IMPERDOÁVEL
Não há piedade que valha a uma primeira parte miserável, em que o Benfica foi toureado pelo seu adversário, e na qual ficou traçado o destino da partida.
De facto, é difícil entender que uma equipa que, depois, até mostrou que o jogo podia ter sido bem diferente, se apresente numa meia-final a passo, sem chama, sem ideias, sem rumo, sem...nada. Foi penoso chegar ao intervalo. Senti-me envergonhado. Senti-me traído por uma equipa que tantas vezes tenho defendido até aos limites da boa vontade. E por vários jogadores que não foram merecedores de vestir aquela camisola.
Na segunda metade houve uma reacção, houve alguma dignidade, mas era difícil reverter tamanho prejuízo. Até porque o Braga não é uma equipa qualquer, e soube proteger-se de males maiores. O terceiro golo naturalmente matou o jogo.
As coisas já estavam tão mal que João Pinheiro nem precisaria de grande intervenção. Mas, talvez por querer ir ao Mundial, talvez por achar que prejudicando o Benfica estará mais próximo de o conseguir, decidiu expulsar Otamendi num lance em que o central argentino sofreu uma falta duríssima. Não influenciou muito este jogo, mas João Pinheiro sabe o que faz. E nós sabemos o que é a arbitragem portuguesa de há um ano para cá.
Durante a segunda parte houve dois toques com a mão dentro da área minhota. Um deles pareceu-me faltoso. E essas coisas também contam.
De qualquer modo, não há perdão para uma primeira parte como a que o Benfica protagonizou em Leiria. Nem há perdão para deitar fora um troféu que estava ali à mão de semear.
Esta partida, juntamente com o Qarabag e com a trilogia de golos sofridos nos descontos, constituem um lado negro, demasiado negro, de uma equipa que, mesmo com limitações, tinha obrigação de fazer muito mais.
E sim. Era um jogo decisivo. Era uma competição importante, a qual sempre valorizei aquando das vitórias, e a qual valorizo igualmente agora (há quem não siga o mesmo critério). Foi uma derrota dura, demasiado dura.
Exige-se uma vitória no Dragão. Será a única oportunidade de salvar a face a este Benfica, versão 2025-26. A não acontecer, haverá muito para reflectir.
E, claro, todos são culpados. Sem excepção.
129 comentários:
Tu apoiaste esta merda, Luís! Não fujas nem generalizes! Quem contratou um treinador caduco, quem estoirou milhões em jogadores medianos ou medíocres foi o TEU PRESIDENTE! Quem sempre desvalorizou as alternativas a esta mediocridade foste TU!
Este banana de merca vai para CINCO ANOS e tem o quê para apresentar? Um campeonato, uma taça da liga e uma supertaça? É isto o Benfica? SETE anos para UM campeonato?
Vocês não têm vergonha de apoiar isto? De atacar e denegrir todos aqueles que se manifestam contra isto e querem um outro Benfica? Não têm vergonha das falácias de que se socorrem à laia de argumentos para justificar o injustificável?
Meu querido Benfica, no que te tornaram!
🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Mourinho preparou mal o jogo, a primeira parte mostra isso e os jogadores, mais uma vez, não quiseram ganhar! Lamentável ! Inaceitável ! Repugnante ! HUMILHANTE ! Vergonhoso !
Mourinho preparou mal o jogo, a primeira parte mostra isso e os jogadores, mais uma vez, não quiseram ganhar! Lamentável ! Inaceitável ! Repugnante ! HUMILHANTE ! Vergonhoso !
É urgente mudar de presidente, colocar Mourinho a diretor de comunicação e a treinar chamar o Abel Ferreira.
Mas exige-se uma vitória no Dragão qual quê! Exige-se é a saída de Rui Costa e seus adjuntos da direcção do Benfica isso sim, agora sem os lesionados e também sem Otamendi o que é que você quer LF? Podemos ganhar claro, mas prespectiva-se é sermos outra vez toureados como você próprio adjectiva e virmos de lá com o saco cheio. Se eu fosse Mourinho mandava as reservas no intuito de poupar para poder atacar o segundo lugar na Liga e cagava na Taça, isso sim era serviço, mas com um banana de patrão isso não vai acontecer.
Ou muito me engano ou depois do que se ouviu na conferência de imprensa de Mourinho, os jogadores vão lhe fazer a caminha!
Quais jogadores. Os que não prestam para o Benfica?
extraordinária exibição que qualidade na defesa e o nosso flanco esquerdo é intratável.
o que interessa é que continuamos sem derrotas no campeonato.
se a isto juntarmos que o nosso ungido presidente aprendeu e vai agora corrigir os erros, e não mais vamos contratar jogadores por quase quarenta milhões que nem sequer uma falta sabem fazer, limpamos tudo até ao fim da época.
e vem ai o distrit aquilo é um poço, qual petróleo qual carapuça aquilo é que vai ser guito.
Calma. Rui Costa vai assumir a responsabilidade.
E pronto.
É tudo um caos.
Não há ponta por onde se pegue.
Desde a (fraca) personalidade dos jogadores, à ausência de ideia de jogo ofensivo, às escolhas para o onze, à evidente falha catastrófica do planeamento do plantel, terminando com a mudança de treinador que continua, passado tanto tempo, a precisar de tempo.
Tudo é uma miséria.
E eis que tentamos encontrar culpas nos árbitros (que são maus), na sorte (malvada!), no azar (malditas lesões, só nós as temos), na juventude do banco (nunca mais crescem, os pequenos), na eleição (que insistimos que ocorra durante a época).
Solução para isto? Não sei. Espero que o LF nos elucide. Este não era o projeto para o Benfica que apoiava.
Não tinha ilusões que um novo projeto poderia ter efeitos imediatos… mas tinha a certeza que manter tudo na mesma daria os mesmos resultados.
Ei-los.
E, a menos que o LF nos consiga explicar o que vai mudar, o natural é esperar que tudo continuará na mesma. Apenas com outros jogadores mal escolhidos, apenas com outro novo treinador, quando este ficar sem condições para continuar (como foi com os outros), apenas sem os melhores nossos jogadores (porque não podemos cortar pernas). E apenas continuando a trocar toda a equipa, ano após ano, insistindo em jogadores sem qualidade técnica, física ou mental para serem do Benfica.
Mas sempre com responsáveis que “assumem a responsabilidade”, sem nunca isso ter consequências para os próprios. Que tem um nome: cobardia.
Aguardo que os iluminados me iluminem.
Porque a coisa está preta e o futuro é cinzento.
«Do justo e duro Pedro nasce o brando
(Vede da natureza o desconcerto!),
Remisso e sem cuidado algum, Fernando,
Que todo o Reino pôs em muito aperto;
Que, vindo o Castelhano devastando
As terras sem defesa, esteve perto
De destruir-se o Reino totalmente;
Que um fraco Rei faz fraca a forte gente."
Luiz de Camões
Há outro Luís que tenta fazer passar entre os pingos da chuva um príncipe que se acha rei! Há sempre quem seja o último a perceber o óbvio...
até o incompetente do damasio assumiu as responsabilidades depois de tanta asneira que fez.
O banana do presidente matou o clube.
tenho de discordar a culpa não é dele mas de quem votou nele sabendo o que ele tinha feito, mais o que não fez, nos quatro anos anteriores.
Para antecipar o comentário dos ministros da defesa do Iraque:
Sim, estava-me a borrifar para esta competição. Pensava que ia ser o docinho de caca que nos iriam dar para chegarmos ao final da época a tentar fingir que tinha sido um sucesso.
E contínuo a borrifar-me para esta competição.
Mas…
- nas competições para as quais não me borrifo, estamos a 10 pontos do primeiro ou praticamente afastados da próxima fase
- cada semana que passa não se vislumbram melhorias no coletivo. Pelo contrário, fizemos hoje os piores 45 minutos da época (disse Mourinho)
- cada semana que passa os nossos jogadores (com a exceção de Pavlidis, vá) desvalorizam-se, auto-destroem-se, mais deixam de acreditar em si mesmos, mais falhas individuais somam.
- e apesar de cantigas sobre a aposta na formação, nem um jovem é real aposta e os mesmos de sempre continuam a somar minutos.
Alguém encontre algo de positivo nesta época inteira. Um reforço que nos deixa sorrir. Um jogo que nos deixe feliz. Um jovem que nos faça sonhar. Uma batalha que nos deixe orgulhosos.
Nada.
Tornámo-nos campeões de recordes do guinness. Senhorios de hotéis. Promotores de concertos. Donos de centros comerciais. É isso que escolhemos.
Preparem-se.
Desta vez… Comprámos bilhete para o Vietname. Chegámos.
Lamentável, Rui, é 65% terem votado na reeleição do pior presidente do SLB.
Houve tudo de mau: uma equipa sem atitude competitiva num jogo decisivo para um dos poucos troféus que podia ganhar, um jogo aparentemente mal preparado pelo treinador, erros colectivos e erros individuais.
O Braga vinha com a teia bem montada. Conseguiu criar superioridade no meio-campo, pressionar os centrais e a saída do Benfica, e explorar o filão do lado esquerdo.
A defesa foi uma miséria, em parte por más exibiçóes individuais, mas sobretudo porque a equipa não funcionou colectivamente.
Os laterais deixam-se atrair para fora de posição ou sobem sem que ninguém do meio-campo baixe para permitir compensar. Sudakov não recua para ajudar Dahl. O Otamendi andava sempre a tentar tapar o buraco deixado pelo Dahl deixando por sua vez um buracão no meio. O Tomás andou metade do jogo aos papéis. O Otamendi no segundo golo aborda mal o lance, encurta em vez de correr para trás e deixa o Zalazar ir para o meio em vez de o forçar a ir para fora. O Manu não se mexia, não dava cobertura à defesa nem baixava para compensar. Nos dois golos os centrais são tirados da posição pelos desposicionamentos do Dahl. Os laterais mostram que são curtos e continuam a ser o ponto fraco da defesa.
Eu sou à antiga: os defesas primeiro que tudo têm de saber defender. Os laterais não são bons a defender, e o Araújo, apesar de toda a sua técnica com bola, é muito inferior ao Silva a defender (esconde muita asneira com a velocidade).
Alas inexistentes, sobretudo a esquerda com o Sudakov que nem atacou nem defendeu. Uma insistência no Barreiro que é excelente sem bola, mas fraco com ela, e nestes jogos em que o Benfica tem de assumir e "mandar" no jogo é um jogador a menos (mais valia ter jogado no lugar do Manu, que não jogou nada).
Enfim, hoje nada se aproveitou. Trubin, Rios e Pavlidis terão sido os menos maus numa equipa completamente inoperante.
Sobre a arbitragem, acho que não contribuiu significativamente para o resultado e que causa da derrota foi a exibição miserável do Benfica.
Dito isto, a nomeação do Pinheiro, árbitro de Braga e protagonista da vergonha dos Açores, é claramente gozar com o Benfica. A expulsão do Otamendi é ridícula e destina-se apenas e só a tirar o jogador do jogo com o Porto.
Concordo bastante e tem aí análises bem feitas.
Mas fico com dúvidas sobre o elogio a Rios.
Rios corre imenso e é muito intenso nos duelos (que no Benfica significa: faz muitas faltas). Mas não entendo o seu papel nas dinâmicas ofensivas da equipa. Fica na linha da bola e não dá opções mais à frente. Se a bola lhe chega, invariavelmente toca para trás ou tenta passes apertados para colegas, sem progressão. Desmarca-se para espaços diagonais vazios, mas quase sempre sem interesse (daí estarem vazios!).
Repito: corre imenso e por isso intervém muito no jogo. Mas é quase sempre sem trazer valias às jogadas onde intervém.
E, com isto, manieta os movimentos coletivos da equipa. Parece que seria útil num futebol com 12 jogadores… já com 11… é maizena.
Concordo.
Mas na decisão da expulsão de Otamendi é tão ridícula a atuação de João Pinheiro como Otamendi.
João Pinheiro abusa da autoridade. Otamendi mete-se a jeito.
Não permito a Otamendi que falhe desta forma. É só mais uma (a juntar a tantas outras) demonstração de falta de maturidade, falta de senso na defesa do coletivo… total falta de consciência que é capitão do Benfica. Não é capitão do Porto.
Mourinho dá uma bronca na equipa.
Anuncia a ausência de folga e a noite no Seixal como uma forma de responsabilizar os atletas pelo miserável jogo de hoje.
Bem ou mal, não sei. Estratégia de Mourinho.
E eis que Rui Costa é questionado sobre isso. E diz que nao é castigo nenhum. Que estava planeado.
Tirando o tapete ao discurso de Mourinho.
Que dizer… que miséria.
e já não é a primeira vez que ele faz uma igual, ser expulso no final de um jogo num lance na linha lateral sem ser para cortar uma jogada de iminente perigo, ficando de fora de um jogo decisivo só que tal como da outra vez isto é só o reflexo do tudo o resto que esta mal na equipa e à volta dela.
tenho uma ideia pa um filme do benfica chamase a marmota do benfica feitiço do cigano bela gutmman que aparace tipo alefred hitchicok e o guiao e assim a taça da liga e uma merda segundo certos genios adeptos lutar anos seguidos sem ganhar nada ganhar 50 milhoes na liga dos campeoes gastar 100 milhoes em jogadores tipo rios e otamendis pro ano nao ganhar nada outra vez ganhar 50 milhoes na champions perder 100 milhoes em jogadores como rios e otamendis pro ano nao ganhar nada outra vez ganhar 50 milhoes na champions gastar 100 milhoes em jogadores tipo rios e otamendis e aquele tomas araujo meu deus o otamendi e um maluco depois de inventar cortes com a cabeça tenta fazer um corte com um calcanhar entre ele e o paulo madeira nao vek«jo diferenças alem de ser portista inveterado horrivel olha e dizer como na pandemia olhem por si e pelos seus e cagar nesses idiotas de trubins sudokovs tomas araujo antonio silvas tanta gente a ganhar dinheiro a fazer o que no benfica bela vida sao todos burros ou fazem se de burros como alguem disse o benfica em crise ate e melhor pas audiencias que um benfica ganhador
Hehehe os lampiões perderam Hehehe a culpa foi do redes dos Açores calma carneirada que o lampião Amorim está livre.
No blog ao lado um tal de vermelho em inglês consegue dizer em bom português que o Benfica ontem foi mais uma vez roubado.... tristeza de adeptos são uma autêntica vergonha
Eu já cheguei a um ponto em que as vitórias já não me fazem chorar como fizeram bastantes vezes no passado, agora só me causa gozo já me dá vontade de rir porque o meu clube tornou-se um circo onde os palhaços apoiam um banana
Quo vadis, Benfica!?
O Pinheiro ainda foi simpático ao não expulsar o prestianni com vermelho direto. Gostava de saber o que lhe passou pela cabeça para fazer uma entrada daquelas.
O nosso futebol ao nivel do anos do Vietname e a direção entretida com hotéis e centro comerciais. Daqui pouco tempo estamos a vender os nossos melhores jogadores para pagar as obras. Enfim, temos que respeitar a vontade dos 65% e apoiar com muita força.
Só queria dizer que foi dos menos maus. Também ainda não percebi o papel do Rios na equipa, nem que tipo de médio se pretende que ele seja.
Sim, o Pinheiro e o VAR perdoaram o vermelho direto ao Prestianni, e o Otamendi com quase 40 anos não se pode pôr a jeito. Mas o Pinheiro expulsa o Otamendi porque lhe apeteceu.
O Otamendi é assim. Por isso é que eu não o aprecio como capitão (nem como central).
LF não tinhas o melhor treinador, plantel e presidente??? Agora contra pipocas e disfruta!!!
Caro LF,
Só estamos a replicar aquilo que tem acontecido nas últimas épocas. O investimento aumenta, a qualidade dos jogadores não corresponde, o treinador é substituído, os títulos vão de vela e a meio da época já estamos a pensar na próxima. Somos o novo Sporting.
No final do dia, quando há eleições para se tentar mudar alguma coisa, apoia-se os mesmos e espera-se resultados diferentes...
A próxima pré época há-de ter novamente dois ou três "craques" contratados a peso de ouro, duas ou três saídas de "craques" que não se adaptaram e saem abaixo daquilo que custaram, uns quantos jogadores de segundo plano que entram para dar lugar a outros novos, novo recorde de investimento, a base do plantel é novamente reiniciada e "este ano é que vai ser". Em Dezembro estaremos novamente a suspirar pelo fim da época.
No tempo do Vietname era assim. A malta no estádio antigo já se ria das cagadas da equipa, por um lado por já estarmos habituados e por outro para não chorar.
Só faltou aí o detalhe de que o treinador é substituido já com a época a decorrer.
A arbitragem do jogo de ontem foi mais uma absolutamente miserável. Condicionou o jogo do Benfica, permitindo uma agressividade excessiva dos jogadores do Braga, com inúmeras faltas óbvias e, por vezes, duras não assinaladas, culminando no lance que resultou na expulsão do Otamendi - o Arbitro Assistente está a 2 metros, vê o lance perfeitamente, como é possível?? Em contrapartida, qualquer encosto dos jogadores do Benfica era falta. O problema é que a exibição mediocre do Benfica até esta questão afeta, porque qualquer protesto, totalmente legítimo, seria imediatamente ridicularizado por toda a CS, que já é tendencialmente hostil para com o nosso clube.
Imperdoável é o que os sócios fizeram ao clube, liderados e iludidos por um BANANA!!
Não venha agora dizer que a culpa é de todos... NÃO!! A CULPA É SUA E DOS 65%, SEUS LABREGOS!!
Nem mais
🤮
Mudam os treinadores, mudam os jogadores, fazem-se investimentos avultados num plantel com internacionais de vários países, e o resultado: mais do mesmo!
Por conseguinte, qual o fator que é comum nesta desgraça completa?
Exato - RUI COSTA! R U A !!!!
Foi uma quase cópia do jogo para o campeonato, com alguns ''ses'' pelo meio...
Primeira parte deplorável, segunda parte reacção. A diferença passou pela eficácia do qatar fc na 1parte e maior desacerto nos passes do benfica. Dahl e o sudakov falharam imensos passes infelizmente.
Também foi permitido mais dureza ao braga nos lances, quando aos nossos qualquer encosto era falta. Também houve um livre central contra o braga perigoso por falta sobre o pavlidis que não foi marcado, que é típico. Já não temos livres frontais à baliza dos adversários há anos, sem exagero, mas isso é aquela música que ninguém quer saber....
Verdade que o prestianni devia ter sido expulso de novo, mas ninguém me tira da ideia que o 2amarelo ao otamendi é ele próprio que leva a talochada e foi basicamente para o tirar do jogo frente aos corruptos. Este pinheiro...uma machadada nas suas intenções de ir a mundiais ou o raio que o parta já estão a tornar-se comuns, curiosamente depois do derby da época passada que foi muito contestado na sua nomeação. Cada vez pior, cada vez mais outro ASD, outro artur super dragão.......noutros tempos, era de facto o melhor, agora....outra prostituta do sistema.
Mourinho apontou isso mesmo aliás, com outras palavras mas entende-se. Este foi o jogo típico que a CS amestrada depois vai dizer que o jogo do benfica foi paupérrimo quando na 2parte houve aos 55min também outra mãozinha na área do braga escandalosa (o gajo só fica com a bola pelo braço, se não a bola fugia e passava por ele no momento do cruzamento, foi quase segurar a bola!) que nos daria 2-2 naquele momento, numa fase do jogo que o benfica carregava. Não esquecer que para o pinheiro até era penalti o lance do livre na 1parte contra nós. Algo que ao contrário, como dizia de livres frontais, nunca nos era marcado a favor.
Mas claro....1parte miserável, e é a isso que se vão agarrar. Pois eu vou me agarrar à arbitragem à mesma, porque tivemos reacção na 2parte e 2 penaltis, só um marcado, e também culpar sobretudo o presidente, que de facto é um banana porque não tem reacção para proteger a sua equipa e lidar finalmente com esta porcaria de circo simulado que existe há 50 anos.
E em 50 anos houve vários presidentes impotentes perante a corrupção descarada. Precisamos de um gajo que saiba mesmo lidar com juízes, com uma autoridade muito maior, ou que no mínimo algum que não só ameace como de facto meta a equipa a jogar noutro campeonato europeu. Se é para não ganhar títulos porque aqui é tudo corrupto, mais vale não ganhar noutro campeonato muito mais competitivo, melhores receitas, arbitragens mais neutras, tudo o que der prejuízo imenso a esta bosta de líderes corruptos no futebol. É que fazem mesmo um gajo começar a detestar este ''jogo''.....
tudo isto é merecido (e causado) pelas bestas que em Outubro e Novembro decidiram "votar na mudança na continuidade". Autêntico bando de atrasados mentais.
Vais ter que fechar a merda do blog ó Luís Fialho. Isto se fores uma pessoa que, ao contrário do merdas do rui bosta, assumas as tuas responsabilidades.
Têm que ser relembrados TODOS OS DIAS, que são os causadores do estado calamitoso a que o Benfica chegou. BURROS!!!!!!!!!!!
O novo Vietname já aí está em todo o seu esplendor.Sudacov uma banhada gigante.O que vale é que como é costume houve mauita gente a mamar dinheiro.
Se não gostas não venhas cá vai a blog´s dos corruptos azuis e verdes, esses sim como tu so falam mal do Benfica.
Já agora ainda sou do tempo em que ganhar a Taça da Liga era vergonhoso, agora é melhor que a champions.
Tás enganado,o novo vietnane foi aquilo que o LF viveu nos tempos do vale e Azevedo e para não voltar a acontecer ele votou...imagine se .....no ....ainda por cima mostrou a prova aqui....no Rui costa
Não gostar do Benfica é vê-lo assim e não dizer nada ou bater palminhas.
Amigo aqui só se pode falar bem do Benfica ok? Vá aos blogs dos dragartos aqui somos todos bons carneirinhos méééé e além disso vamos ter um hotel e um centro comercial ok? Isso ninguém nos tira
O GLORIOSO BENFICA, estás apresentado. Nem precisas de dizer em quem votaste.
Os chalupas que votam nesta merda de gente são os primeiros a desculpar qualquer insucesso. Uma criança de 3 anos é mais exigente e crítica que vocês. Burros de merda.
Burros de merda é muito simpático para o que esses palhaços são
Não há garantia nenhuma que outro candidato fizesse melhor. Além de que, como já tenho dito, o problema do Benfica é desportivo - mais especificamente futebolístico, mais especificamente ainda da equipa principal masculina.
O Benfica não deve dinheiro a ninguém. A SAD dá lucro. Há projectos importantes a avançar.
Certo que a única coisa que está a falhar é a mais importante de todas. Mas cada temporada tem a sua história e esta também tem a sua.
Neste jogo em Braga a culpa parece-me ser dos jogadores, ou de alguns deles. O próprio Mourinho disse-o. Talvez se necessite de uma limpeza de balneário.
No momento das eleições 65%, nos quais me incluo, escolheram a melhor de duas alternativas. Não há contra prova par saber quem esteve certo. Eu estou plenamente convencido de que Noronha Lopes ia demorar ainda mais tempo a fazer do Benfica aquilo que todos queremos, do que o próprio Rui Costa pode fazer.
Tem havido erros? Claro que sim.
Mas há recursos para refazer o plantel, há um treinador extremamente experiente no qual podemos confiar. A época está perdida? Talvez estivesse desde logo a partir do momento em que se participou no Mundial e se tinha pré-eliminatórias da Champions. Não aconteceu com mais nenhum clube europeu. Mas aí também não havia saída.
Criticar é muito fácil. Eu também acabei de o fazer. E acho que a primeira parte de Leiria foi indecorosa e indigna do Benfica. Mas isso é também um problema que Mourinho tem de resolver no balneário.
No ano passado o Benfica esteve pertíssimo de ganhar tudo. Não deixaram.
O Porto está a bater recordes de pontos. O Sporting havia 70 anos não era bicampeão.
O que o Benfica fez no ano passado dava para ganhar vários campeonatos.
As coisas não são todas a preto e branco.
Enfim, neste momento é mais fácil estar a gritar e a querer mandar todos para a rua. Mas na verdade este foi o primeiro jogo que o Benfica perdeu nas competições nacionais esta temporada, e para o campeonato não perde há quase um ano civil. Para que serve? Para nada, mas quando se compara com Vietnames é preciso ter noção das coisas e dos contextos.
A solução não tenho eu, não tem o Rui Costa, nem teria o Noronha.
No imediato acho que há que exigir mais de alguns jogadores, e preparar desde já a próxima época, apostando em alguns jovens.
O que querem dizer com assumir a responsabilidade? Demitir-se ao fim de dois meses de ser eleito? O que é que isso resolvia?
Onde é que está esse rei forte. Quem é ele? Onde se encontra e como resolve os problemas?
O que é o óbvio? Que a equipa do Benfica não joga nada? Isso toda a gente percebe.
Como passará a jogar bem e a ganhar sempre ou quase sempre, é que já não é óbvio.
Há quem queira mudar de treinador, há quem queira mudar de presidente. Ora eu não defendo uma coisa nem outra. Os problemas continuariam, os rivais não ficam à espera, nem há varinhas mágicas.
É muito mais fácil a quem está mudar o que seja necessário mudar. Não deitar a casa abaixo. Isso é que ainda me parece menos óbvio.
Sim porque se tem ganho o Noronha estavamos em primeiro no campeonato e tinhamos ganho ontem, pois ele é magico
Caramba, Caro LF, você é teimoso e/ou cego! A solução está em Rui Costa se demitir.....o que será mais necessário? Descer de divisão?
Como tem a lata de escrever que ninguém faria melhor? É bruxo? Adivinho?
Fazer pior é que nem com toda a vontade do mundo e arredores.......
Ontem viu-se mais uma arbitragem surreal e ladrona e RC nem uma palavra para defender o clube e, principalmente, Otamendi? O Capitão! Apesar de erros gritantes, foi mal expulso e a "pedido" para não jogar nasjantas.
Rui Costa, e como custa dizê-lo, cada vez mais, está completamente perdido e ultrapassado pelos acontecimentos.
Porra! Não insulte a nossa inteligência.
Quando é que vai perceber que Rui Costa não vai mudar nada???
Esse seu discurso já vem de longe e o futebol do SLB está cada vez pior.
Cá temos outro idiota, o Benfica Glorioso (que nick sarcástica!): o clube só sabe perder, mas fazer o quê? Mudar? Não, continuar na mesma. Fdse! Idiotas!
Um dos problemas do anterior Vietname foi a repetida auto ilusão que estava tudo bem. Que os males do Benfica se deviam apenas “aos outros, os maus”, que financeiramente estávamos bem (até o Futre tínhamos ido buscar), que o Clube era tão grande que se fosse preciso, tudo se resolveria.
O mote do descalabro final foi a contratação de um treinador ex campeão europeu pelo FCPorto.
Seguiu-se o que sabemos.
Não, não estou a comparar os momentos, nem Artur Jorge a Mourinho. Embora até tenham semelhanças.
Mas comparo, isso sim, a sua (e de muitos, muitos outros) relativização constante do péssimo momento que passamos.
Nota importante: o clube NÃO ESTÁ BEM financeiramente. Há constantes problemas de tesouraria. E, perante os lamentos de Mourinho e as declarações de Lage após a saída há também a evidência sobre a incapacidade do Benfica em contratar os jogadores que “quer”.
Além disso, a SAD deu lucro este ano, após 2 anos de forte prejuízo. No somatório de 4 anos o saldo não é positivo.
E, para aí chegarmos, a esses valores, hipotecámos futuro sucesso desportivo, com a venda de Neves e Ramos, entre muitos outros BONS jogadores.
Muito cuidado com essa afirmação.
Nota ainda para a contradição, neste seu texto, sobre a aparente necessidade de voltar a reformular o plantel e a promessa e desejo de estabilidade!
Afinal, parece, só não ganhámos porque não nos deixaram. Por isso revolucionámos a equipa. Para ficar ainda pior este ano. E já adiantamos nova revolução.
Quando quase tudo muda e os resultados continuam mal… é bastante evidente que faltou mudar o que estava mesmo mal!
Pergunto-me quantos mais tempo vai o LF dar de período de graça a Rui Costa e o seu elenco diretivo.
4 anos não chegaram para concluir a sua incompetência. Serão 8 anos?
Eu só espero que, caso não se cumpra uma promessa eleitoral significativa - ir à champions todos os anos - que a Direção assuma final e realmente a responsabilidade… demitindo-se.
Mas o Fialho é apenas teimoso ou burro? Estamos há cinco anos nesta merda e o gajo diz que deveremos continuar? Então muda_se quando? Nunca? Pqp
Mudam jogadores, mudam treinadores, mudam táticas, etc e o que não muda mas continuamos a perder?
Qual o denominador comum nesta desgraça?
Quer responder, LF?
Sim, espero que se demita, no final da época, caso se mantenha o atual estado de coisas: 3o lugar, eliminação na fase de grupos da Champions, péssimas exibições, (novo) redondo fracasso nas (cada vez mais caras) contratações.
Aceito que fique em funções até ao “final da época”. Isto é, quando ficar claro que já não há nada a ganhar.
Aceito também que se mantenham em funções caso consigam o 2o lugar e a vitória na taça de Portugal.
E aplaudirei de pé se conseguirem ganhar o campeonato.
O que não consigo aceitar é um eterno cheque em branco, infinito.
Caso o descalabro que assistimos se mantenha, não pode ser esta direção e elenco diretivo a preparar a próxima época. Seria perpetuar o erro!
Rui Costa não seria, a acontecer, “demitido após 2 meses de ser eleito”. Rui Costa foi reeleito. Está há 5 anos a dirigir o Benfica.
Só um louco dirá que está tudo bem. Rui Costa sabe que não está tudo bem. Fazer o diagnóstico é fácil. Qualquer um de nós o faz. Soluções é que ninguém tem, além da mudança de protagonistas, que, em teoria, também não resolve nada.
Darei os anos que forem precisos até aparecer alguém que me convença de ser melhor e ser capaz de resolver mais rapidamente os problemas.
Quanto aos lucros, nenhum clube português daria lucro se não vendesse jogadores.
Mudámos jogadores. Não funcionou.
Mudámos treinadores. Não funcionou.
O que acha que falta mudar?
A menos que ache que são os espaços em torno do estádio…
Rui Costa demite-se e o que é que acontece a seguir?
Novamente eleições. E depois vem outro qualquer e o que é que faz? Ninguém sabe...
Mudar por mudar não me diz nada. Sobretudo quando se muda alguém com experiência por alguém sem experiência.
Diagnósticos todos fazemos facilmente. Soluções? Nem por isso.
Fomos campeões há dois anos e meio. Fomos duas vezes seguidas aos quartos de final da Champions, fomos a melhor equipa portuguesa na última champions e no mundial de clubes. Ganhámos a taça da liga do ano passado e a supertaça desta temporada. Não nos deixaram ganhar a taça.
Estivemos muito perto de ser campeões.
Se olharmos só para os resultados, ou alguns resultados, não temos uma visão objectiva das coisas.
Há muita coisa que está mal. Há muita coisa a mudar. Mas não está tudo mal, nem é fazendo rolar todas as cabeças que se vai resolver seja o que for.
É esse o meu entendimento e julgo ser o entendimento da maioria dos benfiquistas.
Caro LF,
que lata! Você é que não lê as mensagens no blog. Não faltam soluções, sugestões e recomendações.
Dará os anos que forem necessários????? Foge-te que você está em completa e absoluta negação! Talvez quando jogarmos a 2a. Liga?
Já nem vale a pena argumentar.
A equipa de futebol ter maus resultados é uma coisa. O clube estar morto é outra.
Sejamos razoáveis.
Não é tirar o tapete ao treinador. É tirar o tapete à comunicação social que se preparava para fazer um filme com isso.
Se é isso que sente quando o Benfica perde, gozo e vontade de rir, então não faz falta nenhuma ao clube.
No Vietname estivemos vários anos sem qualquer troféu, e pelo menos duas épocas seguidas sem sequer ir à Taça UEFA.
Estamos no top 15 do ranking europeu. E já esta época ganhámos um trofeu e ainda nem perdemos no campeonato. Calma com essas comparações.
Nunca disse que tínhamos o melhor plantel. Pelo contrário, terei sido dos primeiros, ou mesmo o primeiro (vão aos arquivos) a dizer que esta equipa era pior que a da época passada - quando se falava dos 100 milhões, e se tinham ganhado 7 jogos seguidos sem sofrer golos, ainda com o Lage.
Então por essa ordem de ideias ou é Vieira até morrer ou Rui Costa até morrer.
Onde é que vai buscar um presidente de clube com provas dadas e experiência? Vem para cá o Florentino Pérez? Ou há alguma universidade que dê cursos de presidente de clubes?
Francamente! Essa forma de pensar não resiste a 30 segundos de escutínio.
Soluções? Comecemos por mexer menos nas equipas e treinadores, e deixemos o dinheiro do clube em paz e o mais possível dentro do campo. Só isso já dá para muito.
Os ESPERTOS que mudem de clube, se não aceitam a democracia no Benfica, e se acham, sabiamente, que têm a solução mágica para resolver todos os problemas.
A quem tem vistas curtas tudo parece óbvio, tudo parece fácil. No futebol e no país.
Estado calamitoso é dever dinheiro a toda a gente, estar 11 anos sem ser campeão, ficar em 6º lugar, levar 7-0 emVigo e depois nem ir às provas da UEFA durante dois anos.
Uma criança de 3 anos acha que o mundo é a preto e branco, com os bons e os maus como nos desenhos animados. Tudo é muito simples, e os outros são parvos.
A quem tem vistas curtas, tudo parece óbvio, tudo parece fácil. É só dizer que está mal e pronto. É só exigir, que por magia tudo acontece. É só mudar cabeças, e faz-se luz.
Vivam e aprendam. Precisam de passar por muito para perceber o mundo, um país ou um clube.
Votei no Rui Costa e se as eleições fossem hoje, com os mesmos candidatos, votaria outra vez. Ninguém me consegue demonstrar que com outro presidente o Benfica tivesse ganho ao Braga e estivesse à frente no campeonato.
Se o clube tivesse dono (como os ingleses; ainda bem que não tem) e o Rui Costa fosse apenas um diretor-geral, já tinha sido demitido há muito tempo. O resto é conversa que o LF e os 65% debitam para se enganarem a eles mesmos.
O Rui pode ter muita boa vontade mas percebe muito pouco daquilo… Mourinho foi um erro anunciado. O futuro vai ser mau e temo que longo…
Fialho, és um perfeito calhau.
Oh Sr. Luis Fialho e quem é que lhe consegue demonstrar uma coisa dessas se isso é impossível de demonstrar e o Senhor sabe-lo também Como nós! O presidente é Rui Costa e não nenhum outro, portanto trata-se duma coisa impossível de demonstrar, arranje outro discurso porque esse não pega. Olhe o que se demonstra facilmente é a inaptidão de RC para presidente ou será preciso um desenho?
Equipa de chacha. Em dois jogos com o Braga, não ganharam um. Perdedores, por se terem habituado a perder e por não terem nervo nem alma para reagir, sentir a obrigação para com a camisola que envergam e o clube que não lhes falta com o ordenado a horas e lhes dá as melhores condições de trabalho. Falar em apoio, como já li em alguns comentários, pela porrada que apanham em campo? Ela faz parte do jogo, como os acidentes no trabalho de qualquer um daqueles benfiquistas que não ganham para pagar as contas normais da vida, para viver com dignidade.
Equipa com uma defesa que frequentemente mete medo, e um guarda-redes que só joga bem (quando joga) entre postes, que abusa da técnica dos guardiões de futsal numa baliza três vezes mais larga e que é um susto quando sai.
Equipa onde o jogo nas alas é um martírio ver (Ah, Zé Augusto, Simões!…), os médios nem defendem nem atacam «à Benfica», e na linha avançada há Pavlidis e mais nada.
E no entanto, esta não é uma equipa qualquer - quase todos são jogadores nas respetivas seleções. E alguns, recentemente contratados por fortunas, já tiveram a arrogância de afirmar que os seus sonhos passam por jogar «num grande da Europa». Fico confundido com esta petulância de quem ainda não mostrou nada ou coisa pouca no clube que agora lhes paga (e bem). Se não sabem que jogam num dos maiores clubes do mundo (pelo número de adeptos e por um historial glorioso cá dentro e na Liga dos Campeões, a culpa é de quem dirige o clube – não dão informação e não mostram vídeos para que os que chegam fiquem a saber onde estão?
Duas palavras para o treinador. Não gostei, quando comecei a ouvir falar no Mourinho. E explico a minha apreensão: o que é normal e usual na decadência, quando já dura há muitos anos, é ela continuar. E prossigo apreensivo com esta contratação (que os benfiquistas, eu incluído, não puderam deixar de ver como trunfo eleitoral), dado que a equipa não joga nada, mesmo quando ganha. Os benfiquistas querem jogo «à Benfica», que significa, para quem não sabe ou anda equivocado, jogo positivo, que empolga, agressivo, de ataque, de muitos remates e golos. Ora, o que temos, há tempo demasiado, são joguinhos (não compreendo como há ainda tantos com paciência para ver aquela coisa), um jogar para não perder, bola ao lado, bola atrás, atrasos para um guarda-redes que se atrapalha a despachar a bola com os pés (quantos golos sofridos à conta disso?), dois/três remates à baliza em cada parte, vitórias à tangente, derrotas com equipas e treinadores que custam tostões. Isto não pode ser o SLB, desculpem lá.
Mais duas para o presidente. O que estamos a viver – esta desilusão, este ver a nossa principal equipa a jogar mal há tanto tempo, a perder repetidamente – deve-se aos planeamentos sucessivos feitos em cima do joelho e às sucessivas contratações feitas à pressa e com pouco cuidado, Rui Costa.
Há muita coisa a mudar para esta crise ser ultrapassada. E não há nada melhor para que isso aconteça, do que a nossa principal equipa entrar nos eixos, isto é, «jogar à Benfica».
O Benfica é um clube em cacos, a perder competição atrás de competição, com problemas de tesouraria ocasionais, sendo presidido pelo mesmo tipo vai para cinco anos. Perante estes sucessivos falhanços, o que pensaria uma pessoa normal? Mudam os jogadores, mudam os treinadores... O que não muda? As derrotas e o presidente. É preciso mudar, certo? Bom, segundo o Fialho e uns valentes milhares de sócios, não. Assim sendo, há que continuar, manter como está.
Este é um raciocínio que me escapa completamente. Tenho um último desgosto: eu e mais uma dúzia de malucos andamos a bater nesta tecla há muito tempo e temos razão... Vai para cinco anos.
E está tudo calmo, tranquilo, conformista. Porquê? Então, acabaram de reeleger as bestas, com poderão dar o graxo a torcer menos de dois meses depois?
Onde anda o animal que, em textos muito compostos, tem.passsdonontempo a destratar quem discorda disto? Aparece, cobarde!
Anónimo último, essas palavras do Fialho são uma falácia, são um raciocínio abaixo de qualquer crítica. Como é que, antes de exercer o cargo, alguém pode mostrar a sua competência ou incompetência? Já relativamente ao bosta, está mais do que à vista o que é: uma merda.
O problema, Fialho, é que tu tens menos de 3 anos. O teu raciocínio assim o demonstra. Aliás, nem raciocínio é. Em qualquer lado, um incompetente era despedido à primeira, não ao fim de cinco anos.
Se daqui a vinte anos, a situação se mantivesse, estavas aqui a dizer o mesmo. És um derrotado, conformado e derrotado. O Portugal áureo e o Benfica não se fizeram assim.
LF, se eu o achasse ignorante, até lhe perdoaria, como não acho, só lhe posso dizer que está ao serviço de uma causa errada e lhe deixar algo. Fala em dois anos e meio, tão pouco tempo não é, pois olhe e pense:
Equipa tipo há dois anos e meio: Vlachodimos, Alexander Bah, Nicolás Otamendi, António Silva e Grimaldo, Florentino Luís e Enzo Fernández, David Neres, Rafa Silva e João Mário, Gonçalo Ramos.
Equipa contra o Braga: Trubin, Dedic, Tomás Araújo, Otamendi, Samuel Dahl, Richard Ríos, Manu Silva, Sudakov, Leandro Barreiro, Aursnes, Pavlidis.
É preciso um desenho?
“Experiência”, é a nova palavra de ordem.
Portanto, para o LF, os potenciais futuros presidentes do Benfica são Rui Costa, Vieira, Vilarinho ou Damásio.
Nenhum outro serve.
Ou talvez basta experiência diretiva, como foi o caso de Rui Costa (embora o próprio Rui Costa tenha assumido não estar preparado para o cargo!!).. Nesse caso, o elenco passa a incluir Silvio Cervan, Rui Gomes da Silva e Manuel Botto, Tiago Pinto e.. Nuno Gomes.
É isso, LF?
Concretize, por favor. Ou então indique potenciais nomes com “experiência”, que aceitaria.
Infelizmente, para o LF, ainda está tudo bem.
Há apenas arestas a limar.
Certo. O filme que Mourinho promoveu.
Notas:
1) O Vietname não apareceu de um dia para o outro. Fomos definhando. Como agora.
2) não havia taças da liga para enganar tolos e fingir que ganhámos alguma coisa. Como no ano passado
3) o acesso a competições europeias era muito mais exíguo. Ia uma equipa à “Champions”, uma à taça da taças e duas à UEFA.
Compara o incomparável.
Com os resultados dos últimos anos, teríamos estado 1 vez na Champions e 3 vezes na UEFA.
Ninguém diz que mudar será fácil.
Até porque o estado em que esta direção está a deixar o futebol do Clube será difícil de mudar.
A única coisa fácil é a constatação do óbvio:
- manter tudo igual leva a tudo estar igual. Está tudo igual. A diferença é que passou mais tempo. Já só faltam 7 anos para chegar aos 11 anos de horror que relembrou.
- os nossos rivais não estão em crise, nem para lá caminham. O nosso insucesso é o seu sucesso. A tendência é piorar.
- há muito tempo que o Benfica, Clube, extra futebol, não estava tão caótico. Jogamos em escolas, pavilhões universitários e.municipais. Decidimos investir em mais modalidades e no feminino, sem cuidar infra estrutura para isto. E, com o District, até as nossas principais equipas seniores estarão 2 a 3 anos sem casa… para no final terem novamente 2 pavilhões… com a mesma capacidade que os atuais.
A suposta Cidade Benfica ficou, como é óbvio, na gaveta. E não será fácil imaginar o Benfica a investir nisso em paralelo com o District. Tema completamente ignorado pela direção.
Mas há hotéis. Que “demonstram a nossa grandeza”.
Caro LF,
Concordo com a sua visão madura do mundo e da vida quase na totalidade. No entanto, dizer que ninguém consegue provar que com outros seria melhor, que teríamos ganho, é simplesmente desonesto, porque isso é obviamente uma impossibilidade - ainda não descobrimos as viagens no tempo ou entre universos onde se vivam realidades alternativas.
Caro anónimo,
Não está a entender o racional de LF. Está explicado, de forma cristalina.
O LF comprovou o que já se suspeitava. A sua escolha e apoio intransigente a Rui Costa deve-se… à fé. À religião.
Só Rui Costa serve. Os outros, não. E nada o demoverá disso. Porque acredita.
O racional de LF é a irracionalidade.
Nada mais.
E, como é sabido, os fiéis não mudam de ideias, nem precisam de provas. Acreditam. Piamente.
Alem disso, para eles, todos os demais são infiéis. Não merecedores do reino dos céus.
É isto.
Nada mais.
Palmas, caro consócio.
Subscrevo. Na íntegra.
Não está sozinho nesta luta contra a apatia e o conformismo.
Infelizmente, como fica aqui demonstrado, teremos de cair ainda mais, talvez muito mais, até que alguma coisa mude.
É preciso ter uma tremenda capacidade de amor próprio e auto crítica para assumir quando se erra.
LF não é diferente de milhares de outros sócios. Fez a escolha errada. A evidencia assim o diz. O passar dos tempos só o comprova.
Por isso, mudam os critérios de sucesso. Relativiza o fracasso. Basta ver o que já vai apregoando como vitórias, contra o que escrevia há bem pouco tempo como o mínimo aceitável.
Em paralelo , diminui a alternativa à sua escolha. Os outros seriam piores. Porquê? Porque sim.
De “fiz a escolha acertada”, passa a “fiz a melhor de todas as más escolhas disponíveis”.
Finalmente, cria e demoniza o inimigo externo. A culpa é dos outros. Dos que mandam nisto. Dos que roubam, manipulam, usam doping para vencer.
Nunca a culpa será da escolha que fez.
Assim caem os gigantes.
Acrescento 2 coisas.
O Vietname dos 90 e 2000 preparou-se pelo menos 10 anos antes, na 1ª metade de uns anos 80 que ainda foram de vitórias e finais europeias.
No tempo do Vietname a ausência das competições europeias não tinha um efeito de feedback positivo tão forte nas crises, porque os prémios da Champions não eram tão significativos.
O clube está bem na Formação.
O clube está bem no Futebol Feminino.
O clube está bem nas Modalidades masculinas e femininas.
O clube está bem nas infraestruturas.
O clube está bem no associativismo (record de votantes, lista de espera de cativos).
O clube está bem financeiramente (dá lucro e tem a situação económica mais sólida dos 3 grandes).
A equipa principal de futebol tem tido as melhores prestações internacionais dos clubes portugueses.
Já conquistou um troféu esta época e ainda esta na Taça de Portugal e com uma pequena esperança na Champions.
Na última época só não ganhou tudo porque foi roubado no Jamor e no campeonato.
Ou seja, o clube está morto.
Tenham juízo!
Estou aqui a divertir me imenso já não me resta nada senão isso , é toda a gente a bater no Fialho e ele vai com a sua avante tenho que lhe tirar o chapéu o homem defende o indefensável com uma categoria que o presidente dele não consegue ter, mudar? Tá quieto não há garantias ahahahaha
A Psiquiatria explica muito do que se escreveu por aqui. Caramba!
Lucro? Só com receitas extraordinárias e vendas de jogadores titulares. Nos exercícios do mandato de Rui Costa tem, salvo erro, 30 milhões de prejuízo acumulado. Sem presença assegurada na LC e sem FIFA CWC vamos ver.
Somos mais ou menos da mesma idade e sabemos o que dão défices permanentes e ter de fazer vendas para equilibrar contas. O dia em que uma bola não entrar ou tiver umas contratações ao lado entra numa espiral de que é difícil recuperar. Já esteve mais longe.
E também sabemos o que dá megalomania no betão sem garantia de receita (o estádio tem receita garantida, o resto não).
Não branqueie a situação financeira, que as contas são coisa séria. Já vimos ambos este filme, e um eventual remake de Rui Costa não será melhor do que o original de há 30 anos.
Eu disse que deu lucro e que está economicamente melhor do que os rivais.
Reafirmo. E sei ler relatórios e contas.
O modelo de negócio da empresa (lamento, mas a sad é uma empresa) prevê sempre vendas de jogadores, tal como Sporting e Porto, mas também Ajax, Anderlecht e todos os principais clubes de ligas periféricas.
E receitas da Champions também, caso contrário em vez de vender um ou dois tem de se vender três ou quatro.
Quem acha que o Benfica, no futebol do sec.XXI , numa liguinha da treta como a portuguesa, pode viver sem vender jogadores, é que poderia chamar-se verdadeiramente chalupa.
Ao contrário do Sócrates, o grego claro, alguns só sabem que sabem tudo.
O LF não me parece alguém desinformado.
Porque olha apenas para o R&C do último ano do anterior mandato de Rui Costa e não para o agregado, como o anónimo indica?
Porque manipula a verdade?
Como é capaz de dizer que estamos bem nas infraestruturas? Sabe onde jogam os escalões de formação das modalidades de pavilhão?
Não ouviu o sócio, na AG, que contou o seu episódio como voluntário na organização de jogos de volei da nossa formação? Como anda com a casa às costas? Como é GOZADO por responsáveis de outros clubes?!
Rui Costa prometeu a Cidade Benfica. Para os nossos atletas terem uma casa onde jogar.
Onde está? O terreno que “ainda não encontraram” vai aparecer, se esperarmos mais um bocadinho?
O bom fiel defende a sua religião.
LF embarcou numa cruzada.
A negação é um sintoma de demência cuidado LF.
"Portanto, para o LF, os potenciais futuros presidentes do Benfica são Rui Costa, Vieira, Vilarinho ou Damásio" não se pode esquecer do vale, para juntar a esse ramalhete, que ainda esta vivo.
"Onde anda o animal que, em textos muito compostos, tem.passsdonontempo a destratar quem discorda disto?" esses são daqueles que após estes jogo no dia seguinte no emprego dizem sempre que não sabiam que tínhamos jogado por isso nem viram o jogo.
A quantidade de dinheiro que o clube estoira em pavilhões alugados!!!
Estamos melhor economicamente, ligeiramente, mas bem pior desportivamente no futebol masculino, que é o que interessa! Está aqui alguém que se tenha tornado benfiquista por causa de alguma modalidade amadora? Pelo futebol de formação? Pelo futebol feminino? Conversa da treta, sempre repetida que se perde no futebol, que é semana sim semana não. Sobre venda de jogadores dá vontade de rir, os argumentos usados pelo LF, puramente propagandísticos, sem nenhuma racionalidade argumentativa, pura falácia. Começa por usar um artifício que é referir algo que ninguém contesta, que é preciso vender. Uma coisa é vender jogadores , outra coisa é vender 10 titulares em dois anos e meio! Quem mais faz isso? O Manchester United? Pois, é sem dúvida o mais parecido com o Benfica!
O LF tenta todas as falácias no seu exercício retórico:
- Comparações irrelevantes: "está melhor que os rivais" - whataboutismo (tu quoque)
- Rebater argumentos que ninguém apresentou: "quem acha que [...] pode viver sem vender jogadores - falácia do espantalho (ignoratio elenchi) e faácia de composição.
- Atacar o mensageiro: "chalupas [...] sabem tudo" - (ad hominem)
Quem gosta de puxar o Sócrates para a retórica devia ser mais rigoroso no raciocínio e na argumentação. Senão fica reduzido ao papel de demagogo, ou na melhor das hipóteses de sofista.
Onde é que na resposta ao comentário leu que não se devia vender jogadores?
Não é uma questão de modelo de negócio. É uma questão de equilíbrio! É a diferença entre:
- Vender um ou dois atletas, quando e nos termos que interessam ao Benfica (de acordo com uma programação desportiva a 3 anos e com alternativa acautelada já dentro do clube).
- Ser forçado a vender esse um ou dois precipitadamente por questões de tesouraria - a situação em que nos temos visto nos últimos anos de Vieira e ultimamente com Rui Costa.
- Ser forçado a vender três ou quatro e não contratar equivalente, perdendo competitividade - a situação em que nos podemos encontrar caso haja uma grave ruptura de tesouraria, por exemplo com 2 anos maus em que não haja Champions, ou uma não-renovação de um jogador na calha para ser vendido (António Silva), ou um mau mercado com uma contratação cara completamente falhada (Artur Cabral).
Quer discutir comigo e rebater estes argumentos discutindo a situação do Benfica de forma séria? Ou quer continuar a arengar e esbracejar como um demagogo?
O Alberto João antecipou-se a mim. E tem o dom de ser mais conciso, que eu não tenho.
Só não concordo com o AJ relativamente ao estar melhor do ponto de vista económico. Ou melhor, no máximo concordo com um ligeiramente muito pequenino. Em 24/25 estabilizámos os gastos, não melhorámos.
O aumento de 30 milhões do resultado operacional sem vendas de jogadores, resulta do aumento em 40 milhões dos prémios da Champions e do irrepetível Mundial de Clubes.
Porque olha apenas para o R&C do último ano do anterior mandato de Rui Costa e não para o agregado, como o anónimo indica?
----- O balanço reflete a situação patrimonial agregada. E o balanço do Benfica está melhor do que o dos rivais.
Como é capaz de dizer que estamos bem nas infraestruturas? Sabe onde jogam os escalões de formação das modalidades de pavilhão?
---------- Jogam certamente em algum recinto, coisa que não acontece com algumas modalidades femininas do Sporting (que não existem), com o futsal e o voleibol do FC Porto, e com todas as suas modalidades femininas (só jogam voleibol).
Quem tem todas as modalidades, em todos os escalões, tem mais dificuldade em gerir os dois pavilhões disponíveis (os rivais só têm um)
Não é uma questão de modelo de negócio. É uma questão de equilíbrio!
------- As vendas dependem do mercado.
O Akturkoglu tinha custado 12, salvo erro, e teve uma proposta de 22,5, com um salário de quase o dobro. Queria voltar ao seu país.
O Florentino era da formação e teve uma proposta de 25 (mais valia total, portanto), a ganhar quase o triplo, e a cumprir o sonho que sempre teve de jogar na Premier League.
O Di Maria queria ir para a argentina e terminava contrato.
O Kokçu desentendeu-se com o treinador, e teve uma proposta de valor semelhante ao seu custo, coisa que dificilmente aconteceria mais tarde (pelo seu rendimento no Benfica e agora no Besiktas).
Pelo Carreras oo Real Madrid bateu a cláusula de rescisão.
Agora diga-me: o que faria em cada um destes casos?
O aumento de 30 milhões do resultado operacional sem vendas de jogadores, resulta do aumento em 40 milhões dos prémios da Champions e do irrepetível Mundial de Clubes
-------------------- os 40 milhões da Champions saíram no totoloto? e a participação no mundial de clubes foi por convite?
Olhe, Portugal, se não fosse o turismo, estava desgraçado. A ourivesaria dos meus sogros, se não fosse a venda de ouro, já tinha fechado. E o pronto a vestir do meu bairro, se não vendesse roupa, tinha falido.
Bom dia. Só vim aqui para mandar os 65% para o caralho.
Ide pro caralho!!
os chalupas dominam a arte de defender a burrice.
Alguém disse uma vez que um burro não tem inteligência para saber que é burro, e os chalupas são o caso perfeito que ilustra esta situação.
Par mal do Benfica, tem milhares e milhares de burros como associados.
É surreal defenderem cegamente este estado podre das coisas, e muitas vezes estamos a falar de pessoas que viveram um Benfica pujante que ganhava a maioria dos troféus nacionais. Passam agora a vida a misturar pessoas com a instituição e não percebem que questionar, criticar e atacar quem gere mal o Benfica é defender o clube e não o contrário.
Vão ser quatro anos penosos, com o aval dos Fialhos e demais borregos que aplaudem e suportam esta mediocridade instalada.
Simplesmente limito-me a não confundir aquilo que são questões institucionais com circunstâncias futebolísticas. E embora sejam estas que nos movam e apaixonem, não constituem o exclusivo na avaliação de todo um mandato de uma administração.
É fácil ir pelo imediatismo. Pensar tudo mais profundamente exige um acompanhamento da actividade do clube no seu todo que muitos adeptos não têm.
Que a equipa de futebol está mal, isso todos sabemos, e todos estamos de acordo.
Se mudar de presidente a faria estar bem, isso já tenho mais dificuldade em acreditar, pois nem eu, nem os meus amigos, nem o Dr. Noronha Lopes, sabem na verdade qual é a solução.
Em vez de dispararem contra o Rui Costa, pensem antes: o que é que eu faria para resolver os problemas e o Benfica começar a ganhar campeonatos em série.
Eu não sei a resposta. E nenhum dos candidatos às eleições me convenceu de a saber
Os outros 35 podem sempre sair e formar um novo clube. Não seria a primeira vez na história que tal acontecia.
Ser benfiquista não é cumprir uma sentença do tribunal. Quem não está bem com a maioria, que se mude.
Não estou a falar de transferências concretos deste ano. Estou a falar de forma abstrata do modelo de negócio e do desequilíbrio das contas. Você está, como de costume, a desviar a atenção do argumento.
As decisões das vendas nunca dependem do mercado. Dependem da vontade ou necessidade de vender do vendedor.
Já o preço de venda depende dos valores de mercado, mas também das circunstâncias financeiras de quem vende, do número de compradores interessados num activo/bem e do seu orçamento/carteira (se acha que não então fica claro que não negociou muita coisa na vida).
Os jogadores de futebol não são commodities. Qualquer comparação entre vender um jogador ou ouro (peças de roupa então...) é um disparate completo.
Mas se quer falar de actos de gestão concretos, seja. O mandato do Rui Costa não começou esta época. E o Neves, e o Neres, e o Ramos, etc.? O que é que fazia nesses casos e o que é que motivou/justificou, na sua opinião, essas vendas?
Quanto às vendas deste ano faço-lhe a vontade e respondo:
- Akturkoglu e Kokçu, tinha uma conversinha com os dois e deixava fechar o mercado. De caminho evitava contratar o Lukebakio por 20+4 milhões e o Sudakov por 27+5 milhões.
- Florentino, deixava ir cumprir o sonho por empréstimo. Se pudesse (tivesse dinheiro para isso) não o deixava sair.
- Di Maria deixava ir.
- Carreras, nada a dizer. Mesmo que não tivessem accionado a cláusula aceitava a oferta.
Ou seja, tinha perdido 2 titulares. Sem fazer mais nada do que o Rui Costa a não ser ficar quieto.
Quanto às receitas da Champions e Mundial.
Se não estiver na Champions (que lembro-lhe, era parte do argumento) não há receita. E se ficar pela fase de liga e fizer poucos pontos fica aquém da receita extraordinária do ano passado. Uma boa gestão define objectivos. Receita por ficar acima do objectivo definido deve ser sempre uma receita extraordinária, ou seja, com que não se pode contar de forma regular num ano normal.
O Fialho fala aí de Totoloto, e bem. O lucro foi obtido num ano em que saiu o Totoloto. Não se pode gerir a pensar que sai o Totoloto todos os anos.
E sim, o Mundial foi mais ou menos por convite. Mas independentemente dos critérios de seriação feitos de encomenda, é receita irrepetível durante os próximos 3 exercícios, e depende de fazer boas campanhas na Champions. Se não estiver na Champions (que, mais uma vez, era parte essencial do argumento) ou até se tiver prestações fracas, fica a ver o Mundial de Clubes na televisão.
Comparar a gestão de um clube de futebol com uma ourivesaria, e jogadores profissionais com compra e venda de ouro, nem chega a ser boa retórica.
Imediatismo é olhar para o resultado de um ano e dizer que o clube vai bem.
Love it or leave it. Ame-o ou deixe-o. Slogans frequentemente utilizados por grandes democratas! Parabéns Fialho!
Sair e deixar o clube nas vossas mãos? Seria o maior ato de traição ao Benfica. Não o fizemos nos tempos de Vale, não o faremos agora convosco a destruir o clube.
Só vim aqui para dar os parabéns ao anónimo que mandou o 65% para o caralho eu reforço... PARA OS 65% VÃO TODOS PARA O CARALHO
Eu temo que não vão ser só 4 anos penosos, vão ser 8 porque temos estes filhos da puta que votam no Rui costa
Quanto aos rivais, quando o assunto são as contas e saúde financeira dos clubes não interessam nada. Nem contam para o Totobola.
Se você tiver uma doença menos grave do que a do seu vizinho, isso deixa-o mais saudável?
Anos que o benfica tem uma equipa menos criativa, como tem sido esta época, árbitros puxam-nos ainda mais para baixo, e com a vossa ajuda e restante corja da CS amestrada. Aos outros, empurram-lhes para cima e até lhes dão títulos, como os anos do ceição com planteis de caca ou anos do caso palhinha que devia ter sido e com razão impugnado o titulo....
Quando estamos com uma grande equipa, aquilo que seria uma época a vários pts de distância, encurtam-na na etapa final à conta de árbitros metralhas.
Enquanto não perceberem, de novo, que o mal é o 2º apito dourado, que voltou em força, os vários presidentes que se possa ter nunca mais apontam baterias para o combate porque é mais fácil trucidar jogadores e treinadores...
Estas discussões é precisamente aquilo que a reunião do altis queria. Títulos para o benfica nem vê-los, adeptos do clube às turras, avalanche de jogadores e treinadores a sair. É em tudo semelhante às osgas dos anos 90 até meados de 2010's, desportivamente....
Só para que conste....com um bom bocado mais de apoio ao lage na época passada da parte dos próprios benfiquistas, em não comer tudo o que a CS tenta desestabilizar, tínhamos sido campeões! Mas como o incentivo é sempre a cascar nos nossos, no nosso próprio estádio sobretudo, do lado dos metralhas do apito há já vários anos que até sentem mais liberdade em roubar na Luz, onde antes era impensável!.....
Os ativos mais valiosos e líquidos, do clube, são os seus jogadores.
A avaliação contabilistica dos jogadores faz-se de 2 formas: valor zero, caso seja da formação. Custo do passe, amortizado, caso seja uma aquisição.
Portanto, na componente do valor dos jogadores, é preciso muito cuidado quando se tiram conclusões. Caso prático: há 2 anos, António Silva valia 0 euros, Jurasek valia 14 Milhões, no balanço, como ativo.
A melhor forma de saber o real valor dos jogadores, por isso, não é a sua expressão contabilistica. É o valor percepcionado pelo mercado.
Para isso, há sites que tentam deduzir o valor potencial. Com base em algoritmos, relativamente fidedignos.
O mais famoso é o transfermarkt.
Valor dos planteis, à data de hoje:
Benfica: 352,5 Milhões
Sporting: 473 Milhões
Porto: 424 Milhões
O LF continua em campanha.
Eu não estou em campanha.
Estou a avaliar os resultados da direção que está em funções há 5 anos, após alguns meses “Vieira”, mais 1 mandato completo de 4 meses, mais 3 meses de reeleição.
A prestação desportiva atual, no futebol, é péssima.
Nos meses “Vieira”, teve zero títulos.
Durante o mandato de 4 anos, teve 1 ano em que ganhámos o campeonato, mais 2 torneios (supertaças) e outro torneio (taça da liga).
A meu ver, o pecúlio é francamente mau.
E a tendência, alarmante. Cada vez piores resultados.
É isso que está em causa. A incompetência da direção atual.
As alternativas devem ser avaliadas depois de assumir o problema.
O LF não assume que há um problema.
Errata: 1 mandato completo de 4 anos
Meu caro Benfiquista: SE quem nos dirige estiver na linha da frente da defesa contra esse mal que aponta e esses metralhas que nos prejudicam… eu apoiarei a Direção.
O que temos, não é isso.
Temos o roubo e o insucesso. E uma direção que abandona a defesa dos interesses do clube, a defesa dos nossos treinadores e a defesa dos nossos jogadores.
Já o disse e reafirmo: se a direção mostrar coragem, eu apoio-a na luta que é preciso lutar.
Podemos não vencer a guerra, mas estaremos unidos.
O que vemos, repito, não é isso. Perante o roubo, calamo-nos. A direção apoia formalmente quem nos rouba. Troca treinadores. Troca jogadores.
Sustenta a tese da nossa incompetência.
São incompetentes.
Basta. Têm esta época para dar a volta à situação, vencendo a taça de Portugal e garantindo o acesso à Champions.
Se não o fizerem, forçosamente, têm de cair. Não podemos perder mais um ano “na fezada” que agora vão fazer bem.
Enviar um comentário