UM MANDATO EM NÚMEROS

FUTEBOL NACIONAL:
Sporting 2 Campeonatos
Benfica 1 Campeonato 
Porto 1 Campeonato

CHAMPIONS:
Benfica: Quartos / Quartos / Grupos / Oitavos 
Porto: Grupos / Oitavos / Oitavos / não se apurou
Sporting: Oitavos / Grupos / não se apurou / Playoff 

MUNDIAL:
Benfica: Oitavos
Porto: Grupos
Sporting: não se apurou

FUTEBOL FEMININO:
Benfica: 4 campeonatos
Sporting: 0 campeonatos
Porto: 0 campeonatos

FUTEBOL FORMAÇÃO:
Benfica: 8 campeonatos + Youth League
Sporting: 2 campeonatos
Porto: 0 campeonatos

5 MODALIDADES MASCULINAS:
Benfica: 9 campeonatos
Sporting: 6 campeonatos
Porto: 5 campeonatos

5 MODALIDADES FEMININAS:
Benfica: 15 campeonatos
Porto: 3 campeonatos
Sporting: 0 campeonatos

Este é o balanço global dos últimos quatro anos. Quem fizer melhor, que faça.

28 comentários:

RN disse...

Faltaram aí as taças, que não são coisa de somenos (sobretudo a Taça de Portugal), mas aí o quadro já ficava bem mais feio para a equipa principal masculina de futebol...

Nuno disse...

Não faço melhor. São factos. Nada contra, LF.

Apenas noto que se comparam alhos com bugalhos. Por muito que goste das nossas conquistas no futebol feminino, a verdade é que assisti a um jogo.

Se o LF quiser, pode até acrescentar mais modalidades e mais títulos.
Se adicionar canoagem, é um espancamento.
Se adicionar bilhar, o Porto tem vantagem.


Para mim, existe o campeonato e a Taça. Depois, campanhas nobres na Champions. Finalmente, Taças da Liga. A Supertaça, basicamente ignoro.

O campeonato de futebol feminino, até hoje, dá-me uma tarde de alegria. Estou consciente que investimos tanto mais que os rivais, que qualquer não vitória nossa é uma derrota.

O que, aliás, é válido para as modalidades. Com o que investimos, estamos aquém.

Basket, volei e andebol, acompanho as fases finais. Masculinas. Femininas, lamento, mas não consigo. A competição não é relevante.

O projeto olímpico? Não o consigo ligar ao Clube. Aplaudo as medalhas, ganhas com a bandeira de Portugal.

Gostava muito de vencer em Rugby, que considero um desporto fantástico. Nem cheiramos.

Enfim… nada contra a lista.
Mas muito questionável, o universo escolhido.

Nuno disse...

Ah, é justo adicionar: não sei qual foi o universo escolhido para “formação”, mas acaba por ser irrelevante: somos líderes.

Lamento não aplaudir de pé. Basta ver as contratações nestas 4 épocas, mais os jovens ignorados, nestas 4 épocas, para entender que a formação é um mito. Formamos, com qualidade inigualável em Portugal, no topo do Mundo. Não aproveitamos o talento gerado. Qualquer jovem de leste ou sul americano ultrapassa os nossos rapazes. M

JPeds65 disse...

Já agora podias adicionar quem tem mais elementos importantes nas posições de decisão, i.e. FPF, CA e Liga... Pelo que dizes muitas vezes perdemos o campeonato e a taça por factores externos, vide decisões arbitrais.... O que a direção faz? Ao fim de imensos casos uma comunicação pífia e gastar rios de dinheiro na equipa!!! Isso vai alterar ou diminuir os erros ou decisões arbitrais? Eu já estou a ver o Rios a apanhar montes de amarelos e/ou vermelhos pois à nossa equipa não é permitido jogar com da mesma forma do que os outros!!!

Por isso sou contra esta direção. É só ao fim de 4 anos que vem na forma de um comunicado expor os problemas do futebol luso???!!! Soa a manobra eleitoral ... e se ganhar as eleições (o que eu penso que vá acontecer) volta tudo ao mesmo ... i.e. a continuar a não pedir a demissão do CA da FPF da Liga (eles foram para lá com o apoio ou beneplácito desta direção) e a sentar-se à mesa das discussões sobre a centralização!!!!!

carlos disse...

Depois das eleições volta tudo ao status quo como é evidente, caso ganhe o incompetente do banana.

Alberto João disse...

Não se pode permitir continuar baixar a exigência! Nos anos 60,70, 80 e princípios de 90 quando um presidente não ganhava o campeonato colocava o lugar à disposição, quando no mandato não ganhava a maioria dos campeonatos não se recandidatava. Não havia contabilidades com as modalidades amadoras. Desde Luís Filipe Vieira agarram-se ao poder como lapas! O problema com o Rui Costa é que não soube afastar o vieirismo e continuou a cometer os mesmos erros: despesismo, comissionismo, lambeculismo, má comunicação, ausência na defesa do clube, casos de policia, etc! E acima de tudo, comporta-se como o se o clube fosse dele, seguindo o comportamento do dono do palheiro! Para quem gosta de tabelas das modalidades e de modelos autoritários como o LF está bom, para quem gosta de democracia, associativismo e acredita que podemos fazer muito melhor no futebol está medíocre. Também é isso que vai a eleições; que clube queremos!

Anónimo disse...

Ahahahah! Não pude deixar de me rir. Apoiado!! Os números dizem tudo mas os "Exigentes" madraços a matemática, não gostam.
Arranjam desculpas esfarrapadas iguais às que possuem nos cérebros, com grandes crateras na matéria cinzenta.

Anónimo disse...

O universo escolhido é o universo benfiquista. Sem os roubos arbitrais.

joão carlos disse...

curioso não se contabilizar as taças não só no futebol como nas outras modalidades.
pois dizem que são factos, pois são agora escolhidos os que interessam deixando os que não interessam de fora.
demagogia pura.

Manuel disse...

Vejo por aqui alguns comentários alarves falsos demagógicos que apenas servem para mostrar a ignorância e ma fé de quem os faz. Que dizer de quem se diz Benfiquista e os titulos de equipas masculinas e femininas que envergam o Manto Sagrado não interessam? E que benfiquistas são esses que alinham com os inimigos do Benfica a condenar o Benfica nos casos baseados em denuncias anónimas que ninguém conseguiu provar ao fim de tantos anos? Quando a verdade baseada em números não interessa não vale a pena gastar cera com tão ruins defuntos



Anónimo disse...

Nao, não é. O universo Benfiquista é muito mais extenso.

Mas se o que apoquenta o anónimo são os árbitros… acredito que está contra o silêncio da Direção e contra o seu apoio ao atual elenco da Liga e Federação.

Espero que tenha reparado em quem foi, há poucos dias, para o Conselho de Arbitragem. Com o apoio, naturalmente, de Rui Costa.

Padre Felício disse...

1 campeonato em 4 anos
<->
2 campeonatos em 8 anos
3 campeonatos em 12 anos
4 campeonatos em 16 anos
5 campeonatos em 20 anos
*
Conclusão: Rui Costa está a revolucionar o futebol... conseguiu transformar o Benfica num clube sustentável: um título a cada 4 anos, pra não gastar muito com festas nem medalhas. Economia e humildade em primeiro lugar! 🧐💸

António Maia disse...

estamos lá!
rumo ao 39!
e pluribus unum

Lin disse...

👏

LF disse...

Quanto ao projecto olímpico estamos de acordo.
Mas, já agora, o campeão de bilhar foi o Leça.
Eu sigo todas as modalidades em que o Benfica está. Também os escalões de formação.
Quanto a taças, podia ter incluído. Nesta época o Benfica ganhou uma, e a outra foi-lhe roubada.

LF disse...

Formação é campeonatos nacionais da 1 divisão de juniores, juvenis e iniciados.
Não contei a taça revelação, nem os títulos das equipas B nas segundas divisões. E naturalmente apenas considero futebol.
Creio já ter feito um post com toda a Formação das modalidades.

LF disse...

Eu também não apoiaria Pedro Proença, e também teria falado mais cedo de arbitragens. Foram erros de Rui Costa, que aqui mencionei. Creio mesmo que o próprio já os terá reconhecido.
Mas o Benfica não manda sozinho no futebol. Essas questões não são fáceis de gerir, e nenum dos candidatos me dá garantias de o conseguir fazer com sucesso.
Aliás o único que conseguiu alguma influência nos bastidores, foi...Vieira. Agora também é criticado por isso.

LF disse...

Isso é absolutamente falso. Eu já via futebol nos anos oitenta e noventa, e não me recordo de nenhum presidente ter posto o lugar à disposição por ter perdido um campeonato. Aliás nem sequer era assim tão contestado.
As pessoas falavam dos treinadores e dos jogadores. Os dirigentes eram figuras secundárias.

LF disse...

O Benfica do passado, para jovens que não o conheceram, está cheio de mitologia e poucos factos.
Houve um Benfica grandioso e totalmente dominador com Eusébio. Fora isso , fora esses anos (1960 a 1975), o Benfica não era melhor do que agora. O futebol é que era diferente, e os adversários também eram diferentes.
Tivesse o Benfica de Vieira apanhado o Porto dos anos sessenta, e teria sido penta, hexa e por aí fora. Tivesse Rui Costa apanhado o Sporting de Godinho Lopes e era agora tricampeão.
É preciso contextualizar as coisas.

LF disse...

15 anos em 120 de história é um período circunscrito. Não é justo fazer jurisprudência com uma equipa que, fruto de um contexto específico e com um jogador irrepetível, se impunha em Portugal e na Europa.

LF disse...

Interessa ter conquistado a Taça da Liga ? E na época anterior a Supertaça ?Ou o Benfica não ganhou nada nas últimas épocas?
É o que chama sol na eira e chuva no nabal.
E não vale a pena recordar como se perdeu a taça de Portugal.

LF disse...

Isso é futurologia. Os factos são: nos últimos 12 anos, 6 títulos para o Benfica, 3 para o Sporting e 3 para o Porto.

LF disse...

Indo pelo mesmo caminho, teremos 12 campeonatos nos próximos 24 anos.

LF disse...

Nos tempos antigos, que.muitos agora referem, os benfiquistas apresentavam as contas que mais favoreciam o clube. Glorificavam as suas conquistas, e omitiam emvergonhadamente os seus fracassos.
Agora há uma espécie nova - que, se ganhar maior dimensão, vai destruir o clube, juntando-se aos rivais para expor até à exaustão o mais pequeno fracasso, para iludir as conquistas.
É uma filosofia autodestrutiva que não consigo aceitar.
Se é para dizer sempre mal do Benfica, mudem de clube.

Jorge Leitão disse...

A falta de seriedade nota-se nisto: apresentam-se certas métricas, mas logo a seguir mudam-se os próprios termos. UAU! Espetacular!
Então vamos lá: o Bargalló recebe 300 mil euros por época!300 mil, para ganhar bola! Ótima gestão!

Jorge Leitão disse...

Afastar os críticos é digno dos regimes mais facínoras. Parabéns!

Nuno disse...

Há mesmo uma criação mitológica de um Benfica arrasador, no passado, que vencia tudo e tinha uma exigência tremenda.

Nâo é bem assim. Nem bem assado.

O Clube tem 121 anos. Ao longo desse tempo, conquistou 38 títulos de campeão nacional, em 91 edições.

Ou seja, ganha 42% dos títulos.
A conta é fácil de fazer. Num mandato de 4 anos, 2 títulos de campeão estão em linha com a expectativa. 3 são sucesso, o pleno seria fenomenal.
Já 1 título de campeão, num mandato, é mau. 0 títulos, seriam uma hecatombe.

Elsa disse...

Boa Tarde Nuno,

Se juntarmos ao que refere o nível de investimento do Benfica, quase irresponsável eu diria, e um aumento exponencial do passivo nestes 4 anos, ficamos com uma ideia da belíssima gestão que tem sido feita.