DE CARA LAVADA

Depois de duas derrotas bastante penalizadoras, o Benfica voltou a ganhar, e fê-lo com estilo.
Sobretudo na primeira parte, e com uma entrada a todo o gás, a equipa de Mourinho chegou mesmo a encantar. Devia ter ficado logo aí definido o resultado, mas no mundo negro de Luciano Gonçalves,  Rui Caeiro e companhia, vale tudo para puxar os pés ao Benfica. Acabaram por não fazer dano, mas ficaram dois penáltis por assinalar - com responsabilidades repartidas entre o árbitro de campo e o VAR. Parece haver um novo protocolo em vigor: se antes, em caso de dúvida, o VAR não intervinha, agora em caso de dúvida, intervém se for para prejudicar o Benfica e/ou favorecer o Sporting. 
Voltando ao futebol,  com 0-2, a segunda parte foi menos brilhante.  Os encarnados optaram, naturalmente, por um maior controlo de jogo, mas não deixaram de ser a equipa mais perigosa. O resultado acabou por ser escasso.
Há que destacar as exibições de Sudakov - que definitivamente rende mais numa posição central - e Barreiro, que faz o seu trabalho em todo o lado e ainda marcou um golo.
Os seis pontos perdidos estupidamente em casa, na negra trilogia S.Clara, R.Ave e C.Pia, continuam a pesar muito na classificação e na temporada benfiquista. Como ficou uma vez mais demonstrado,  a equipa tem talento para mais do que ditam os seus resultados. Sendo um conjunto muito jovem (só nesta partida: Trubin, Dedic, Araújo,  Dahl, Prestianni, Schjelderup,  Sudakov e depois Sidny, Rêgo, Manu...), está naturalmente mais exposto a oscilações, quer durante os jogos, quer de jogo para jogo. Com tantas lesões,  torna-se também difícil estabelecer uma base. Para hoje não havia Rios, nem, de certo modo, Enzo, que têm formado a dupla titular no meio campo. Ainda haverá Lukebakio, Bah, Bruma e provavelmente alguns reforços. Também por isso, tenho a convicção de que existe uma margem muito grande para crescer. A tempo de quê? Veremos no fim da época, sendo que o objectivo mais realista é o segundo lugar, e esse depende apenas do Benfica.
Segue-se a "final" de Turim. Eu ainda acredito no apuramento. E a acontecer, não pode ser totalmente irrelevante na avaliação da temporada. Há quem apenas ligue a troféus (mas a Supertaça não vale, como a Taça da Liga também não valeu há um ano atrás). Eu valorizo igualmente (porventura mais do que as taças mencionadas) as prestações europeias, que são aquelas que o mundo vê. É nelas que o prestígio internacional do clube é cimentado. Foi nelas que o Benfica se tornou gigante.
Obviamente que,  não vencendo o campeonato, a época será sempre globalmente negativa. Como não vale a pena chorar sobre leite derramado, há que agarrar o que há. Fase seguinte desta Champions e qualificação para a próxima. 
PS: se André Luiz é apenas aquilo, parece-me que os valores de que se fala são completamente absurdos. Antes o Rafa

5 comentários:

Anónimo disse...

Bom jogo, sobretudo na primeira parte. Faltou foi concretizar as oportunidades.

Na segunda parte a equipa foi-se um bocadinho abaixo e estranhei que o Mourinho só tivesse feito as 2 substituições nas alas e guardado o Manu para o fim. Com jogo importante na 4ª feira acho que tinha sido bom descansar alguns jogadores, como Aursnes ou Pavlidis.

Também gostei de ver tanta juventude. Concordo com o LF que tanta juventude vai inevitavelmente dar oscilações, mas hoje estiveram bem.
É uma equipa com potencial, mas falta realmente um bom canhoto para o ataque e alguém capaz de jogar entre linhas de costas para a baliza.

Gostei bastante do Dahl. Vai ter sempre limitações, mas se ganhar corpo e trabalhar a defender 1x1 pode melhorar. Tem vindo a evoluir, que é o que se pede.

Barreiro também esteve muito bem, foi dos melhores. Sudakov subiu muito de rendimento e valia a pena vê-lo mais vezes a jogar no meio. Prestianni esteve muito em jogo, mas definiu mal. Schjelderup só tem a ganhar se acrescentar algumas variações ao seu jogo, mas tem de trabalhar o pé esquerdo e sofre sempre por conduzir a bola pelo lado do defensor.

Pavlidis pareceu cansado. Para mim foi quem esteve mais apagado.

Com tantos jovens para o ataque não vejo que Rafa faça falta, mesmo que no curto prazo pudesse ser útil.

André Luiz é um jogador medíocre para equipas pequenas que jogam em contra-ataque. Não precisamos de voltar ao tempo de Carlitos e Manus. Nem de graça valia a pena para o Benfica.

Papa Mourinhos disse...

Isto de colocar os jogadores nos lugares onde rendem mais deve ter alguma coisa a ver com o que sucedeu, embora possa ter sido apenas um fogo-fátuo.
O problema do Benfica não têm sido apenas os resultados, mas as exibições miseráveis que tem feito. Não se perdeu ou empatou por azar ou falta de sorte, mas pelo péssimo futebol que se tem praticado. Por exemplo, vencemos o Gil,mas levámos um banho de futebol que parecia uma tourada. Com o Braga, fomos novamente toureados. Com o Santa Clara, não fomos capazes de ganhar com uma parte e meia a jogar com mais um.
Concordo com a análise do árbitro acerca do penalti em que o jogador toca na bola com a mão. Se aquilo é penalti, então acabem com o futebol. A diferença de critérios é outra história, mas nesse caso o Bosta tem comido e calado o domínio do SAPOrting.

A Juventus perdeu hoje e está muito longe daquela que o JJ eliminou a meio da década passada em plena Turim. Além disso, parece ter-se tornado tradição dar-lhes na tarraqueta. Agora, não se trata de uma questão de acreditar ou desacreditar, mas de jogar para ganhar. Acreditar é do domínio da fezada, o alfa e omega deste «site».

Anónimo disse...

Quando os treinadores não inventam e põe a jogar os jogadores nos seus respectivos lugares , tudo fica mais fácil e tudo parece e é mais simples.

Bom resultado e boa exibição.
Hoje, vi o Benfica jogar.
Todos estiveram bem mas Barreiro, que tanto o critiquei foi o melhor em campo bastou jogar na sua posição natural, n.8. Foi um verdadeiro box-to-box e a jogar como jogou hoje e titularissimo.

Anda aqui um gajo a criticar os jogadores quando a culpa nem sempre é deles mas sim de quem os põe a jogar nas posições erradas, nas invenções dos catedráticos.
Barreiro a jogares como jogaste hoje, és o meu 8 titular.

Como ando a dizer a muito tempo, o problema estava no meio campo onde a dupla rios e Enzo é muito pouco dinâmica limitando- se a trocar bola sem avançar para a frente da linha da bola.
O problema do mau futebol passado estava na falta de dinamismo desta dupla Enzo e rios. E o motor de uma equipa é a dupla de meio campo.
Vendam o Enzo e o rios , são estes 2 que imperram o jogo ofensivo da equipa

Temos ou não temos jogadores competentes? É preciso é pô-los nas suas respectivas posições e onde são mais fortes e não com adaptações inaptas quando se tem especialistas que acrescentam muito mas muito mais e hoje isso ficou provado

Anti Amélias

Anónimo disse...

Sobre o árbitro: 2 penaltis roubados e um golo surrupiado pois parece-me que a bola estava toda lá dentro.
Pior que a arbitragem são os comentadores desta onde um Venâncio tome na sportv tem a lata que não houve penáltis a favor do Benfica mas há 1 a favor do rio ave. Do lance da bola ter entrado nem falou.

Anti Amélias

joão carlos disse...

o melhor para mim foi o aursnes fez um jogo brutal.

o barreiro também esteve muito bem, a propósito o especialista da bola a serio tem mesmo razão jogar com barreiro é jogar com dez.

sudakov esteve muito melhor, o que não faz uma ida ao banco num jogo que todos querem jogar, mas sobretudo na entrega e no empenho porque ofensivamente continua a ser apenas e só bom nas bolas paradas.

a quantidade de remates completamente falhados é assustadora tanto que deles apenas marcamos uma vez.

na pior das hipóteses o pavlidis tinha de sair ao mesmo tempo que o sudakov é que no fim já a jogar mais no contra ataque o ivanovic é muito melhor a atacar o espaço, mais fresco ainda por cima e se o ivanovic defende mal no fim o pavlidis já andava a passo e nem defendia.