encarnado, ao qual só mediante uma proposta irrecusável deveria ser aberta a porta.
Sai praticamente a custo zero e com um ano de contrato ainda por cumprir. Não se entende, excepto talvez à luz das suas desastradas declarações dos últimos meses à imprensa, certamente já fruto de um mal estar acumulado, e originado, entre outras coisas, pela inqualificável gestão de plantel que o holandês Ronald Koeman imprimiu ao clube da águia.
Paralelamente surgiram notícias que dão conta da intenção de vender Quim, e assim manter no plantel Moretto. Não tenho dúvidas que se fosse realizado um referendo entre os sócios do Benfica para se saber qual dos guarda-redes deveria sair, Moretto recolheria mais de noventa por cento dos votos.
Bem sei que estas questões não devem ser tratadas dessa forma, e só quem convive diariamente com o plantel estará em perfeitas condições para tomar decisões desta natureza. Todavia não podemos ignorar que Quim é internacional português, está no mundial, foi campeão pelo Benfica, nunca cometeu erros de monta desde que veste a camisola do Benfica revelando sempre uma segurança a toda a prova, enquanto que o brasileiro Moretto se mostrou sempre intranquilo e inseguro, cometendo inúmeros e graves erros, e contruindo por culpa sua e também (sobretudo) de Koeman, uma relação muito pouco simpática com os sócios.
Depois de Miguel, Dos Santos, agora Geovanni, Quim, e provavelmente também Simão e Nuno Assis.
O Benfica campeão, o Benfica dos "novos heróis", parece estar a entrar num suicidário processo, cujo desenlace final se desconhece por completo.
José Veiga tem este ano a sua definitiva prova de fogo, e com esta gestão de plantel - às saídas referidas e também de Tiago e Armando, podemos juntar as entradas de Robert, Marcel, Moretto, Marco Ferreira, Paulo Almeida, Everson, Karyaka entre outros - se não recuperar o título nacional, habilitar-se-á seguramente a uma despedida do Glorioso sem que ninguém venha a chorar a sua falta.

7 comentários:

Anónimo disse...

Plenamente de acordo LF.
Geovanni e Quim cabiam perfeitamente no plantel, e não se compreendem as saídas.

Anónimo disse...

Quer-me parecer que muita coisa vai mudar em termos tácticos no Benfica.
Saindo Simão e Geovanni, Fernando Santos certamente que vai mudar o esquema táctico para 4-4-2, ou mesmo 3-5-2.
Na primeira hipótese o meio campo em losango podia muito bem ser constituido por Petit, Manuel Fernandes, Karagounis e Rui Costa.
No segundo caso saía Karagounis, entrava um central e Nelson e Léo fariam os flancos com mais liberdade para subir.
Em ambas as alternativas o Benfica apresentaria dois pontas de lança, Nuno Gomes e outro (Miccoli ?)

cj disse...

e ainda falta vender o simão eo petit.
eh eh ...

Anónimo disse...

Caro LF, em relação ao Quim vs Moretto, penso duas coisas :
1) Nivel Desportivo - O Benfica, vai perder qualidade, caso vendam o Quim, o Moretto é inferior técnicamente e talvez como homem
2) Nivel Financeiro - A ter de vender um Guarda Redes, esse seria o Quim, pois tem mais mercado que o Moretto, resultante da sua mais valia técnica e provas dadas quer no Benfica como no Sp. Braga

Em relação ao Geovanni, já não estou de acordo, é verdade que o Geovanni apareceu nos grandes jogos do Benfica,
então e nos pequenos ?
já não tinha motivação ?

eu pergundo, valeria a pena o Benfica ter um jogador, só para os grandes jogos, aqueles que dão nome e prestigio ?

Os outros jogadores tinham de correr sempre,alguns com ordenados mais baixos, esta situação era boa para o balneario ?

O LF tem de perceber, que uma equipa, com um jogador importante e muito bem pago em sub rendimento, leva a que os restantes jogadores, pensem, que se ele não corre
e joga sempre nos grandes jogos, então eles podem fazer o mesmo, toda esta situação passou-se em vários jogos, dos ditos pequenos, com os resultados que nós sabemos, pois foi nesses jogos que perdemos o campeonato

Em relação á táctica do Fernando Santos, penso que não vai ser muito diferente do 4-2-3-1, eu penso que a táctica e os bons jogos, tem a ver com a dinamica dos jogadores em campo, se os extremos defenderem bem a táctica passa para 4-4-2, se um dos laterais subir muito, a táctica passa para 3-5-2, o importante é cultura táctica, qualidade dos jogadores, desponibilidade física/ mental e a dinamica que o treinador consegue incutir nos seus jogadores

Acredito que posso estar a pensar mal, mas esta é a minha ideia, a visita a este blog, serve para trocar pensamentos e depois tirar conclusões sobre outras maneiras de pensar e de viver o BENFICA

SAUDAÇÕES DESPORTIVAS

Anónimo disse...

Caro Eborense,
De facto Geovanni não prima pela regularidade. Mas cada jogador tem as suas virtudes e os seus defeitos.
O "melhor" Geovanni, caso fosse regular, estaria possivelmente ainda no Barcelona.
Tivemos em tempos um jogador semelhante, Isaías, que também parecia alheio nalguns jogos e aparecia nos grandes momentos (Pedro Barbosa também era assim, entre muitos outros exemplos).
Não creio que se trate de menor entrega, mas tão somente de características fisionómicas e fisiológicas que não lhes permitem um rendimento desportivo constante.
Contudo, penso que Geovanni seria útil no plantel, além de que me preocupa a facilidade com que o Benfica se tem vindo a desfazer de elementos nucleares da equipa campeã, ao contrário do que seria desejável e do que tem sido reiteradamente anunciado pela direcção.
Quanto à táctica, sendo verdade que a dinâmica é que define a qualidade de jogo, parece-me claro que, se Simão sair e o Benfica ficar praticamente sem extremos, Fernando Santos só terá duas hipóteses: ou liberta os laterais para fazerem todo o corredor, e reequilibra o centro da defesa com um terceiro central, ou adopta um meio campo em losango (por exemplo com Petit mais recuado, e Rui Costa mais adiantado, com Manuel Fernandes e Karagounis a interiores) e dois pontas de lança (Nuno Gomes e um matador a seu lado).
Veremos se assim não é...


cj, julgo que Simão poderá de facto sair, mas não creio que Petit seja vendido. O motivo é simples: em caso de venda o Boavista tem direito a metade da verba o que torna o negócio muito pouco apelativo para o SLB.
Só uma proposta mirabolante impedirá Petit de terminar a carreira na Luz. Caso contrário tratar-se-á de um clamoroso erro de gestão.

Anónimo disse...

Your are Nice. And so is your site! Maybe you need some more pictures. Will return in the near future.
»

Anónimo disse...

Great site lots of usefull infomation here.
»