SE FOR UM SONHO, NÃO ME ACORDEM
É por noites destas que vale a pena amar o futebol e amar o Benfica.
Quase ninguém acreditava ser possível ganhar ao poderoso Real Madrid. Havia ainda que contar com mais seis ou sete resultados. Alerta de tempestade. Tudo contra.
E o Benfica realiza uma das melhores exibições dos últimos anos, consegue uma vitória estrondosa - que ainda podia ter sido mais ampla - e sela o merecido apuramento com um final digno de filme.
Quem viveu este jogo no Estádio da Luz, jamais o irá esquecer.
Pelo meio ficam exibições históricas de Prestianni e Schjelderup (numa equipa que, recordemos, "não tinha" extremos). Um momento mágico de Trubin, que entra para a história da própria competição. E uma prestação colectiva que, mesmo com quatro golos marcados, só pecou na finalização de outros tantos.
Os benfiquistas já mereciam uma jornada assim. Depois de tantos golos sofridos nos descontos, depois de tanta desilusão, numa época bastante difícil, com erros próprios, erros alheios, mas também muito má fortuna, merecíamos esta noite.
E eis que chegou a prova de que Deus existe. Este momento já ninguém nos vai tirar.
Não é um título, mas a Champions para o Benfica é isto. E isto, caramba, é muita coisa.
Enfim. Estou cansado, sem voz, sem palavras nem grande clarividência.
Agora falem vocês.
51 comentários:
excelente exibição sobretudo coletiva mas com notas individuais muito altas.
excelente resultado sendo que a maneira como a qualificação aconteceu nem um dramaturgo a tinha feito melhor com um golo no ultimo lance e marcado pelo jogador mais improvável para o fazer com uma cabeçada digna do aguas.
bom jogo do schjelderup o problema é que este schjelderup só aparece quando o rei faz anos ou quando aparece um real qualquer, e o mesmo poderíamos dizer de sudakov e do prestianni.
mas para mim o melhor foi o aursnes não pelas assistências, recuperações de bola nem pelos desarmes ou passes mas porque é ele que comanda os jogadores, e com isso a maneira como a equipa defende e pressiona, à sua volta é um treinador dentro de campo e executa o que o treinador quer da equipa.
já nem é a quantidade de oportunidades que desperdiçamos que surpreende mas a forma incrível como as desperdiçamos.
correu tudo bem, alias não podia ter corrido melhor, mas o treinador no momento das ultimas substituições com o adversário com menos um e a precisarmos de marcar mais um não ter essa informação, e a culpa como é óbvio não é dele, e ter feito substituições em sentido contrario ao que devia ter sido feito podia ter custado muito caro, com tanto adjunto e não existir um que estivesse a controlar os resultados é inacreditável.
Se o resultado fosse fiel às oportunidades, teríamos ganho por 7 ou 8, tantas foram as oportunidades criadas e desperdiçadas.
Mas o enredo teria de ser a la Hitchcock: golo no último lance, marcado pelo guarda-redes. Esta é daquelas que vai ficar connosco até tornarmos ao pó.
Hoje voltei aos anos sessenta, que saudades de ver um Benfica assim é caso para perguntar porque não joga o Benfica sempre assim com esta garra com esta determinação, eu que nem vou muito com Sheldrup nem Prestiani começo a ter pena que os ver partir se é que vão partir talvez o Benfica vai mudar de ideias,mas não queremos um Prestiani e Sheldrup a espaços queremos os ver sempre com a classe de hoje,viva o Benfica tou que nem posso, Luís gostei do teu título não me acordem se é sonho.
Esta gd vitoria ficará na história.
Que gd alegria, hoje, o meu Benfica me deu.
Pq não me dás mais destas alegrias, meu Benfica ? Já tinha saudades
Parabéns a todos
P.s. só queria pedir desculpas ao barreiro pelas críticas que lhe fiz, porém , não sou o único responsável por essas críticas pq não fui eu que o pus a jogar a 10.
Barreiro a jogar a 8 como jogou hoje é ele e + 10. Não é um Eusébio no drible mas é um Eusébio na atitude, na entrega e na raça.
Este é para mim, o melhor 11 do Benfica.
Dizem que não temos extremos? Hoje vimos que temos
Dizem que não temos 1 Pinheiro? Trubin hoje disse que o temos. Ironia
Dizem que precisamos de 1 equipa nova? Hoje vimos que o que temos chega perfeitamente, basta apenas colocar os melhores nas suas devidas posições e não inventar Barreiro a 10, aursnes a extremo, sudakov a extremo esquerdo, Tomás Araújo a lateral e por sempre especialistas em cada posição
Grande jogo, grande exibição, grande vitória!
E já posso dizer que vi o meu grandioso clube ganhar aos melhores da história como são o real Madrid, Barcelona, Liverpool e bayern munich , coisa que Porto e Sporting nunca o fizeram
Viva o Benfica.
Obrigado Benfica por esta grandiosa alegria
Anti Amélias
Este Benfica de hoje foi o Benfica de Eusébio e sus amigos
Anti Amélias
'com tanto adjunto e não existir um que estivesse a controlar os resultados é inacreditável.' Por acaso também estava a comentar isso com um amigo, como é possível??!! A não ser que precisamente uns segundos após as substituições uma equipa tivesse marcado ou sofrido um golo que nos tenha posto novamente fora, porque acho que quando o Mourinho as fez o 3-2 servia-nos. Mas agora quero celebrar esta grande vitória, contra uma das maiores equipas do mundo (penso que continuamos a ser a única equipa portuguesa que ganhou ao Real Madrid), num dos jogos mais emocionantes que tenho memória de ver. Na actual Luz, talvez mesmo o mais memorável. E podíamos ter descansado muito antes daquele grande cabeceamento do Trubin, falhámos uma mão cheia de ocasiões. Viva o Sport Lisboa e Benfica! Parabéns aos jogadores, treinador e público no estádio. (P.S: Vamos apanhar novamente o Real ou então o Inter... soube agora. Sorte do caraças :) )
O Benfica fez-se ENORME por jogos destes na Europa. Quando existe abnegação, coragem, suor e espírito de corpo, o adepto vai entender qualquer que seja o resultado obtido.
"Se amas o futebol, amas o Benfica"
HISTÓRICO!!!!
Nunca duvidei, sempre acreditei, aliás praticamente nem festejei tanta era a minha certeza neste desfecho.
Obrigado Benfica, isto sim é o nosso clube, podíamos até nem ter ganho mas a jogar sempre como jogámos ontem, nenhum benfiquista bem intencionado criticaria tanto o clube como praticamente todos temos feito.
Só 9 comentários. Aí se tivesse perdido eram mais de 50. E agora a culpa é também do presidente e dos 65 por cento
Desculpa lá oh glorioso, não duvido do teu benfiquismo nem um pouco, mas és um bocado labrego a pensar e a escrever! Estamos todos contentes, porque viríamos aqui dizer mal se era isto que queríamos? Ganhar com uma atitude competitiva do principio ao fim! E foi épico!
Mas que é que o Rui Costa tem a ver com esta vitória especifica? Ninguém aqui veio criticar o Rui Costa por derrotas especificas. O trabalho dele é de coordenar, entre outras coisas, a gestão desportiva e com ela nos permitir lutar por títulos até ao fim! Estamos em Janeiro e já não temos nenhuma hipótese de ganhar o que seja. Ou achas que vamos ganhar a Champions? O Benfica tem de lutar para ganhar e ganhar competições, não apenas para conseguir apuramentos no último minuto para os playoff! Isso é o mínimo e devia ser normal, não uma saga épica!
É uma daquelas noites que, como eu disse ao meu filho, ė para ele contar aos seus netos. A nossa geração viveu vários jogos épicos na Europa, mas há alguns que ficaram gravados a fogo na memória coletiva: o 4–4 em Estugarda, um delírio absoluto, e o 3–1 em Londres frente ao Arsenal. Este, vai direitinho para essa coleção.
Manuel Vilhena
Caro LF,
ontem, à noite, no Estádio do Sport Lisboa e Benfica, foi registado um sismo de grau 4.2 na escala de Trubin.
Que loucura!
#UmSLBnaInvicta
4-4 foi com o leverkussen
O glorioso labrego 😂
A questão do golo só se colocou a meio do tempo de descontos.
Até então havia muitos jogos com resultado incerto, e um golo podia mudar tudo (como se viu).
Até aí, era importante segurar a vitória, pois sem ela nem valia a pena pensar nos outros jogos.
Quando estes terminaram, sim, pôs-se a questão do golo. Eu estava no estádio e o banco, em peso, quase entrou no relvado a mandar os jogadores para a frente. O Trubin, porque estava mais distante do banco, e talvez por uma questão de temperamento, é que não entendeu logo. E teve de ir lá o António Silva dizer-lhe.
Não houve desorganização nenhuma. Mas não fazia sentido mandar o guarda redes para a área adversária se os outros jogos não tivessem terminado. E se o Benfica sofresse um golo, e o Atlético de Madrid, em casa marcasse? Depois dizia-se que o Benfica não tinha feito a sua parte.
Dizer agora que o Rui costa é um grande presidente por causa desta vitória diz bem sobre os cérebros ou a falta deles nos benfiquistas
Sim, imperdoável: foi com o Leverkusen😊
Oh minha anta, onde é que leste neste post que o Rui Costa é um grande presidente?
Uns não tem cérebros, mas há outros que os tem ligado ao intestino grosso!
Bem respondido, subscrevo. (Quando não sabemos português o melhor é ficar calados)
Dos momentos mais lindos da história do Benfica
Este atrasado mental está preocupado com o português grande otário, se tens um telemóvel sabes que isso acontece quase sempre com o corretor seu atrasado mental
Quem dera arbitragens tão boas como a de ontem, por cá......
Ya ,estavas em primeiro ahahahaha
É engraçado como na liga dos campeões a história do Benfica está muito ligada às poucas derrotas do Real na competição (se contarmos ainda, claro com o formato taça dos campeões).
Ganhar ao papa-taças foi inesquecível. Sinceramente, e como afirmei aqui, não esperava já passar, só queria um jogo digno, afinal tivemos o melhor jogo da época e dos mais memoráveis da nossa história dadas as condições milagrosas em que aconteceu.
Também foi a prova de que quando o Fredrik está bem, a equipa por norma joga melhor. Tenho pena de que schelderup e sudakov sejam ainda inconstantes, porque a qualidade está lá e ontem terão feito os melhores jogos pelo benfica. De prestianni não é grande surpresa porque vi nele sempre bom potencial e agora tendo titularidade mais vezes tem vindo a subir as prestações normalmente.
Também ficou para a história o golo do trubin, porque nunca um guarda redes do benfica tinha marcado golo.
Adorei as tiradas do mourinho no fim aos junta letras, os jornalixos, a pedir respeito pelos jogadores e benfica. Ele bem sabe a quantidade de crónicas e pseudo narrativas que fazem diariamente ao benfica, e que a bem ou mal, tem sortido efeito nas provas nacionais, que é normal nos arredarem sobretudo da taça de PT todas as épocas. Quem viu o jogo frente aos corruptos, sabe bem que lhes permitiram toda a porrada aos nossos como é tradição. Mas nada que não se esperasse de joão gonçalves. O problema é que além desse metralha existem os violinos (vamos apanhar o godinho prox jogo campeonato frente tondela!), os paulos ferreiras, os superdragões no var que é quase jogo sim jogo não, os pinheiros, etc etc. É que não há quase um que se diga que é mais imparcial em jogos do benfica. Talvez o helder malheiro e tem dias.....
Por fim, temos tanta sorte nestes sorteios (nem sei como é que emparalham ainda os jogos desde este novo formato) , que ou nos sair o inter, que perdemos sempre, ou de novo o real, que obviamente quererá dar outra imagem deste jogo....
Excellente e factual explicação do LF.
Pois, que é equipa grandiosa e que devia estar à frente do campeonato isso já eu sabia, mas também sei que amanhã o Benfica perde, joga mal e quase todos os que o incensam hoje estarão aqui a desfazê-la de cima abaixo.
Os adeptos são como os cataventos. Também não pensam nem reflectem. Vão com o vento.
Uma equipa só joga os que as outras equipas permitem. E os árbitros.
E outras coisas que me abstenho de mencionar.
Estávamos em primeiro e os andrades tinham perdido 7 ou 8 pontos.
Que foram oferecidos! É o habitual.
Na Europa, os árbitros, tirando algumas excepções escandalosas, não estão tão condicionados quando arbitram o Benfica.
Por coincidência, ou não, tinha dito e escrito que o Benfica ganhava ao RM e seria o último a qualificar-se com 9 pontos.
A minha intuição acertou em cheio.
Agora também afirmo que iremos jogar com os noruegueses e passar.
Depois jogamos com os lagartos e passamos. E chegamos ao 2º lugar no campeonato.
Deus não se deixa vencer.
Com os noruegueses? está referir-se ao Aurnes e ao Schelderup, certo? é que, se bem percebi, equipas adversárias, só nos pode calhar, no play out, ou o Real Madrid ou o Inter, e, se passarmos, ou apanhamos o M. City ou o Sporting. O Bodo/Glimt só poderemos apanhar se, quer nós quer eles, passarmos aos quartos de final.
Esta bosta de telefone que tenho agora obriga-me sempre a ter que escolher o perfil, esqueço-me montes de vezes.
Muito obrigado, Benfica. Desde a vitória contra o Sporting com o golo do Neves já no fim, que não festejava tanto um golo nosso. Ainda não estou em mim, e como é óbvio estava a ser irónico no primeiro parágrafo do comentário anterior. “Acreditei” sempre, mas com muitas aspas.
Repito o que escrevi após o jogo, no post do lançamento do onze:
Sou e tenho sido crítico de muita coisa. Há muito a melhorar. De imensas formas, a equipa que jogou hoje é a negação de quase tudo o que é o plano montado para a época.
Sem Rios. Sem Rafa. Sem Lukebakio. Sem Enzo. Com Sudakov a jogar, finalmente, no centro. Com Schjelderup a brilhar.
Mas…
Que se lixem as críticas, hoje. Eis o sonho feito realidade.
Vencer é o que importa. Vencer assim, ainda mais.
Épico! Glorioso! Benfica!
Acrescento: estaremos sempre juntos, se a caminhada for feita assim. E o “assim” não é com golos do nosso guarda-redes no último minuto. É com uma equipa corajosa, que joga para a frente, que dá tudo em cada duelo. Que nos orgulhe.
Não tenho a certeza LF, mas o tempo prega partidas quando estamos nervosos.
Eu estava no estádio e os vizinhos mais jovens à volta já estavam todos agarrados aos telemóveis e a falar de faltar um golo bem antes do meio dos descontos. Houve um bruá um bocadito antes dos 90 minutos que não percebi.
Mas foi de certeza antes do momento em que o Mourinho disse que se apercebeu na conferência de imprensa. A malta já estava toda a falar de faltar um golo um bom bocado antes de começar a gritar-se "só mais um".
Pelas declarações dos protagonistas a seguir ao jogo acho que não estiveram à espera que os outros jogos acabassem. O Mourinho disse que decidiu no momento e o Dahl e o Trubin disseram que não sabiam até a malta estar toda a esbracejar. Tenho a sensação que a bancada foi decisiva para aquele momento.
Num momento de festa e de comunhão entre Benfiquistas é mesquinho e medíocre vir falar de 65% e 35%.
Tendo a possibilidade de fomentar a união que tanto dizem prezar, não são capazes de deixar de lado a respectiva tribo e resistir a entrar em picardias que só fomentam o divisionismo?
As tribos dos 65 e 35 acham que representam as únicas posições possíveis. Felizmente, nem uma nem outra tribo correspondem realmente a 65% ou 35%. A maioria de entre os 65% e os 35% são gente que põe o Benfica à frente das tribos.
Assim de repente o 4-4 foi o mais louco, mas para mim a festa maior foi a da meias-final com o Steaua, se calhar por ter 20 anos. Era um mar de gente a festejar dentro e fora do estádio.
Já havia gente a fazer essas contas na bancada. Eu próprio já tinha ido várias vezes ao flashsore ver como estava a classificação virtual. E também me apercebi da necessidade do golo antes do banco mandar a equipa para a frente.
O que eu disse é que à equipa só faria sentido fazê-las depois dos outros jogos terminarem. Caso contrário arriscava-se a própria vitória no jogo. Também não podemos esquecer quem estava do outro lado.
Agora não é possível puxar a fita do tempo e interpretar o que ia na cabeça de cada jogador, do treinador ou de cada adepto.
Mas continuo a achar que só fazia sentido procurar mais um golo depois dos outros resultados serem definitivos. E aí também tivemos alguma sorte de ser o último jogo a terminar.
O Trubin foi de facto o último a perceber. E é irónico que tenha sido precisamente ele o herói.
E acredito que sim, que a bancada tenha sido importante a passar a mensagem.
na transmissão televisiva tres ou quatro minutos antes das substituições já os comentadores estavam a dizer que naquele momento nos faltava um golo para sermos apurados.
e muito gosta o lf de trazer assuntos que não foram mencionados não falei nada do adiantamento do guarda redes e isso não esta em causa porque com tanto barulho num estádio é extremamente difícil passar mensagem para dentro de campo sobretudo para quem esta longe do banco, o trubin e o dahl foram os ultimo a perceber.
falei única e apenas das ultimas substituições.
o que eu falei foi de os adjunto e o banco só se terem apercebido da necessidade de marcar mais um passados vários minutos depois de varias pessoas terem essa informação.
esse seu argumento de que não valia nada estar a tentar marcar mais um sem os outros jogos acabarem é desculpe ridículo e se o nosso jogo acabasse primeiro éramos eliminados só porque nem tínhamos tentado mais quando estávamos com mais um jogador que foi expulso antes dadas substituições.
o seu argumento tinha sentido a vinte ou trinta minutos do fim a cinco minutos do fim e faltado um golo como óbvio era de tentar que foi o que o treinador disse que ia fazer nem que fosse para morrer de pé.
alias confirmado pelo próprio treinador que disse que se tivesse a informação tinha feito substituições diferentes.
Se é assim, foi erro meu. Não tenho pachorra para estar a analisar tudo.
Mas mantenho a minha opinião. Jogamos então com o Inter.
Tenho um feeling que eliminaremos os lagartóides.
Não merecem a "sorte arbitral" que têm tido e o Karma castiga toda a nojeira comunicacional que os "agentes" deles plantam diariamente na CS.
Mas se estão à espera que a equipa jogue sempre assim, esqueçam, tirem o cavalinho da chuva. Os jogadores não são robots nem máquinas e cada jogo e adversário é diferente e coloca dificuldades diferentes.
Os árbitros também são diferentes.
mais do que o do steua o contra o marselha que o golo também já foi quase no fim.
Animal, são já quase 50, minha besta!
O do Marselha foi mais de nervos, porque com o Steaua estavamos com dois de vantagem e a coisa estava controlada.
Mas do ponto de vista de festa na bancada e fora acho que o do Steaua foi maior, pelo menos para mim.
Eu tinha uma coleção desses bilhetes dos jogos europeus desde o fim da década de 70, começada com os do meu pai e os que pedia aos vizinhos, e depois os meus. Ficou tudo estragado numa inundação na garagem dos meus sogros.
Gostaram? Então vamos repetir!
Nada disso..levas com o Real a dois jogos ...
O Fialho vai dormir o sono dos justos outra vez o Real em dose dupla....
Deixem-se de tretas. Com 3-2 o SLB nunca esteve em 24°
Como sei que o Rui está focado numa competição europeia menor, deixo-lhe a nota:
Vai ser o Real Madrid, ok? Tipo, o recordista absoluto de conquistas da Champions.
Não é a Real Sociedad.
Anónimo
Parabéns, porque foi do melhor que li aqui. De facto, o incenso de hoje será o barro no próximo desaire (que seja distante). Concordo com a sua opinião na íntegra, porque é toda ela factual.
Real já chega porque o Sociedade nem nas menores competições europeias está fica a correção Real Madrid em dose dupla...
Enviar um comentário