MITOS

Há mentiras que, de tantas vezes ditas, se transformam em verdades. Por vezes de forma não intencional, todos passamos então a tratar como factos aquilo que são meras aparências - ou nem isso. Um desses mitos é o de que Rui Costa tem comprado mal. É verdade que houve alguns flops (Arthur Cabral e Jurasek à cabeça), mas se olharmos para o prato completo veremos que a generallidade dos atletas contratados mostrou, pelo menos, algum valor. Entre essas contratações houve negócioss fenomenais de jogadores com passagens curtas mas enormes mais-valias financeiras, como Enzo (entra por 24 sai por 120), Leonardo (entra por 18 sai por 40) ou Carreras (entra por 6 sai por 50). E outros que estão por descobrir (Rios, Ivanovic, Schjelderup ou Prestianni). Há ainda contratações a "custo zero" com grande impacto (Di Maria), e outras circunstanciais (Brooks veio no último dia de mercado para suprir lesionados, e acabou por não fazer falta devido à súbita afirmação de António Silva).
Não constam da lista os jogadores emprestados, desde os úteis Amdouni, Gonçalo Guedes, aos assim-assim Belotti, e também alguns fiascos (Draxler, Bernat, R.Sanches e Kabore, os três primeiros, de qualidade comprovada, devido a pproblemas físicos).
Eis a lista compleeta:

17 comentários:

Anónimo disse...

Estas estatísticas são muito importantes para desmistificar agendas, propaganda e mentiras que são espalhadas todos os dias em programas de desinformação por jornalistas desonestos, narrativas que depois são apanhados por gente sem massa cinzenta e sentido critico, também por infiltrados, que os espalham para alimentar as suas frustrações.

Anónimo disse...

em que zona do museu está o troféu das vendas?

dezazucr disse...

O calcanhar de Aquiles do Rui Costa não são os jogadores. É a postura passiva de esperar para ver e nunca defender os jogadores e o treinador do Benfica e a própria equipa. Viu durante 1 ano inteiro Schmidt a ser atacado de toda a forma e feitio e nada disse, viu o António Silva ser atacado e nada fez. Viu o ano passado o sporting a ser carregado ao colo (até a var nos postes teve direito) e mudo ficou. Vê Lage ser diariamente ser queimado pelos jornalistas e nunca defende. Parece o pai que larga os filhos na rua e vá, desenrasquem-se.

Anónimo disse...

Nem sempre se compra bem, e nem sempre B Lage organiza a equipa com os melhores. Temos um futebol que não encanta ninguém!

LF disse...

Não é troféu. É gestão.

jose helder soares disse...

Na tesouraria

Anónimo disse...

O LF tem que passar a fazer um desenho em 3D (de preferência) para que certos comentadeiros consigam lá chegar...

Alberto João disse...

Comprou tão bem que em 5 anos ganhou 1 campeonato! Que em 25 troféus possíveis ganhou 3! Essas é que são as estatísticas que importam e não as marteladas apresentadas por ti! A titulo de exemplo, com a percentagem da mais valia para o River Plate e mecanismo de solidariedade saíram do Benfica para o River Plate 50 milhões de euros! Não deixa de ser financeiramente um grande negócio, mas não é a mesma coisa que escreveste ( para além dos impactos desportivos). Listinhas como a tua é que são material de mitos...

LF disse...

Sei bem que os factos não dão jeito às narrativas que alguns pretendem passar.
Esse número dos troféus é que não percebo. Rui Costa só tem um mandato, e conquistou um campeonato, uma taça da liga, duas supertaças, e foi roubado como vimos na última taça da portugal . Se há 4 troféus, x4 dá 16, e mesmo se somarmos a liga dos campeões daria 20. Eventualmente com o Mundial, 21.
Ligas dos Campeões essas que, diga-se, onde foi claramente a melhor equipa portuguesa nestes anos. E no Mundial também.

Anónimo disse...

Isso aplica-se a todos os clubes mundiais, sem excepção.
O objectivo do futebol não é encantar, não foi criado para isso.
Encantar é no circo!

LF disse...

A época 21-22 não foi totalmente preparada por Rui Costa. Herdou treinador e plantel.
No ano seguinte foi campeão. Neste último só não foi porque os árbitros não deixaram.
2023-24 sim, foi uma época má. A única que aponto a este presidente, com Juraseks, Kokçus e Arthures Cabrais, face à assertividade do Sporting (Hjulmand e Gyokeres).

Alberto João disse...

Tem 4 anos de mandato e mais um ano anterior ao mandato pelo facto do teu ex-heroi ter sido detido e se ter demitido, tendo o Rui Costa assumido! É um bocadinho básico ter uma memória mínima quando se escreve sobre o Benfica num blog! 5 épocas x 4 troféus nacionais + 1 troféu internacional = 25 troféus! Sim, porque para um clube como o Benfica, com 10 finais europeias e 2 troféus, o troféu europeu também deve ser objetivo e deve estar na contabilidade! Isto é que ser mesmo adepto do Benfica, SLVieira dispenso!

Alberto João disse...

Deixa-te de tretas, era Vice-presidente do clube, da SAD e o Diretor para o Futebol, e passou para presidente continuando a gestão desportiva! E deixa-te de desculpas, era para falar de estatística ou análises subjetivas? Estatisticamente o que apresentei são factos! Se vamos para análises subjetivas não vamos a lado nenhum porque cada um faz a sua.

LF disse...

Reafirmo: para mim, a única má época de Rui Costa como presidente, da qual o culpo, é a de 2023-24.
Nas outras, foi campeão uma vez, e em duas teve atenuantes fortes.

Anónimo disse...

bananófilos

Anónimo disse...

“Atenuantes fortes”?

Quais? O silêncio estratégico durante a competição, só abrindo a boca depois de tudo perdido?!

Não consigo entender essas atenuantes. A principal atenuante destes 2 últimos campeonatos foi a implosão do Porto, que não aproveitámos.

Tenho também dificuldade em perceber como uma lista com tantos nomes revela alguma coisa positiva. Aliás, não é à toa que, do início da época inicial do mandato de Rui Costa, apenas Otamendi e Aursnes se mantêm no clube - e mesmo se somarmos os formados no clube, sobra apenas Florentino e António Silva.

Vejamos; dos 30 jogadores listados, 5 foram contratados esta época.
Dos 25 que sobram, 10 continuam no plantel.
15 em 30 não estão cá. Desses, Enzo foi uma venda impossível de conter. Carreras, idem (dada a cláusula do Man Utd). Neres, bem jeito nos dava agora (foi Lage quem disse precisar de um médio direito). E Marcos Leonardo, não tendo saído, evitaria estarmos a meio do playoff para a champions a tentar contratar um avançado por 35 Milhões - menos que a mais-valia obtida na venda do jovem brasileiro.


Enfim, para um cash & carry, não seriam maus números.

Para uma equipa de futebol, considero péssimo.

Cruzando com os resultados desportivos, mais péssimo é.
E aguardemos o R&C.

Anónimo disse...

A narrativa que se tenta corrigir, parece-me, não existe.

Não vejo ninguém a acusar Rui Costa de comprar TUDO mal.
E, de facto, há aquisições boas.

O que há; também, são muitas aquisições más. Que nos levaram q resultados desportivos péssimos. E a um número exageradíssimo de mais compras e mais vendas, que desembocam em zero estabilidade do plantel.

Acresce que vendemos, todos os anos, os melhores. Para compensar as más compras e fazer ainda mais vendas.

Parecendo-me óbvio q não podemos considerar as aquisições deste ano em qualquer análise (sabemos lá se serão boas), temos:

KOKCU 25+5 - vendido pelo valor da compra. Sem rendimento desportivo
E.FERNANDEZ 24 - excelente aquisição, venda impossível de travas
A.CABRAL 20+5 - péssima aquisição. Sem rendimento desportivo. Sai por metade do preço da compra
PAVLIDIS 18 - excelente aquisição.
M.LEONARDO 18 - boa aquisição, sem rendimento desportivo. Rendeu… dinheiro
NERES 15,3 - excelente aquisição, com rendimento desportivo. Vendido com mais valia, mas muito jeito dava. Temos a posição por preencher
JURASEK 14 - péssima aquisição. Inexplicável, o valor pago para a qualidade e rendimento.
AURSNES 13+2 excelente aquisição. A melhor de todas. E a única que se mantém há mais de 1 ano..
MANU SILVA 12+2 - por provar
AKTURKOGLU 12 - boa aquisição. Mas está no mercado, sem se entender porquê.
TRUBIN 10 - boa aquisição.
ROLLHEISER 9.5 - mais um que não se entende. Nunca foi aposta, não rendeu, tirou o lugar a jovens do Seixal
SCHJELDERUP 9+5 - parece bom projeto. Muito jovem, tudo por provar.
PRESTIANNI 9+2 - ainda mais jovem, ainda por provar
BESTE 8+2 - mais um erro após o erro Jurasek e o erro Dedic. Veio para Defesa Esquerdo, que não era. Meia época
BAH 8 - boa aquisição. O problema de Bah é ser propenso a lesões… e alguém ter achado que bastava um Defesa Direito no plantel, despachando Gilberto sem haver alternativa!
TANGSTEDT 7+4 - flop. Zero rendimento desportivo. Inexplicável a sua vinda e a saída de Musa, com ótimos números.
BRUMA 6.5 - zero rendimento desportivo. Lesão azarada.
CARRERAS 6 - excelente aquisição, cresceu imenso num ano, excelente venda (obrigado ao Man Utd por não exercer a opção de recompra por tuta e meia)
MUSA 5 - muito boa aquisição, barato e com rendimento. Nao se entende a venda. Muito jeito teria dado.
DI MARIA O - impossível criticar a sua vinda. Mas o 2o ano (que não estava nos planos) não fez sentido, furando planos e levando, entre outras coisas, à venda de Neres. Para todos os efeitos, não teve rendimento desportivo.
BARREIRO 0 - útil. Difícil entender o que traz que não poderia ser dado por Martim Neto, Veloso ou Nuno Félix.
RISTIC O - péssimo. Mesmo a custo zero. Levou ao arrastar da busca por uma real alternativa a Grimaldo. Que saiu bem cara.
BROOKS O - irrelevante.


Não me parece, a propósito, correto excluir os emprestados. Tiveram custos. E muitos só não ficaram porque foram más escolhas e não exercemos a sua opção. Além do mais, tirando Draxler, não tiveram rendimento desportivo.