SINAIS DE ESPERANÇA
Cruzamento de Banjaqui, golo de Anísio. Alguém imaginaria isto há uns meses atrás? Nem os próprios, certamente.
A goleada ao Estrela não se resume a esse lance. Mas se quisermos escolher um momento emblemático da partida, o quarto golo do Benfica é uma boa opção.
Antes tivemos também uma excelente exibição de Sidny Lopes Cabral, com um golo (grande finalização), uma assistência, e um penálti conseguido. Tivemos o regresso de Pavlidis aos golos. E o regresso de Rafa à Luz.
Não se viu uma exibição esplendorosa. Viu-se uma equipa combativa e, desta vez, eficaz.
O plantel do Benfica tem desequilíbrios de que já todos falámos. Talvez essa seja também uma porta a abrir-se para alguns jovens. E jovens de qualidade não faltam no Seixal - sobretudo entre os nove campeões do mundo que por lá andam, que por lá crescem.
Mourinho é o homem certo para perceber onde está o talento, como, e quando, o lançar. É preciso dar tempo, e espaço para miúdos com 17 anos, que basicamente são crianças que se querem divertir. Nos casos particulares de Banjaqui, Neto e Anísio, vê-se uma dimensão física já muito apreciável. Com minutos ao longo do que resta da temporada, poderão ser figuras de destaque a muito breve trecho.
Segue-se o Real Madrid. A situação na Champions é tão difícil que nem vale a pena colocar muita pressão na partida Tudo o que pingar será positivo. Nem que seja um empate digno, com uma boa exibição. A mais que provável eliminação não vai ser ditada por este jogo. Foi ditada por outros, desde logo o primeiro, com o Qarabag, cujos pontos permitiriam outro posicionamento.
Podemos sonhar durante uns dias. Podemos ter fundamentada esperança no futuro.
9 comentários:
Tenho muitas dúvidas que Mourinho seja o homem certo. Que venham mais vitórias e goleadas para provar que estou enganado.
Também penso que poderemos ter esperança no futuro. Porque sou daqueles que critica, tenho por isso a obrigação de elogiar quando as coisas correm bem e hoje foi um dia muito bom para o Benfica que começou logo de manhã e continuou agora á noite. Mas atenção, os problemas não acabaram.
Enquanto há vida há esperança.
Sabiam que se, por exemplo, juntarmos 100 ou 200 pessoas e todas fizerem meditação ao mesmo tempo, não é facil, a pensar ganhar o jogo, que ganhamos o jogo. Não tem nada de mágico. Já aconteceu noutras circunstâncias da historia. Eu conheço algumas.
É difícl convencer as pessoas porque a ignorância é muita.
Pena o Sidny Cabral não poder jogar contra o R. Madrid. Schjelderup e Prestianni continuam sem convencer muito, mas pode ser que façam um bom jogo.
A melhor vitória desta época. Mesmo com n lesionados.
A prova que existe talento no Seixal, tantas vezes relegado para segundo plano, tantas vezes preterido por aquisições questionáveis, tantas vezes menosprezado.
Banjaqui fez um jogo tremendo. Anilsio teve estreia de sonho. Prioste provou muitíssima personalidade, leitura de jogo e simplicidade de processos.
O jogo só não foi perfeito… porque perfeito seria um onze com José Neto, com Tomás ao lado de Antonio, com Prioste de início, com André Gomes ou Samu na baliza.
Só não foi perfeito… porque foi preciso esperar até ao final de Janeiro, para finalmente haver coragem para apostar nos jovens que tudo vencem nos escalões de formação.
Só não foi perfeito… porque alguns que podiam ter estado hoje em campo já cá não moram, porque os vendemos para ir buscar… outros. Florentino, Tiago Gouveia, Martim Neto, Bajrami, entre outros. E, claro, Neves e Ramos. E vamos ver quantos, dos atuais, aqui estarão para o ano.
Só não foi perfeito… porque ainda há 4 dias o nosso treinador criticava a falta de soluções e a falta de experiência do plantel - num, nada subtil, pedido à direção para lhe trazer mais reforços. Pois os do Seixal não contavam.
Partilho a esperança no futuro, à qual somo muita inquietação quanto ao futuro.
Porque é dado adquirido que, apesar do excelente jogo de hoje, muitos dos miúdos que jogaram vão perder o lugar quando outros estiverem recuperados. Porque é impossível, para o Benfica, fazer “write off” do investimento feito em Rios, Enzo, Ivanovic, Sudakov, Rafa, Bruma, Dahl. Terão de jogar.
O jogo de hoje deixa-nos contentes.
Devia também fazer-nos pensar no enorme desperdício de dinheiro, talento e tempo, que resultou de uma estratégia sem rumo e de um planeamento sem plano.
Seria bom pensar que hoje foi o prenúncio do amanhã.
Veremos, amanhã..
Há que enviar 200 marmanjos semanalmente ao Seixal. Até o Fired One se viu obrigado a meter os miúdos. Pelo meio, queimou o Ivanovic... exceto se a ideia for lançá-lo como titular frente ao real.
banjaqui fez um bom jogo ofensivamente muito bom, cruza bem define bem, defensivamente ainda apresenta muitas lacunas.
lopes cabral a maioria das vezes é trapalhão só que nas vezes que não o é cria oportunidades, assistenciais etc ao contrario do prestianni agita, agita mas depois dali sai zero e não é por falta de confiança que já é titular à uma serie de jogos seguidos, alias o mesmo que tinha sido com o roger titular indiscutível mas uma nulidade.
o anisio teve uma estreia de sonho mas o henrique também teve uma idêntica e foi um jogador que depois nunca correspondeu às expectativas por isso muita calma com determinadas certezas.
eu sei que a malta fica toda contente por o prioste ter jogado mas era preferível ter sido o manu a jogar é que se não joga não tem condição se não tem condição não joga é que se não joga na equipa principal ao menos que ganhe forma na equipa b.
é que o prioste é muito bom rapaz nunca vai ser jogador para a equipa principal.
off topic afinal já sabemos o que foram aqueles 200 adeptos fazer ao seixal foi uma corrente de fé.
Eu concordo que haja calma. Mas não concordo que o Prioste não seja jogador para o Benfica. Tem 21 anos.
Aos 21 anos, o Manu jogava na equipa B do Vitória, por exemplo.
Não quer dizer que o Prioste vá vingar. Mas não podemos assumir que não vai, sem o ver jogar.
Será que numa equipa com um núcleo de jogadores mais rotinado e mais experiente, trabalhado pelo melhor treinador português, a seguir ao Rúben Amorim e ao Rui Borges, claro, ..., em jogos com equipas mais frágeis e com resultados favoráveis, tem condições mais favoráveis para lançar jovens de 17 anos e dar descanso aos mais desgastados??? Será?
Ou então seria melhor jogar só com miúdos, porque eles ganharam tudo na formação... e eles é que sentem o clube.
Haja mais alguma ponderação na avaliação de gente tão jovem. Para o bem e para o mal.
Já se queimaram muitos bons jogadores por não serem bem geridos, principalmente na questão mental. E há muitos mais que não souberam esperar pela oportunidade ou agarrá-la. Poucos desses conseguiram provar noutros lados que tinham sido injustiçados.
Enviar um comentário