MITOS

Há mentiras que, de tantas vezes ditas, se transformam em verdades. Por vezes de forma não intencional, todos passamos então a tratar como factos aquilo que são meras aparências - ou nem isso. Um desses mitos é o de que Rui Costa tem comprado mal. É verdade que houve alguns flops (Arthur Cabral e Jurasek à cabeça), mas se olharmos para o prato completo veremos que a generallidade dos atletas contratados mostrou, pelo menos, algum valor. Entre essas contratações houve negócioss fenomenais de jogadores com passagens curtas mas enormes mais-valias financeiras, como Enzo (entra por 24 sai por 120), Leonardo (entra por 18 sai por 40) ou Carreras (entra por 6 sai por 50). E outros que estão por descobrir (Rios, Ivanovic, Schjelderup ou Prestianni). Há ainda contratações a "custo zero" com grande impacto (Di Maria), e outras circunstanciais (Brooks veio no último dia de mercado para suprir lesionados, e acabou por não fazer falta devido à súbita afirmação de António Silva).
Não constam da lista os jogadores emprestados, desde os úteis Amdouni, Gonçalo Guedes, aos assim-assim Belotti, e também alguns fiascos (Draxler, Bernat, R.Sanches e Kabore, os três primeiros, de qualidade comprovada, devido a pproblemas físicos).
Eis a lista compleeta:

13 comentários:

Anónimo disse...

Estas estatísticas são muito importantes para desmistificar agendas, propaganda e mentiras que são espalhadas todos os dias em programas de desinformação por jornalistas desonestos, narrativas que depois são apanhados por gente sem massa cinzenta e sentido critico, também por infiltrados, que os espalham para alimentar as suas frustrações.

Anónimo disse...

em que zona do museu está o troféu das vendas?

dezazucr disse...

O calcanhar de Aquiles do Rui Costa não são os jogadores. É a postura passiva de esperar para ver e nunca defender os jogadores e o treinador do Benfica e a própria equipa. Viu durante 1 ano inteiro Schmidt a ser atacado de toda a forma e feitio e nada disse, viu o António Silva ser atacado e nada fez. Viu o ano passado o sporting a ser carregado ao colo (até a var nos postes teve direito) e mudo ficou. Vê Lage ser diariamente ser queimado pelos jornalistas e nunca defende. Parece o pai que larga os filhos na rua e vá, desenrasquem-se.

Anónimo disse...

Nem sempre se compra bem, e nem sempre B Lage organiza a equipa com os melhores. Temos um futebol que não encanta ninguém!

LF disse...

Não é troféu. É gestão.

jose helder soares disse...

Na tesouraria

Anónimo disse...

O LF tem que passar a fazer um desenho em 3D (de preferência) para que certos comentadeiros consigam lá chegar...

Alberto João disse...

Comprou tão bem que em 5 anos ganhou 1 campeonato! Que em 25 troféus possíveis ganhou 3! Essas é que são as estatísticas que importam e não as marteladas apresentadas por ti! A titulo de exemplo, com a percentagem da mais valia para o River Plate e mecanismo de solidariedade saíram do Benfica para o River Plate 50 milhões de euros! Não deixa de ser financeiramente um grande negócio, mas não é a mesma coisa que escreveste ( para além dos impactos desportivos). Listinhas como a tua é que são material de mitos...

LF disse...

Sei bem que os factos não dão jeito às narrativas que alguns pretendem passar.
Esse número dos troféus é que não percebo. Rui Costa só tem um mandato, e conquistou um campeonato, uma taça da liga, duas supertaças, e foi roubado como vimos na última taça da portugal . Se há 4 troféus, x4 dá 16, e mesmo se somarmos a liga dos campeões daria 20. Eventualmente com o Mundial, 21.
Ligas dos Campeões essas que, diga-se, onde foi claramente a melhor equipa portuguesa nestes anos. E no Mundial também.

Anónimo disse...

Isso aplica-se a todos os clubes mundiais, sem excepção.
O objectivo do futebol não é encantar, não foi criado para isso.
Encantar é no circo!

LF disse...

A época 21-22 não foi totalmente preparada por Rui Costa. Herdou treinador e plantel.
No ano seguinte foi campeão. Neste último só não foi porque os árbitros não deixaram.
2023-24 sim, foi uma época má. A única que aponto a este presidente, com Juraseks, Kokçus e Arthures Cabrais, face à assertividade do Sporting (Hjulmand e Gyokeres).

Alberto João disse...

Tem 4 anos de mandato e mais um ano anterior ao mandato pelo facto do teu ex-heroi ter sido detido e se ter demitido, tendo o Rui Costa assumido! É um bocadinho básico ter uma memória mínima quando se escreve sobre o Benfica num blog! 5 épocas x 4 troféus nacionais + 1 troféu internacional = 25 troféus! Sim, porque para um clube como o Benfica, com 10 finais europeias e 2 troféus, o troféu europeu também deve ser objetivo e deve estar na contabilidade! Isto é que ser mesmo adepto do Benfica, SLVieira dispenso!

Alberto João disse...

Deixa-te de tretas, era Vice-presidente do clube, da SAD e o Diretor para o Futebol, e passou para presidente continuando a gestão desportiva! E deixa-te de desculpas, era para falar de estatística ou análises subjetivas? Estatisticamente o que apresentei são factos! Se vamos para análises subjetivas não vamos a lado nenhum porque cada um faz a sua.