UM QUARTO DE HORA À BENFICA
Uma das coisas que mais aprecio num treinador é a capacidade de transformar um jogo durante o mesmo. Nessa medida, a intervenção de Mourinho ao intervalo, não só pelas substituições, mas também, ou sobretudo, pela dinâmica incutida, valeu uma grande segunda parte, uma importante vitória e aqueles que foram, porventura, os melhores momentos do Benfica em toda a temporada até agora.
A primeira parte foi intensa mas globalmente desinspirada. Ao Benfica faltava claramente a capacidade de ligar o meio-campo ao ataque, muito fruto da dificuldade que Sudakov (um bom jogador, ninguém duvide!) tem sentido em entrar no ritmo necessário. Embora a equipa estivesse bem nos duelos, e não permitisse grandes veleidades ao adversário, pecava pela lentidão nos seus processos e pela pouca movimentação das suas unidades ofensivas.
Gostava de ter estado no balneário ao intervalo para perceber como se muda um jogo. A verdade é que dois minutos depois da reentrada já se tinha percebido que a história da segunda parte ia ser muito diferente, e aparecer o golo era apenas uma questão de tempo.
Apareceu um, dois, e mais tarde um terceiro. Podiam até ter sido mais. Pelo meio o Vitória ficou reduzido a dez, e a única dúvida que prevaleceu até ao fim foi quanto aos números do resultado.
O Benfica tem treinador. Mas também tem jogadores que têm estado em sub-rendimento, e começam a aparecer. Rios já está a mostrar bem mais do que há umas semanas atrás. Enzo foi um dos melhores em campo. Schjelderup e Barreiro entraram muito bem. E até Dahl esteve uns furos acima daquilo que tem sido habitual.
Últimos três jogos, três triunfos, 11-0 em golos.
Haja esperança. E haja novo triunfo na quarta-feira, para sedimentar aquilo que foi feito nesta segunda parte, e para manter a respiração na frente europeia.
João Pinheiro é, de longe, o melhor árbitro português. O único com coragem para tomar as decisões que se impõem seja em que campo for.
PS: Vou estar atento a este treinador do Vitória. As suas declarações na flash interview são burlescas e não enganam. Podia estar na bancada dos Super Dragões.
3 comentários:
Com confiança e bem acompanhado Schjelderup pode ser um verdadeiro menino de ouro!
Oxalá, mas não acho que venha a ser assim. Muito irregular e inconsequente.
Já Barreiro, patinho feio, é jogador de equipa e daqueles a quem não ser titular não afecta. Já no ano passado deu mostras disso.
Pode parecer parvoíce, mas gostava de ver Ríos mais recuado, porque mais rápido nas dobragens e mais forte nos duelos, e Enzo mais à frente, por melhor leitura de jogo e bola a sair mais escorreita.
normalmente dar meia parte de avanço costuma correr mal valeu que desta vez conseguimos corrigir.
prestianni depois de um excelente jogo desta vez foi só disparates mas depois os especialistas da bola acham que jogadores que estão, ainda, numa fase do oito e imediatamente a seguir no oitenta tem neste momento qualidade para serem titulares.
depois dos melhores minutos do sudakov voltou ao seu normal uma nulidade completa mas depois o rios é que custou vinte e tal milhões, mais uma vez mais vale cair em graça do que ser engraçado.
o treinador tira um medio ofensivo e coloca um defensivo e a equipa que não tinha até ai uma oportunidade passou a ter varias é verdade que a atitude dos outros também mudou mas um medio defensivo acabou por ser decisivo ofensivamente.
mas os especialistas da bola a serio acham que é metendo avançados, ou jogando com dois que se criam oportunidades só por isso.
com a vantagem numerica não percebi a necessidade do lukebakio, do pavlidis e do rios terem ficado tanto tempo em campo é que o treinador não pode dizer que os poucos jogadores que tem estão cansados e depois quando os pode poupar não poupa o que podia ter poupado.
o dahl não esteve nenhuns furos acima do que estava contra equipas de medio baixo nivel ele é isto, sempre foi isto e é bastante bom contra equipa de nivel medio alto ele não serve e foi ai que baixou de produção, mas existe malta que avalia os jogadores sem ter em conta os adversários.
dahl é um excelente suplente mas é um mau titular neste momento, se é que algum dia o será.
barreiros foi o melhor em campo porque foi ele que mudou o jogo completamente e o scjelderup entrou muito bem, pese embora até tenha começado mal, ao contrario do que até é usual que raramente joga bem quando entra.
Enviar um comentário