CARTA ABERTA AOS SIGNATÁRIOS DA CARTA ABERTA AO PRESIDENTE DO SLB

Caros Consócios,

Antes de mais, deixem-me sublinhar a inoportunidade da vossa missiva, justamente antes de um jogo com o FC Porto, que infelizmente é a última oportunidade para a nossa equipa principal de futebol dar uma pequena alegria aos adeptos. Podiam, e deviam, ter esperado pelo final da temporada, evitando o aproveitamento que esta carta vai ter na comunicação social e nos meios afectos aos nossos rivais – algo que, ainda mais lamentavelmente, nunca parece perturbar-vos.

Estamos de acordo quanto ao encerramento de um ciclo – coisa que sucedeu no último acto eleitoral, quando mais de 80% dos sócios votaram num novo presidente, numas eleições limpas em que, deixem-me dizê-lo, não apareceu mais nenhum candidato minimamente credível para assumir os destinos do clube, nem mesmo aquele que nas eleições anteriores se havia legitimamente oposto a Luís Filipe Vieira, e que, ninguém sabe porque motivo, não quis voltar a ir a jogo quando o clube mais precisava. 

Estamos igualmente de acordo quanto à necessidade de transparência, desde que tal não se traduza num strip-tease do Benfica e de todo o seu universo empresarial e institucional perante os media e rivais ávidos por encontrar motivos de desestabilização. Mas isto, como disse atrás, não vos incomoda, talvez porque alguns de vós (sublinhe-se a palavra alguns, e quero acreditar que poucos) se preocupam mais com o seu próprio protagonismo pessoal do que propriamente com o futuro do Benfica.

Luís Filipe Vieira, Bruno Macedo, Paulo Gonçalves, César Boaventura e Miguel Moreira já não exercem qualquer função no Sport Lisboa e Benfica. Alguns deles nunca exerceram, sendo meros agentes ou intermediários em negociações de futebolistas, como tantos empresários, uns mais honestos que outros, mas com os quais, infelizmente, por vezes é preciso lidar, num futebol moderno e mercantilizado que, queiramos ou não, é aquele que hoje existe em todo o mundo.

O presidente anterior saiu, e tudo aquilo que de bom (à vista) e de mau (ainda por apurar) deixou no clube ficou para trás, percebendo-se até por declarações do próprio que existe um total divórcio face a quem lhe sucedeu. A justiça encarregar-se-á de apurar o que tiver de ser apurado, e cá estaremos então para tirar as conclusões definitivas sobre a sua longa presidência - a qual, diga-se, não se resume ao último, e penoso, mandato. Independentemente de qual vier a ser o seu lugar definitivo na história do Benfica, esse situa-se, e situar-se-á, irremediavelmente no passado.

Quanto a Domingos Soares de Oliveira, se há algo que tem corrido bem no Benfica ao longo das últimas décadas é precisamente a gestão comercial e financeira. Não se pode ser preso por ter cão e por não ter. DSO é acusado por muitos sócios de ser quem impõe vendas de jogadores como forma de obter receitas e gerar lucros, mas depois é acusado por outros de gestão menos responsável. Em que ficamos? Para mim tem tido um excelente desempenho profissional na sua área, e naturalmente que Rui Costa, não tendo conhecimentos técnicos no plano financeiro, não podia prescindir dele no imediato. Exigir-lhe isso não seria sério nem ajudaria o Benfica a ultrapassar o momento crítico pelo qual ainda passa.

É preciso perceber também como funciona uma organização como o Benfica, quem manda efectivamente, ou quem cumpre ordens. Estar nos órgãos sociais, ou ser administrador, não é o mesmo do que ser presidente, e responsabilizar totalmente uns por eventuais actos ou decisões de outros demonstra grande desconhecimento sobre as relações de poder na maioria das empresas ou instituições desta dimensão. Haverá assinaturas em documentos susceptíveis de suspeita? É possível, embora os negócios suspeitos talvez nem estejam documentados. Havia confiança entre as pessoas, havia quem mandava, é assim em todo o lado, ou alguém acredita que um ministro, um secretário de estado, um membro de um conselho de administração de uma grande empresa, lê, linha por linha, todos os milhares de documentos que assina?

Rui Costa encontrou uma casa em chamas: um clube a perder sucessivamente, com um investimento brutal e errático, com um plantel desequilibrado, dispendioso e desunido, um treinador que não era sua escolha, um ex-presidente detido, amargurado e amigo chegado do treinador, um conjunto de modalidades praticamente ao abandono, depois de um mandato em que as prioridades foram sobretudo, ou melhor dizendo, exclusivamente, os aspectos judiciais. Nestes meses fez o possível por equilibrar o barco. Nota-se uma clara melhoria, por exemplo, nas modalidades. Ganhámos a Youth League, que há muito ambicionávamos. A temporada europeia, de resto, foi magnífica também para a equipa principal, que teve momentos brilhantes que nos fizeram sonhar. E o campeonato foi muito condicionado por interferências de terceiros, além de termos rivais fortes e organizados como nem sempre aconteceu no passado. 

É cedo para avaliar Rui Costa como presidente. Mas é sempre altura para o ajudar a desempenhar o cargo com sucesso, e isso é dever de TODOS os benfiquistas. Mesmo da minoria que não votou nele. E se o seu benfiquismo é absolutamente intocável, também a sua honestidade nunca teve nada a apontar ao longo de décadas de vida pública. Chega a ser chocante a forma como por vezes se referem a ele, não lhe permitindo sequer o benefício da dúvida, que toda a gente merece, mais ainda alguém com o passado do "Maestro". 

O Benfica é nosso! Mas é de todos, e não de cada um de nós, como alguns por vezes parecem supor. O Benfica é democrático, e dispensa "vanguardas iluminadas". A vontade que prevalece é a da maioria, e a esmagadora maioria dos sócios deu a esta direcção um mandato de quatro anos, ao fim dos quais será novamente submetida a sufrágio. Esse sim, será o momento para discutir tudo aquilo que correu bem ou correu mal. Não agora, quando nem sequer a temporada acabou.

No desporto, e não só, vivemos tempos muito difíceis em termos de comunicação, informação e contra-informação. Isto nota-se sobremaneira num fenómeno mediatizado como o do futebol. Estas cartas abertas e outras intervenções públicas (bem ou mal intencionadas) apenas servem os propósitos daqueles que nos querem desestabilizar, fazendo girar um carrossel cacofónico de opiniões e pseudo-opiniões, verdadeiras (só sócios são 250 mil...) ou falsas, que tenderá para o infinito, e constituirá o gáudio dos rivais. Todos podemos exprimir a nossa opinião, e esse é um direito inalienável em democracia. Mas se queremos evitar que seja indevidamente usada, devemos então saber reservá-la para os locais e momentos oportunos. Isto se gostamos do clube e queremos o seu bem. Infelizmente, o mundo moderno não nos permite falar e escrever despreocupadamente, sem levar em conta os efeitos de bola de neve que certas correntes tomam, e que depois se tornam incontroláveis, voltando-se contra os propósitos que tencionamos atingir. Não deveria ser assim, mas é. E, no caso do Benfica, alimentar tudo isso, acentuar clivagens e ajustes de contas desnecessários e/ou inoportunos, apenas serve para impedir, ou no mínimo retardar, o regresso às vitórias. Não tenhamos dúvidas.

E nesta verdadeira “guerra” comunicacional em que o futebol português vive (com artigos de encomenda na imprensa, perfis falsos nas redes sociais, comentadores televisivos comprometidos etc, etc), temos de escolher de que lado estamos. E só há duas opções: ou defendemos o Benfica sem hesitações, respeitando quem está mandatado pela maioria dos sócios, mesmo quando não concordamos com uma ou outra decisão, ou engrossamos a lista daqueles que prejudicam ou tentam prejudicar o clube, muitas vezes sob capas daquilo que não são. Espero que os caros 118 consócios (e, em alguns casos, até amigos) não tenham dúvidas sobre de que lado pretendem ficar.

Saudações Benfiquistas.

NOTA: Terei falado com Rui Costa três ou quatro vezes na vida. Não sou amigo, nem tenho qualquer proximidade com o presidente. Sempre o admirei como jogador, como figura pública, como benfiquista, e votei nele por entender que era a melhor única opção para conduzir o clube no momento. Acho completamente extemporâneo analisar desde já um mandato que tem ainda mais três anos de duração, e no qual as verdadeiras mudanças só agora começam a ser levadas a cabo. E, como já disse, acho que é dever de todos os benfiquistas contribuir para que a sua presidência seja um sucesso. É isso que tento fazer sempre que escrevo ou falo sobre o Benfica, aqui ou onde quer que seja. É disso que me parece que algumas pessoas, intencionalmente ou não, por vezes se esquecem.

19 comentários:

Lin disse...

Concordo. Para o Benfica não se sujeitar tanto a oportunistas tem de se abrir ao debate entre Benfiquistas, em assembleia, no final de cada época. E Pluribus Unum.

Tiago disse...

Parabéns pela lucidez e sensatez deste texto, que subscrevo por inteiro. Dito isto, Rui Costa e DSO têm de mostrar rapidamente o que valem, promovendo as necessárias e urgentes mudanças a vários níveis, e que não estão condicionados pelo seu passado nas funções (de elevada responsabilidade) que ambos exerceram no clube.
Saudações benfiquistas

Anónimo disse...

Grande texto! É que é mesmo isso, sem tirar nem pôr. Parabéns!

PAULOS disse...

Desde há muito tempo que leio os seus escritos, desde o jornal do clube e, devo dizer-lhe com toda a honestidade que sempre o admirei pela forma sensata e muito lúcida como interpeta cada momento do Glorioso. Gosto do ler e sempre concordo com a sua opinião. O Benfica precisa muito de pessoas com poder de opinião que o Senhor tem. Há por aí tantos acessores com menos capacidade... Um abraço e que não lhes falte a força para continuar a escrever sobre o nosso Benfica.

PAULOS disse...

Desde há muito tempo que leio os seus escritos, desde o jornal do clube e, devo dizer-lhe com toda a honestidade que sempre o admirei pela forma sensata e muito lúcida como interpeta cada momento do Glorioso. Gosto do ler e sempre concordo com a sua opinião. O Benfica precisa muito de pessoas com poder de opinião que o Senhor tem. Há por aí tantos acessores com menos capacidade... Um abraço e que não lhes falte a força para continuar a escrever sobre o nosso Benfica.

joão carlos disse...

quanto ao tempo da mesma carta pode ter razão curioso é que não se critique o tempo que que demora a começar uma auditoria que foi prometida quando até se avanço num assunto, os estatutos, muito menos urgentes ou será que estão à espera do defeso para começar a auditoria para se prolongar, e incomodar a preparação da próxima época.

quanto a nas ultimas eleições não ter aparecido mais ninguém credível alem do rui costa essa é uma opinião sua.
curiosamente o rui costa até vai mexer nos estatutos que era uma linha vermelha sua ele existe cada uma.
curioso é agora vir criticar alguém por não ter concorrido a esta eleições, pelos vistos agora já era credível, quando quando ele concorreu o argumento era que não podíamos entrar em aventuras.

mais uma vez curioso é vir aqui falar do desempenho do presidente e uma avaliação do que tem feito, e o que não fez, até agora quando a única coisa que a carta exigia é que o presidente faça uma coisa que ele alias prometeu fazer e ainda nem sequer começou a fazer.
mas onde é que na carta se avalia ou se pede a cabeça do atual presidente, pelos visto ou não leu a carta ou esta a tentar iludir quem não a leu, é que aquilo que se pede é apenas o cumprimento de uma promessa do presidente.
mas pelos vistos para si promessas são para iludir os sócios incautos não são para cumprir.

mas pelos vistos muitos acham que eleger um presidente é passar um cheque em branco ao mesmo, talvez por isso o anterior presidente tenha feito aquilo que é acusado.

Anónimo disse...

caro Luis Fialho,

concordo em absoluto com o que diz no post, eu tb votei Rui Costa porque a alternativa era 1000 vezes pior.

o sr. Benitez, o sr. bruno costa carvalho, o sr. Rgs e sr. Noronha Lopes não são a solução para o sucesso do Benfica, são alternativas muito piores para o Benfica que Rui Costa.


contudo, Rui Costa, apesar de ter a legitimidade para ser presidente do BENFICA (85% de votos), apesar de ser um Homem serio, apesar de ser um Benfiquista puro, não tem tomado as melhores decisões neste seu mandato, não de 6 meses como diz mas de 1 ano (1 epoca inteira), tais como:

- reclamar das arbitragens apenas e só quando já tínhamos perdido tudo, quando o titulo estava perdido e o 2.º lugar muito dificil de atingir. deveria e deverá ser sempre logo após cada jogo em que os roubos aconteçam. nesta fase de tudo perdido, reclamar de erros de arbitros já não nos leva a nada, nesta fase tinha é de exigir punições para quem nos roubou exigindo desde já a demissao do conselho de arbitragem, da presidencia da liga e da presidencia da fpf, pois foram estes os responsaveis por não corrigirem os roubos que foram cometidos ao Benfica durante toda a epoca.

- foi rui costa quem construiu o plantel desta epoca, foi rui costa que re-apostou em JJ e depois em nelson verissimo para treinadores desta epoca. os resultados foram os mesmos ou piores que os do anterior presidente, novamente um 3.º lugar.

- as contratações que fez para esta epoca foram todas flops: yaremchuck, meite, joao mario, gil dias, radonic, lazaro nada acrescentaram, só agravaram a massa salarial que já tinhamos .
- as vendas foram residuais, mantendo-se no plantel jogadores acomodados e com manias de mandarem no Benfica (pizzi, a. almeida, grimaldo, rafa, chiquinho), jogadores banais que custaram muito dinheiro (os famosos 20 milhoes) e ganham salarios pornográficos para o que produzem(weigl, cebolinha), jogadores que ganham muito para o que produzem (seferovic, odysseias e taarabt)

- comunicação e comunicadores péssimos: não dão a cara, resumem-se a newletters inocuos (pedro pinto), paineleiros nas tvs muito fraquinhos na defesa do Benfica (só se salvam o grande Jaime cancella de abreu e o Mauro xavier, todos os outros fazem um pessimo serviço ao Benfica), helder conduto e seu comentador dos jogos que em vez de defender o Benfica, são mais defensores dos nossos adversarios, comentadores na btv muito totos, muito palermas, muito politicamente correcto e nada acrescentam (joao gonçalves, pires vicente, tomaz, etc, etc, na btv salva-se apenas o antonio bernardo e o valdemar duarte, o resto é tudo fraquissimo)

para termos um BENFICA forte, Rui Costa não pode ter medo, tem de ter coragem para corrigir o errado que herdou, tem de tomar medidas drasticas para com a liga, a federação e conselho de arbitragem e disciplina, tem de despachar as amelias do plantel (weigl e cebolinha estão à cabeça, seguindo-se vertoghen, odysseias), tem de despachar o gang do pizzi (pizzi, almeida, chiquinho, rafa, grimaldo), tem de despachar gente que já nada acrescenta (seferovic, pinho, gedson, florentino, etc) e contratar certezas que acrescentem valor à rapaziada do seixal com potencial.

para ficar novamente em 3.º basta apenas a rapaziada do seixal e correr com tudo o resto. para sermos campeões e termos uma grande equipa é juntar a esta rapaziada do seixal gente ambiciosa, forte fisicamente e mentalmente, com provas dadas e que não tenham medo de nada.


o meu maior desejo com benfiquista é que weigl, grimaldo, cebolinha, pizzi, a. almeida, rafa, chiquinho sejam vendidos ou oferecidos. estão todos a mais no BENFICA, SÓ NÃO VÊ ISSO QUEM É BURRO OU FAZ-SE DE BURRO


BENFIQUISTA A SERIO

Anónimo disse...

CARO lUIS,

agora resumindo o que disse no meu anterior comentario:

- eu tb votei no Rui Costa mas a continuar assim não mais votarei nele.

- o Rui Costa, ou quem quer que seja Presidente do S.L. BENFICA, tem de defender e lutar em prol do sucesso do Benfica e não cingir-se a ser amigo dos inimigos do Benfica, a calar-se perante roubos ao Benfica (liga, fpf, c. arbitragem, c. disciplina), a ser conivente como uma industria vigarista e penalizadora dos interesses do Benfica e permitir o enxovalho diario por parte de cmtvs, tvis, sics, rtps, expresso, etc, etc

- o Rui Costa ou qualquer presidente do BENFICA, NÃO PODE SER CANICHE NEM Chihuahua num meio vigarista como é este futebol português, TEM DE SER PITBULL, TEM DE SER PASTOR ALEMÃO, PASTOR BELGA.

rui costa ou enerva-se e luta em prol do sucesso e da defesa do BENFICA, ou então vai ser comido e derrotado pelos inimigos do BENFICA e aí os benfiquistas o irão correr pela porta pequena

BENFIQUISTA A SERIO

Anónimo disse...

Temos que dar tempo ao tempo, Rui Costa só lá está há 6 meses.
A dezena de anos anteriores andou a ver passar comboios.

Anónimo disse...

Geralmente quando uma pessoa se curva tanto fica irremediavelmente com as costas feitas num caco... Alguma verticalidade é preciso quanto mais não seja para manter a dignidade!!!

Faz lembrar a história do Ventura quando uns sócios o quiseram calar.

O RC quando abraçou o Pinto no Porto pelo menos para mim deixou de ser o presidente de todos .. pelos vistos ainda há quem o defenda!!!

Anónimo disse...

-As mesmas autoridades responsaveis pela detenção de LFV dizem que os crimes praticados tiveram aval de pessoas dentro da direção/sad..

-A assinatura dos nossos dois atuais 'presidentes' estão presentes em contratos que lesaram o Benfica em milhões de Euros e o mesmo diz que não lê o que assina

-Rui Costa não constitui o Benfica como assistente no processo contra LFV ainda que o Benfica constituir-se assistente só traga beneficios para o clube.

-Rui Costa mentiu descaradamente aos Sócios em TODAS as promessas feitas nos debates eleitorais (a Unica que parece estar a avançar é a alteração estatutária)

-Rui Costa prometeu uma auditoria FORENSE ao clube para o mês de Outubro seguinte às eleições. E viemos a saber mais tarde que afinal a auditoria não era Forense e a data que nos foi dada tambem era uma mentira.

-Rui Costa levou ao extremo mercado de transferencias apenas para comissão e beneficio alheio, não efetuou nenhuma contratação de qualidade e que tivesse Lugar no onze inicial e o mesmo está a demonstrar-se nos resultados desportivos desta época.

-Rui Costa é um autentico banana que vê o Benfica ser prejudicado semana após semana por arbitragens e so resolve falar sobre o assunto quando o Benfica ja está afastado da corrida ao titulo

-Rui Costa elevou ao estatudo de presidente DSO um sportinguista que está indiciado por ROUBAR O BENFICA!

-Rui Costa está ligado a uma Empresa parceira ao Benfica num claro conflito de interesses

Isto é apenos o que esta provado e são factos! Faltam muito mais que vamos ver se Vai concretizar ou não. Vamos ver por exemplo se a 'cidade Benfica' e a sua localização não trará beneficios a negócios externos de Rui Costa...

Anónimo disse...

Este "texto" é um testamento inequívoco de internamento psiquiátrico.
DSO não é arguido??? Ahahah boa tentativa...
É a mesma cartilha de sempre...
O banana chegou agora ao clube... temos de dar tempo...
Está no clube ha 13 anos!!! Parem com esta merda!!!
A auditoria foi prometida por ele, porque não a fazem???
Se não fizeram nada de errado porque o medo???
Vai mais um abraço do banana ao velho flatulento para manter a "postura construtiva" no futebol português ???
Esta cartilha do Pedro Guerra mostra b o estado a que o Benfica chegou... com estes pseudo benfiquistas nem precisamos dos inimigos para prejudicar o Benfica!!
Censura, já o fizeste!!

LF disse...

Só censuro insultos. Nunca opiniões. Nem mesmo de infiltrados fazendo passar-se por "benfiquistas exigentes".

LF disse...

E é escusado enviar vários comentários para parecer muitas pessoas diferentes. A menos que queiram ajudar o blogue a ter mais actividade.

ChakraIndigo disse...

O Benfica está cheio dos politicamente correctos, dos adeptos da sã e exemplar convivência desportiva, dos defensores do "ainda não está nada provado", da exemplar gestão finaceira, enfim, um paraíso na Luz.

Continua assim, se é este o caminho que o Benfica precisa.

Depois de anos a defender a gestão indefensável de Vieira, "o melhor presidente de sempre do Benfica", agora temos mais do mesmo, a defesa de um pusilanime Rui Costa, "o melhor ex-jogador de sempre do Benfica".

Chama-se ao que o Benfica vive o contágio da mediocridade, do conformismo, da banalização da derrota, onde como qualquer pigmeu se dá lustro ao brilho de uma vitória ocasional para puxar galões.

Até quando?!

Viva o Benfica

PS_ "Paris já está a arder", mas não façam barulho nem tragam noticias, há que manter as aparências porque um bom benfiquista defende sempre e mais não sei o quê e iscas saquetas. Haja calma enquanto nos lixam com F.

Anónimo disse...

caro Luis,

o que acha da minha seguinte proposta:

o meu 11 para a proxima epoca seria:

guarda redes: samuel portugal (portimonense), luis junior (famalicao). eu contratava estes dois e usava dispensaveis para baixar o preço: pedro alvaro, nuno santos (o que está em paços de ferreira), kokubo, tiago araujo (emprestado ao tondela), jão ferreira (emprestado ao guimaraes)


defesa: gilberto, otamendi (lucas verissimo quando estiver a 100%), david carmo, francisco moura

meio campo: al musrati, sangare, xeka

avançados: gonçalo ramos, henrique araujo, ricardo horta

suplentes: rapaziada do seixal.

com este 4-3-3 à liverpool ficaríamos muito mais fortes, com massa salarial muito mais baixa e com resultado liquido das vendas e compras muito positivo.
das saidas só teria pena da saida do darwin, todo o resto era lucro. e darwin, só sairia com a clausula dos 150 milhoes batida.

resumo: o 11 seria:

samel portugal /luis junior

gilberto, otamendi (lucas verissimo quando estiver a 100%), francisco moura

al musrati, sangare, xeka

gonçalo ramos, henrique araujo, ricardo horta


é dificil fazer este 11? acho que não. é só saber aproveitar o excedente para diminuir o preço destas contratações.

benfiquista a serio

LF disse...

Caro benfiquista a serio,

Não conheço suficientemente bem os guarda-redes de Portimonense e Famalicão (enfim, sei que nenhum deles sofreu golos na Luz). Mas em todo o caso, gosto de Vlachodimos, e gostava que ficasse. E um desses talvez pudesse substituir Helton Leite no plantel, ficando Samuel Soares, da formação, como terceiro.

Quanto aos jogadores do Braga, gosto de todos esses (Moura, Carmo, Musrati e Horta), e não me importava de os ver no Benfica. Penso que a massa salarial seria de facto mais baixa. Só tenho é medo de pensar as dezenas de milhões que António Salvador pediria por esse lote...

Acho que nessa equipa só falta um ponta de lança de maior peso.
Gosto muito do Henrique Araújo, acho que deve ficar no plantel, ser alternativa e ter minutos, mas não sei se está preparado para ser titular indiscutível, e necessariamente, jogando no centro do ataque, o goleador da equipa principal.
Penso que precisamos de contratar um ponta de lança estrangeiro para o imediato. E ir lançando Henrique aos poucos.

Abraço

joão carlos disse...

gosto tanto desta gente que percebe tanto de futebol mas depois quer is buscar metade de uma equipa que ficou atrás de nós e que este ano nunca sequer conseguiu incomodar os tres primeiros, ao contrario doutros anos.

isto para não falar nas escolhas quer dizer não gostam do odysseas mas depois a opção é um guarda redes dum clube que luta para descer de divisão sem qualquer historial, nem sequer nas camadas jovens.
a centrais de facto era uma boa dupla, uma dupla de jogadores vindos de lesões gravíssimas com paragens de mais de um ano.
a defesa esquerdo um extremos para adaptar, como se nunca tivesse sido feito com maus resultados.

Anónimo disse...

Luis,

se Moura, Carmo, Musrati e Horta fizerem a mesma pressão que fizeram Ruben Amorim, Paulinho e e Esgaio, Antonio Salvador não tem hipotese de os segurar, pois, o Benfica pode pagar salarios muito mais altos que o Braga, basta os jogadores quererem e o salvador tewm de ceder.

Além disso, o Benfica poderá usar jogadores que serão mais valias para o Braga e assim baixar essas transferências.

ferro, joao ferreira, nuno santos (o que está no paços), tomas tavares, tiago araujo, etc seriam mais valias para o Braga.


benfiquista a serio