QUE CRUELDADE!

Nunca como hoje fez tanto sentido usar o velho chavão do futebolês: "levantar a cabeça e pensar no próximo jogo".
Viveu-se na Luz, de facto, uma verdadeira noite de bruxas (si, las hay!). Agora é preciso reagir, e ir buscar às lágrimas a coragem e a força para enfrentar o que aí vem - e que ainda é quase tudo.
A consolação de termos assistido a um dos melhores jogos de Champions dos últimos anos é parca face ao desencanto sentido após o apito final do árbitro. Uma derrota como esta traz consigo um mar de desilusão. E com 4-2 a doze minutos do fim, seria difícil engolir até o empate, quanto mais a derrota. 
Num carrossel de emoções, acabou por triunfar a melhor equipa, face a um Benfica que realizou 75 minutos fantásticos. Os encarnados têm todas as razões para sair deste jogo de consciência limpa pelo seu desempenho, e até com o orgulho de terem sido capazes, durante grande fatia da partida, de encostar o poderoso Barcelona às cordas - conjunto que já nesta temporada deu 4-0 e 5-2 ao Real Madrid. O resultado foi um castigo demasiado duro, numa partida que poderia ter terminado 6-6 ou 7-7. Pelo inglório esforço, os jogadores bem mereceram os aplausos que ouviram no final.
Houve, de facto, muitos aspectos positivos a retirar do jogo. Desde logo a exibição colectiva, a forma como o Benfica soube ferir tantas vezes a equipa adversária (mérito a Lage), mas também o regresso aos golos - e logo três - de Pavlidis, as prestações de Carreras, Florentino e Schjelderup, bem como os sinais de que Akturkoglu poderá estar de volta à sua melhor forma. 
De negativo confesso que só tenho de apontar um momento, que acabou por decidir o resultado: a empatar com o Barcelona a 15 segundos do fim, e com um livre a favor, jamais se poderia sofrer um golo em contra-ataque. Aliás, se o resultado fosse 0-0 e não 4-4, estou certo de que aquela bola já não saia do meio-campo catalão. As circunstâncias conduziram a equipa a um entusiasmo que se revelou fatal. Até porque, nas contas do apuramento, um pontinho faria, neste momento, toda a diferença.
Globalmente não podemos deixar de atribuir mérito à recuperação do Barcelona, que é aquilo o que a imprensa internacional irá destacar. Foi um grande jogo, protagonizado por duas grandes equipas, em que a sorte acabou por bafejar a mais forte delas. Pena que a terceira equipa talvez não tenha estado à altura da ocasião.
Não tendo ainda visto os lances na televisão, não poderei falar demasiado do árbitro. Mas quando percebi que havia possibilidade de reverter um golo num penálti (virando um 4-5 para um presumível 5-4), no último lance de um jogo, contra o...Barcelona, rapidamente me ocorreu que, fosse como fosse a falta, tal não iria acontecer. A UEFA é a UEFA, e já estamos habituados. E devo dizer também que nomear um árbitro holandês, quando a Holanda disputa lugar no ranking com Portugal (sem falar de Cruyff, Neeskens, Koeman, Van Gaal, De Jong etc), revela, ou má fé, ou incompetência.
Agora há que resgatar o ponto perdido em Turim. Mas antes, e bem mais importante, há que vencer o Casa Pia, e seguir com a luta pelo título nacional - maior objectivo de qualquer temporada benfiquista. 

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro LF,

parecia que estávamos a jogar contra o futebol clube "tecnicamente falido" do porto com arbitragem do arturinho soares a dias .... que roubo!

#UmSLBnaInvicta

Anónimo disse...

Ponto prévio: nao gosto de perder, prefiro ganhar por meio a zero do que perder e neste caso , os pontos seriam importantes para contas de apuramento.
Nao vou entrar no planos das vitorias morais e arbitragens.
Apenas gostaria de reforçar o que meses atrás aqui escrevi...prefiro mil vezes perder um jogo assim, do que perder como perdemos em Munique, enconados e fechados lá atrás.

N.

Rui Dourado disse...

Foi um bom jogo de Champions com 9 golos, resultado igualado depois para mim o Lage não soube segurar a vitória eu já não via um jogo de Champions assim faz tempo foi pena,mas o pessoal tem que estar contente este Barcelona amassou o Real Madrid há duas semanas azar as estatísticas são claramente a favor do Barcelona ...

Anónimo disse...

https://rr2---sn-apn7en7s.googlevideo.com/videoplayback?expire=1737575348&ei=NNuQZ7qBJO-R2LYPyOCPqQ8&ip=2001:818:d8c8:e200:e08e:14f5:861d:7ad0&id=cb92ad9fbc1e21df&itag=18&source=blogger&xpc=Egho7Zf3LnoBAQ%3D%3D&met=1737546548,&mh=sr&mm=31&mn=sn-apn7en7s&ms=au&mv=m&mvi=2&pl=48&rms=au,au&susc=bl&eaua=QxFdXusczUo&mime=video/mp4&vprv=1&rqh=1&dur=5.596&lmt=1737542643425492&mt=1737546056&txp=1311224&sparams=expire,ei,ip,id,itag,source,xpc,susc,eaua,mime,vprv,rqh,dur,lmt&sig=AJfQdSswRQIhANqzdShIjYn8_UCiCzwKLDWFBfpHwMmw_Ag8N5lJFJQ4AiBQFfvlvU7GYAN_-sWRBL-VYC9nGCu6kqIXcDAErLYU3w%3D%3D&lsparams=met,mh,mm,mn,ms,mv,mvi,pl,rms&lsig=AGluJ3MwRQIhAOuHfbpfuChKVD-zZbewwHwmMh9k3RjwB_RLSz2fU4q9AiB1JdS4A28vonWcgvuKo603ROHM2Y6-UYt9tVI-8N4tbA%3D%3D&cpn=-UCVXjiUgjpgF490&c=WEB_EMBEDDED_PLAYER&cver=1.20250115.01.00

Realmente as estatísticas são claramente a favor do Barcelona, sobretudo os erros dos árbitros sempre a favor dos mesmos.