JOGOS PARA A ETERNIDADE - O primeiro Benfica-Liverpool

Dia 1 de Março de 1978 defrontaram-se pela primeira vez Benfica e Liverpool. 
Jogavam-se igualmente os Quartos-de-Final da então chamada Taça dos Campeões Europeus. O Liverpool, com Dalglish mas já sem Keegan, era detentor do troféu (ganhara em Maio de 1977, em Roma, ao Borussia Monchengladbach por 3-1, arrecadando o seu primeiro título europeu). O Benfica era campeão nacional, e seguia invicto num campeonato que terminaria sem derrotas, mas também sem título (o FC Porto interromperia um jejum de 19 anos, e venceria a prova com os mesmos pontos do que os encarnados, mas melhor diferença de golos *). Os ingleses eram naturalmente favoritos.
O Benfica apresentou-se desfalcado de Chalana, que saíra lesionado do jogo com o Vitória de Guimarães no Sábado anterior. E também de Vítor Baptista, que na antevéspera da partida anunciou inusitadamente que abandonaria o Benfica, para regressar ao Vitória de Setúbal - terá exigido um ordenado de 500 contos, a direcção benfiquista não aceitou, oferecendo 400, pelo que o jogador voltou costas e foi para Setúbal ganhar...100 contos, acabando suspenso e não mais realizando qualquer partida de águia ao peito.
Além do caso-Vítor Baptista, o jogo foi também marcado pela chuva torrencial que se abateu sobre Lisboa. Como os relvados de então eram bem menos resistentes, o terreno tornou-se quase impraticável - o que terá favorecido o futebol-força dos britânicos.
Cedo Nené marcou, mas num livre directo Jimmy Case empatou ainda na primeira parte. Já na ponta final da partida, um longo chapéu de Hughes bateu uma vez mais Bento (sempre muito infeliz nos confrontos com o Liverpool). A derrota deixou a eliminatória muito complicada para as Águias, e a eliminação seria consumada quinze dias depois, com nova derrota, dessa vez por 4-1, em Anfield Road, em mais uma noite de chuva. Os ingleses repetiriam o título, batendo o Brugges na final de Wembley.
A nível pessoal, deste jogo apenas me recordo do relato radiofónico, de ouvir o golo de Nené, e depois da ténue desilusão da derrota.
Como uma imagem vale mais do que mil palavras, deixo as fotos que consegui encontrar desta partida, bem como um pequeno vídeo com os golos.

















Ficha do Jogo:


* Se os critérios fossem os de hoje, o Benfica teria sido campeão nacional em 77-78, pois empatou na Luz com o FC Porto 0-0, e foi empatar às Antas 1-1.

3 comentários:

Anónimo disse...

Estive lá com 11 anos e meio, a revista francesa "Onze" trouxe mais tarde umas excelentes fotos do jogo da 2ª mão, com o Nosso Eterno Bento em pág. inteira ilustrando os resultados da eleminatória da T.C.C.E.
O Prestígio do Glorioso Benfica bem presente, respeito e consideração pelo nosso clube, estádio cheio em noite de chuva torrencial, talvez 70 a 75 mil, só havia cadeiras nas centrais do 2º anel, sem saudosismos mas sempre com memória viva deste clube Incomparável.
pedro esteves - sócio 6598

joão carlos disse...

no caso a linha, se esta por posições, não foi a correta.
que foi a seguinte:
bento; bastos lopes(pereirinha), humberto, eurico, alberto; pietra, toni, shéu (mario wilson); celso, nene, cavungi.

para quem acha que o 442 é a nossa matriz tem aqui um bom exemplo de que afinal existem outras.
mario wilson filho do grande treinador com o mesmo nome.

Anónimo disse...

Desse jogo lembro-me da valente molha que apanhei e da quantidade de guarda chuvas que se partiram a festejar o golo do Nene.Do jogo não me lembro muito tinha 14 anos era pequeno e não vi praticamente nada, mas estive lá! Na véspera do jogo eles queriam treinar no campo do cascais, paredes meias com um liceu. Quando la chegaram a quantidade de miudos á volta do campo era imensa, acho que só algumas raparigas foram ás aulas nessa manhã. O campo era pelado logo nem chegaram a sair do autocarro foram treinar para outro lado deixando o pessoal pendurado.