ENIGMA NÓRDICO
Schjelderup é um caso estranho. Adquirido muito jovem, foi emprestado, regressou, chegou a ganhar lugar no onze (ainda na época passada) mas, por motivos que desconheço, eclipsou-se no momento em que tinha mais razões para se afirmar e se motivar.
É verdade que havia Di Maria e Akturkoglu. Mas para um jovem com o talento do norueguês, isso não devia ser factor de perturbação.
Desde aí tem sido intermitente. Demasiado intermitente. Mesmo não havendo já Di Maria, nem Akturkoglu, nem Gouveia, e com Lukebakio e Bruma lesionados.
Na verdade, num plantel quase sem extremos, o extremo mais puro não faz muito por merecer a titularidade - quando a tem, ao segundo jogo já está a perder-se em fintas inúteis ou em perdas de bola mais ou menos comprometedoras.
Agora fala-se de uma venda por valores abaixo de 10M. Para um jogador daquela idade e daquele talento, só motivos que, de fora, desconhecemos, podem justificar tamanha generosidade. Certamente os mesmos que o levam a um rendimento tão irregular.
Não o coloquei no onze para amanhã. Ao que se diz, estará mesmo de saída.
E José Mourinho? O que achará ele de Schjelderup? Irá dar-lhe nova titularidade?
32 comentários:
Tem um excelente toque de bola, mas (salvo algumas excepções) acrescenta muito pouco ao jogo.
- a maioria das vezes quando tem a bola ou passa para trás, ou tenta fintar e é desarmado, ou consegue cruzar... para a bola ser aliviada por um jogador adversário.
- não defendia (agora começou a correr mais)
- velocidade digna de um asmático.
Muito pouco para um extremo!
Podia ser muito melhor jogador, mas na cabeça dele já é um craque por isso não precisa de se esforçar mais....
Claramente, falta-lhe doping.
Como é óbvio, o problema de Schjelderup não é culpa dele.
O problema de Schjelderup é ter sido adquirido pelo Benfica.
O rapaz dá tudo o que tem.
Mas não tem mentalidade para jogar no Benfica. Como tantos outros que comprámos.
Foi vítima de mau scouting. Como tantos outros que comprámos.
Foi beneficiário da nossa total ausência de rumo. Preferido em vez de Tiago Gouveia, que trazia anos e mais anos de Benfica nas pernas e na mente. Foi também “obrigado” a ser o único extremo puro da equipa, com 21 anos.
É um exemplo claro da falta de estratégia. Tudo fizemos para dificultar o seu sucesso. Colhemos agora os frutos.
Mais um que sairá pelo valor que custou - menos tudo o que será pago em comissões… e o gigantesco custo de oportunidade.
Pasme-se que o artigo é sobre Schjelderup. Como podia haver um igual sobre Rolheiser. Ou Kokcu. Ou Arthur Cabral. Ou Neres. Ou, em breve, Ivanovic, Sudakov, Rios ou Enzo Barrenechea. Ou tantos, tantos outros.
O LF continua a questionar o porquê de tanto insucesso individual. Nunca questionando a sua real causa.
Se estivesse nos lagartos ou nos lá de cima aposto que corria como um puro sangue!
Isso iria obrigá-lo a questionar o cancro.
Depois da vergonha do último post, vá lá este até escapa
Pelo menos nos lagartos há exigência, já no SLB são todos uns mansos moles bem á imagem do seu presidente enquanto nos outros lados eles correm e nós dizemos que é doping... VERGONHA
Caro LF,
mais um post a desviar as atenções! A lixívia lava mais branco.
E os inocentes/papalvos a comerem gelados com a testa. Para quando um post a tecer considerações sobre o falhanço completo da época em curso e da falta de projeto para o futebol do SLB?
Aguardemos..........sentados!
#UmSLBnaInvicta
Quando Sheldrup fizer 4 ou 5 jogos seguidos, falamos.
Quando vi o título, até pensei que se tratava do Odin ou do Pai Natal, mas não, é sobre o Schjelderup...
Quando estamos praticamente fora de todas as competições em janeiro!
Quando o treinador se queixa do plantel, da falta de fisicalidade, de extremos possantes, de um avançado de área cabeceador, e o que aparece é o Rafa que não joga há 2 meses!
Quando o Presidente se esconde quando adeptos vão pedir explicações!
Quando se vendem os direitos televisivos pelo mesmo valor real, tendo andado a ser insinuado durante a campanha que seriam substancialmente superiores!
Quando o Presidente prometeu explicações para todos os mercados e já não aparece há dois!
O enigma é nórdico? Não, o enigma é o da Damaia, queres é desviar as atenções para não teres de o esclarecer!
"Agora fala-se de uma venda por valores abaixo de 10M. Para um jogador daquela idade e daquele talento, só motivos que, de fora, desconhecemos, podem justificar tamanha generosidade. Certamente os mesmos que o levam a um rendimento tão irregular."
Pois eu vou arriscar uma teoria: como veio Rafa é preciso sair alguém.
Ivanovic e Sudakov estão à pouco tempo, foram caros e ainda não amortizaram. Prestianni joga do lado direito e se calhar tem menos mercado fora da América do Sul. Schjelderup não tem progredido, quer ir à seleção da Noruega e foi a melhor oferta que apareceu. Se Rafa não tivesse vindo tinham insistido em Schjelderup até ao Verão.
Quanto ao Mourinho gostar do Schjelderup também vou arriscar adivinhar. Não gosta. Mourinho na sua carreira preferiu extremos mais físicos ou raçudos, que pratiquem um futebol mais direto e corram sem bola.
Escrevi tanto sobre Arthur Cabral, sobre Kokçu...Até já escrevi sobre Rios. E também sobre Enzo.
Não me podem acusar de ser brando em alguns desses casos, alguns deles logo na primeira ou segunda vez que os vi jogar, e quando toda a gente achava que eu estava a exagerar (por exemplo, Arthur Cabral - basta ir aos arquivos)
Mas se vamos até onde quer chegar, teremos também de falar de Aursnes, Pavlidis, Carreras e outros. Pavlidis sempre defendi, desde o primeiro jogo que lhe vi. Mas com Carreras cheguei a ser bastante cáustico, e ele depois desmentiu-me. Ainda bem. Gostava que fosse sempre asim.
Schjelderup não é um problema de scouting. Ele tem muito talento, e isso foi bem avaliado.
É um problema de rendimento, ou de regularidade competitiva.
Há pessoas que dizem que o Rafa era intermitente (nunca achei que fosse mais do que qualquer jogador normal, que tem melhores e piores momentos de forma). Veja-se Schjelderup, e veja-se o que é verdadeira intermitência.
Ainda ontem escrevi a criticar o Rui Costa pelos acontecimentos do Seixal.
Critico as 78 assembleias gerais para tratar de um assunto que não interessava nada, critico o striptease das auditorias forenses, critico as contratações de Kokçu (quando tinha aparecido João Neves), de Arthur Cabral que tinha flop escrito na testa, as demasiadas mudanças numa equipa que tinha acabado de ser campeã em 2023, não fiquei totalmente convencido com a saída de Lage (embora todos concordemos que Mourinho seja um upgrade), abstive-me na votação do District.
Tudo isto está espalhado pelo blog.
Quer.mais?
Mas não me peçam para culpar Rui Costa pela perda do último campeonato ou da última taça de Portugal. E também percebo que o Mundial de clubes conjugado com pré-eliminatórias (único clube da Europa nessa situação ), condicionaram a presente época de uma forma mais grave do que se esperava.
Não é tudo preto ou branco. E ninguém nas eleicções me pareceu trazer ideias convincentes para fazer melhor.
Se tivesse ganhado o Noronha, acho sinceramente que estávamos na mesma, iu ainda pior. Depois fazia-se o quê? Ia-se chamar o Rui Costa novamente?
A questão é que ele faz um razoável e logo de seguida faz dois péssimos. E também não sabemos como treina.
Lê o comentário que acabei de fazer acima.
Se fosse o Noronha estávamos com certeza pior..em quinto ou sexto sem dúvida até porque tenho uma bola de cristal e já vi... estávamos pior, confirmo
É quase igual ao que fazia o Rafa na última passagem pelo Benfica
Outro comentador que vem para aqui para mentir. Só! Gostava de saber o que o motiva a inventar e a mentir tanto! Não pode ser só ignorância.
E chora e chora e chora porque o seu amado Noronha não foi escolhido.
Os números do Rafa não têm, nem alguma vez tiveram, a ver com os de Schjelderup. Quantos golos marcou Rafa ao Sporting e ao Porto? Quantos marcou na Champions?
Alguém vê o Schjelderup evoluir para isso?
Apenas acho que o Benfica está a ir ao fundo.
O problema de Shelderup passa pela falta de exigência que de há uns anos a esta parte grassa no clube. Se no Benfica houvesse exigência e competência há muito tempo que o Shelderup seria um craque ou se o não tivesse conseguido já teria sido corrido do clube há tempo.
No jornal o jogo dizem que é café duplo.
O LF não “culpa” Rui Costa por não ter ganho o último campeonato.
“Culpa” é um termo péssimo para avaliar o sucesso ou insucesso de direções. Seja no Benfica, noutro clube ou qualquer instituição.
Rui Costa terá “culpas” em muita coisa, méritos noutras.
Já a responsabilidade, e o acatar dessa responsabilidade, essa é toda de Rui Costa. Porque ele É o responsável. Nós demos-lhe essa responsabilidade.
A verdade é que, o ano passado, o Porto implodiu e o Sporting trocou 3 vezes de treinador. Teve João Pereira ao leme, a auto-destruir a campanha.
E mesmo assim, com os nossos 2 rivais a darem tiros de canhao nos pés, não conseguimos vencer.
Se quiser, eu acompanho o LF quanto à questão de Schjelderup ter talento.
Mas talento apenas não basta. Taraabt tinha imenso talento, por exemplo.
O scouting tem de avaliar o jogador em todos os aspetos. Talento,, capacidade física, capacidade de trabalho, resiliência face à adversidade, resistência à pressão, coragem, espírito de equipa, sagacidade tática, temperamento.
Tudo.
Para mim, esse tudo é o trabalho do scouting. Que tem falhado, muito. É muito mais do que acerta.
Dá bons exemplos de sucesso. Nomeou Aursnes, Carreras e Pavlidis. Pode acrescentar Enzo Fernandez, Davdi Neres, Akturkoglu e Dedic.
Destes 7, só 3 ainda cá estão.
Eis a lista integral, nos últimos 4 anos:
- Enzo Fernandez
- David Neres
- Aursnes
- João Vitor
- Schjelderup
- Tengsted
- Bah
- Musa
- John Brooks
- Ristic
- Kokcu
- Marcos Leonardo
- Arthur Cabral
- Jurasek
- Trubin
- Prestianni
- Rolheiser
- Carreras
- Pavlidis
- Akturkoglu
- Manu
- Beste
- Bruma
- Barreiro
- Dahl
- Rios
- Ivanovic
- Lukebakio
- Enzo Barrenechea
- Sudakov
- Dedic
- Obrador
- Sidny Cabral
Se quiser os emprestados, haveria que juntar Draxler, Bernat, Gonçalo Guedes, Kabouré, Renato Sanches, Belotti, Amdouni.
Pode ainda acrescentar Di Maria e Rafa, que são situações muito excecionais de regressos de jogadores bem conhecidos.
Alguns destes poderão ainda vingar, mas até hoje não o fizeram.
É uma enorme lista de flops, jogadores com fraco rendimento, outros despachados sem proveito desportivo, mais uns quantos fustigados por lesões.
No cômputo geral, ainda mais se considerar o que custaram muitos deles (e como “tiraram o lugar” a talentos da nossa formação), eu considero um MAU trabalho na gestão de plantel.
O Benfica perdeu o campeonato por uma bola ao poste. Ou, se quisermos, por uma rasteira com a cabeça.
Não é justo culpar a equipa, os jogadores, o treinador ou o presidente por perder um campeonato assi..
No anterior sim. Houve erros crassos que na altura aqui denunciei.
Concordo que se contratou demais e se vendeu demais.
Mesmo nesta época não sei se era possível evitar as trocas Florentino x Enzo e Akturkoglu x Lukebakio, que não trouxeram melhoria nenhuma.
Mas o mercado tem pressões que nem sempre conhecemos.
Tem bons pés mas muito pouca consistência. Já vi bons momentos dele mas é dos que não guardo grande mágoa se sair do benfica. Mas antes dele, mais cedo tirava o trubin. Há muitos golos que ele sofre que mesmo bem colocado na baliza, tem obrigação de fazer bem melhor e não o faz.
Não digas que mente. Assinala as mentiras.
Quando estamos praticamente fora de todas as competições em janeiro!
Quando o treinador se queixa do plantel, da falta de fisicalidade, de extremos possantes, de um avançado de área cabeceador, e o que aparece é o Rafa que não joga há 2 meses!
Quando o Presidente se esconde quando adeptos vão pedir explicações!
Quando se vendem os direitos televisivos pelo mesmo valor real, tendo andado a ser insinuado durante a campanha que seriam substancialmente superiores!
Quando o Presidente prometeu explicações para todos os mercados e já não aparece há dois!
Não concordo, LF.
Uma bola ao poste não pode ditar um campeonato. Apenas ditou o desfecho desse jogo.
Fomos incompetentes em inúmeros jogos, perante a gigante incompetência dos rivais. E por isso ficámos dependentes de um jogo. Onde mandámos uma bola ao poste.
Conseguimos fazer de João Pereira um treinador campeão.
Não vejo. Schjelderup não tem velocidade para o Benfica. E nunca a terá.
O problema de Schjelderup é que o plantel foi mal montado. Akturkoglu nunca poderia ter saído, nem Tiago Gouveia depois da lesão de Bruma. Pior, saíram no fecho da janela do mercado de Verão.
Tivemos de esperar pelo mercado de Janeiro para ter um extremo esquerdo - que, a meu ver, até devia jogar como defesa esquerdo.
Andamos a adaptar Sudakov para essa posição, com um defesa esquerdo - Dahl - que não dá profundidade.
Com tudo isto, Schjelderup acabou por ser o único jogador de raiz para aquela posição.
O plantel foi tremendamente mal montado. E o fecho da janela de Verão foi a estocada final.
Enviar um comentário