UM QUARTO DE HORA À BENFICA

Uma das coisas que mais aprecio num treinador é a capacidade de transformar um jogo durante o mesmo. Nessa medida, a intervenção de Mourinho ao intervalo,  não só pelas substituições,  mas também,  ou sobretudo,  pela dinâmica incutida, valeu uma grande segunda parte, uma importante vitória e aqueles que foram, porventura, os melhores momentos do Benfica em toda a temporada até agora. 
A primeira parte foi intensa mas globalmente desinspirada. Ao Benfica faltava claramente a capacidade de ligar o meio-campo ao ataque, muito fruto da dificuldade que Sudakov (um bom jogador, ninguém duvide!) tem sentido em entrar no ritmo necessário. Embora a equipa estivesse bem nos duelos, e não permitisse grandes veleidades ao adversário, pecava pela lentidão nos seus processos e pela pouca movimentação das suas unidades ofensivas.
Gostava de ter estado no balneário ao intervalo para perceber como se muda um jogo. A verdade é que dois minutos depois da reentrada já se tinha percebido que a história da segunda parte ia ser muito diferente, e aparecer o golo era apenas uma questão de tempo.
Apareceu um, dois, e mais tarde um terceiro. Podiam até ter sido mais. Pelo meio o Vitória ficou reduzido a dez, e a única dúvida que prevaleceu até ao fim foi quanto aos números do resultado.
O Benfica tem treinador.  Mas também tem jogadores que têm estado em sub-rendimento, e começam a aparecer. Rios já está a mostrar bem mais do que há umas semanas atrás. Enzo foi um dos melhores em campo. Schjelderup e Barreiro entraram muito bem. E até Dahl esteve uns furos acima daquilo que tem sido habitual. 
Últimos três jogos, três triunfos, 11-0 em golos.
Haja esperança. E haja novo triunfo na quarta-feira, para sedimentar aquilo que foi feito nesta segunda parte, e para manter a respiração na frente europeia.
João Pinheiro é, de longe, o melhor árbitro português. O único com coragem para tomar as decisões que se impõem seja em que campo for.
PS: Vou estar atento a este treinador do Vitória. As suas declarações na flash interview são burlescas e não enganam. Podia estar na bancada dos Super Dragões. 

14 comentários:

Anónimo disse...

Com confiança e bem acompanhado Schjelderup pode ser um verdadeiro menino de ouro!

Anónimo disse...

Oxalá, mas não acho que venha a ser assim. Muito irregular e inconsequente.
Já Barreiro, patinho feio, é jogador de equipa e daqueles a quem não ser titular não afecta. Já no ano passado deu mostras disso.
Pode parecer parvoíce, mas gostava de ver Ríos mais recuado, porque mais rápido nas dobragens e mais forte nos duelos, e Enzo mais à frente, por melhor leitura de jogo e bola a sair mais escorreita.

joão carlos disse...

normalmente dar meia parte de avanço costuma correr mal valeu que desta vez conseguimos corrigir.

prestianni depois de um excelente jogo desta vez foi só disparates mas depois os especialistas da bola acham que jogadores que estão, ainda, numa fase do oito e imediatamente a seguir no oitenta tem neste momento qualidade para serem titulares.

depois dos melhores minutos do sudakov voltou ao seu normal uma nulidade completa mas depois o rios é que custou vinte e tal milhões, mais uma vez mais vale cair em graça do que ser engraçado.

o treinador tira um medio ofensivo e coloca um defensivo e a equipa que não tinha até ai uma oportunidade passou a ter varias é verdade que a atitude dos outros também mudou mas um medio defensivo acabou por ser decisivo ofensivamente.
mas os especialistas da bola a serio acham que é metendo avançados, ou jogando com dois que se criam oportunidades só por isso.

com a vantagem numerica não percebi a necessidade do lukebakio, do pavlidis e do rios terem ficado tanto tempo em campo é que o treinador não pode dizer que os poucos jogadores que tem estão cansados e depois quando os pode poupar não poupa o que podia ter poupado.

o dahl não esteve nenhuns furos acima do que estava contra equipas de medio baixo nivel ele é isto, sempre foi isto e é bastante bom contra equipa de nivel medio alto ele não serve e foi ai que baixou de produção, mas existe malta que avalia os jogadores sem ter em conta os adversários.
dahl é um excelente suplente mas é um mau titular neste momento, se é que algum dia o será.

barreiros foi o melhor em campo porque foi ele que mudou o jogo completamente e o scjelderup entrou muito bem, pese embora até tenha começado mal, ao contrario do que até é usual que raramente joga bem quando entra.

Anónimo disse...

Caro LF,

Depois do lance do Diomande contra o Alverca e das declarações do Pintaínho ontem em Guimarães, ninguém do SLB mostrar os dentes e contestar ...... É por isso que Rui Costa não defende o clube nem os benfiquistas. E, como tal, não é merecedor de ser presidente do SLBenfica.
Já nem vou falar do que foram os 2 campeonatos anteriores ganhos, sabemos nós como, pelos lagartos.
É roubalheira a mais.....

Manel disse...

Quem é sério e acompanha o futebol português pelo menos desde os anos oitenta quando a dupla Pinto da Costa e Pedroto se consolidaram no f.c.porto, sabe que não adianta nada a comunicação do clube ser mais ou menos agressiva a máfia não deixa de ser máfia com isso apenas reforça também a sua agressividade e continua a sua acção. De resto já vimos todos Rui Costa e outros Presidentes do Benfica a dar murros na mesa e o que é que aconteceu? nada! Também não me parece que seja esse o papel de um presidente de uma grande instituição como o Benfica .
A única resposta válida é dentro de campo é aí que temos de ganhar os jogos para podermos vencer campeonatos e taças.
Aproveitar estas incidências negativas das arbitragens para atacar Rui Costa é apenas demagogia barata é vender banha da cobra

dezazucr disse...

joão carlos, o sheldrup jogou melhor por 2 razões:
1) veio picado por se sentir ultrapassado na hierarquia pelo Prestianni (verde, mas pelo menos com ganas, ao contrario do norueguês)
2) engatou quando ficámos com 1 a mais, com mais espaço e com o defesa esquerdo amarelado, sentiu-se mais confiante. Agora tem é de fazer isso nos jogos mais duros (onde efectivamente precisamos de abre-latas sem medo - lukebakio tem mostrado isso), contra 11 e jogadores durinhos que não se acanham, antes pelo contrário, espumam-se contra nós. Ou seja, 80% dos nossos jogos.

Anónimo disse...

Sim sim...... manel! Excelente teoria ! É óptimo ser enrabado como na final da taça e depois.....comer, calar e pensar: "bah! Que se lixe, é só o sistema!!

Anónimo disse...

Percebes tanto disto , como eu de lagar de azeite!
Não foste tu que disseste, aqui, que Barreiro nem para suplente nem para o clube.
Presunção e água benta cada um toma a que quer!
nunca vês nada pela positiva, apenas serves para o bota abaixo.
Vai dar palha à mula.
E faz comentários na tua rua!

Anónimo disse...

Perfeitamente de acordo. Shelderup só irá ser bom jogador quando fizer em todos os jogos aquilo que fez ontem em Guimarães. Contra defesas raçudos é preciso não ter medo e ir p'ra cima sem medo de levar nas canelas, aliás, é no que Mourinho tem insistindo porque se fosse com Lage o rapaz nunca passaria dum suplente de segunda categoria. É só ver o que faz Luke e tem-se a resposta.

Anónimo disse...

Anónimo

Tal e qual!
Este faz parte daqueles que só vêem mal em tudo. Há mais, ui, muitos mais, daqueles que para quem está tudo mal, porque eles é que sabem, eles é que são bons, o resto é tudo burro, passam por todos ou quase todos os blogues a destilar fel. Destilam tanto, metem tanto os pés pelas mãos, que perdem-se em contradições, em incongruências, e são tão básicos, que facilmente desmentíveis.
Este, p. ex., deve ser o único que comenta num blogue de um chanfrado, o "moléculas", o que diz mais dele do que do chalado.

Anónimo disse...

A equipa B estava a ganhar por 3 a 0 em Faro aos 60 minutos e ainda conseguiu perder por 4a 3.
Alguém que explique, por favor.

Anónimo disse...

Quanto a mim, foi por quebra fisica dos jogadores, foi por substituições mal feitas com a entrada inadequada de alguns elementos e em cima disto tudo uma péssima condução dos atletas por parte de Nelson Veríssimo coadjuvado por todo aquele bando que o acompanha no banco. Enfim a equipa B é para formar, mas ninguém gosta de perder ainda por cima daquela maneira, aquela equipa técnica valha-nos Deus.

Rui Dourado disse...

A Benfica e a Pinheiro não expulsou o Sudakov como a seguir expulsa o do Guimarães por raspar a sola nos calções o sócio do mano costa na liga faz milagres este ano sim ....

Rui Dourado disse...

O Rui Costa depois de Vieira estão mais ricos de que quando entraram mudou a conta engordou...