ALGO SURPREENDENTE

Não dava muito pelo debate entre todos os candidatos. Primeiro porque são muitos (a dois ou a três seria sempre diferente), depois porque em debates televisivos, como aqui já escrevi, nem sempre a razão consegue derrotar a lábia. Devo dizer que o debate da BTV me surpreendeu em dois planos (além das quase quatro horas de duração...).. 
Primeiro o nervosismo de Noronha Lopes, que é normalmente um bom entrevistado, mas apareceu esta noite (com contraditório) bastante inseguro, errático, e sem argumentos para algumas questões levantadas, não só por Rui Costa, como pelos restantes candidatos (alguns, é certo, disputando o mesmo eleitoriado com ele, numa perspectiva de segunda volta).
Segundo,  pelo conhecimento do clube revelado por Manteigas, e que demonstra que o rapaz tem, de facto, trabalhado bem a sua candidatura.
Gostei da tirada do Ciclismo, que é uma modalidade que me diz muito. Mas também da serenidade, e acompanhamento da vida interna do clube, contrastante com a postura de Noronha.
Disse aqui, e não só,  que se Rui Costa não vencesse a eleicção, entre os restantes preferia Noronha Lopes. A escolha de Nuno Gomes desde logo não ajuda, mas fiquei preocupado com a confusão estrutural que não conseguiu explicar, com a total ausência de propostas (apenas lugares comuns e criticar tudo o que está) e com a postura algo altiva e arrogante - que esperava de Manteigas, mas não dele.
Se esta foi uma oportunidade para conhecer melhor os candidatos, diria que fiquei profundamente desapontado com Noronha, e se calhar Manteigas não é assim tão mau, nem tão frágil, como eu próprio o pintava.
Se alguém ganhou o debate foi, tenho de o reconhecer, João Manteigas, embora Rui Costa esteja claramente (já estava) uns degraus acima. Vieira também se salvou. Quem perdeu, não tenho dúvidas, foi Noronha Lopes.
O meu sentido de voto já estava definido, e mais definido ficou: Rui Costa sabe mais de futebol e de Benfica a dormir, do que a maioria dos outros acordados. Noronha, aliás,  pareceu-me até aquele que (à excepção de Carvalho) sabe menos, e tem menos noção das especificidades do meio.

1 comentário:

Jorge Leitão disse...

Rui Costa passou o tempo a defender-se e a mentir. Aquela da COVID é genial! Não tem proposta nenhuma. Sobre os direitos televisivos desdiz hoje o que disse ontem. E foi por aí fora, sendo até posto no lugar por Vieira.
Manteigas sempre teve um conhecimento profundo do Benfica. Toda a gente que acompanhou a campanha sabe disto há mais de um ano. Ora, o Fialho descobriu hoje, o que significa que não acompanhou os outros candidatos, como já todos suspeitávamos. Fez então o quê? Definiu que, adesivo como sempre foi com o poder, ia votar no hospedeiro, qual peixe parasita do Padre António Vieira. Porém, ao longo deste tempo todo, não se coibiu de adjetivar e criticar os outros candidatos. Se não os conhecia, se nunca se deu ao trabalho de se inteirar das suas propostas e do seu programa eleitoral, como pode visá-los e criticá-los? Ou seja, o Fialho denunciou-se todo com este «post».

Vamos aos elogios a Manteigas. Sinceros e inocentes? Talvez sim, talvez não. Noronha Lopes tem grandes nomes consigo. Por exemplo, tem um sujeito que está habituado a gerir meio milhar de milhão de euros há anos a fio. Se uma figura destas não é competente, quem será? Um sujeito que nem o nono ano completou? Pois bem, Fialho procura elevar Manteigas, para tentar diminuir Noronha, o principal favorito a destronar o incompetente e iletrado Costa. Foi a mesma estratégia de Mayer.

Aliás, se o Fialho tivesse acompanhado a campanha, saberia que Manteigas é muito mais aguerrido e acutilante do que foi hoje. Claramente, o homem sofre neste momento do desgaste que foi a sua campanha.

Vou votar Mayer (embora não tivesse gostado da postura dele hoje), mas Noronha é o candidato número 1, isto se os mortos que estão nos cadernos eleitorais não votarem no iletrado que está a destruir o Benfica.