QUE CRUELDADE!

Nunca como hoje fez tanto sentido usar o velho chavão do futebolês: "levantar a cabeça e pensar no próximo jogo".
Viveu-se na Luz, de facto, uma verdadeira noite de bruxas (si, las hay!). Agora é preciso reagir, e ir buscar às lágrimas a coragem e a força para enfrentar o que aí vem - e que ainda é quase tudo.
A consolação de termos assistido a um dos melhores jogos de Champions dos últimos anos é parca face ao desencanto sentido após o apito final do árbitro. Uma derrota como esta traz consigo um mar de desilusão. E com 4-2 a doze minutos do fim, seria difícil engolir até o empate, quanto mais a derrota. 
Num carrossel de emoções, acabou por triunfar a melhor equipa, face a um Benfica que realizou 75 minutos fantásticos. Os encarnados têm todas as razões para sair deste jogo de consciência limpa pelo seu desempenho, e até com o orgulho de terem sido capazes, durante grande fatia da partida, de encostar o poderoso Barcelona às cordas - conjunto que já nesta temporada deu 4-0 e 5-2 ao Real Madrid. O resultado foi um castigo demasiado duro, numa partida que poderia ter terminado 6-6 ou 7-7. Pelo inglório esforço, os jogadores bem mereceram os aplausos que ouviram no final.
Houve, de facto, muitos aspectos positivos a retirar do jogo. Desde logo a exibição colectiva, a forma como o Benfica soube ferir tantas vezes a equipa adversária (mérito a Lage), mas também o regresso aos golos - e logo três - de Pavlidis, as prestações de Carreras, Florentino e Schjelderup, bem como os sinais de que Akturkoglu poderá estar de volta à sua melhor forma. 
De negativo confesso que só tenho de apontar um momento, que acabou por decidir o resultado: a empatar com o Barcelona a 15 segundos do fim, e com um livre a favor, jamais se poderia sofrer um golo em contra-ataque. Aliás, se o resultado fosse 0-0 e não 4-4, estou certo de que aquela bola já não saia do meio-campo catalão. As circunstâncias conduziram a equipa a um entusiasmo que se revelou fatal. Até porque, nas contas do apuramento, um pontinho faria, neste momento, toda a diferença.
Globalmente não podemos deixar de atribuir mérito à recuperação do Barcelona, que é aquilo o que a imprensa internacional irá destacar. Foi um grande jogo, protagonizado por duas grandes equipas, em que a sorte acabou por bafejar a mais forte delas. Pena que a terceira equipa talvez não tenha estado à altura da ocasião.
Não tendo ainda visto os lances na televisão, não poderei falar demasiado do árbitro. Mas quando percebi que havia possibilidade de reverter um golo num penálti (virando um 4-5 para um presumível 5-4), no último lance de um jogo, contra o...Barcelona, rapidamente me ocorreu que, fosse como fosse a falta, tal não iria acontecer. A UEFA é a UEFA, e já estamos habituados. E devo dizer também que nomear um árbitro holandês, quando a Holanda disputa lugar no ranking com Portugal (sem falar de Cruyff, Neeskens, Koeman, Van Gaal, De Jong etc), revela, ou má fé, ou incompetência.
Agora há que resgatar o ponto perdido em Turim. Mas antes, e bem mais importante, há que vencer o Casa Pia, e seguir com a luta pelo título nacional - maior objectivo de qualquer temporada benfiquista. 

14 comentários:

Anónimo disse...

Caro LF,

parecia que estávamos a jogar contra o futebol clube "tecnicamente falido" do porto com arbitragem do arturinho soares a dias .... que roubo!

#UmSLBnaInvicta

Anónimo disse...

Ponto prévio: nao gosto de perder, prefiro ganhar por meio a zero do que perder e neste caso , os pontos seriam importantes para contas de apuramento.
Nao vou entrar no planos das vitorias morais e arbitragens.
Apenas gostaria de reforçar o que meses atrás aqui escrevi...prefiro mil vezes perder um jogo assim, do que perder como perdemos em Munique, enconados e fechados lá atrás.

N.

Rui Dourado disse...

Foi um bom jogo de Champions com 9 golos, resultado igualado depois para mim o Lage não soube segurar a vitória eu já não via um jogo de Champions assim faz tempo foi pena,mas o pessoal tem que estar contente este Barcelona amassou o Real Madrid há duas semanas azar as estatísticas são claramente a favor do Barcelona ...

Anónimo disse...

https://rr2---sn-apn7en7s.googlevideo.com/videoplayback?expire=1737575348&ei=NNuQZ7qBJO-R2LYPyOCPqQ8&ip=2001:818:d8c8:e200:e08e:14f5:861d:7ad0&id=cb92ad9fbc1e21df&itag=18&source=blogger&xpc=Egho7Zf3LnoBAQ%3D%3D&met=1737546548,&mh=sr&mm=31&mn=sn-apn7en7s&ms=au&mv=m&mvi=2&pl=48&rms=au,au&susc=bl&eaua=QxFdXusczUo&mime=video/mp4&vprv=1&rqh=1&dur=5.596&lmt=1737542643425492&mt=1737546056&txp=1311224&sparams=expire,ei,ip,id,itag,source,xpc,susc,eaua,mime,vprv,rqh,dur,lmt&sig=AJfQdSswRQIhANqzdShIjYn8_UCiCzwKLDWFBfpHwMmw_Ag8N5lJFJQ4AiBQFfvlvU7GYAN_-sWRBL-VYC9nGCu6kqIXcDAErLYU3w%3D%3D&lsparams=met,mh,mm,mn,ms,mv,mvi,pl,rms&lsig=AGluJ3MwRQIhAOuHfbpfuChKVD-zZbewwHwmMh9k3RjwB_RLSz2fU4q9AiB1JdS4A28vonWcgvuKo603ROHM2Y6-UYt9tVI-8N4tbA%3D%3D&cpn=-UCVXjiUgjpgF490&c=WEB_EMBEDDED_PLAYER&cver=1.20250115.01.00

Realmente as estatísticas são claramente a favor do Barcelona, sobretudo os erros dos árbitros sempre a favor dos mesmos.

Jorge Leitão disse...

Lage rebentou com a equipa com as substituições. A entrada do Di Maria, então, foi de génio: Carreras ficou subitamente sozinho contra dois e três e foi por aí que a casa veio abaixo.
Um jogo cheio de erros: Trubin, Araújo, Di Maria... Lage. Eu fico puto quando as pessoas falham, não as elogio.

Anónimo disse...

oh pá, uns amigos que foram ver o jogo dizem que andaram a provocar os espanhóis da província da catalunha a mostrar fotos do Ronaldo e assim. Quando quiserem provocá-los é só levar uma bandeira de Espanha.
Visca el rey d'Espanya!

Rui Dourado disse...

Deixa lá que o pênalti marcado sobre o turco deixa muito a desejar.....
Na liga os árbitros não servem na Europa vai pelo mesmo caminho qualquer dia o Benfica vai formar os próprios árbitros e assim a sempre a somar não eram vocês que queriam árbitros estrangeiros??? aí está....ou a manteiga ou o dinheiro da mesma as duas não dá...

joão carlos disse...

mas vir o treinador no fim dizer que os jogadores, cansados a maioria, deviam de ter feito falta para parar o contra ataque quando o treinador esse sim que deveria estar lúcido no banco deixou que fosse toda a gente para a frente e atrás ficou um jogador cansadissimo e já com amarelo é só idiota.
treinador não serve só para ter a braçadeira mas para comandar a equipa em todos os momentos.

podemos discutir a qualidade de quem dirigiu o jogo podemos discutir que as equipas poderosas, e de países poderosos, na europa são beneficiados por quem dirige independentemente da nacionalidade mas o argumento de que portugal e a holanda nadam a disputar um lugar no ranking é só idiota.
então e a frança e a holanda não andam a disputar um lugar e a inglaterra e a espanha não anda e não existem mais países em disputa por lugares.

Anónimo disse...

Lá vem o andrade adepto do clube assumidamente corrupto com falinhas mansas e estatísticas.

Joaquim Rato disse...

Já deu para perceber que Di Maria é uma fonte de problemas, ou ainda não?! É evidente que o maior problema é o presidente e, depois, o treinador.

LF disse...

30 golos e 20 assistências em época e meia.
É claro que sem Di Maria, com Manteigas na presidência, e um tipo qualquer no banco, o Benfica era campeão europeu.

Anónimo disse...

É realmente assim LF. Mas lá que DiMaria se põe a jeito, não haja dúvidas. Fica no banco para gerir o esforço, depois quando entra fresco todos estamos à espera que faça a diferença com a sua qualidade e não acontece isso, antes pelo contrário, é depois dele entrar é que o Barça dá a volta ao marcador. Todos sabemos que defender é coisa a que é alergico e esse ponto negativo só permitiu que o Barça subisse com mais facilidade e deste modo o pessoal chateia-se. Eu por mim, também acho que seria melhor Benfica sem DiMaria (este 2° DiMaria, não o 1°) A equipa até já mostrou que ganha também sem ele.

Rui Dourado disse...

Meu caro digo o que sinto e o que penso ao contrário de muitos gostei do jogo mesmo perdendo o Benfica fez um jogo digno de Champions se o Lage soubesse um pouco mais de futebol teria no mínimo empatado o jogo depois foi duplamente penalizado o pênalti que não marcou e nessa mesma jogada o golo da vitória do Barcelona
Na Europa quero sempre que as equipas portuguesas ganhem repito grande jogo de Champions com um 5 a 4 pena não ser a favor do Benfica..
Agora vai lá..

joão carlos disse...

desculpa mas o di maria é que se coloca a jeito a serio mas quem é que decidiu que o di maria deveria entrar foi o jogador ou foi o treinador.
todos sabemos que o di maria já pouco defende são as suas características que a idade só tem agravado mas só nos é que vimos isso queres ver que o treinador ainda não percebeu isso.

mais não foi só o di maria que entrou foi o bah, o amdouni, e o rollheiser todos com a equipa em vantagem.
o amdouni tal como o di maria também só defende ás vezes mas o treinador achou que naquela altura era bom ter dois com os mesmos defeitos quando a equipa só defendia, o bah entrou a dormir também deve ter sido o di maria que se colocou a jeito.