NUNO GOMES?

Tenho simpatia por Nuno Gomes. Foi jogador do Benfica, era ponta-de-lança,  marcou muitos golos, foi campeão em 2005 - até hoje o título que me deu maior alegria.
Parece tratar-se de uma pessoa bem formada, e nos poucos contactos pessoais que tive com ele, meramente circunstanciais, também me pareceu educado e afável. 
Embora não tenha nascido benfiquista, acredito que os anos passados no clube o tenham tornado um de nós. Não duvido.
Dito isto, e depois de assistir à sua entrevista televisiva - creio que a primeira que deu enquanto candidato a vice-presidente do clube - fiquei algo perturbado por ver o antigo jogador a tentar vestir um fato que, manifestamente, lhe fica largo.
Nuno Gomes era um razoável comentador televisivo. Podia também ter um cargo no Benfica, como de resto já teve. Podia fazer um trabalho como Simão Sabrosa, como antes Luisão, como em tempos Shéu Han, ou outro à imagem e semelhança desses. Mas se, numa perfeita aplicação do princípio de Peter, mesmo como director do centro de estágio não se mostrou totalmente à altura - e essa saída explica muito do seu posicionamento actual -, como esperar que enquanto senhor absoluto do futebol do Benfica possa vir a ser bem sucedido?
É de facto necessária uma elevadíssima dose de optimismo para esperar que, por esta via, o Benfica consiga melhores resultados.
Noronha Lopes é um gestor com curriculo noutras áreas, mas nenhum contacto com a realidade futebolística (como, por exemplo, José Eduardo Bettencourt e Godinho Lopes também o eram antes de presidir ao Sporting, com os resultados que todos sabemos). Precisaria de uma figura de muito peso para tutelar aquilo que é indiscutivelmente o epicentro do Benfica. Nuno Gomes não é, de todo, essa figura. Já não tinha dúvidas sobre isso. A entrevista foi apenas mais uma confirmação. 

22 comentários:

Anónimo disse...

O Caro LF faz neste post… uma série de considerações bem questionáveis.

Primeiro insinua que havia algum tipo de interesse escondido na saída - pelo próprio pé - de Nuno Gomes.
Fico confuso. Se o intuito de Nuno Gomes era integrar os quadros do Benfica… porque abdicaria de ser, como era, quadro do Benfica?!
Não acha mais plausível que Nuno Gomes tenha saído do Clube… por perceber que estavam em marcha uma série de atos que - como se veio a comprovar - seriam prejudiciais ao Benfica?!

Nessa revisão da história, não teria sido bem melhor, para todos nós, se na altura Rui Costa tivesse acompanhado o gesto de Nuno Gomes? Talvez assim, não tivesse de ter herdado o clube” num mau momento”, como o próprio Rui Costa já afirmou…

Depois apregoa que um ex jogador não dá um bom dirigente.
Interessante. Vejo que, no caso de Nuno Gomes, acha que o fato fica largo. Já com Rui Costa (este num fato de muito maior exigência), considera que vai cair bem.

Estou a ver que o fato… é à medida…

Nuno disse...

Já agora, o caro LF não tem nenhum comentário sobre a entrevista de Humberto Coelho!

Talvez não o tenha visto a dizer que… não sabe que funções vai ter no Clube. Nem sabe se vai para o Clube ou para a SAD…

Pois Rui Costa acusa a estrutura do futebol de Noronha de ser muito complexa e de “não a entender”
Já a de Rui Costa parece ser simples. Está lá gente. Logo se vê o que fazem

Anónimo disse...

Cada um comenta a seu bel prazer, de acordo com o que defende e da sua percepção das coisas, é normal, eu também.
Por isso, na sequência do que recentemente, creio que esta semana, Nuno Gomes disse relativamente à sua relação com Rui Costa, referindo que são amigos, mas que não entendeu porque não foi convidado em tempos para fazer parte da estrutura, será legítimo questionar porque carga de água teria de ser convidado?!

LF disse...

Ele não decidiu sair do Seixal. Foi substituído pelo Mil Homens.

LF disse...

Não digo que um ex jogador não dá bom dirigente. Digo é que uma coisa não implica outra. Pode dar ou não. No caso de Nuno Gomes até entendo que podia, mas nunca com responsabilidade total pelo futebol do Benfica.

LF disse...

Não vi. Mas se é com diz acho mal.
Em todo o caso a estrutura do futebol do Benfica está montada. O Humberto Coelho não vai fazer parte dela.

Anónimo disse...

Desculpe LF, mas… como sabe que não vai? Se o próprio Humberto Coelho não sabe o que vai fazer?!

https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/benfica/detalhe/humberto-coelho-ainda-nao-tem-funcoes-definidas-na-lista-de-rui-costa-se-ganharmos-e-que-vamos-definir

<>

Vai ser Vice Presidente e membro da SAD… sem pelouro?
A ausência de planeamento… em todo o seu esplendor.

Anónimo disse...

Sem dúvida, caro anónimo.

Mas se me permite, não foi bem o que o Nuno Gomes afirmou…

À pergunta:
“Foste colega de equipa do Rui Costa e colega de trabalho dele no Benfica. Porque decidiste, nestas eleições, ficar ao lado de Noronha Lopes e não ao lado de Rui Costa?”

Respondeu:
“Nada me move contra o Rui. Sou amigo dele independentemente de nos últimos tempos não ter havido tanta comunicação entre nós. Ele está no direito dele de nunca ter pegado no telefone e me ter convidado para trabalhar junto dele, porque se calhar não me reconhece qualidades suficientes. Eu também estou no meu direito, porque o Benfica é muito maior do que eu, do que o Rui ou de qualquer outro jogador.”

Anónimo disse...

Pelo menos, o Nuno é um gajo com formação superior na área da gestão.

Anónimo disse...

Sim, Nuno Gomes foi substituído por Mil Homens, mas foram-lhe atribuídas outras funções. E não aceitou ficar.

E Mil Homens, entretanto, foi também ele substituído por Guilherme Muller. De quem não se conhece passado Benfiquista… mas se sabe que era assessor de Pedro Proença.

https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/luis-filipe-vieira-garantiu-que-guilherme-muller-e-amigo-do-agora-presidente-da-federacao-diretor-geral-do-benfica-campus-era-assessor-de-pedro-proenca-na-liga-portugal/

Anónimo disse...

Vi pouco da entrevista mas do que vi gostei pra fala muito melhor que o seu chefe, e percebe muito mais da poda quem sabe se num futuro nao longinquo esta ali um bom presidente.

Anónimo disse...

Meu caro

Você diz que não foi exactamente aquilo que eu atribuí a Nuno Gomes como tendo sido o por ele dito, pois, mas estou certo que concordará comigo que a nossa discordância é aparente e se resumirá a uma questão de semântica.
Na verdade, quando Nuno Gomes diz que R. Costa "está no direito dele de nunca ter pegado no telefone e me convidar para trabalhar junto dele", não contraria aquilo que questionei sobre o porquê de ter que ser convidado. Na minha perspectiva até enfatiza. Porquê tinha de haver convite e a estranheza de não ter sido? Quanto ao direito de não o querer fazer, nem sequer é discutível. Quem tem o poder decisório tem esse direito, para o bem e mal, tem-no.
Dito isto, se a listavde que Nuno Gomes faz parte for a eleita pela maioria dos votos, o que desejo, obviamente, é que em prol do Benfica tudo corra de acordo com o que pretendemos.

joão carlos disse...

pela aplicação do principio de peter o nuno não serve para diretor de futebol já se aplicasse o mesmo principio ao rui ele também não servia para administrador do futebol muito menos para presidente.
basta ver o que dizem o melhor presidente de sempre e os seus colegas de direção, ou o que diziam os quadros quando passou a administrador.

Anónimo disse...

🤣🤣🤣

Anónimo disse...

Tivemos 4 anos com o Rui Pedro Bráz e não vi nenhum post com o título , Rui Pedro Bráz?

Anónimo disse...

E depois? O que isso conta? O Rui costa tem a quarta classe mas já foi jogador do Benfica e é benfiquista... qualidades mais que suficientes para ser presidente do SLB

LF disse...

O futebol do Benfica, se Rui Costa ganhar, vai ser: Rui Costa - Mário Branco - José Mourinho. Tão simples como isto.
Certamente haverá espaço para Humberto Coelho, com a sua experiência e com o seu prestígio, ajudar o clube das mais diversas formas. Obviamente não estará no dia a dia da equipa de futebol.

LF disse...

Eu também tenho formação superior, sou benfiquista desde que me lembro (ao contrário do Nuno que era portista em criança), mas não acho que tivesse condições para gerir o futebol do Benfica.
É claro que o Nuno Gomes foi jogador, e tem experiência na área. Mas quando teve maiores responsabilidades (nomeadamente no Seixal) a coisa não correu assim tão bem, tanto que foi rapidamente substituído.
O que está aqui em causa é que Noronha Lopes (ao contrário de Rui Costa) não percebe nada de futebol, pelo que necessitaria de um vice-presidente fortíssimo para a área - que é a área principal de todo o clube. Nuno Gomes não me parece ser esse nome fortíssimo. Nada contra que fizesse parte da estrutura, mas não neste papel.

LF disse...

No futuro não sei. Agora parece-me bastante curto para vice-presidente.
E se acusam Rui Costa de ser mole e de paninhos quentes, nem imaginam o que seria Nuno Gomes.

LF disse...

Rui Pedro Braz não era vice-presidente para o futebol, muito menos de um presidente que vem de gerir restaurantes. Era funcionário do clube.

Anónimo disse...

Não percebi essa resposta LF então queres dizer que o Nuno Gomes ia ser mais low profile que o príncipe de Florença? Como isso é possível? Não vejo como isso seja possível e não faças do Nuno Gomes outro Rui costa porque isso é onfender o Nuno

LF disse...

Pela ideia que tenho de ambos, seria isso mesmo a acontecer.